Mondraker 2012

batoca

New Member
Babem-se para aí!

The_brand_new_Podium_Carbon.__1_foto1_.jpg


The_brand_new_Podium_Carbon.__1_foto2_.jpg






Refinadíssima e aprimorada em termos de desenho, com:

Carismático avanço integrado (da-lhe um ar muito distinto)
Cabos a passar por dentro do quadro
Apoios dos bombitos do travão em "stealth" post-mount

Características técnicas:

Peso <1Kg em L (n sei se com ou sem tubo de selim, mas com avanço incluído)
Em termos de geometria com o avanço integrado consegue-se uma posição mais baixa na frente o que é extremamente interessante em XC (daí os avanços invertidos) em especial nas subidas. O avanço integrado segundo a marca também consegue uma rigidez superior que se traduz numa direcção mais precisa e melhor transferência de forças.
BB30 pressfit
Eixo trazeiro 15mm.


Haters gonna hate, but i love it! <3​


The_brand_new_Podium_Carbon.__foto3_.jpg
 

gorak

New Member
MONDRAKER e LOOK 2012

Apresento-vos de seguida alguns dos novos modelos da MONDRAKER.
Das novidades destaca-se a nova PODIUM, com um design novo e algo arrojado, confesso que não me agrada muito... Existe também um novo modelo designado por LITHIUM.

Ficam aqui umas fotos.

MONDRAKER PODIUM

The_brand_new_Podium_Carbon.__foto3_.jpg


2011-07-25%25252012.10.45.jpg


2011-07-25%2012.10.08.jpg


MONDRAKER LITHIUM RR

2011-07-25%2012.12.20.jpg


MONDRAKER FACTOR RR (Muito bonita)

2011-07-25%2012.16.31.jpg


Fonte: Mondraker Store, Clube Mondraker.

Ao que parece a MONDRAKER está a tentar patentear este novo sistema da PODIUM, uma espécie de "avanço integrado"... Mas, a LOOK também apresenta para 2012 um quadro rígido e um suspensão total com o mesmo design. Será uma parceria?
Na minha opinião, apesar das semelhanças evidente, o LOOK 986 está mais bonito que o PODIUM.

Aqui ficam as imagens.

9f086c56f405df91098584dc512e60aa1311241262.jpg


d2d640d8c149862813d722b9f104f7551311240808.jpg


Fonte: VeloVert
Digam o que acham destas novidades, em especial das inovações introduzidas.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Não sei se estou a ficar "velho do restêlo" ou se simplesmente averso aos devaneios de designers.

É inegável que esteticamente as bicicletas ficam diferentes (o gosto é como disse o batoca, uns vão amar outros odiar), mas e os habituais ajustes da direcção de uma bicicleta?

Será que vamos ter à nossa escolha um leque de 15 ou 20 avanços com tamanhos e graus diferentes?
E a altura da coluna de direcção?
Se não for ajustável fica-se com esse pequeno (inversamente proporcional ao meu sarcasmo) constrangimento. Por outro lado se for ajustável é capaz de estragar o propósito todo de um trabalho de design tão bem elaborado.

Mas as minhas preocupações não são relevantes, afinal de contas, o que importa a ergonomia nas bicicletas? É claramente um aspecto sobreestimado!
É por isso que desde sempre as bicicletas têm um único tamanho de roda, de quadros, de avanços, de espigões, de cranks, guiadores...
 

hrealinho

New Member
Eu primeiro pensei... Bem, que feias! Depois de ver bem... Adorei! Muito fixe mesmo! Mas lá está o problema que o Ludos referiu, nós podemos não nos adaptar à bike, o que é essencial no BTT, pelo menos na minha opinião.
 

RTC

Super Moderador
Pelas fotos dá para ver que o avanço é substituivel. Embora seja diferente, tem um avanço como outra bike qualquer.
A questão está em saber quantas versões haverá do avanço.
As dúvidas prendem-se é com a altura da coluna direcção. Não me parece que dê para por anilhas por baixo.

De qualquer modo, eu gosto. Está bem diferente mas à primiera vista pareço gostar. Aquela cinza da 2ª foto parece espectacular.
 

rm6

Member
Acho que tanto a Mondraker como a Look, arriscaram de caraças com estas propostas super arrojadas, não será para qualquer um.
Ou se adapta bem á bike, ou então vai ser um pesadelo para o corpo...digo eu...
A Look continua arrojada... :)
 

dfilp

Active Member
Essa Podium, é das bicicletas mais feias que alguma vez vi! :lol: QUe coisa horrivel.. Não propriamente só pelo avanço, mas também pelo resto do quadro, especialmente na zona de união da escora supoerior com o tubo de selim.

Mas a foxy está bem bonita!

bem feias coitadinhas... tirando a lithium e a factor. Parecem bicicletas de contra-relógio!
O que está na foto não é uma factor, é uma foxy RR ;)
 

HR

New Member
cá estão as famosas colecções de 2012 em meio de 2011...

Quanto à Podium acho-a estranha q.b. e para já não gosto... acho o resto do quadro interessante até chegar ao avanço. Pode ser que ao vivo e a cores a "coisa" se componha...

Muitas e boas pedaladas...
HR
 

diogodogy

New Member
Sem duvidas das bicicleta mais feias quealguma vez vi :p principalmente as mondrakers ... acho que estao a estragar a a forma natural de uma bicicleta de montanha neste caso. Primeiro com as roda 29 e agora com isto :s ha que goste e muito destas novdades, mas eu sinceramente ainda nao consegui digerir estas novidades :p
 

BikeBrother

New Member
Acho que pelo menos isto é novidade, não há só e apenas a mudança de autocolantes e pintura. Custa um pouco a entranhar, mas acho que fica com um aspecto muito muito racing e posso estar enganado mas isto vai dar muito que falar.

A Mondraker acho que corre um risco grande, mas ainda bem que o faz, porque é preciso inovar e não é com pintura nova e toculantes que lá vamos.

Agora a ergonomia da bike, isso é um aspecto muito importante, já me dei mal com as bikes que tive, tendo que renunciar à estética para dar lugar ao conforto. Neste aspecto a ver vamos, mas se calhar vai limitar muito a bike apenas para XC...aguardemos...
 

zanetti

New Member
Espectacular ,projecto arrojado ,design agressivo ,avanço incorporado ,finalmente uma bike com aspecto futurista ,quanto ao resto sao pormenores ,acredito que tenha sido pensada de uma forma sustentada podendo como tal adaptar se avanços entre outros ,adorei .
 

gorak

New Member
A que questão da troca de avanços é algo que, penso eu, a marca deve ter pensado. O problema será mesmo a pouca concorrência, ou seja, é provável que algumas marcas façam avanços para estas bikes, contudo não serão muitas, e quando a concorrência é pequena o preço sobe e muito...

O design da PODIUM ficou a cargo de Cezar Rojo. Designer que tem desenvolvido alguns projectos para a MONDRAKER.
 

npaixao

Member
Concordo com a opinião de que mudar apenas a pintura, autocolantes e por vezes alterar ligeiramente o quadro, e chamar-lhe modelo novo, seja mesmo apenas para ganhar mais uns €€.

A Mondraker, sendo uma marca com centro de Desenvolvimento e Investigação próprio (Em Alicante - Espanha) bem como sendo das poucas que mantém esse mesmo fabrico "próprio", reúne as condições para ir inovando.
O sistema "zero" tem os seus defensores e os seus "críticos" mas no geral parece que a a opinião é bastante positiva.
O design "stealth" também foi muito criticado a quado do seu lançamento, e hoje pelo que vejo aqui e noutros fóruns, todos gostam das foxy e factor.
Fizeram a mais leve bike de DH com produção de série (abaixo dos 16kgs) e parece que continua a ser uma referência nessa área, etc...
Os quadros de Alumínio (com Scandium) continuam a ser dos mais leves em alumínio, mas alguns também partem às semelhança dos quadros de outras marcas.

A inovação tem sempre factores positivos e negativos, mas haverá sempre os críticos.
Algumas ideias resultam melhor que outras, mas sem tentar nunca se saberá.

Há que dar valor às marcas que pensam "ou of the box" e tentam fazer algo de novo:
- novo design da direcção / avanço (pois o design "stealth" já existe na marca há alguns anos
- redução de peso num quadro de carbono tamanho L já pintado (menos de 1000grs)
- nova forma de fabrico de quadros de carbono patenteada que permite o aumento de rigidez para um quadro tão leve
- sistema de limite do ângulo de viragem da direcção para não danificar o quadro em caso de queda. Esperemos é que em pancadas mais fortes, esse limite/travão não vá danificar a caixa da direcção.

Isto tudo numa pequena empresa com pouco mais de 10 anos de existência, que como não tem ambições de produzir em série para as massas (como outras fazem), tem a ousadia de investir e apostar em produtos diferentes, sem grandes exageros de preço e tentando a todo o custo que as suas bikes não sejam apenas mais uma no meio de outra tantas todas "iguais".
Não quero com isto dizer que por haver tantas iguais de outras marcas não sejam boas, mas essa visibilidade global de algumas marcas diminui a visibilidade individual que alguns pretendem ao adquirir uma bike.
Só o tempo dirá se esta nova Podium de carbono vingará, e até pode ser um fiasco, mas pelo menos vai dar muito que falar pelos motivos certos no BTT:
-avanços tecnológicos que permitam ter mais rendimento da máquina e do bttista, em vez de se andar a discutir apenas as novas pinturas ou autocolantes.
Outras marcas (além da Mondraker) continuam a brindar-nos com novas tecnologias (Mais ou menos testadas em competição) mas só assim é que isto avança, senão fosse assim, hoje ainda andaríamos a pedalar em bikes com tecnologia da década de 50.

A questão do avanço julgo que é facilmente solucionada pela marca, disponibilizando 3 ou 4 avanços com inclinações diferentes.
A Ritchey e outras marcas que fabricam espigões, avanços e guiadores é que não devem gostar muito que esta ideia pegue, lá se vai mais um queda nas vendas.

Se este design e avanço colocam a bike apenas apta para XC puro, então é para isso que deve ser utilizada, quem pretender uma bike mais versátil nunca deverá ir para uma rígida de XC com quadro de carbono pois os ângulos de ataque são tudo menos versáteis. Eu digo-o pois tenho uma Podium de Carbono de 2011 e estou super satisfeito com ela. A subir e em acelerações puras é mesmo uma máquina diabólica que ganha velocidade muito rapidamente. A descer é que a coisa fica mais trabalhosa.
Subir-lhe o avanço/guiador para aumentar apenas o conforto vai retirar-lhe a vantagem do ângulo de ataque nas subidas mais inclinadas, mas são opiniões.

Viva a inovação!
Abraço e boas pedaladas (com ou sem avanço integrado) ;)
 
Last edited:
Top