mochila hidratação vs. bidon's hidratação

MSoares

Member
Eu prefiro bidons. Fico com o corpo mais liberto para me movimentar à vontade :lol:.

De inverno um bidon de 0.75l é suficiente para qualquer volta. Durante o verão ou quando começa a fazer mais calor levo dois bidons, um com água bem fria porque aquilo ao fim de meia hora já tá choca :D e outro completa congelado (se for andar de manhã ponho o bidon na arca à noite ou de manhã se a volta for à tarde). Aquilo ao fim de hora e tal ja se bebe e poupa-se o peso e o desconforto do camel no lombo
 

MJCT

New Member
Estava a ter uma conversa animada acerca de do uso de Camelback Vs Bidão noutro sítio do fórum mas com estávamos a entrar perigosamente em terrenos de off-topic a conselho do moderador deixo aqui de minha justiça.

O uso de camelback em vez de bidão tem obviamente vantagens e desvantagens. Se fossem só vantagens não havia ninguém a usar bidão LOL.

O camelback basicamente oferece uma maior autonomia pois permite que se leve mais tralha quando se vai andar para longe e é necessário assegurar alguma autonomia simultaneamente em termos de mecânica, alimentação, hidratação e até guarda de objectos pessoais. A bike por si só fica mais ágil porque não leva os bidões.

Em detrimento do camelback podemos dizer que é incómodo (principalmente no verão), retira alguma agilidade ao bttista, eleva o centro de gravidade e mesmo vazio já pesa mais do que dois bidões e respectivos suportes.

Tudo o que disse atrás parece-me bastante pacífico. Outro ponto que gostaria de salientar é que não estamos a discutir btt de competição porque aí as vantagens do camelback ficam quase todas diminuídas excepto talvez nas ultramaratonas com poucos pontos de abastecimento.

Dito isto, a minha questão CENTRA-SE no facto de eu empiricamente achar que é mais fácil fazer um trajacto longo de btt com camelback do que usando por exemplo dois bidões mais uma bolsa de selim com material, ainda que o peso do segundo conjunto seja inferior ao do camelback carregado.

Não posso adiantar muito em termos de “leis da física” porque não tenho conhecimento suficiente na matéria, mas como disse, empiricamente cheguei a essa conclusão.

Mesmo assim tentei perceber porquê. A conclusão a que cheguei foi a seguinte:

Como em btt os nossos trajectos normais requerem constantes acelerações e ficando as bikes mais leves porque o peso passa todo para o corpo do rider, parece-me que custa menos em termos de dispêndio de energia no total da voltinha. Mesmo considerando que o peso total do rider + bike se mantém ou até aumenta com camelback, acho que fica mais fácil. Não podemos estabelecer paralelismos com um conjunto de motor mais carro por exemplo porque estes estão completamente solidários, ao contrário do conjunto rider + bike. Falando de ciclismo de estrada a minha conclusão também seria mais favorável ao bidão porque aí basicamente acelera-se uma vez e depois é manter a velocidade (passo o exagero).
 

Paulo Oliveira

New Member
Já experimentei andar com bidons e com camelback. Sem dúvida nenhuma prefiro andar com camelback.
Como a minha vertente preferida de BTT é o All Mountain, gosto de andar em autonomia. Por isso levo tudo e mais alguma coisa:
1) 1,5 Litros de agua fresca no depósito de agua
2) 3 Barras de cereais (chega para 1 manhã / inicio de tarde)
3) 2 Camaras de ar suplentes
4) 2 Desmontas
5) Kit de reparação de furos
6) Kit de ferramentas multiusos
7) Alicate multiusos
8) Bomba de ar
9) Caixa dos óculos de BTT (leva dentro mais 2 lentes suplentes - Tenho brancas, amarelas e escuras)
10) Um casaco impermeável fino que quase não ocupa espaço quando dobrado

Ainda é alguma tralha :D
Mas não me importo e normalmente até há pessoal que crava algumas coisas porque se esqueceu de trazer.
 

fitty77

New Member
MJCT, fizeste muito bem em trazer o assunto para aqui (melhor do que eu que comecei a entrar demasiado no off-topic no outro tópico). Já sabes o que disse lá, não vou repetir. Comprendo o porque de usares o Camelback, pois eu também o uso. Apenas digo (e isto para quem não acompanhou o outro tópico pode parecer descabido) que isso não faz com que a bike não deva ter uma grade. Claro que há bikes onde nem é possivel colocar uma grade, mas onde é possivel, e para uma variante de btt de competição, na minha opinião não faz sentido, ainda para mais se a preocupação for o peso. Agora, sem duvida nenhuma, que o Camelback é excelente noutras variantes de BTT (e mesmo em maratonas longas).
 

ivosilva83

New Member
Sou só eu que uso 1 ou 2 bidons conforme o tamanho do percurso e o resto do material indispensável reparto-o por a bolsa debaixo de selim e por um triângulo no quadro!!???
 

cokenim

Member
Ao contrario da maioria de vós uso bidões somente no inverno pois a bebida não aquece, mas não é nada higiénico.Pois além da lama,ainda este sábado ao passar por um trilho de cabras quando reparei tinha bosta mesmo no bocal do bidão que estava mais desprotegido pelo quadro.Por isso mal o tempo aquece uso sempre mochila. E naqueles dias de trinta e tal graus retiro o saco com bebida do frigorifico colocado na véspera envolvo-o numa folha de alúminio e tenho bebida fresca até o final da volta mesmo que seja longa.Nestes dias de muito calor noto tembem mais frescura nas costas com mochila do que sem ela.Pois a mochila tem apenas uns pequenos pontos de contacto por baixo de uma rede criando um tunel de refrigeração.Posso andar com algum peso extra mas como ando sempre sozinho nunca fiquei apeado por nada, e já furei parti correntes até já desenrrasquei uma camara de ar a uns desconhecidos na serra do Montejunto,por isso a mochila faz parte do meu equipamento.
 

MJCT

New Member
Fitty77

Mas compreendes agora que eu não defendo a posição de que a grade não deve estar lá só por uma questão de balança. Se fosse assim também defendia que não estivessem lá os extensores por exemplo.

Não se trata de uma futilidade. Eu acho mesmo que me custa menos a fazer um trajecto típico de btt com camelback do que por exemplo com dois bidões. Éra só isso que queria deixar claro, não é uma futilidade de mais 10 gramas ou menos 10 gramas para a balança e fotografia.

E já agora, ao ler os posts anteriores deste tópico encontrei 3 ou 4 pessoas que têm a mesma impressão que eu.
 

Paulo Oliveira

New Member
Além de que eu sinto-me mais seguro ao beber agua em andamento do camel back do que dos bidons. No meu caso obrigava-me a desviar os olhos do terreno por 2 vezes, quando tirava o bidon da grade e quando o tornava a colocar lá. Com o camelback não tenho esse problema.
 

Paulo986

New Member
Já usei mochila de hidratação e agora uso bidon, pois gosto de me sentir "leve" e prefiro levar o peso na bike do que às costas:lol:

mas tudo tem as suas vantagens e desvantagens, mas nada que os bolsos do jersey não safem:lol:

Nos treinos e voltas semanais, tenho sempre pontos estratégicos onde posso reabastecer, uma fonte, um café etç etç nas maratonas e passeios, existem os pontos de abastecimento!

No verão, por vezes, ando com 2 bidon's!


cumps e boas pedaladas!
 

Kamoes

Active Member
No meu caso obrigava-me a desviar os olhos do terreno por 2 vezes, quando tirava o bidon da grade e quando o tornava a colocar lá.

Falta de hábito!

Mas isto é como as ceroulas, há os que usam e os que não usam! :mrgreen:

Eu, sou pelos bidões! Menos peso em mim... o da bike, como já é pesada, não se nota! :mrgreen:
 

filipe MERIDA

New Member
eu na minha opiniao o camelback é a melhor opçao, pois eu detesto ir po monte sem ter ferramentas, barras, telemovel etc.. e como ainda sou novo posso andar a vontade com a mochilA as costas :p
mas ja me habituei de tal forma ao camelback, que quando vou andar sem ele, sinto-me esqesito!! por isso a mochila é sempre fixe para mim!!
 

Paulo Oliveira

New Member
Falta de hábito!

Mas isto é como as ceroulas, há os que usam e os que não usam! :mrgreen:

Eu, sou pelos bidões! Menos peso em mim... o da bike, como já é pesada, não se nota! :mrgreen:

Por isso é que eu disse "No meu caso..." ;)
Mas prefiro muito mais o Camelback do que os bidons. Também sou dos que gosta de levar a tralha toda comigo.
 

shifTTer

New Member
eu desde que comprei o primeiro camelbak que nao quero outra coisa. alem de levar uma quantidade de água que será maior do que na maioria dos bidons, não tenho de andar a escolher o que é prioritário levar prós trilhos. Assim, levo a tralha toda e é raro chegar a casa sem água. Mas isto é como em tudo, cada cabeça sua sentença.

Boas pedaladas, quando o tempo deixar. abraços

Joao Marujo
 

Masil_93

New Member
Comprei ontem uma mochila de hidratação e parece-me muito útil, visto que a minha bike não tem (ainda) lugar po cantil e assim posso levar mais tralhas ( uns remendos, uma bomba de ar, e algo pa comer)
 
Top