Merida one twenty alum 120mm, objectivo 10500g

#1
Boas, aqui fica mais um projecto que já dei inicio, pois veio para casa este avião.
Fica aqui os componentes com o respectivo peso.


quadro one twenty alumínio 2140g

suspensão rockshox reba XX 1718g

amortecedor dt swiss M210 210g

rodas mavic crosstrail 1685g

guiador kcnc 116g

avanço kcnc 96g

pneu tras maxxis larsen 674g

pneu frente maxxis ignitor 714g

espigão kcnc 152g

selim prologo 253g

discos kcnc 146g

travões xtr dual control 850g

pedaleira xtr 729g

cassete xtr 229g

corrent xtr 289g

pedais xt 350g

desviador tras xtr 197g

desviador frent xtr 148g

punhos ESI Grips 71g


todo isto-------------------total 10767g

com o resto do material (parafusos, cabos, anilhas, etc) ela deve rondar os 11500g,
pois ainda não foi à balança, mas não deve fugir muito disto.

ser em alumínio esta suspensão total, acho que é um peso muito bom.
agora preciso de umas dicas para baixar a maquina para 10500g, será que é possível?

Fotos, só amanhã, pois já é tarde e não tenho aqui nenhuma foto comigo.

Cumps,
 
#3
boas!!

está criado um novo conceito eheheeh força nisso no que poder ajudar tas a vontade!!!!

o sitio mais facil de tirar peso é mesmo os duallevers que são muito pesados!!

boa sorte para o projecto! :p
 
#6
Boas!

Ribeiro parabéns pelo projecto, essa Bike está muito Porreira e o quadro é bastante divertido.

Corrige apenas o peso do quadro pois esse valor é do Quadro 0.twenty Carbon.

O teu quadro rondará os 3kg com amortecedor!

Abraço e força com esse projecto.
 
#7
Boas, penso que o quadro em carbono pesa 2045g já com o amortecedor, o meu pesa 2140 sem o mesmo, mais 210g do amortecedor, isto dá um total de 2350g, não sei onde foste buscar os 3 kg.
 
#9
atx.team:
está criado um novo conceito eheheeh
huumm... há pouco mais de 2 anos que na "Galeria Peso Pluma" apareceu uma FS de 120 mm de curso com 9,90kg - (http://www.forumbtt.net/showthread.php/1850-Galeria-peso-pluma/page6: resposta #56 na página 6).
Essa bicicleta chegou a estar com 9,5 kg sem nada que pudesse pôr em causa a fiabilidade (travões R1, avanço Rotor e pouco mais ...). Agora está à venda :( ...

:back2topic:
Parabéns! A ambos ;)
 
#10
apesar de teres muito material leve,tambem desconfio desse peso!uma foto na balança é o que se pede,para tirarmos as duvidas!e no respeita a pesos de quadros merida,confio no david,pois ele deve saber quase de cor os pesos
 
#12
Eu não tenho fotos do quadro na balança, foi-me dito na loja, tambem já procurei na net e não encontro o peso do mesmo, mas é assim tão absurdo o peso do quadro de uma suspensão total em aluminio?
Já agora o quadro é o One-Twenty Pro-D-Single BC C-Link, com o Link em carbono, não sei se difere muito dos outros One-Twenty.

Já agora se puderes por aí uma foto do quadro na balança agradecia.

Cumps,
 
#13
Ribeiro, não é o facto de ser absurdo apenas é muito pouco para o quadro em questão!

Não tenho aqui nenhuma foto de momento assim que possivel tiro.

Imagina o meu quadro 96 pesa 2648gramas com Fox RP2, alterei-lhe o Link do amortecedor e a escora inferior para os da Team ou seja em Carbono com isto tive uma redução de +/-300

gramas no quadro. ou seja o peso do meu quadro andará a rondar as 2200gramas sem amortecedor, isto valor para cima!!

Esse peso deu o Ghost do ATX na balança, que também é um quadro de 120mm mas totalmente em Carbono.

Assim que possivel mostro as fotos de um quadro desses na balança.

Entretanto como já referi a Bike está muito Louca.

Parabéns pelo projecto

Abraço
 
#14
Obrigado pelo esclarecimento, mesmo assim não deve de passar muito os 11500g, mas logo que possa vou mete-la na balança,
agora peço, onde posso tirar mais peso sem perder fiabilidade, pois sou um bocado bruto no monte com ela, só náo me interessa ser leve mas sim
que aguente.
Cumps,
 
#15
Bom... Sem gastar €€€€€€€ para ja eu cortava o excesso de espigao dentro do quadro, tirava as tampas laterais dos punhos e trocava por umas de plastico, talvez aS espirais tambem estejam compridas e baixava a frente da bicicleta conrtando ai 1,5 cm a coluna de direccao.
Vou seguir este projecto porque tenho uma Stumpjumper FSR 120 toda em Alu e pesa 11kg.

Cumps

DG
 
#16
bem,tens tanta coisa de topo,que se torna dificil dar sugestoes!
parafusos em titanio?deve ser à volta de 100€ para trocar todos,nao sei qual sera a reduçao de peso.
talvez uns pedais exustar pm25,mas há quem os considere pouco fiaveis.tiravas 70 gr.
um essax adrenaline?dava bem com o quadro e pesam 170 gr.
e tambem tirava as tampas do guiador e cortava um pouco do espigao...mais nao sei!quer dizer,até sei,mas ai já entramos noutro camp€onato!
 
#18
pois tambem pensei nos manipulos,mas como é uma coisa de gosto pessoal...
os pneus,dá efectivamente para tirar peso.seja com pneus de kevlar convertidos ou com outros pneus tubeless um pouco mais leves,tipo os rubena por ex.mas tambem já é outra coisa que nem toda a gente gosta de andar a trocar...
 
#19
Bem sei que é dificil tirar peso, mas vou ponderar a troca dos pneus, selim, pedais.
Agora contas,

selim prologo 253g---------essax adrenaline 170g-----menos 83g

pneu tras maxxis larsen 674g--------Bontrager Revolt Super X 490g------menos 184g

pneu frente maxxis ignitor 714g-------Bontrager Revolt Super X 490g-------menos 224g

pedais xt 350g---------exustar pm25 268g -------------menos 82g

Nesta brincadeira posso ganhar umas 573g e o investimento não é muito.


Se o David Martins tiver razão, e o meu quadro rondar os tais 2900g a bike fica na casa dos 11317g, tirando estas 573g dos componentes que referi acima
fica com 10744g.
Se ela for para as 11000g acho que já é um bom peso para uma FS, mas ainda falta tirar muito para as 10500g.

PS: Mas estou ansioso para ela ir à balança, só aí é que as contas estão certas.

Cumps,