Merida Ninety Nine Team - ITT

FiCaçador

Elos Rápidos
É uma montagem excelente e muito bem escolhida, com um peso fantástico!
Mas tenho que concordar que não faz sentido numa suspensão total. Se com este quadro a bike já é tão leve, com um quadro rígido mais leve ficava. Uma suspensão total é para quem quer devorar km's sem ter que se preocupar com o conforto entre outras coisas, não para quem se tem que preocupar com fazer revisões constantemente à suspensão, ou com os discos que só abrandam, ou com a cassete de alumínio que se vai num instante e com sorte não parte, ou os tais pneus com as limitações que já foram referidas...

Quem não se importa com isso tudo, não há de se importar em andar numa hardtail. E com um quadro rígido bem leve a bike ficava nos 6,5kg, mais surpreendente ainda! Nesse caso sim, fazia sentido a montagem super leve.

Já agora, gostei do quadro, baixo centro de massa, tem um aspecto agradável e confortável, faz lembrar as Kona.
 

Nozes

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:confused:
Dexem lá ver se percebi,uma bike ultraleve só faz sentido se for rígida?? Espero estar a perceber aqui alguma coisa mal...

Se bem me lembro,o mmts já teve uma Merida rígida com menos de 7kg,e este é um novo projecto com algumas das peças dessa bike.Faz muito para mostrar a marca e este quadro em particular,o que penso que também seja um dos objectivos,não sei se ele tem uma loja,mas se tiver faz todo o sentido.

Não querendo tornar esta discussão em mais um debate "HT vs FS",não concordo em medida nenhuma que esta seja uma montagem que só "fique bem" num quadro rígido,ou que "as FS são para quem quer conforto". Não levem a mal,mas parece-me conversa de quem nunca experimentou uma suspensão total,ou uma leve,pelo menos.
Se me disserem que as FS não são para todos,e que é preciso saber tirar o rendimento e ter um sistema de suspensão adequado ao seu modo de pedalar para realmente merecerem a pena,aí concordo convosco.
E já pensaram que no caso dos componentes serem frágeis (não estou a dizer que exista aqui algum),eles apanham menos pancada numa FS que numa HT? Não são só as rodas nem o espigão de selim,está tudo ligado.

No caso desta bicicleta,não vejo nada extremamente limitativo nem desequilibrado na montagem. O quadro é desenhado e construído com o mesmo intuito de todas as outras peças: Cross Country,competição,a um nível avançado,com um atleta experiente aos comandos. Pessoalmente,colocava-lhe um Rocket Ron na roda da frente,um guiador mais largo,e ia andar para o mato até eu ou ela caírmos aos bocados.
 

vmms

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Queria começar por agradecer os vossos comentários.
Quanto aos componentes instalados neste quadro e á excepção da suspensão foram todos utilizados na montagem da Merida 0.Nine. Isto quer dizer que têm entre dois anos a um ano e meio de uso sem avarias nem complicações. A anterior montagem não tinha qualquer amortecedor ou suspensão e como tal todos os materiais foram sujeitos a grandes esforços e demostraram-se capazes de cumprir bem a sua missão. Em mais de dois anos fiquei apeado duas vezes, uma porque resultado de uma queda parti o berço do espigão e outra porque partiu o eixo do cubo traseiro (carbono) tendo sido substituído por um em alumínio. De referir que o eixo do cubo partiu por excesso de aperto e não por fadiga do material, na altura não sabia que era feito em carbono e não tive em atenção o aperto da respectiva chaveta.
E agora vamos aos pneus Furious Fred com que tenho andado á cerca de um ano e meio, montados quer na roda da frente quer na roda de trás. Até á data nunca tive um único furo que o líquido não resolvesse, o que quer dizer que nunca tive de utilizar uma câmara ou voltar com a bicicleta ás costas. Já passaram pelas quatro estações do ano e já rolaram por muito tipo de piso diferente sem nunca me deixarem mal. No entanto tenho por aí alguns pneus de reserva com vários tipos de piso diferente e se por acaso achar que os Furious Fred não se portam á altura nesta montagem, serão substituídos por outro tipo de pneu. Nas saídas que já fiz com esta bicicleta, incluindo o assalto ao Caramulo no passado dia 1, continuaram a mostrar que estão aí para as curvas.
No que diz respeito á travagem não tenho qualquer tipo de problema e não abranda, trava mesmo quando é preciso. Suaves, progressivos e eficazes. Até agora não se nota nenhum desgaste nos discos, as pastilhas utilizadas são as orgânicas da Formula e como é evidente já tiveram de ser substituídas algumas vezes.
A transmissão funciona também sem qualquer tipo de problema e graças aos cabos da PowerCordz é muito suave e eficaz na troca de andamentos. A cassete não deve ser um bom exemplo de longevidade mas mesmo assim esta é a segunda e ainda está praticamente nova.
Da suspensão (XRC 100) e amortecedor (XR Carbon) da DT-Swiss não posso dar opinião porque é recente e ainda ando nas experiências das regulações. Aproveito para pedir a vossa ajuda e opinião neste assunto uma vez que não tenho qualquer experiência e os conhecimentos também não são muitos. Convém talvez referir que o peso do ciclista anda entre os 62 e os 63 quilos.

Um muito obrigado a todos e boas pedaladas,
Vitor
 

vmms

New Member
Nozes: Não tenho nenhuma ligação á marca Merida e muito menos sou proprietário de uma loja de bicicletas. Gosto da marca e sou muito amigo dos proprietários da loja Merida aqui de Viseu. Para além desta Merida tenho uma outra Yeti de suspensão total, uma BMC de estrada e ainda uma Vektor (marca caseira) também de estrada. E podes ter a certeza, tal e qual como com a rígida esta vai mesmo andar até ela ou eu cair para o lado ou aos bocados. O mais certo é ser eu a cair para o lado com falta de pernas...
:)


A lista de componentes está na página 1 deste tópico, oportunamente vou colocar aqui os componentes em falta: suspensão e pedaleira.
 
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Parabéns pela montagem...Bonito peso para uma FS....Só não acredito muito é nesses pneus, mas são as tuas opções...Em relação á suspensões experimenta vários tipos de regulações, tanto a nivel de pressões de ar como de rebound, e vês como sentes a diferênça e depois escolhes a que melhor se enquadra com o teu tipo de andamento...
Só posso concordar com o nozes, existe muita gente com uma ideia errada das FS....Estas bicis não são só para descidas e saltos, as FS de XC (100/110mm)comportam-se como autênticas rigidas, e quando é necessário a suspensão traseira faz o seu trabalho, o que em muitas situações faz melhor que uma rigida não perdendo tração e a descer ajuda bastante...Agora o que é preciso é escolher muito bem o modelo e tipo de suspensão traseira, o que na minha opinião nem todas as marcas o têm,e depois saber tirar partido de uma FS...Agora que é mais pesada, claro que sim, tem um amortecedor, rolamentos nos pontos de rotação e mais parafusos, mas temos aqui um exemplo que se podem montar bicis de FS bem leves....

Boas Pedaladas
 
Sem duvida uma bicicleta exelente com um peso surpreendente...
Nao ligo muito a pesos, mas há que dar o valor devido ás coisas, e esforço para este peso tem de ser creditado.

A questão do quadro, pneus... Cada um com os seus gostos e feitios, o que para mim é bom certamente não o é para toda a gente.
Mais uma vez...muitos parabens pela maquina.


So mais uma coisa, pelas fotos que tens da bike, vi que tens o pneu de tras no sentido contrario.
Front e back... é prepositado?
 
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