Merida Carbon FLX Lite Nano - 9,600kg

prodrigues

New Member
O problema do outro user parecia ter mais a ver com a perca de ar na suspensão, no meu caso a minha faz mesmo aquele click principalmente quando esta na posição de bloqueio, como se fosse o brain.
Acho que vou mandar a suspensão para a garantia acho que é o melhor que tenho a fazer.

Obrigado Caçador pela tua ajuda, boas pedaladas.
 

prodrigues

New Member
Apos algum tempo sem vir ao forum, continuo a acompanhar as novidades que por aqui vão aparecendo. A minha Merida continua em forma, com algumas alterações mas poucas. Em breve ponho umas fotos dela.

Desejo um bom ano de 2011 com saude e muitas pedaladas.
 

prodrigues

New Member
Boas pessoal, aqui ficam algumas fotos da Merida, agora com 9,4 kg, perdeu 200 gramitas...

Tenho como objectivo os 9kgs, se alguem quiser dar umas dicas agradeço, tendo em conta que não quero gastar muitos euros.








URL=http://img17.imageshack.us/i/30122010379.jpg/]
30122010379.jpg
[/URL]
 

prodrigues

New Member
Esta Manitou é a R7 Super Air Absolute de 80mm.

Comparando a Manitou com a Fox, acho que a Fox é uma suspenção que esta preparada para todo o tipo de aplicação, é pau para toda a obra tem as bainhas com maior diametro o que dá muita rigidez na condução. O unico problema que tive com ela foi o facto de se babar muito.

Com a Manitou estou muito satisfeito, é uma suspensão muito sensivel, quando esta bem afinada dá um conforto tremendo, por exemplo de vez enquando ando em terrenos com muita pedra, como é o caso de Minde ou Montejunto tem um funcionamento excelente, não se fica atrás da Fox.

É claro que é a minha opinião, espero ter ajudado.
 

pimentoski

New Member
eu tenho a versão barata, a R7 elite mas esteticamente é igual a essa, branca e tudo.

o que eu noto na minha é que o bom funcionamento depende muito da correcta afinação que não é nada fácil... agora ando num modo terralogic, em buracos pequenos nem sequer mexe... parece que está bloqueada...às vezes quando tem menos ar vai a baixo por tudo e por nada... é uma carga de trabalho para meter aquilo bem afinado... e por incrível que pareça não conheço nenhuma loja que me consiga afinar aquilo como deve ser... e o site da manitou é uma vergonha, não encontro em lado nenhum a pressão correcta para o meu peso. em alguns sitios dizem que é para meter 80% do peso corporal... mas se um gajo pesa 70kg quantos bar/psi é que isso corresponde?
 

rj_

New Member
vi um quadro desses partir no tubo superior (parece dificil mas e verdade) com uma queda onde a bike nem sequer tocou com essa parte no chao, foi estupidamente estranho ainda por cima no sitio onde partiu pois digo eu que deve ser onde tem mais espessura. e ja agora o quadro e lindo especialmente nessas cores
 

prodrigues

New Member
Pimentoski, eu apenas utilizo a minha suspensão em duas posições, bloqueada e desbloqueada. Ja tentei andar a inventar a contar os estalitos para um lado e para o outro e acabava por nada bater certo. Acho que deves por a pressão certa, eu por exemplo peso 75 Kg e uso 100 psi, comecei por usar 80 mas achava que a suspensão ficava com pouco curso pois esgotava-se rapidamente, com os 100 esta no ponto.
Experimenta por os 100 psi e com a suspensão desbloqueada e depois logo ves se queres por mais ou menos consoante o uso que dás á bicicleta, se quiseres existe outro utilizador do forum que tambem tem uma é o Caçador, pode ser uqe ele te dê algumas dicas.
Espero ter ajudado


RJ, para o quadro partir nesse sitio ou tinha defeito nesse sitio ou quando cairam a manete do travão bateu no quadro e fez com que partisse.
 

prodrigues

New Member
Boas pessoal, em breve uma alteração na bike.
Apos ter partido o desviador traseiro devido ao mau funcionamento das roldanas MSC pensei alterar a transmissão para 10V, mas como os euros são poucos optei por continuar com o XTR carbon 9v, corrente XTR e cassete Sram.
A lateração vai ser a caixa de direcção, vou trocar a FSA por uma MORTOP espero fazer bem. Quanto ao peso vou ficar a ganhar agora vamos ver quanto tempo de aguenta.
 

prodrigues

New Member
Surgiu-me um problema, a chapa de aluminio que proteje o quadro junto á pedaleira saltou e estou com receio de ter problemas no quadro quando surge o famoso ``chupão´´ , alguem me dá umas dicas para solucionar o problema?

Já ouvi dizer que costumão por umas abraçadeiras de fivela para proteger, será que é viavel ou existe uma solução melhor?
 

essence_s

New Member
Podes sempre tentar fazer uma chapa á medida para lá por com um bocado de fita cola dupla face.Depois metes as abraçadeiras para reforçar.
 

barradinhas

New Member
Boa noite sem me querer meter no assunto gostaria de dar a minha opinião à cerca dos ditos "chupões" da corrente. Primeiro verifica o estado do prato do meio e a avózinha caso a pedaleira seja de 3 pratos, normalmente a origem desse problema está nas rebarbas criadas no prato. Analisa passa mesmo com os dedos devagar para não te magoares e vê se tem rebarbas, ou seja vê as imperfeições do prato. De seguida com um limatão e com muito cuidado remove essas imperfeições e pronto tens prato para mais uns bons km. Relativamente à chapa tenta fazer uma em aluminio e procura uma cola que seja própria para o material do quadro de forma a que não danifique o mesmo. Para ficares com a consciência tranquila para além disso aplica as braçadeiras rápidas, mas aviso-te que de pouco servirá qual a corrente faz o chupão inclusivé parte as bracadeiras por mais grossas que estas sejam. Espero ter ajudado e boa sorte.
 

prodrigues

New Member
Boa noite Barradinhas, obrigado pelas dicas.

Quanto aos chupoes hoje fui busca-la á oficina e pedi para me tratarem desse assunto e inclusivé deram-me uma afinação nas mudanças que aquilo andava tudo numa desgraça. Amanha de manha vou dar uma voltinha e vejo como esta, caso continue na mesma vou seguir o teu conselho.
Em relação á chapa de protecção vou ter que tratar disso o mais rapido possivel, não quero estragar o quadro.
O ideal seria arranjar uma da Merida, mas nao sei se arranjam e o preço nao deve ser nada convidativo.
 

Carnivore

New Member
Boas, eu numa Trek de alu. tinha o mesmo problema dos chupões ao que se chegou à conclusão que os pratos eram incompativeis com o pedaleiro (pedaleiro race face e pratos stronglight ct2).
Como já tinha o quadro tambem todo lascado dos chupões resolvi fazer uma protecção para lá.
Utilizei uma lata de Pepsi e com paciência e uma tesoura de cortar lata e uma lima fininha lá consegui fazer uma forma que encaixava muito bem.
A fixação foi feita com uma cola que me deram na oficina que penso ser cola epóxi. Andou e nunca mais caiu até vender o quadro passado um ano e meio.
Mas também como mudei os pratos, já não era tão frequente a corrente lá ir.

Parabéns pela bike claro.
Amadeu Vicente
 

prodrigues

New Member
Obrigado Amadeu!

Neste caso os pratos são os que vêm na pedaleira XTR e apesar de ja terem uns bons km´s em cima julgo que ainda estão em condições. Hoje ja fiz um pequeno teste e chupões nada, vamos ver daqui em diante...

Essa cola epoxi que referes sera adquada para o carbono? Se puderes diz-me a marca da mesma.

Uma nota, depois de pesar a Bike na Bikezone de Santarem acusou umas gramitas a mais 9550gr esta a engordar, tenho alguns componentes que acusam algum desgaste dai ir aproveitar para troca-los por uns mais leves. No caso dos pedais tenho uns Wellgo o que poderei montar mais leve e que durem bastante?

Na poison bikes vi uns Look Quartz que o par pesa 140gr, alguem tem estes pedais ou tem opinião formada?



Uploaded with ImageShack.us
 
Last edited:

MJCT

New Member
Os meus acusaram 273g o par.

Bom encaixe, a lama não chateia muito. Desencaixe quase sempre bom.

Pode ser necessário cortar um pouco da sola dos sapatos para o cleats funcionarem bem. É preciso escolher bem os espaçadores a colocar ente o sapato e o cleat (os espaçadores são fornecidos com os pedais, claro). Os pedais têm alguns graus de flutuação livre, há quem goste e quem odeie. Não permitem regular a tensão das molas mas também não faz grande falta.

O que me levou a abandona-los foi o facto de que quando pedalava em força e tinha de desencaixar de emergência quase sempre ia ao chão porque o pé não saía. Não sei se o problema era meu, dos sapatos, da má escolha dos espaçadores ou mau feitio dos próprios pedais, o que é certo é que me cansei e desisti de tentar perceber. Contudo quem os usa diz bem deles por isso...
 

barradinhas

New Member
Boas então como correu? Espero que bem olha a minha bike hoje lembrou-se de fazer chupão deve ser da mudança de tempo anda maluca looool. Ainda bem que ajudei isto é mesmo assim o pessoal desenrasca-se tirando duvidas. Olha relativamente a pedais um conselho compra uns xpedo não sei precisar mas deve pesar por volta dos 250 a 260g ,mais coisa menos coisa, muito fiáveis, de fácil manutenção, rodam muito bem quase não tem atrito são de design minimalista, lama consegues libertar e colocar facilmente o pé no pedal será a minha próxima escolha de certeza o seu funcionamento é muito identico aos shimano. E custam à volta dos 50€ ou até menos encontro aqui numa loja proxima por 44€.
 
Top