Merida Big Seven 800

nunokas

Member
Atenção que o 9t faz toda a diferença. 30-9t tens mais ponta que o clássico 32-10 da sram. E 30-44t é semelhante a um 25-36t.
 

camponubla

Well-Known Member
Sim, mas com o 9-44 e 30t tinha menos que com o 11-36 e 24-38 actual, certo? Só com 34t é que teria até mais que com o 2x10 actual.
 

camponubla

Well-Known Member
Entretiveme no sofá a fazer 4 números do que seria passar dos actuais 2x10 11-36 e 24-38 a 1x11 com 32t e 9-44......e ainda é um pedaço!!

A "grosso modo" seriam uns 660 € + novo cepo xd + mão de obra contando com nova corrente 11v, novo kt ethirteen 9-44, novo mando 11v e novo desviador 11v. Mantinha os cranks slx. Em termos de peso seriam 500 gramas que iriam vs aos 2x10v

Se a troca fosse para 10v 9-42 seria mais barato....já que mantinha o mando e se calhar o desviador traseiro (suponho que daria), mas seria mais pesada em termos de andamento em terrenos íngremes.
 

kanoysta

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Boas. Eu tenho 1x11 e normalmente uso 32T na frente com 10-42 atrás. Neste momento estou com 30T na frente e assim raramente uso o carreto 42 atrás. Chega ao 36 não tenho precisado de mais. Por isso acho que se escolheres bem o prato na frente, consegues ter uma boa amplitude em 1x10. Mas é muito individual. Abc
 

maddog

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Bem como já deves ter visto no tópico da minha big7 eu estou com k7 xt 11 42 e o prato oval da A Black 32T! Para já subo tudo tão bem ou melhor do que subia com 2x10... Obviamente que fiquei a perder na velocidade de ponta, mas como habitualmente ando na Arrábida isso até não me incomoda muito.
 

camponubla

Well-Known Member
Obrigado maddog,

Eu precisamente o que não quero é perder "ponta" e mais tendo 27,5. Se calhar com roda 29 não se notaria tanto.
 

maddog

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Pois... Estou tentando em encomendar o prato 34 por essa razão depois nas paredes é tipo: ou sobes ou sobes...... heheh
 

camponubla

Well-Known Member
Mais um "miminho" que era já necessário....sai a bolsa de selim que tantos anos já tinha (já passou por 3 bikes) e entra uma nova, que por acaso até pesa 25 gramas menos (145 -> 120 gramas). Esta nova tem o tamanho certo para as minhas tralhas; garrafa 16 gramas CO2, kit reparação tubeless, elos rápidos, multi-ferramentas, descravador de corrente, 2 fivelas de elect. O multi-ferramentas também é novo e já tem descravador, por isso o outro vai ficar em casa.

A bolsa que sai vai para a bicla "de passeio", que mesmo estando furada ainda cumpre o serviço :)

Não me inspira muita confiança o sistema único de fixação da nova, prefiro o sistema da anterior, que tem o velcro para o espigão.....mas veremos com o tempo :)

 
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maddog

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Quanto ao sistema de fixação podes sempre cozer uma fita de velcro. Ou coloca lhe um sistema de fiel... Um fio ao espigão ou selim.
 

camponubla

Well-Known Member
Mais um pequeno upgrade, que neste caso acrescenta umas gramas :) Encontrei um bom negócio na net e comprei usado, mas como novo um disco Shimano XT Ice Tech 160 mm. Pesa 115 gramas.

Quadro:Alumínio, tamanho 17 1850 g -> Carbono (quadro Merida Big seven 1000) peso 1215 gramas
Forqueta:Fox Float 32 650B remote ready O/C Evolution 100 taper (1735 g)->aplicação sistema OVR da ND Tuned (1530 g)
Desviador dianteiro: Shimano Deore FD-M616 66º-69º (149 g
Desviador traseiro: Shimano SLX Shadow+ (306 g com as roldanas normais) (roldanas 11d Prototype) -> Shimano XT Shadow+ (250 g) ​-> Shimano XTR Shadow + (210 g)
Pedaleiro:Shimano SLX 38-24 BSA (73 mm)-Hollowtech II BCD 104-64 (746 g)
Chainline: 48.8 mm
Eixo pedaleiro BB: Shimano SLX SM-BB70 73mm (90 g)
Carreto:10 velocidades Shimano CS-HG50 11-36 (380 g)
Corrente:kmc X10 (269 g)
Shifters:Shimano SLX I-spec -> Shimano SLX (com abraçadeira)
Travões:Shimano Deore -> Shimano XT M8000
Disco travão frente: Shimano 6F 180 mm (140 g + 13 g adaptador) -> ShimanoXT Ice Tech 6F 160 mm (115 g não usa adaptador na pinça)
Disco travão traseiro: Shimnao 6F 160 mm (111 g) -> ShimanoXT Ice Tech 6F 160 mm (115 g)
Selim:Selle Italia X1 (300 g) ->Prologo Kappa Evo 265 g -> Saevid S1.2 143 mm (91,1 g)
Rodas DTSwiss 466D 2400 g -> Prototype 650B 1430 g
Aperto rápido roda traseira 12x142 -> Formula XQR-12-MA (80 g)->Shift-Up Ethru 12x142 (30 g)
Espigão:Merida Pro H 27.2 (290 g)-> espigão em carbono OnOff Peak Carbon 0-R 195 g -> MSC Ultralight (149 g)
Pedais:Shimano XT (343 g) -> Shimano XTR M9000 310 g -> XPedo M-Force 8 Ti -> 213,7 g
Avanço:Merida pro OS de 80 mm e 5º (105 g) -> 3T ARX II pro 90 mm-17º 110 g
Guiador:Merida pro OS 700 (220 g) -> 3T Flat 720 pro 230 g (mas cortei 10 mm por lado e não o pesei assim, penso que ficará pelos 220 g) -> 3T Flat LTD 720 mm (pesa 160 g sem cortar, mas agora está com 680 mm, por isso estará por baixo dos 160 gramas)
Punhos: Merida lock-on (30 gramas cada sem a tampa) -> Bontrager XXX lite (15 gramas os dois, com as tampas)

Pneus:Continental race-king 2.2 (630 g cada + câmaras) ->Maxxis Crosmark TR 2.1 a frente e Maxxis Crosmark 2.1 EXO/TR atrás (655 g cada s/câmaras) com kit tubeless
Porta garrafas 45 gramas ->Bontrager XXX 14 gramas
Outros acc. incluídos:
sensor cadência e sensor velocidade da garmin e suporte do gps garmin edge 520

 

camponubla

Well-Known Member
Nos últimos tempos é sempre a ganhar peso! ;-) Troquei o movimento da pedaleira. Sai o Shimano SLX com rolamento gripado e entra o da Prototype com rolamentos selados e substituíveis. O da Shimano pesa (com o espaçador de 2,5 mm) 90 gramas e o da Prototype 100 gramas.







Quadro:Alumínio, tamanho 17 1850 g -> Carbono (quadro Merida Big seven 1000) peso 1215 gramas
Forqueta:Fox Float 32 650B remote ready O/C Evolution 100 taper (1735 g)->aplicação sistema OVR da ND Tuned (1530 g)
Desviador dianteiro: Shimano Deore FD-M616 66º-69º (149 g
Desviador traseiro: Shimano SLX Shadow+ (306 g com as roldanas normais) (roldanas 11d Prototype) -> Shimano XT Shadow+ (250 g) ​-> Shimano XTR Shadow + (210 g)
Pedaleiro:Shimano SLX 38-24 BSA (73 mm)-Hollowtech II BCD 104-64 (746 g)
Chainline: 48.8 mm
Eixo pedaleiro BB: Shimano SLX SM-BB70 73mm (90 g) -> BB Prototype BSA 73mm (100 g)
Carreto:10 velocidades Shimano CS-HG50 11-36 (380 g)
Corrente:kmc X10 (269 g)
Shifters:Shimano SLX I-spec -> Shimano SLX (com abraçadeira)
Travões:Shimano Deore -> Shimano XT M8000
Disco travão frente: Shimano 6F 180 mm (140 g + 13 g adaptador) -> ShimanoXT Ice Tech 6F 160 mm (115 g não usa adaptador na pinça)
Disco travão traseiro: Shimnao 6F 160 mm (111 g) -> ShimanoXT Ice Tech 6F 160 mm (115 g)
Selim:Selle Italia X1 (300 g) ->Prologo Kappa Evo 265 g -> Saevid S1.2 143 mm (91,1 g)
Rodas DTSwiss 466D 2400 g -> Prototype 650B 1430 g
Aperto rápido roda traseira 12x142 -> Formula XQR-12-MA (80 g)->Shift-Up Ethru 12x142 (30 g)
Espigão:Merida Pro H 27.2 (290 g)-> espigão em carbono OnOff Peak Carbon 0-R 195 g -> MSC Ultralight (149 g)
Pedais:Shimano XT (343 g) -> Shimano XTR M9000 310 g -> XPedo M-Force 8 Ti -> 213,7 g
Avanço:Merida pro OS de 80 mm e 5º (105 g) -> 3T ARX II pro 90 mm-17º 110 g
Guiador:Merida pro OS 700 (220 g) -> 3T Flat 720 pro 230 g (mas cortei 10 mm por lado e não o pesei assim, penso que ficará pelos 220 g) -> 3T Flat LTD 720 mm (pesa 160 g sem cortar, mas agora está com 680 mm, por isso estará por baixo dos 160 gramas)
Punhos: Merida lock-on (30 gramas cada sem a tampa) -> Bontrager XXX lite (15 gramas os dois, com as tampas)
Pneus:Continental race-king 2.2 (630 g cada + câmaras) ->Maxxis Crosmark TR 2.1 a frente e Maxxis Crosmark 2.1 EXO/TR atrás (655 g cada s/câmaras) com kit tubeless

Porta garrafas 45 gramas ->Bontrager XXX 14 gramas
Outros acc. incluídos: sensor cadência e sensor velocidade da garmin e suporte do gps garmin edge 520
 

camponubla

Well-Known Member
E já começa a chegar o material para a mudança a prato único......Para já o cepo XD da Prototype. O resto do material já saiu da Alemanha e já chegou a Lisboa, espero que até 6ª feira esteja em casa :-D



PS: acho que neste post ou no sub-foro de mecânica um dia perguntei acerca de por massa ou óleo no mecanismo do cepo, hoje tive a resposta...escrita no saco onde vinha o cepo; usar sempre óleo!!
 
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