Merida Big Seven 800

Nozes

Active Member
O que me parece na tua tentativa de colocar a bike mais leve é que estás a gastar imenso dinheiro em pormenores e não "atacas" os componentes onde podes tirar mais peso.

A cassete HG50 11-36 de 10v pesa cerca de 380gr,é muito pesada.

Com os pratos que tens,e nessa bike,podes perfeitamente usar uma XT 11-34:

index.php


Os pratos que tens,são Shimano? Se sim,podes poupar umas boas dezenas de gramas trocando por uns TA,por exemplo.
O pedaleiro não é pesado,mas podes por exemplo encontrar na Actionsports os Funworks com menos 50gr por 100€ (e o SLX é muito fácil de vender).

O desviador pesa muito,não é? Por muito pouco arranjas um Shimano CX70 que pesa 102gr com braçadeira de 34.9,e trabalha muito bem com 2 pratos.

E depois,os pneus...é onde se sentem verdadeiramente as diferenças de peso,e mais de 600gr por cada pneu 27,5 é muito para conseguir uma bike leve. Pessalmente não montaria pneus com mais de 500gr.

E também,o selim. Um Selle Italia SLR XC pesa 175gr e é (na minha opinião) bastante confortável.

Uma bike rígida com mais de 10kg não é de todo uma bike weightweenie...mas pode lá chegar. Não é preciso torrar muito dinheiro,mas é preciso gastar algum tempo a estudar e planear a coisa ;)

Boas pedaladas.
 

camponubla

Well-Known Member
Obrigado pelas dicas.

Os pneus e carreto (e se calhar pratos) já tenho pensado optar por algo mais leve quando o desgaste destes assim o pedir. O selim já ponderei comprar também algo mais leve, mas também tinha comentado mais acima que tenho um pouco de medo em gastar um bom dinheiro num bom selle ou um tune marathon por exemplo, e depois aquela minha zona onde as costas perdem o seu nome, não se adaptem......por isso para já prefiro seguir com o kappa que é um sofá, pesado, mas um sofá :)
 

tiagubik

New Member
uma pergunta quanto e que pesa a bike?
eu nao sei onde pensas tirar peso
mas a minha bike em roda 29 e nao e merida e uma massi pesa 9530 gramas
derreteste 310 euros na fox pa pores pouko mais leve que a minha reba.sera que nao era melhor teres vendido a fox e comprado uma reba ja com esse sistema?ou uma sid?
 

fabio viana

Well-Known Member
Que eu tenha conhecimento nenhuma reba ou sid com o sistema igual ou parecido ao do ND.

Agora um bom sitio para tirar peso era no quadro... já que esse pesa 1.8kg, se pudesses meter um com +-1.2kg, já dava uma boa redução ;)
 

camponubla

Well-Known Member
O peso da Merida BS 800 como sai da loja é de 12,14 kg (segundo o fabricante, e não sei se com o sem pedais). Agora deverá estar nos 10,6 kg o 10,5 kg depois de trocar os pedais, mas ainda não a pus na balança.

Em relação à suspensão, não sei......Achas que arranjava uma reba com o sistema ND tuned por esse preço? No fcbk deles têm suspensões de 2ª mão a venda (com o sistema OVD e com 2 anos de garantia) e não baixam dos 650 €.

Em quanto ao quadro, sim, já tenho pensado isso......estou com o olho num possível negócio num quadro novo merida big seven 1000 de 2015 em carbono (está pelos 1100 gramas acho). Tem quase a mesma geometria que o bs 800 e o preço é muito bom. E se depois despacho o de AL, ainda fica uma troca mais barata!

Mas esta "enfermidade" da troca de componentes e do peso......bem, é melhor não parar a pensar o que gastei na bicla e o que levo gastado nela desde então :) Se não, pelo valor total acho que poderia ter comprado uma bicla em ouro e prata!!
 

pamoreira

Member
Não te preocupes que não és o único, não faças muitas contas :) Aliás, uma parte do gozo é andar a pesquisar e ir fazendo os upgrades.

Partilho a opinião do Nozes: uma cassete XT (que é barata), um selim, um bom negócio num pedaleiro levezinho (arranjam-se coisas interessantes usadas) são os sítios evidentes na tua montagem para ir buscar umas gramas interessantes.
 

edununo

Well-Known Member
O peso declarado pelo fabricante é sempre sem pedais. Na maioria dos casos é também nos tamanhos mais pequenos.
Tens de ponderar bem essas trocas de componentes. Acho que já fizeste muitas e o peso continua algo elevado.
 

tiagubik

New Member
primeiro fabio viana eu referia me as reba ou sid com o ovd que o ND vende.
segundo uma reba com o sistema ovd do ND custa 600 euros pa eixo 9mm nao sei se e o caso.mas sera que nao vendias a fox por 300 no minimo?
terceiro confirmaste o peso dessa corrente?e que a minha e o modelo aseguir com os pinos prefurados(tem buracos) e nao pesa iso pesa mais.
mas tou como o edununo fizeste muitas trocas e o peso nao tem baixado muito
 

camponubla

Well-Known Member
E que os parece esta troca? :) Foi entregue com a caixa de direcção com os 2 rolamentos selados, aperto de selim e eixo passante 12x142 e protecção de escora.

O peso do quadro "cru", só com os 4 parafusos dos porta-garrafas e uma protecção de escora que vinha na bicla são 1215 gramas (até pensei que seria inferior!)


 
Last edited:

SeteGu

Active Member
Esse quadro é bonito. Sempre gostei da combinação entre vermelho e preto.

Depois dá o feedback relativamente ao comportamento do quadro em carbono vs alumínio.
 

camponubla

Well-Known Member
Sim, espero que uns 500-600 gramas....vamos ver. só na 5a é que tenhi a bicla com o novo quadro e depois poderei pesar o quadro de Al. Em relação ao carbono, espero habituarme aos barulhos do quadro
 

nunokas

Member
Boas.

Barulhos? Quais barulhos? Talvez é ausência de barulhos...

Se tirares 500gr é sinal que esse quadro em alumínio era pesadote. Quanto ás diferenças, vais notar na menor trepidação, leveza e reactividade. Nada de transcendental mas é bem notório ;)


cumps
 

camponubla

Well-Known Member
Pelo que tenho entendido os quadro em carbono como têm alguma flexibilidade, fazem alguns barulhos......é assim? Pelo que me disseram os da Merida o quadro da bs800 pesa 1800 gramas, por isso a partida tirarei uns 600 gramas.
 

fabio viana

Well-Known Member
Os quadros em carbono têm normalmente alguma flexão na parte das escoras, para ficares mais confortável, mas acho que não fazem barulhos... pelo menos não tenho conhecimento disso..
 

edununo

Well-Known Member
Barulhos não fazem.
Noto é que nos impactos das pedras no quadro, o som propaga-se de forma diferente. Parece ser mais barulhento que os de AL.
 

camponubla

Well-Known Member
Já está em casa a vermelhinha :)

Confesso que gostava muito do quadro cinza e amarelo da 800, mas este é lindo :) Na báscula deu 10,03 kg Vou tirar algum autocolante para baixar dos 10!!! hahahahha

 
Last edited:
Top