Merida Big Seven 800

Parabéns, vai no bom caminho...
Agora essa grade deve pesar uns 16/18 grm...era bom que fossem 10 grm pelo preço que tem!
A bike está a pedir o 9.8...força aí!
 

camponubla

Well-Known Member
Parabéns, vai no bom caminho...
Agora essa grade deve pesar uns 16/18 grm...era bom que fossem 10 grm pelo preço que tem!
A bike está a pedir o 9.8...força aí!
Sim, e fiquei surpreendido com o peso na balança (também chinoca)...Amanhã vou levar-la (a grade) ao trabalho e pesar-la numa das balanças de precisão que temos e já confirmo o peso real.
 

camponubla

Well-Known Member
Bem, não os riais muito ;) Mas lembreime de levar a grade ao Jumbo (aproveitando que tinha que fazer compras) e pesei-la naquelas balanças de "self-service" (eu sei, é um pouco "nerd"!!) e deu 14 gramas.
 

camponubla

Well-Known Member
Depois da avaria no rolamento do cepo da roda traseira, deu-me a "paranóia" e hoje desmontei, limpei e lubrifiquei o pedaleiro e BB da bicla. Aproveitei para pesar o BB e a pedaleira.

A pedaleira com os cranks, pratos e pedais deu 960 gramas, os pedais pesam 213,7 gramas pelo que o peso da pedaleira fica em 746,3 gramas.



O BB deu 90 gramas.



PS: os pesos batem certo com os que tinha encontrado na net e que constam já na tabela da página 10.
 

camponubla

Well-Known Member
Última actualização. Surgiu um bom negócio para um desviador traseiro Shimano XT shadow+ de caixa média usado, mas quase sem km encima e aproveitei!! Para a semana ponho o peso real e o peso da bicla, mas salvo erro pesa por volta dos 250 gramas (o SLX que levo pesa 306 gramas). Lá foram uns 50 gramas por poucos €'s!! :)

Quadro:Alumínio, tamanho 17 1850 g -> Carbono (quadro Merida Big seven 1000) peso 1215 gramas
Forqueta:Fox Float 32 650B remote ready O/C Evolution 100 taper (1735 g)->aplicação sistema OVR da ND Tuned (1530 g)
Desviador dianteiro: Shimano Deore FD-M616 66º-69º (149 g)
Desviador traseiro: Shimano SLX Shadow+ (306 g com as roldanas normais) (roldanas 11d Prototype) -> Shimano XT Shadow+ (250 g)
Pedaleiro:Shimano SLX 38-24 BSA (73 mm)-Hollowtech II BCD 104-64 (746 g)
Chainline: 48.8 mm
Eixo pedaleiro BB: Shimano SLX SM-BB70 73mm (90 g)
Carreto:10 velocidades Shimano CS-HG50 11-36 (380 g)
Corrente:kmc X10 (269 g)
Shifters:Shimano SLX I-spec -> Shimano SLX (com abraçadeira)
Travões:Shimano Deore -> Shimano XT M8000
Disco travão frente: Shimano 6F 180 mm (140 g + 13 g adaptador) -> ShimanoXT Ice Tech 6F 160 mm (115 g não usa adaptador na pinça)
Disco travão traseiro: Shimnao 6F 160 mm (115 g)
Selim:Selle Italia X1 (300 g) ->Prologo Kappa Evo 265 g -> Saevid S1.2 143 mm (91,1 g)
Rodas DTSwiss 466D 2400 g -> Prototype 650B 1430 g
Aperto rápido roda traseira 12x142 -> Formula XQR-12-MA (80 g)->Shift-Up Ethru 12x142 (30 g)
Espigão:Merida Pro H 27.2 (290 g)-> espigão em carbono OnOff Peak Carbon 0-R 195 g -> MSC Ultralight (149 g)
Pedais:Shimano XT (343 g) -> Shimano XTR M9000 310 g -> XPedo M-Force 8 Ti -> 213,7 g
Avanço:Merida pro OS de 80 mm e 5º (105 g) -> 3T ARX II pro 90 mm-17º 110 g
Guiador:Merida pro OS 700 (220 g) -> 3T Flat 720 pro 230 g (mas cortei 10 mm por lado e não o pesei assim, penso que ficará pelos 220 g) -> 3T Flat LTD 720 mm (pesa 160 g sem cortar, mas agora está com 680 mm, por isso estará por baixo dos 160 gramas)
Punhos: Merida lock-on (30 gramas cada sem a tampa) -> Bontrager XXX lite (15 gramas os dois, com as tampas)

Pneus:Continental race-king 2.2 (630 g cada + câmaras) ->Maxxis Crosmark TR 2.1 a frente e Maxxis Crosmark 2.1 EXO/TR atrás (655 g cada s/câmaras) com kit tubeless
Porta garrafas 45 gramas ->Bontrager XXX 14 gramas
Outros acc. incluídos:
sensor cadência e sensor velocidade da garmin e suporte do gps garmin edge 520
 
Last edited:

camponubla

Well-Known Member
Tens razão, nem quero olhar "para trás" e contar os € que já gastei ;-) Mas como já diz alguma vez, melhor gastar neste "vício" que em outros.... :)
 

camponubla

Well-Known Member
Boas,

Já instalei o "novo" desviador XT shadow+ na bicla....problema (que acho ficou resolvido): o meu SLX era de caixa longa e o que comprei disseram que também era e na realidade é de caixa média.

Além de ter que afinar o desviador desde zero, tive que cortar a corrente. Mas acho que ficou bem :) Para cortar à medida certa segui este vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=8XqDPCb5Ahk

Acho que não fiz asneira ao trocar o de caixa longa pelo de caixa média, certo? Não experimentei a bicla na rua, mas depois de afinar as mudanças sobem e descem perfeitamente.

O peso do desviador SLX de caixa longa com as roldanas normais é de 315 gramas e o XT caixa média já com as roldanas prototpe 250 gramas.
 

Mr.sa

Active Member
À partida não há problema. Só tens de verificar se no prato grande à frente e atrás(ou seja mudança mais pesada à frente e mais leve atrás) se o desviador não fica demasiado esticado ou seja, depois de levares a esse extremo se com a mão ainda consegues mover o braço do desviador um pouco mais para a frente.

Se o braço do desviador ficar no máximo em linha reta com o resto do desviador, à partida sem problemas
 

camponubla

Well-Known Member
Ok, obrigado!. Já tinha experimentado o prato grande a frente e a trás e pareceu-me que o braço do desviador ficava bastante esticado, mas não experimentei de mover o braço. Vou tentar por uma fotografia esta noite.
 

edununo

Well-Known Member
Dar dá mas não deves cruzar a corrente quando no prato grande.

Os desviadores de caixa média da Shimano têm por norma 35 dentes de capacidade. Tu tens pratos 38-24 (14 dentes de diferença) e cassete 11-36 (25 dentes de diferença), logo a diferença total é de 14+ 25 = 39 dentes.

Não uses o desviador como na foto. Fica no máximo pelo carreto 28 ou 32 da cassete.
 

camponubla

Well-Known Member
Obrigado,

Normalmente com o prato de 38 nunca uso o cassete de 36, e raramente o de 32 precisamente para não "cruzar" a corrente em excesso.
 

edununo

Well-Known Member
A diferença é que com um desviador de caixa longa podias cruzar a corrente dessa forma sem problemas. Ok, irias desgastar a corrente e cassete, o que é de evitar.
Com esse de caixa média não deves mesmo cruzar dessa forma. Podes colocar em risco o próprio desviador.
 

camponubla

Well-Known Member
Mais um bom negócio (com alguma chatice, que ficou resolvida!)....sai o desviador Shimano XT shadow + e entra o Shimano XTR shadow +


Quadro:Alumínio, tamanho 17 1850 g -> Carbono (quadro Merida Big seven 1000) peso 1215 gramas
Forqueta:Fox Float 32 650B remote ready O/C Evolution 100 taper (1735 g)->aplicação sistema OVR da ND Tuned (1530 g)
Desviador dianteiro: Shimano Deore FD-M616 66º-69º (149 g
Desviador traseiro: Shimano SLX Shadow+ (306 g com as roldanas normais) (roldanas 11d Prototype) -> Shimano XT Shadow+ (250 g) ​-> Shimano XTR Shadow + (210 g)
Pedaleiro:Shimano SLX 38-24 BSA (73 mm)-Hollowtech II BCD 104-64 (746 g)
Chainline: 48.8 mm
Eixo pedaleiro BB: Shimano SLX SM-BB70 73mm (90 g)
Carreto:10 velocidades Shimano CS-HG50 11-36 (380 g)
Corrente:kmc X10 (269 g)
Shifters:Shimano SLX I-spec -> Shimano SLX (com abraçadeira)
Travões:Shimano Deore -> Shimano XT M8000
Disco travão frente: Shimano 6F 180 mm (140 g + 13 g adaptador) -> ShimanoXT Ice Tech 6F 160 mm (115 g não usa adaptador na pinça)
Disco travão traseiro: Shimnao 6F 160 mm (115 g)
Selim:Selle Italia X1 (300 g) ->Prologo Kappa Evo 265 g -> Saevid S1.2 143 mm (91,1 g)
Rodas DTSwiss 466D 2400 g -> Prototype 650B 1430 g
Aperto rápido roda traseira 12x142 -> Formula XQR-12-MA (80 g)->Shift-Up Ethru 12x142 (30 g)
Espigão:Merida Pro H 27.2 (290 g)-> espigão em carbono OnOff Peak Carbon 0-R 195 g -> MSC Ultralight (149 g)
Pedais:Shimano XT (343 g) -> Shimano XTR M9000 310 g -> XPedo M-Force 8 Ti -> 213,7 g
Avanço:Merida pro OS de 80 mm e 5º (105 g) -> 3T ARX II pro 90 mm-17º 110 g
Guiador:Merida pro OS 700 (220 g) -> 3T Flat 720 pro 230 g (mas cortei 10 mm por lado e não o pesei assim, penso que ficará pelos 220 g) -> 3T Flat LTD 720 mm (pesa 160 g sem cortar, mas agora está com 680 mm, por isso estará por baixo dos 160 gramas)
Punhos: Merida lock-on (30 gramas cada sem a tampa) -> Bontrager XXX lite (15 gramas os dois, com as tampas)

Pneus:Continental race-king 2.2 (630 g cada + câmaras) ->Maxxis Crosmark TR 2.1 a frente e Maxxis Crosmark 2.1 EXO/TR atrás (655 g cada s/câmaras) com kit tubeless
Porta garrafas 45 gramas ->Bontrager XXX 14 gramas
Outros acc. incluídos:
sensor cadência e sensor velocidade da garmin e suporte do gps garmin edge 520
 

camponubla

Well-Known Member
Sempre a evoluir a máquina. Parabéns

Passa isso para. 1x11 e tiras mais umas gramas
Só se for a "paelha" do eagle.....mas 1000 € para ter 1x12 é que não!!

Não devem faltar muitos km para trocar a transmissão por desgaste. A ideia é para já manter o 2x10, mas por k7 XT 11-36, corrente XT e pratos 24-36 rotor ovais mantendo os cranks.
 
Sempre tens a "mini paelha" da e-thirteen. Com prato de 30t já tens um range muito semelhante a um 2x10 e até é relativamente leve ;)

Cumps
 

camponubla

Well-Known Member
Sempre tens a "mini paelha" da e-thirteen. Com prato de 30t já tens um range muito semelhante a um 2x10 e até é relativamente leve ;)

Cumps
Nesse caso optaria pelo 32t a frente e 9-44 atrás......mas para isso, entre outras coisas, precisaria de mudar o cepo (e se calhar o cubo também?).....Quando chegue a altura veremos :)