Merida Big Seven 800

camponubla

Well-Known Member
#62
Obrigado a todos,

A ideia inicial não era nem é ter uma bicla de 8 kg. Era e é ir baixando o peso mas naqueles pontos onde (acertadamente ou não) considerava que ia tirar mais....claro que uma coisa leva a outra, depois surgem oportunidades de compra a bons preços, etc,

Mesmo assim, como já comentaram em posts anteriores acho que ainda há espaço para tirar peso sem grandes investimentos; carreto, punhos, corrente,.... e em outros sítios onde o investimento é maior (se não vou para as réplicas, que não quero) mas que também ajudam a tirar umas gramas -> selim, por exemplo.

Para já toca desfrutar do "bicho" :-D Já darei feedback em relação às sensações com o novo quadro.
 
#63
Ficou bacana com o novo quadro! E agora está verdadeiramente a ficar levezinha :)

Isso agora era um 1x11 SRAM com um pedaleiro levezinho e tiravas umas boas centenas de gramas :)
 
#64
Boas.

Está a ficar porreira mas curiosamente, gostava mais do layout de cores do outro quadro :)

Agora a questão que ninguém gosta de ouvir... está pesada. Atendendo ao investimento feito e sendo uma HT 650b em carbono. Andam aí bikes com transmissões xt e rodas leves como essas facilmente sub 10kg...

A fox que, convenhamos, 1530gr depois de "tunada" não é nada de especial quando há sid's com 1400gr de origem em 650b.
As rodas parecem ter um peso excelente (confirmaste?) portanto nessa parte nem vale a pena mexer mais. Já agora, vai dando feedback desses cubos ;)

Só resta aí mesmo os periféricos, alguma parafusaria em Ti ou alu e transmissão. Na transmissão não vai ser com xt que vais notar diferenças até porque a slx é muito semelhante. No entanto, nestas áreas as diferenças de peso já não serão tão significativas e fica sempre aquela sensação de que, como já foi referido, continua com peso acima do esperado atendendo às premissas anteriores.

Atenção, isto é uma critica construtiva à "weenie" porque o que interessa no final do dia é aquilo que tu gostas e pretendes extrair da máquina sem comprometer a fiabilidade ;)



cumps
 

camponubla

Well-Known Member
#65
As críticas são sempre bem-vindas! :)

Em relação as rodas, os pesos foram confirmados por mim sim. Para já estão se a portar bem, nada de empenos nem barulhos estranhos nem raios partidos.

A forqueta, não é uma ultra-leve, mas para uma fox evolution (que é a versão básica) acho que está muito bem. Claro que há outras mais leves de origem, por exemplo a DT Swiss, mas estamos a falar de "palavras maiores"...por volta dos 1418 gramas sem o eixo.

Deixo aqui uma listagem (que peguei dum post do foro espanhol) com pesos de diferentes modelos de forquetas:

- Fox Terralogic (no cierre 15): 1613,9 g
- Fox CTD Kashima 100 2015 (no cierre 15): 1586 g
- Fox CTD Kashima 100 2015 con cierre 15: 1604 g (debe ser con tubo cortado)
- Fox CTD Kashima 100 2016 con cierre 15: 1662 g (eje 75,2 g) horquilla: 1586,8 g
- Fox Terralogic 2016 con cierre 15, tubo 18: 1666 g
- RS Sid WC Brain 100 con cierre 15: 1609 g
- RS Reba RL con eje 15: 1680 g (eje 78 g): 1602 g
- RS Sid XX WC con bloqueo y eje 15: 1653 (eje 70,1g) horquilla: 1582,9 g
- RS Sid XX con bloqueo y eje 15: 1725 (eje 70,1g) horquilla: 1654,9 g
- RS Sid RC3 con eje de 15: 1640g (eje 70,1g) horquilla: 1569, 9 g

Em relação ao prato único, para já não quero entrar nisso. Acho que sim, na boa a bicla poderia ir até os 9,6 kg sem "muito esforço"; cassete, corrente, punhos, pneus e selim poderiam tirar 400 gramas (ou mais até?)

Também gostava (e gosto) muito da cor do quadro em AL (mais que o do quadro em carbono). Mas agora que está a bicla toda pronta, não desgosto (pelo contrário) das cores. Se calhar mais a frente "elimino" o amarelo dos punhos e se "me ralo" troco os autocolantes das rodas por uns em vermelho em vez de amarelo (sei que da pq quando as comprei podia escolher a cora das mesmos)
 
Last edited:
#66
Boas.

Mesmo a dtswiss nas suspas não tem sido "espectacular" nos pesos em relação ao passado (não muito distante) no entanto, os cartuchos ODL e rigidez das mesmas têm sido bastante elogiados (lá fora, que aqui só há duas marcas....).

Muitos desses pesos que tens aí estipulados, especialmente nas sid's, são das versões 29r. Versões 650b, já vi na balança com tubo cortado, sem bloqueador remoto e eixo a andarem nos 1400 e picos, dependendo do que se corta no tubo e da quantidade de óleo que trazem que é sempre menos do que deveria :D
 
#67
Boas, ficou bem fixe!!! Gosto muito!!
Quanto à fox evolution, com o ovr ficou com um bom peso pk, a estrutura base da suspensão é bastante pesada e, não há milagres!!!
Mas mais importante, como é que ficou ao nível de funcionamento? Quais as diferenças que notas na suspensão com o sistema OVR??
Cumps e boas pedaladas!!
 

edununo

Well-Known Member
#70
Até nem são dos mais pesados. Contudo tens os KCNC com menos de 20g o par mas por vezes rodam e tornam-se chatos.
Tenho os Ritchey WCS Ergo com cerca de 30g e são mais confortáveis, resistentes e não rodam.
Custam uns 10 euros.
 
#71
Boas.

30gr cada... Para teres uma ideia com os bontrager xxx são 15gr o par :D
São os que estou a usar e até bastante surpreendido, leves, baratos,confortáveis q.b. (boas luvas ajudam) e não rodam quando húmidos... Gosto tanto que quando gastos vêm logo outros ;)


Cumps
 

edununo

Well-Known Member
#73


Estes arranjas facilmente no Porto e arredores.
Se aplicados com álcool costumam criar uma boa união ao guiador. Já tive alguns que ficaram bem presos e outros que descolaram. A vantagem é o peso e o facto de custarem 6 euros.



Os Bontrager nunca usei mas são igualmente leves. Se o nunokas diz que são bons é porque são.

Bontrager é a linha de componentes da Trek. Qualquer loja oficial Trek deve ter. Vê no Bicicletas Coelho.
 
#80
A BikeTeam em Bessa Leite vendia Bontrager se bem me lembro.
E qualquer uma des lojas, mesmo que nao tenham em stock, conseguem mandar vir do distribuidor sem qualquer problema.