Merida Big Seven 800

camponubla

Well-Known Member
#23
Mais um presente para a bicla...aplicação dos sistema OVR na Fox 32, foram mais 200 gramas. Ainda não pesei a bicla, mas acho que já estará nos 10,5 kg.

Quadro: Alumínio
Forqueta: Fox Float 32 650B remote ready O/C Evolution 100 taper (1735 g)-> aplicação sistema OVR da ND Tuned (1535 g)
Desviador pratos: Shimano Deore FD-M616
Desviador carreto: Shimano SLX Shadow+ (roldanas 11d Prototype)
Pedaleiro: Shimano SLX 38-24
Carreto: 10 velocidades Shimano CS-HG50 11-36
Corrente: kmc X10 (269 g)
Shifters: Shimano SLX I-spec -> Shimano SLX (com abraçadeira)
Travões: Shimano Deore -> Shimano XT M8000
Discos travão frente: Shimano 6F 180 mm (140 g + 13 g adaptador) -> Shimano XT Ice Tech 6F 160 mm (115 g não usa adaptador na pinça)
Disco travão traseiro: Shimnao 6F 160 mm (115 g)
Selim: Selle Italia X1 (300 g) -> Prologo Kappa Evo 252 g
Rodas: DT Swiss 466D 2400 g -> Prototype 650B 1430 g
Aperto rápido roda traseira 12x142 -> Formula XQR-12-MA (80 g) ->Shift-Up Ethru 12x142 (30 g)
Espigão: Merida Pro H 27.2 (290 g)-> espigão em carbono OnOff Peak Carbon 0-R 195 g -> MSC Ultralight (149 g)
Pedais: Shimano XT (343 g) -> Shimano XTR M9000 310 g
Avanço: Merida pro OS de 80 mm e 5º (105 g) -> 3T ARX II pro 90 mm -17º 110 g
Guiador: Merida pro OS 700 (220 g) -> 3T Flat 720 pro 230 g (mas cortei 10 mm por lado e não o pesei assim, penso que ficará pelos 220 g) -> 3T Flat LTD 720 mm (pesa 160 g, mas como vou cortar-lo até 700 ou 680, se calhar ainda baixa mais alguma grama)
Pneus: Continental race-king 2.2 (630 g cada + câmaras) -> tubeless Maxxiss Crosmark 2.1 (605 g s/câmaras)
Outros acc. incluídos: porta-garrafas, ciclo-computador vdo A8
 
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camponubla

Well-Known Member
#27
Aqui deixo umas imagens do estado "actual" da bicla. Agora mandarei cortar os 20 mm do tubo da direcção que ficam por cima do avanço (não posso cortar "by my self" já que teria que tirar antes a aranha e não tenho as ferramentas para isso). Não gosto da visual e assim fica melhor e com menos umas gramas :)





 

Hardskin

Well-Known Member
#28
camponubla, tens é que martelar a aranha para dentro.
Marcas os 20mm (+ distância da aranha ao topo do tubo de direcção) num pedaço de madeira ou tubo de metal, martelas até essa medida e é só cortar. :)
 
#29
o hardskin tem razão. mas para mim a maneira mais fácil de o fazer é com uma chave de fendas e um martelo. enfias a chave de fendas pela aranha a dentro e martelas no cabo :). fácil e rápido
 

camponubla

Well-Known Member
#31
Já experimentei com os 2 separadores por baixo do avanço e até só com um. E assim é como mais cómodo vou (e foi como no bikefit me aconselharam)....mas não gosto da "estética" dos separadores por cima do avanço, por isso quero que passe pelo cirurgião :)

Não vai perder muito peso, não......mas nem que sejam 10 gramas vão, e a forqueta ficará em 1525 gr
 

camponubla

Well-Known Member
#34
Acho que vou optar em cortar na loja o tubo da direcção...também não tenho como cortar direito o tubo (tenho a serra mas não tenho banco de trabalho nem guia para a serra).

Em relação ao peso da bicla, acho que chegados a este ponto e sendo um quadro em AL, só poderia baixar umas gramas valentes sem investir muito no selim, trocando o prologo poderia rebaixar os 252 gramas para os 100 gramas se calhar.....mas não sei se quero sacrificar comodidade por leveza. Com o prologo posso andar 5 horas encima da bicla que não sinto "desconforto" naquelas zonas :)

Também poderia rebaixar peso nos pedais, mas pretendo ficar com o sistema spd da shimano (uso as sapatilhas para o ginásio). Em relação aos pneus, sim, quando tiver de trocar por desgaste verei a melhor opção entre leveza e resistência (não quero andar a furar cada 10 km!)

Quando for preciso trocarei o k7 pelo XT (será que vão algumas gramas?). Não sei se poderia trocar "só" os cranks por uns mais leves mantendo pratos e resto da transmissão SLX a frente?

De resto, não estou a ver mais "sítios" onde poupar umas gramas sem gastar muito e sem alterar muito a bicla.
 
#35
1 a questao do selim e um dilema mas podes sempre perder 100 gramas com um selle italia kit carbonio mas gastas a volta dos 160 euros se e confortavel isso ja e com o cu de cada um loool
os maxxis nunca foram leves nao e o forte deles lool
na k7 xt podes poupar umas gramas mas nada por ai alem para tirar gramas ai tiras muitos euros lool
os cranks slx sao mais leves que os xt por exemplo podes mudar os pratos por outros mais leves mas sim da para mudar os cranks e usar os pratos desde k a furaçao seije a mesma
desviador esticador discos espirais manipulos o k nao falta para e sitios onde tirar peso se a bike pesa se 9530gramas como a minha ai e que pensavas onde tirar peso para passar dos 9500gramas pa baixo ;)
 

camponubla

Well-Known Member
#36
A tua é em AL ou Carbono? o peso está fantástico!

Em relação ao selim foram aconselhados o tune marathon e agora o selle, mas como disse para já prefiro intentar poupar noutros sítios :)

Nos discos já mudei o da frente por um de 160 e na altura ponderei mudar os shimano por marcas alternativas mas também não me decidi e continuei com os shimano. Quando o desgaste for muito, veremos.....

No desviador da frente, agora levo um deore mas já vi que o slx e xt a diferença de peso é ridícula, acho que se não for por "rotura" ou avaria para já tampouco mudo isso.

Os cranks era o onde me parecia que poderia tirar-se uns gramas valentes, mas sempre seriam marcas alternativas a shimano (já me tinham dito que os xt são mais pesados). O que não conheço são marcas alternativas a shimano (mais compatível) que tenha cranks mais leves.
 

fabio viana

Well-Known Member
#38
Boas :)

Para perderes peso na bicicleta, acho melhor não mexer muito na transmissão, porque terás de gastar um bom dinheiro para tirares poucas gramas( a não ser que metas uma pedaleira em carbono :twisted:).

Contudo podes utilizar essa transmissão até ao limite e depois meter uma shimano ou sram de 11v.
 

camponubla

Well-Known Member
#39
Bem, nada de especial, mas retirei o ciclo-computador e instalei os sensores de cadência e velocidade assim como o suporte do gps.

E também dei um salto à loja para que me cortaram o tubo da direcção que "sobrava" (ficavam duas anilhas por cima do avanço)....menos 5 gramas na forqueta :) Fizeram em 5 minutos e não me cobraram nada (claro que também aproveitei para comprar óleo)



Quadro:Alumínio, tamanho 17

Forqueta:Fox Float 32 650B remote ready O/C Evolution 100 taper (1735 g)->aplicação sistema OVR da ND Tuned (1530 g)
Desviadorpratos: Shimano Deore FD-M616
Desviadorcarreto: Shimano SLX Shadow+ (roldanas 11d Prototype)
Pedaleiro:Shimano SLX 38-24 BSA-Hollowtech II
Carreto:10 velocidades Shimano CS-HG50 11-36
Corrente:kmc X10 (269 g)
Shifters:Shimano SLX I-spec -> Shimano SLX (com abraçadeira)
Travões:Shimano Deore -> Shimano XT M8000
Discostravão frente: Shimano 6F 180 mm (140 g + 13 g adaptador) -> ShimanoXT Ice Tech 6F 160 mm (115 g não usa adaptador na pinça)
Discotravão traseiro: Shimnao 6F 160 mm (115 g)
Selim:Selle Italia X1 (300 g) -> Prologo Kappa Evo 252 g
Rodas:DT Swiss 466D 2400 g -> Prototype 650B 1430 g
Apertorápido roda traseira 12x142 -> Formula XQR-12-MA (80 g)->Shift-Up Ethru 12x142 (30 g)
Espigão:Merida Pro H 27.2 (290 g)-> espigão em carbono OnOff Peak Carbon 0-R 195 g -> MSC Ultralight (149 g)
Pedais:Shimano XT (343 g) -> Shimano XTR M9000 310 g -> XPedo M-Force 8 Ti -> 213,7 g
Avanço:Merida pro OS de 80 mm e 5º (105 g) -> 3T ARX II pro 90 mm-17º 110 g
Guiador:Merida pro OS 700 (220 g) -> 3T Flat 720 pro 230 g (mas cortei 10 mm por lado e não o pesei assim, penso que ficará pelos 220 g) -> 3T Flat LTD 720 mm (pesa 160 g, mas como vou cortar-lo até 700 ou 680, se calhar ainda baixa mais alguma grama)
Pneus:Continental race-king 2.2 (630 g cada + câmaras) ->tubelessMaxxiss Crosmark 2.1 (605 g s/câmaras)
Outros acc. incluídos porta-garrafas,
sensor cadência e sensor velocidade da garmin e suporte do gps garmin edge25

 
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