Merida Big Seven 800

Discussion in 'Weight Weenies' started by camponubla, 28 August 2015.

  1. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    Merida Big Seven 800 AL -> 1000 Carbono

    Boas,

    Abro aqui um post para a minha btt que comprei há 4 meses; Merida Big Seven 800 tamanho 17. A minha ideia não é ficar com uma btt ultra-mega leve, mas sim intentar ganhar algum "kilo", por isso a ideia principal era trocar as rodas. Como está agora acho que está bem, a partir de aqui a ideia será conforme irem desgastando componentes (pratos, carretos, etc) pensar em substituir por elementos mais levezitos.....

    Pensei em trocar os pedais por uns crankbrothers ou semelhantes, mas como uso as sapatilhas no ginásio e os pedais das biclas usam o SPD, não queria ter de ou comprar outras sapatilhas ou ir trocando de cleats. Surgiu um negócio pelos XTR m9000 e troquei (acho que ganho uns gr no máximo). Da mesma forma troquei os travões deore por uns xt m8000...um bom negócio e não deixei passar a oportunidade. Deverei ganhar também umas gramas, além de melhor travagem.

    A configuração inicial era a que se pode ler no link da Merida:

    Quadro: Alumínio
    Forqueta: Fox Float 32 650B remote ready O/C Evolution 100 taper
    Desviador pratos: Shimano Deore FD-M616
    Desviador carreto: Shimano SLX Shadow+ (roldanas 11d Prototype)
    Pedaleiro: Shimano SLX 38-24
    Carreto: 10 velocidades Shimano CS-HG50 11-36
    Shifters: Shimano SLX I-spec -> Shimano SLX (com abraçadeira)
    Travões: Shimano Deore -> Shimano XT M8000
    Selim: Selle Italia X1 (300 g)-> Prologo Kappa Evo 252 g
    Rodas: DT Swiss 466D 2400 g -> Prototype 650B 1430 g
    Espigão: Merida Pro H 27.2 (290 g) -> espigão em carbono OnOff Peak Carbon 0-R 195 g
    Pedais: Shimano XT 343 g-> Shimano XTR M9000 310 g
    Avanço: Merida pro OS de 80 mm e 5º 105 gramas -> 3T ARX II pro 90 mm -17º 110 g
    Guiador: Merida pro OS 700 220 gramas -> 3T Flat 720 pro 230 g (mas cortei 10 mm por lado e não o pesei assim, penso que ficará pelos 220 g)
    Pneus: Continental raceki -> tubeless Maxxiss Crosmark 2.1

    O guiador e avanço mudei, não pelo peso e sim pq fiz uma avaliação biomecânica 3D e aconselharam em trocar avanço e guiador para alterar a minha posição na bicla. Aconselho já agora a fazerem avaliação biomecânica!!

    O selim também troquei pq as minhas partes "nobres" não gostavam do X1, o kappa é uma maravilha!! Mesmo a pesar mais (que não sei) vale mesmo a diferença!

    O peso da bicla "de serie" acho que é era de 12,2 kg (não a pesei, mas foi o que tinha lido na net). Agora está nos 10,75 kg.


    [​IMG]
     
    Last edited: 16 January 2016
  2. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    Novidade: troquei o espigão OnOff em carbono pelo MSC Ultralight (original) em Alumínio. E mesmo sendo em Al, pesa só 149 gramas (tirei mais 45 gramas em relação ao OnOff)

    Se houver algum interessado, tenho o OnOff Peak Carbon UD 0-R 27.2 / 400 mm sem recuo a venda (é original com factura)...está como novo.
     
    Last edited: 4 October 2015
  3. tiagubik

    tiagubik New Member

    um espigao de aluminio mais leve que o de carbono?confirmaste esse peso?tinhas opçoes muito mais leves que esse conjunto 3T e 10mm no guiador fez te axim tanta diferença?
     
  4. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    Boas, sim verifiquei o peso, são mesmo 149 g. A versão de 31,6 pesa uns 170 g e a de 27.2 os tais 149. O peso do atleta não pide passar dos 75 kg diz no site da marca....sorte que estou no 63!!! :)

    Em relação ao guiador cortei os 10 mm pq notei mesmo a diferença entre 710 e 700. A anterir bicla tinha um guiador de 600 esta tem 700, já notei diferença na altura, por isso não queria mesmo passar dos 700.

    As opções 3T no guiador e avanço certo que não foram as mais acertadas (em quanto a peso), mas foi a opção que me apresentaram quando fiz o bikefit e na altura não olhei para o peso e sim para a geometria destas duas peças.

    Estou a namorar guiadores mais ligeiros, mas encontro pouca coisa com um backsweep de 3º como o guiador 3T que tenho.....o único que encontrei até agora e também....3T em carbono (uns 160 g)
     
    Last edited: 5 October 2015
  5. Nozes

    Nozes Active Member

    Podes poupar uns belos 150gr com pouco investimento trocando esses discos por uns Quaxar Iris,por exemplo. Aproveita também para trocar os parafusos por uns de titânio,e vão mais alguns à vida.
     
  6. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    Obrigado pelas dicas. Onde posso encontrar os Quaxar na zona do Porto? Ou é só "online"?
     
  7. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    E os discos da "clarks", "a2z" ou da "kcnc", que tal são peso - rendimento - durabilidade?

    Aproveito e pergunto: posso por "floating discs" em lugar dos normais, sem ter que alterar nada?
     
    Last edited: 5 October 2015
  8. Nozes

    Nozes Active Member

    Só posso falar pelos Quaxar,tenho uns flutuantes em 160mm e outros Iris (pista de travagem idêntica) e funcionam muito bem,não quero outra coisa.
    Não tens que alterar nada,a fixação do disco é igual.
     
  9. tiagubik

    tiagubik New Member

    ate pode perder mais se deixar de ter 180 mm afrente ;)
     
  10. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    A brincar a brincar, agora que dizes isso Tiagubik, se trocasse o disco da frente de 180, por um de 160, também poderia tirar o adaptador que levo na pinça para discos de 180, certo? (se ponho um disco de 160 é só tirar o adaptador postmount, correcto?)

    Poderia por um shimano xt de 160 a frente -> 115 g (frente aos 140 g do disco shimano que levo e menos as 12 gramas do adaptador). Mesmo reduzindo o diâmetro, ao seguir com a shimano e XT, acham que perderia muita "mordente" em relação ao 180 shimano?
     
  11. tiagubik

    tiagubik New Member

    podes nao deves se nao nem a pinça toca no disco.
    pelo que sei os discos xt nao sao leves mas s puseres os discos que o Nozes falou ai perder muito peso...
    acho que nao perdes muito força de travagem em relaçao ao de 180 mas isso vai sempre depender da forma como andas eu tanho 160 afrente e tras e chega me prefeitamente.
    na roda 26 cheguei a ter 160/140 e chegava na altura hoje em dia talvez nao ;)
     
  12. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    Para já optei por trocar o disco 6F 180 shimano a frente, por um shimano xt ice tech de 160 mm. A poupança de peso não será muita (por volta dos 38 g se contabilizamos o adaptador que não terei que usar), mas assim "garanto" que não terei falta de mordente, nem problemas com discos empenados, aquecimentos, etc.
     
  13. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    Novidades:

    Disco de 160 mm Shimano XT Ice Tech a frente e guiador 3T 720 flat LTD em carbono.

    Quadro: Alumínio
    Forqueta: Fox Float 32 650B remote ready O/C Evolution 100 taper
    Desviador pratos: Shimano Deore FD-M616
    Desviador carreto: Shimano SLX Shadow+ (roldanas 11d Prototype)
    Pedaleiro: Shimano SLX 38-24
    Carreto: 10 velocidades Shimano CS-HG50 11-36
    Shifters: Shimano SLX I-spec -> Shimano SLX (com abraçadeira)
    Travões: Shimano Deore -> Shimano XT M8000
    Discos travão frente: Shimano 6F 180 mm (140 g + 13 g adaptador) -> Shimano XT Ice Tech 6F 160 mm (115 g não usa adaptador na pinça)
    Disco travão traseiro: Shimnao 6F 160 mm (115 g)
    Selim: Selle Italia X1 (300 g)-> Prologo Kappa Evo 252 g
    Rodas: DT Swiss 466D 2400 g -> Prototype 650B 1430 g
    Espigão: Merida Pro H 27.2 (290 g) -> espigão em carbono OnOff Peak Carbon 0-R 195 g
    Pedais: Shimano XT 343 g-> Shimano XTR M9000 310 g
    Avanço: Merida pro OS de 80 mm e 5º 105 gramas -> 3T ARX II pro 90 mm -17º 110 g
    Guiador: Merida pro OS 700 220 gramas -> 3T Flat 720 pro 230 g (mas cortei 10 mm por lado e não o pesei assim, penso que ficará pelos 220 g) -> 3T Flat LTD 720 mm (pesa 160 g, mas como vou cortar-lo até 700 ou 680, se calhar ainda baixa mais alguma grama)
    Pneus: Continental raceki -> tubeless Maxxiss Crosmark 2.1

    Ainda não tenho as peças instaladas. Quando as tenha, ponho fotografia.

    Agora estou a pensar em trocar o eixo passante traseiro 142x12. É um Formula XQR-12-MA de 158 mm que pesa 80 gramas. Já vi eixos da kcnc e outras marcas com 40 gramas.
     
    Last edited: 1 December 2015
  14. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    Encontrei na Shift-up um eixo passante 142x12 que eles garantem que é compatível com a minha roda, que pesa 30 g. Acho que vou mandar vir o eixo (são 50 g de poupança)

    Quadro: Alumínio
    Forqueta: Fox Float 32 650B remote ready O/C Evolution 100 taper
    Desviador pratos: Shimano Deore FD-M616
    Desviador carreto: Shimano SLX Shadow+ (roldanas 11d Prototype)
    Pedaleiro: Shimano SLX 38-24
    Carreto: 10 velocidades Shimano CS-HG50 11-36
    Shifters: Shimano SLX I-spec -> Shimano SLX (com abraçadeira)
    Travões: Shimano Deore -> Shimano XT M8000
    Discos travão frente: Shimano 6F 180 mm (140 g + 13 g adaptador) -> Shimano XT Ice Tech 6F 160 mm (115 g não usa adaptador na pinça)
    Disco travão traseiro: Shimnao 6F 160 mm (115 g)
    Selim: Selle Italia X1 -> Prologo Kappa Evo 252 g
    Rodas: DT Swiss 466D 2400 g -> Prototype 650B 1430 g
    Aperto rápido roda traseira 12x142 -> Formula XQR-12-MA (80 g) ->Shift-Up Ethru 12x142 (30 g)
    Espigão: Merida Pro H 27.2 -> espigão em carbono OnOff Peak Carbon 0-R 195 g -> MSC Ultralight (149 g)
    Pedais: Shimano XT 343 g-> Shimano XTR M9000 310 g
    Avanço: Merida pro OS de 80 mm e 5º 105 gramas -> 3T ARX II pro 90 mm -17º 110 g
    Guiador: Merida pro OS 700 220 gramas -> 3T Flat 720 pro 230 g (mas cortei 10 mm por lado e não o pesei assim, penso que ficará pelos 220 g) -> 3T Flat LTD 720 mm (pesa 160 g, mas como vou cortar-lo até 700 ou 680, se calhar ainda baixa mais alguma grama)
    Pneus: Continental raceki -> tubeless Maxxiss Crosmark 2.1
     
    Last edited: 24 October 2015
  15. Insignia

    Insignia Active Member

    boa máquina, chegaste a pesar as tuas dt swiss 466d?
     
  16. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    Sim, a roda da frente 1150 g (peso da roda+disco shimano 6F+aperto rápido), roda atrás 1250 g (sem cassete nem aperto) = 2400 g
     
  17. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    Tirei hoje o CTD remote da Fox 32 e pus o mando na suspensão. Isso são aprox. menos 70 g.
     
  18. pamoreira

    pamoreira Member

    Olhando para a lista de componentes, ainda nao pensaste trocar o selim? Da para ganhar montes de peso ali.
     
  19. camponubla

    camponubla Well-Known Member

    O selim já foi trocado. Tinha um Selle Italia X1 (uma tábua de madeira!) e troquei por um prologo kappa.....pesa "muito", sim, mas posso andar 4 horas encima da btt que não me ressinto nessas "partes". Não sei se estou disposto a arriscar a mudar para ganhar umas gramas no selim (mesmo sejam uns 100 o 150 g)
     
  20. edununo

    edununo Well-Known Member

    Sim, nos selim convém não descurar o conforto. Contudo há selins confortáveis e leves. O meu pesa menos 250g que o teu e já andei bem mais de 4h seguidas.
     

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