Actualização de componentes e review dos mesmos.
Após alguns meses de ausência do fórum, mas não dos trilhos, aproveito para deixar umas fotos actualizadas da bike e da experiência com a mesma. Não que muito tenha mudado, mas já andam por aqui umas malditas id€ias para futuras alterações!
Recapitulando as alterações feitas desde que veio da loja:
-Punhos de origem deram lugar a uns esigrips racer's edge em branco, que por sua vez foram trocados por uns Velo semelhantes. Estou muito stisfeito com os actuais. Muito mais baratos e resistentes que os esigrips não perdendo nada em comforto para os mesmos.
-Selim de origem passou a SMP Hybrid, que se danificou numa queda, e em resultado da mesma comprei um Selle Italia Max Slr Flow em branco. Só tenho a dizer maravilhas da troca. Para além de mais leve, o Slr é perfeito a nível de comforto. Não que o smp não fosse um sofá, mas em voltas superiores a 50 km sentia alguma dormência e que afundava muito no selim. Agora que tenho feito regularmente voltas superiores a 60 km com o slr, posso dizer que encontrei o selim ideal.
-Travões SLX foram trocados por uns XT(excepto discos). OS SLX eram óptimos travões, mas os XT aparte da estética são espectaculares a nível de performance. Mesmo em longas descidas, não noto perda de potência, e nem sequer uso pastilhas ou discos ice-tech. Talvez entrem futuramente uns discos XT ice-tech para harmonizar o conjunto.
-Pneus Continental RaceKing Racesport de origem revelaram-se pouco fiáveis e foram trocados pelo conjunto X-king e RaceKing ambos na versão Protection. Melhor coisinha que fiz na bike até agora. Com mais de 1500 km apenas um furo no RaceKing, que o líquido devidamente selou. Fiabilidade máxima e performance excelente. Assim que ficarem gastos entra um conjunto igual.
- Pedais Exustar Pm-211 já apresentavam folga, e para o seu lugar adquiri uns XT. São o que se espera da gama XT da shimano, fiabilidade e estética que a mim pessoalmente me agradam muito. Nesta troca perdi poucas gramas.
Id€ias futuras:
-Trocar o espigão de selim de origem Merida Sport em carbono para um de 400mm principalmente para melhorar a posição na bike. O de 350mm fica aquém do ideal por 1 cm. Muito provávelmente entrará um Prototype, que nesse caso harmonizaria o conjunto espigão-avanço-guiador, ou então um KCNC TI PRO LITE. Ainda estou a ponderar. Com esta alteração devo emagrecer a bike em mais umas 60-80g. Devagarinho e aos poucos a coisa faz-se.
-Discos para XT Ice-tech pelos motivos já enunciados acima.
-A mais dolorosa das alt€rações. As rodas, para poder emagrecer à séria. Aqui é que a indecisão é maior. Neste momento pondero Prototype, ZTR Crest, ou outra combinação que possa resultar num peso combinado no máximo de 1600g, sem ter de assaltar um banco. Aceitam-se sugestões.
-Por fim a mais supérflua das ideias de alterações. Colocar as bainhas pretas de suspensão ND TUNED. O ideal seria até colocar o sistema OVR by ND Tuned, mas ainda não esá disponível para FOX. No entanto a ideia das bainhas pretas anda por cá. O que acham? Ficaria bem na bike uma FOX toda em preto? Alguém que tenho feito esta alteração numa Fox que queira partilhar o feedback?
No geral posso descrever a minha experiência até agora com a Big Nine com muito boa. Isto após 9 meses e cerca de 3100 km. Aparte dos problemas com os pneus e com os rolamentos do cubo traseiro(este por descuido da minha parte). A bike têm-se portado às mil maravilhas. Se se mantiver fiável, e com a troca de mais alguns componentes a trazê-la para os 10.3 10.5 kg, penso ter bike para muitos e bons kms.
Boas pedaladas.