Merida Big Nine > Coluer Poison Cr 290 "à la carte

rodinhas chamine

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Boas
Em relaçao as rodas os aros sao mesmo da marca race one, e tenho uma ligeira desconfiança que sao feitos em Portugal mais propriamente muito perto da cidade de Abrantes, tal como mais uns poucos componentes da mesma marca.
 
Actualização. Novas rodas. Finalmente chegaram as Race On Mx 29.

Hoje foi dia de as estrear numa volta de +- 60 km com passagem pelas Buracas Casmilo, que teve de tudo para o teste ser ainda mais completo.
Ainda tenho de pesar a montagem completa para ver com quanto ficou a bike.

Para já senti a grande capacidade de rolagem das rodas e a sua considerável leveza comparativamente às anteriores. A seu tempo poderei fazer uma "review" mais precisa das mesmas.

Aqui ficam umas fotos:

 
Próximo passo: actualização de transmissão.

Estou a precisar de mudar a cassete e corrente. A cassete então já fez mais do que o seu devido papel, cerca de 7000km. De forma que, estou a ponderar avançar para transmissão monoprato.

Aí é que surgem as dúvidas. Optar por uma conversão 1*10 numa nova cassete e aproveitar o material actual? Solução esta que me fica à volta dos 125€ na minha loja de sempre (já com novo movimento pedaleiro, cassete, corrente, prato 32d e kit para a cassetem passar a 11-42).

Ou em alternativa passar a um 1*11, o que implica um inestimento muito superior ficando com uma transmissão nova?

Alguém que tenha passado pelo mesmo dilema tem conselhos a dar?
 

OPEN

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eu passei de 3x10 para 1x10, aproveitei a pedaleira, retirei os pratos coloquei um NW e alterei a cassete para 11/42, com desviador traseiro shadow plus e até hoje sem problemas, funciona bem, aliás mto bem.

Por acaso tenho andado a ver o mercado, até já coloquei uma dúvida no forum, sobre 1x11. O melhor preço que tenho é de 257€ cassete, desviador, manipulo e corrente shimano m8000 (novo xt) com montagem.

Agora se não quiseres ou não tens € para investir já no 1x11 faz a conversão 1x10 que se for bem feita funciona.
 
Está decidido. Analisando da perspectiva financeira, o sistema 1*10 imolica um investimento muito inferior e é aquele em que vou apostar.

O material a instalar no próximo Sábado será: prato SNV de 34 dentes; adaptador de cassete SNV(tornando a cassete numa 11-42); cassete Sram 1050; corrente 1051.

Oportunamente colocarei fotos da conversão.

Boas pedaladas
 

Jocas22

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ou estou enganado ou o OPEN faz enduro. Tenham cuidado com essas comparacoes. Nao sera certamente o caso desta bike
 

OPEN

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Eu apenas ando de bicicleta, neste momento a minha bike é para penar nas subidas e curtir as descidas! Claro que "não tem nada a ver" com esta bike, mas apenas respondi, dando o exemplo da evolução da minha transmissão.

Queres dizer que uma transmissão 1x10 não se aplica a esta merida!? Aos diferentes tipos de andamento/km!? Podes elaborar?
 

Jocas22

Active Member
nao pensei que fosse preciso elaborar. Parece-me um facto que o que se aplica a uma bike de enduro nao tera a mesma aplicabilidade numa como esta, pelas diferenças no tipo de BTT. Digo eu ;)
 

OPEN

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"pelas diferenças no tipo de BTT" concordo ctg, até a um certo ponto, porque a meu ver a transmissão deve ser à medida do ciclista e não à medida da disciplina que supostamente a bike é feita. Mais uma vez dou o meu exemplo, a minha bicicleta já andou com 3x10, está com 1x10 e provavelmente vai passar para 1x11.

Aliás este tipo de bicicletas, xc/race, nos dias de hoje muitas saem da loja com 1x11!

Mas o que está aqui em causa é o que o jpedromota quer/precisa. Já agora aproveito para perguntar o objetivo de alteração de transmissão? Tirar peso, simplesmente alterar, alterar racios...
 
Boas OPEN. Os motivos que justificam a alteração são vários dos que referiste, mais precisamente: obter maior simplicidade; diminuição de peso; adaptação das relações utilizadas à actual preparação física(já não estou a usar com frequência o prato de 24, apenas recorrendo ao mesmo praticamente para evitar cruzar a corrente em 38x36); e oportunidade de implementar o sistema agora por necessidade de trocar a cassete e corrente.

Basicamente juntar o útil/pretendido ao necessário (renovação d atransmissão por desgaste).

Cumprimentos
 

OPEN

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ok. eu ainda sofri um pouco qdo tirei a "avozinha" mas a maior parte das vezes era psicológico. Depois deixei de subir paredes...
 

Jocas22

Active Member
eu mudei de 2*10 pra 1*11 e ja o disse aqui, é um dos upgrades mais inuteis que ja fiz, tirando perder peso claro. E tem contras bem conhecidos como depois ter falta de relacoes. Nao é por acaso que ja se fala em pratos pra tras de 44 e 50
 

fabio viana

Well-Known Member
Sim Jocas22 esse é o grande problema.. agora andam a meter cassetes enormes para compensar, mas claro que quem pratica XCO e XCM(depende do sitio onde se vive) normalmente não precisa de mais do que 34 na frente, mas para quem usa a mesma bike para estrada e monte, não é uma grande opção..
 
Jocas falas de falta de relações principalmente a rolar certo? Ou a subir achas que prato 34 com cassete 11-42 também é curto? E relativamente ao peso que perdeste, de quantas g aproximadamente estamos a falar?
 

Jocas22

Active Member
as gramas depende do material que entra e sai, agora nao sei de cor quanto foi. Ja liguei mais ao peso confesso, a minha tem +/- 9.5kg e pra mim esta bom nao mexe mais. No meu caso nao ganhei quase nada porque tambem mudei pra pneus mais pesados.
Geralmente é por volta do meio quilo parece-me.

depende do que fazes e do treino, mas pra mim que acho que tenho um bom treino, 34 com 11-42 pra subir nao dava. Eu uso 32 oval com 11-44 e da pra tudo (menos que isto se calhar era demasiado puxado) mas por vezes pra poder "descansar" um pouco um prato a mais dava jeito. Claro que se for pra rolar nem se poe isso em causa, da e sobra.

Ja pra rolar o 32 oval é curto, esgota rapido em qualquer descida, é deixar ir loool

o 10 na cassete da sram faz muita diferença
 
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