Merida Big Nine > Coluer Poison Cr 290 "à la carte

#1
Apresento-vos a minha nova companheira dos trilhos. Trata-se da minha 3ª experiência em 29er, e a 2ª em quadros de carbono.
Até agora ainda não deu para tirar todas as ilações acerca da nova máquina, uma vez que só agora estou a voltar a andar depois de uma má queda com a anterior que me obrigou a ser submetido a uma cirurgia à clavícula. Felizmente a anterior Coluer Poison não se danificou e permitiu que a trocasse por esta nova Merida.
As primeiras impressões são muito boas a nível de conforto e rígidez do quadro. A nível da suspensão, esta que se trata da minha primeira suspensão Fox, noto uma grande diferença em relação às Rock Shox com que andei. Muito maior aproveitamento do curso da suspensão, o que a meu ver se traduz em maior conforto e segurança a desçer.
Quanto aos aspectos menos positivo só tenho a apontar um ligeira decepção a nível do peso. Embora ainda não muito rigorosa, pois a balança não estava propriamente apoiada e os pneus ainda tinham bastante líquido para tentar vedà-los completamente para utilização tubeless, acusou 11 Kg.
Sei que já não é mau, mas ainda assim considerando o equipamento esperava um pouco menos.
Chega de "paleio", e sem mais demoras ficam as fotos da bike e respectiva lista de componentes.






[TABLE="class: formato, width: 100%"]
[TR="class: impar"]
[TH]QUADRO[/TH]
[TD]BIG 9 CF2[/TD]
[/TR]
[TR="class: par"]
[TH]PORTA BIDON[/TH]
[TD]bONTRAGER XXX[/TD]
[/TR]
[TR="class: impar"]
[TH]CORES[/TH]
[TD]CARBON/GRIS[/TD]
[/TR]
[TR="class: par"]
[TH]SUSPENSÃO[/TH]
[TD]FOX 32 FLOAT 29 CTD REMOTE READY O/C (1.5T)- EVOLUTION 100[/TD]
[/TR]
[TR="class: impar"]
[TH]CAIXA DE DIRECÇÃO[/TH]
[TD]-[/TD]
[/TR]
[TR="class: par"]
[TH]AMORTECEDOR[/TH]
[TD]-[/TD]
[/TR]
[TR="class: impar"]
[TH]PEDALEIRO[/TH]
[TD]SHIMANO XT 38-24[/TD]
[/TR]
[TR="class: par"]
[TH]DESVIADOR TRASEIRO[/TH]
[TD]SHIMANO XT SHADOW+[/TD]
[/TR]
[TR="class: impar"]
[TH]MANETES[/TH]
[TD]SHIMANO XT-I[/TD]
[/TR]
[TR="class: par"]
[TH]DESVIADOR FRENTE[/TH]
[TD]SHIMANO XT DIRECT[/TD]
[/TR]
[TR="class: impar"]
[TH]TRAVÕES[/TH]
[TD]SHIMANO SLX FR 180/ TR 160[/TD]
[/TR]
[TR="class: par"]
[TH]AROS[/TH]
[TD]NOTUBES ZTR RAPID[/TD]
[/TR]
[TR="class: impar"]
[TH]CUBOS[/TH]
[TD]NOVATEC d1425b-X12[/TD]
[/TR]
[TR="class: par"]
[TH]PNEUS[/TH]
[TD]CONTINENTAL RACEKING 2.2[/TD]
[/TR]
[TR="class: impar"]
[TH]CASSETE[/TH]
[TD]SHIMANO CS-HG50-10 11-36[/TD]
[/TR]
[TR="class: par"]
[TH]CORRENTE[/TH]
[TD]-[/TD]
[/TR]
[TR="class: impar"]
[TH]GUIADOR[/TH]
[TD]PROTOTYPE PHYSIS[/TD]
[/TR]
[TR="class: par"]
[TH]AVANÇO[/TH]
[TD]PROTOTYPE PHYSIS[/TD]
[/TR]
[TR="class: impar"]
[TH]SELIM[/TH]
[TD]MERIDA SPORT 1[/TD]
[/TR]
[TR="class: par"]
[TH]ESPIGÃO[/TH]
[TD]MERIDA CARBON[/TD]
[/TR]
[TR="class: impar"]
[TH]PEDAIS[/TH]
[TD]EXUSTAR e-PM 211[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

Aceitam-se opiniões/sugestões acerca da máquina e possíveis upgrades.
Boas pedaladas.
 
#2
Ora aí está uma linda maquina, umas cores sóbrias

Relativamente e à semelhança da minha big7, o próprio quadro nao é dos mais leves do mercado, devido ao seu tipo de construção no entanto julgo que com tempo e algum investimento consegues traze-la para perto dos 10kg

A minha já está sub10 mas claro em 27,5

desejo te mts e kms e grandes enpenos...nas pernas
 
#5
bOAS!
A Máquina está TOP!parabéns;)
Pessoalmente alteraria os cabos dos desviadores para branco(uns jagwire era impéc)e na pura da loucura:mrgreen: punhos e Selim brancos tb!!!
Siga dar ao Crank:arrow::arrow:
Cumps
 
#6
Obrigado davidream. Por acaso até me ofereceram um selim SMP hybrid em branco, que estou a pensar trocar por preto. Mas realmente a tua ideia até parece porreira. Tem tenho de montar o selim para ensaiar e depois decido. A minha ideia era combinar pormenores em vermelho com o preto dominante da bike. Parafudos da pedaleira e punhos. Logo vejo.
 
#8
Boas
Trocando as rodas iria ficar mais leve umas 400g. Os aros 75gx2=150g, nos cubos é que talvez esteja uma grande diferença, pois optando pelos novatec D712SB e D711SB so o peso do teu cubo traseiro pesa tanto como o par que te disse.
 
#9
A bike tem algumas alterações relativamente à montagem de fábrica edununo. As rodas já referidas, incluindo os pneus que em vez dos maxxis crossmark vem com os continental raceking. O espigão em carbono(apesar de ser da própria merida), o avanço e guiador da prototype, e os travões slx em vez dos deore M506,

Rodinhas chaminé. 400 g é de facto significativo mas não tenciono investir nisso para já que acabei de fazer um investimento cnsiderável. Em todo o caso é sempre bom saber essas diferenças para upgrades futuros.

Hoje tive oportunidade de fazer mais uns kms, e as sensações voltaram a ser muito boas. Num percurso bastante rápido mas traiçoeiro(com alguma lama) a bicicleta revelou-se muito fácil de manobrar e gostei especialmente do controlo da traseira. A subir senti que a posição na bike estava no ponto ideal, e pareceu-me que a bike era mais leve que os 11kg "mal pesados". Ainda tenho de fazer uma pesagem rigorosa.
 
#11
Obrigado markituh. Fiquei agradávelmente surpreendido com o guiador. Apesar de não ser carbono, o prototype physis tem muito boa capacidade de absorção de vibrações e é muito firme. Dá muita segurança. É claro que há opções mais leves, mas eu que vim de um ritchey wcs carbon da bike anterior, n~ºao acho que tenha perdido conforto com este prototype.
 
#13
Do espigão prototype não posso falar por experiência própria. Mas tenho um colega que montou um numa Canyon, e está muito satisfeito. Para não falar que estéticamente e com a opção de cores dos Physis fica um componente espectacular.
 
#14
Após cerca de um mês com uma dezena de saídas com a Merida, já deu para ter uma noção mais precisa do comportamento da bicicleta nos vários tipos de terreno. Neste tempo, pude pôr a bike À prova práticamente em todo o tipo de terrenos e situações, desde estradões, singles rolantes, singles técnicos, a subir, a descer, com lama, em pinhal, etc.

A bike revelou-se muito versátil e eficiente em todo o tipo de terrenos, tal como as primeiras impressões tinham deixado antever. Em particular, destaco o conforto que proporciona a rolar e a subir, o que me parece que é sinónimo de estar perfeitamente ajustada à minha posição a pedalar. Nos terrenos mais técnicos, noto especialmente em comparação com a minha anterior coluer poison, maior facilidade de controlo. Não sei se haverá diferenças na amplitude do ângulo de direcção, e se será esse o factor determinante.

Os pneus têm levado um tratamento bastante agressivo e até agora 0 problemas, apesar de não serem os protection. A transmissão funciona muito bêm, à excepção do desviador da frente que por vezes não muda de prato. É claro que tal deve-se a necessidade de afinação, e não a defeito do material. Tudo o resto tem funcionado perfeitamente, inclusive a fox ctd, que tantos problemas tem dado a outros utilizadores aqui do fórum.

Quanto a alterações, por agora só uma. Saíu o selim de origem, e entrou um Smp Hybrid em branco(conforto acima de tudo). No futuro tentarei introduzir mais alguns pormenores em branco, seguindo a sugestão do davidream. Já estão encomendados parafusos do pedaleiro em branco.

Deixo aqui um par de fotos.


 
#15


Deixo aqui umas fotos da voltinha carnavalesca de hoje. Aproveitei o bom tempo para fazer a maior saída até agora com a merida. Foram 70 Km com cerca de 1200d+ de acumulado. Portou-se lindamente.
Em breve vai começar um período mais intenso de provas/passeios. Já a começar com a 1ª etapa do GPS Epic Series, em que participarei nos 60 KM(2000d+, ui ui vai doer) na Serra da Estrela, com partida e chegada em Seia. Com sorte terei a 1ª experiÊncia a pedalar na neve.
Entretanto, surgiu mais uma pequena alteração. Entraram uns punhos Esigrips Racers Edge em branco, a fazer pandam com o selim. Brevemente chegaram parafusos do pedaleiro em branco/prateado.



 
#16
Aqui ficam umas fotos do Sábado passado na Serra da Estrela na 1º etapa da Gps Epic Series. Evento top a todos os niveis. Percursos, organizaçao, exigência física, paisagens, etc. A repetir seguramente.
A Big Nine portou-se 5*. No domingo é que foi pior, pois rasguei lateralmente o pneu dianteiro ao km 8 da Maratona De Fátima. Fui forçado a abandonar, pois por desleixo, não levei câmara. Em todo o caso,por experiência própria sei que de pouco adiantaria. Estes pneus são incrivelmente justos ao aro, e uma pessoa sozinha nos trilhos com um par de desmontas dificilmente consegue sacar o pneu. De fututo, a apostar neste pneu só na versão Protection. Estes são frágeis nas laterais, apesar de gostar bastante da sua tracção e capacidade roladora.
A próxima alteração já está marcada, 4ª feira vão entrar uns travões Shimano Xt para o lugar dos Slx. Não é que os Slx não tenham potência suficiente, muito pelo contrário, mas surgiu um negócio de ocasião. E assim ficará a transmissão e travagem full xt, à excepção da cassete(que a seu tempo também passará a xt).

Aqui ficam as fotos:







 
#17
Espetacular, muitos parabens pela bike, sóbria e ao mesmo tempo bem agressiva, isso é preto stealth?
Pessoalmente nao aprecio o selim mas isso é problema meu e provavemente tu gostas.
Ja agora nice pics
 
#18
Obrigado moch. A côr segundo a marca é mate. Quanto ao selim sei que o formato não é consensual, mas não troco o conforto que proporciona por algo mais leve ou aerodinâmico. Aos poucos vou acabar por alterar mais um ou outro pormenor estético para branco.
 
#19
Pessoal! Os pneus Continental RaceKing Racesport têm comprometido. Apesar de adorar o seu comportamento, nas últimas semanas começo a perder a conta às vezes em que fico apeado ou muito limitado no tipo de trajectos graças a rasgos nas laterais. Como tal, já não me vou dar mais ao trabalho de remendar os pneus, e não quero abdicar da utilização de pneus em tubeless. Peço a vossa ajuda na escolha de um conjunto de pneus bons em termos de tracção, capacidade de rolar, e resistência a furos e cortes. Sei que existe a versão Protection dos Continental mas confesso que fiquei um pouco escaldado com os actuais.

Aproveito a ocasião para dar conta da mais recente alteração da Merida. A troca dos travões Slx pelos Xt. Em breve posto fotos.

Quanto aos pneus o que me aconselham?