MERIDA ao fim de 6anos de vida!

filipe MERIDA

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Bem ao tempo que andava para fazer analise á minha montada, mas nunca tive realmente tempo para a por na balança etç… mesmo ela sendo, a mulher dos meus olhos :p
Bem, vou começar por contar a história da minha bike, bem recebi-a eu em 2005, tinha eu 12aninhus, bem para mim não havia maquina melhor que a minha pelas redondezas, ainda por cima era igual á do campeão do mundo J.Hermida, era rija como tudo, passava por tudo e todos sem dizer um piu sequer :D, até que chegou o dia em que parti a suspensão, ora bolas e agora, bem lá esteve a maquina no estaleiro quase 1ano, até que chegou mais uma bomba a casa, a Famosa MARZOCCHI BOMBER MXcomp, bem, se antes tinha uma maquina agora tinha um autentico avião!!
Com o tempo a passar, e eu a fazer uns upgrades ali, outros aqui, tudo conforme fosse natal, pois a vida nunca foi fácil, a bike começou cada vez mais a ficar desactualizada, mas mesmo assim fazia ver muitas máquinas.
Num dia de Verão, chegou a oportunidade de eu ir trabalhar, bem, na primeira tarde trabalho já estava a ver que peças ia meter na minha bike :D o primeiro mês não deu quase para nada, e eu pensei “quem esperou até agora, espera mais um pouco” até que chegou o mês de Janeiro de 2010 e eu disse “calma ai, já tenho guito suficiente para o que quero” com aquele dinheiro coloquei logo, umas crossride, um guiador kcnc, uma pedaleira SLX, uns pneus, umas roldanas etc.. mas chegou um momento que acordei para a vida e pensei “epá já só falta 1ano para ter 18anos e tirar a carta” lá tive eu de continuar a trabalhar apenas para pagar a carta, e sem poder investir nada na bike “FONIX”… agora que já me oriento melhor com a prestação da carta e tal, subtraiu as saídas á noite, e aos poucos e poucos já posso fazer mais um upgrade ali e outro aqui… e assim está a minha bike ao longo de 6anos de vida!!

Quadro- merida matts sport 100 – 2004
Suspensão- Marzocchi bomber MXcomp - 2005
Rodas- Mavic crossride – 2010
Pneus- specialized THE CAPTAIN
Desviadores- Shimano XT – 2010 com twister´s Sram attack
Cassete- XT 2010
Pedaleira- Shimano SLX 2010
Travões- Shimano Deore com discos XTR
Espigão- cannondale 450mm
Selim- BBB “decapado”
Avanço- ABR
Guiador- KCNC dark side
Punhos- Ritchey WCS
PESO TOTAL- 11.950kg:D

Bem penso que está tudo, espero que tenham gostado, e nao fiz nenhum comentario ao material, porque é tudo comum por este Forum e já agora aceito conselhos para emagrecer a minha “menina”, pois melhor que eu, vocês sabem de tudo para emagrecer a bicha!!

fica aqui uma volta de como ela me veio parar as maos, amanha ou ainda hoje mais para a noitinha posto aqui umas fotos dele actualmente!
mattssport100plameny.jpg
 
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Kamoes

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pimbas sou o primeiro!

Vou ver o que escreveste, já edito :D



Bem...

Primeiro que nada, quero fotos!

Depois, se isto é um tópico de Análises... quero uma análise ao material que tens! :twisted:

Por exemplo... quadros desses há poucos.
A Marzocchi, já foi muito mais vista do que é agora (a malta anda cheia de dinheiro, se fores a ver...)
Guiador KCNC Dark Side... nunca vi nenhum.

Os pneus, pouca gente fala neles...




Percebeste, ou queres um desenho?

Primeiro que nada, fotografias da máquina !


Abraço champ ;)
 

agirão

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Galo...estava a ver se era o primeiro!

Mas, sou segundo a seguir a outro jovem que estimo muito! Ou seja, quero felicitar os dois jovens que tenho seguido com muita atenção, um dois-em-um...

Filipe! Escreves bastante bem! Vou seguir este tópico com muita atenção!

Segue...
 

rodinhas chamine

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Boas
Tambem gostava de puder ver as fotos da maquina como esta agora.
Afinal sempre conseguiste os sram atack, foi na loja que te falei?
Se começa a crescer o bicho do peso, posso dar ja 2 hipoteses onde podes tirar mais de 1kg e tambem ficar perto de 250€ mais leve na carteira.
Visto que colocaste umas rodas que provavelmente ainda estao de certeza bastante novas, onde se pode trocar algo que de certeza e bastante pesado e a suspensao, podes colocar uma axon 165€, e a que montei a um colega meu pesou 1610g depois do tubo cortado, e podes colocar uns pneus mais leves e transformar em toubless.
 

filipe MERIDA

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hey chego agora de treinar e ja tenho 3post´s a minha menina?? e ainda por cima do meu amigo kamoes, do professor agirao, e do rodinhas... sim senhora!!

Kamoes: hmmmmmmm bem uma coisa de cada vez, fotos nao é?? entao esperem um pouco que eu vou tirar fotos á bicula e ja volto com elas!!
-quanto ao quadro, sim, desde que tive esta bicicleta, apenas só vi mais 4bikes iguais, isto em 5anos!!
-suspensao?? epá ainda ha duvidas quanto a este canhao de guerra?? eu qero ver FOX´s e RockShox com a vida que esta ja teve "desde dirt, DH, agora mais soft, XCO e XCM!!
-guiador, barato, bonito nem é pesado´nem é leve! é um KCNC :p
-Pneus, desde que meti uma vez um á frente, nunca mais quis outra coisa!! mas agora ando a ficar desiludido!

Prof. Agirao: o sr. é um dos nomes consagrados para mim, tou farto de andar consigo e nunca tive coragem de lhe dar uma palavra!!
desde ja muito obrigado pelos elogios, eu amanha vou fazer uma review a isto a fundo!!!

Rodinhas Chaminé: yap meti os sram na quarta a noite, e consegui arranjar aqui pela zona!
bem como ja foi dito nunca na vida vou trocar a minha suspensao a nao ser por uma de topo mesmo, senao prefiru esta 1000vezes :p
 

filipe MERIDA

New Member
bem aqui ficam fotos, desculpem a qualidade, mas foi por telé. ah e ja agora o imageshack tá diferente, ja nem sei redimensionar fotos
peço desculpa pelo tamanho
cimg1320j.jpg

cimg1314e.jpg

esta é para ti amigo Kamoes :p
cimg1312v.jpg


bem desculpem lá a artilharia toda, mas cheguei agora mesmo de treinar, amanha tiro as luzes, vou limpa-la toda, para ir fazer a ultima prova da taça regional Porto XCM!
amanha tiro fotos a tudo que quiserem, e vou tentar fazer uma breve apresentaçao dos componentes!!
abraços
 

Rribeiro13

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Boas, parabéns pela maquina está muito bonita.
Por acaso já vi esta bike ao vivo, sendo ela uma MERIDA e não conhecer o modelo, chamou-me logo atenção, pois é a minha marca de eleição (porque será????), não foi no Domingo passado, mas no anterior ias tu a subir as pias e eu também, não te lembras de ir um grupo de gajos com camisolas a dizer BTTERNOS??? eu ai também com uma MERIDA.
Também reparei que gostas de brincas um pouco (andar de roda no ar).

Continuação do bom projecto.

Cumps,
 

filipe MERIDA

New Member
boas pessoal
hmmmmm agora que me falas, lembro sim!!
e lembro bem dessa bike, eu ainda pensei, "deve ser aquela a tal bike de valongo, que qer emagrecer" mas nem me arrisquei a dizer nada!!
lol eu roda no ar?? hmmmm SEMPRE :p
quanto ao quadro é um quadro muito antiguinho já, foi quando a MERIDA começou a exportar bikes para Portugal!!
mas logo a tarde vou fazer uma analise a toda ela!!
continuaçao, e nunca se esqueçam QUEM TEM UMA MERIDA TEM TUDO!!;)
 

Kamoes

Active Member
Esse quadro tem umas cores mesmo fixes! :D

Em relação á montagem... não vejo aí nada que te possa deixar apeado!
Podes achar pesada... mas é bem fiável!
Não te esqueças que já te levou a Santiago! (Ando a sonhar com essa peregrinação, ainda para mais com a TV agora que só fala no papa :twisted: )


Tens um The Captain atrás, e um Ignitor na frente?
Como é que o Ignitor se porta ?
Já me falaram que é bom enquanto há lama... mas que fica muito falso fora dela... em alcatrão então, um perigo... :rotfl:


Bela bike, agora com fotos é outra coisa :mrgreen:


Abraço ;)
 

filipe MERIDA

New Member
sim kamoes, tem as mesmas cores que os actuais!! ainda nada mudou na MERIDA!!! :D
sim a minha montagem, é pesadinha, mas é tanto de pesada como fiavel! quanto a isso nao me posso queixar!!
SANTIAGO hmmmmmm, espero que esteja para breve a proxima ida!! foi a viagem da minha vida!! RECOMENDO!!

eu tinha os The Captain mas o da frente mal veio de Santiago, rasgou-se!! foi o unico que me aconteceu isto!! sabe-se lá porque, e como tinha este Maxxis em casa, meti-o!!
no ignitor tem os 'pontos positivos de agarrar bastante bem, ja depois de velhinho, pois nota-se a maciez da sua borracha e tem outro ponto bom, é um pneu de perfil baixo, ganha-se mais atrito e mais ritmo para continuar!
pontos negativos, ja furei algumas vezes, coisas que com os the captain nunca me lembro de ter acontecido "cala-te boca que amanha ainda fura na prova" :p
, e se andares com ele fora de pressao é um autentico assasino, em todos terrenos!!:cadeirada:
agora a tarde vou fazer uma analise a todos componentes!!

e ja sabem, truques para baixar o peso da dita é aceite!!:D
abraço
 

filipe MERIDA

New Member
Vou deixar aqui uma REVIEW da minha bicicleta..;)

Quadro- muito bonito “para mim”, nunca soube o peso dele! É bastante rijo, já fez de tudo que me passou pela cabeça, desde de DIRT, DH, a ESTRADA, penso que já fez as modalidades todas! Pena já estar demasiado pequeno para mim, mas por enquanto ainda vai fazendo o trabalho dele!

Suspensão- já foi uma topo de gama na altura,:D todos me cobiçavam por eu ter uma. Já andei em varias suspensões, desde SID´s FOX etc, e nunca encontrei nenhuma tão rija como esta, não sei, as outras são demasiado sensíveis para o meu gosto. Tem apenas um ponto negativo, o peso, e bastante exagerado! Pontos Positivos, nunca na vida hei-de ter uma suspensão tão duradoura como esta, visto que apenas a única que revisão que levou desde que foi comprada, foi passar por agua “quando a lavo”:twisted:

Rodas- SÃO UMAS MAVIC CROSSRIDE!! Dispensam apresentações. Comprei-as em Janeiro deste ano, e já estão bastante marcadas, não sei porque, logo eu que tenho tanto cuidado!! Se fosse hoje apenas fazia uma troca, em vez de centerlock, comprava de parafusos e tirava umas boas gramas!! Mas também não estou arrependido!

Pneus- já ando com este modelo á quase 3anos!! São muito fiáveis, também eles bastante duradouros! Apenas um pneu se rasgou após 500km´s, sem causa nenhuma. São baratuchos, muito seguros, tem um pequeno senão a meu ver, são bastante altos! Tira um bocado o aspcto RACING da coisa :D

Desviadores e Twister´s- bem sempre andei com os DEORE LX, e até ao momento que troquei, foram 7*, nenhuma desafinação, tanto andavam bem, lubrificados ou meses sem ver uma pinta de óleo! Bem é SHIMANO :p , a cerca de 2meses meti os XT, bem eu ia esperar pelos de 2011, de 10velocidades, mas já tavam a demorar muito para desvendar o mistério e não resisti. Vou ser bastante sincero, a diferença positiva que melhorou foi, apenas eram mais leves em funcionamento, nada mais! Andei sempre com “gatilhos” DEORE, e sempre Maravilhosos, na quarta a noite montei os SRAM ATTACK, bem fiquei rendido pelos ditos PUNHOS ROTATIVOS :D da-lhe um ar de CHAMPION :D

Cassete- bem é uma XT, também metida a cerca de 2/3meses, e é linda! Pena eu não ter paciência para a deixar sempre polidinha!:lol:

Pedaleira- desde que me lembro sempre andei com a minha DEORE´zinha, era uma maquina, até ao dia que a troquei, apenas queria era fogo!! Em Janeiro meti-lhe a SLX, e bem ai sim, notou-se bem a diferença, tanto em peso/estética, como a nível de pedalar!

Travões e discos- também comprei estes travões logo que saíram, bem nem quero contar as vezes que contei os paralelos da minha rua :D são bastantes potentes, visto nunca terem sido revisionados, a não ser levar pastilhas, ah e foram sangrados na quarta feira, o óleo parecia borra de café :p os discos andava com os de origem, mas eles ganharam folga nos “cravos” pareciam discos flutuantes :D e também já não tinham a mesma potencia! Comprei em Abril uns XTR “aqui através do fórum” e foi do tipo “não posso acreditar, tenho uma cena da XTR” :p são bastante lindos, poder travagem fenomenal.

Espigão- tenho uma coleçao deles do caraças, acho que tenho em todas as dimensões, pois como o quadro é pequeno tive de comprar o maior de todos mesmo, e comprei este no verão, foi retirado de uma cannondale rize. É discreto, bastante leve, e mesmo assim é pequeno para mim, mas também não há maiores :D

Avanço- é uma ABR, comprei-o na altura que o carbono não era para qualquer um! :D é um pouco pesadito, em comparação aos de agora, mas eu acho muito bonito, pois tem o carbono todo entrelaçado e gosto!:D

Guiador- também tinha um ABR em CA, sobrelevado, e como tava na altura de a por racing, comprei-lhe um KCNC DARK SIDE, penso que é o mais barato da kcnc, pesa 150gr, e custou apenas 20euros!

Punhos- meti-lhe a 2meses uns ritchey WCS, são espectaculares, mas com a compra dos Twister, coloquei os punhos da SRAM, que parecem ser também satisfatórios!

Pedais- bem são uns DEORE XT já com cera de 10anos,:rolleyes: muito pesados, mas com um trabalhar de babar, para mim apenas tem um aspecto negativo, o peso mesmo!! De resto são maravilhosos!

Bem penso que não me esqueci de nada!!
O que penso vir agora a comprar é, uns pedais mais leves, pois um dos meus, ainda conseguem ser mais pesados que um par deles!
E depois colocar apenas 2pratos, mas ainda tenho que ver preços e relação de dentes, a que as minhas pernas aguentem :mrsock:


Bem eu acho a minha bike fantástica, pois porque, nunca levou uma revisão do tipo, a suspensão/rodas/pedaleira/tavoes, nunca foram a uma revisão, desde o momento que comprei, apenas só viram agua, e WD40, nada mais!! Eu sei que sou uma pessoa muito descuidada nesse tipo de coisas, mas um dia que tenha uns trocos, vou mandar fazer uma revisão a ela toda!!
Mais duvidas, esclareçam pessoal, estou aqui para responder a tudo.

ABRAÇO
 

Kamoes

Active Member
Só te censuro pelo uso do WD40.
Isso é coisa que não pode entrar numa bike... rebenta-te com tudo.


Em relação ás trocas... 2 pratos 26-40 é bem bom para uma cassete 32-11, como a XT que tens. Passar para 28-42 secalhar já vais precisar de mais dentes atrás... assim poupas nos 2 sítios ;)

Pneus, quando esgotares esse testa uns em kevlar para converter com No Tubes.

De resto... é dar calor na máquina ;)
 

filipe MERIDA

New Member
hmmmm e em que pneu aposto??
é que estes estao mesmo a dar o berro!!
sim a relaçao vai ser essa, agora ainda nao sei é qual vai ser os pratos!!

WD40 rebenta com tudo?? agora é que eu acho a minha bike um canhao :D
nao rebenta nada
 

Kamoes

Active Member
Quem te avisa, teu amigo é.
Mas faz como quiseres ;)


Queres pneus para este tempo?
Schwalbe, consegues comprar? ( Pergunto porque são pneus bastante caros... )

Abraço ;)

PS: Olha lá, tenho uma pergunta para ti no meu tópico ;)
 

filipe MERIDA

New Member
mas agora fora de brincadeiras, sempre deitei wd40, e fez sempre maravilhas!! acerio mesmo!!

hmmm nah, isso vale mais que a bike!! para inverno gosto muito dos meus!!
mas comprar outra vez a mesma coisa ja cansa!!
tenho que estar mais atento na escolha de pneus apartir de agora!!

acerio?? já lá bou ;)
abraço
 

Kamoes

Active Member
Era isso que queria que dissesses.

Se há tanto tempo usas os mesmos pneus... porque não trocar?
Nem que seja apenas numa de experimentar...
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
Desculpa perguntar uma coisa, mas como pretendes baixar o peso da bike se nao ponderas trocar a suspensao? E os pneus leves sao mais caros.
Com 50€ compras 2 da marca do meu da frente, Rubena.
 

nuno faia

New Member
estou a gostar do projecto!o quadro é muito fixe!mas a julgar pela altura do espigao,o quadro esta a ficar um bocado curto!?
és gajo para que altura??
agora para baixar o peso....nao mencionas se estas a usar cameras normais,mas visto que compraste rodas à pouco tempo,e estas a precisar de pneus,eu comprava(outra vez) uns karma de kevlar e convertia a tubeless!com cerca de 50 € fazes esta operaçao!

em relaçao a essa coisa do WD-40 fazer mal,tambem já nao sei!o meu velho lava a bike dele com maquina de pressao e depois mete WD-40 em tudo menos nos discos,e até hoje nunca teve problemas!
já eu lavo a bike com esponja e balde,meto lubrificante na corrente e massa nos rolamentos,e volta e meia lá vai um desta parar melhor!nao sei mesmo!
 

abelha2

Active Member
Só te censuro pelo uso do WD40.
Isso é coisa que não pode entrar numa bike... rebenta-te com tudo.

eu sempre ouvi dizer muito bem desse lubrificante, podes dizer-me em que prejudica a bike?

que lubrificante usas?

eu de verao uso wd40, de inverno as vezes vai oleo daquele de corrente de motoserra (a minha bike é muito fraca, por isso nao ha crise, mas é só para saber que oleo devo por, quando tiver possibilidades de ter uma bicicleta aceitavel)
 

Kamoes

Active Member
WD40 não é lubrificante.

Há aqui vários tópicos no fórum que falam sobre a acção do WD40.
Estraga vedantes (basicamente, tudo o que for borracha)... pelos vistos também rolamentos e "derrete" massa consistente.


Se aquilo é feito para descolar peças enferrujadas, acham que faz bem ?

Usem óleo para lubrificar.


Ontem, fui a uma drogaria. Virei-me para o dono e pedi-lhe óleo em spray. Ele perguntou-me se queria WD40. Vejam bem agora... onde é que anda o problema.
 
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