Mel ou açúcar

#1
Gostaria de saber a vossa opinião sobre este tema qual destes 2, o açúcar ou o mel e mais importante ou mais eficaz antes de 1 treino ou numa prova de xcm.
Obrigado a todos e bons treinos.

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#2
Tirado da net:
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O mel é basicamente um alimento energético, tendo como seu principal nutriente os hidratos de carbono. Conhecido e apreciado desde os tempos mais remotos, ele pode ser utilizado na alimentação, sobretudo como substituto do açúcar. Eis algumas das suas vantagens:

- Mel é um alimento natural, de fácil digestão, não contém gordura nem colesterol.
- Mel é menos calórico do que o açúcar.
- A ingestão de mel é recomendada com sucesso para cãibras.
- Ajuda os atletas a uma rápida recuperação de exaustão"

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Açucar:
Vantagens do açucar

Produz a sensação de bem-estar: quando o nível de açucar de glucose no sangue é baixo (hipoglicemia) devido a exercíco físico intenso, jejum, alterações metabólicas ou, maioritariamente devido a um pequeno almoço reduzido, a ingestão de açucar alivia a ansiedade e mal-estar.

Proporciona energia rápida: a sacarose do açucar comum digere-se muito bem, e facilmente se transforma em glucose e frutose que seguem para o sangue.

Não produz alergias: por ser um produto purificado, o açucar não desencadeia nenhum tipo de reacção alérgica. O mel e os xaropes naturais é que podem causar alergias.

Muitos do adoçantes artificiais são pouco caloricos.

Inconvenientes do açúcar

Desiquilíbrio nutritivo: todos os açúcares são formados somente por hidratos de carbono praticamente puros. Não contêm proteínas nem gorduras, nem vitaminas, nem minerais, nem fibra. Logo, como o açúcar sacia e tira a fome, afasta outros alimentos mais nutritivos e necessários.

Cárie: todos os açucares mesmo aqueles que de forma natural se encontram nas frutas, favorecem o aparecimento de cárie. E se consumir em excesso pior.

Obesidade: o açúcar e os alimentos açucarados são uma causa importante de obesidade.

Triglicéridos: o consumo de açúcar favorece o aumento do nível destas substâncias gordas no sangue, o que aumenta o risco de sofrer de arteriosclerose e doenças coronárias.

Hiperactividade: não directamente o açúcar mas os aditivos, especialmente os corantes, podem produzir alterações na c0nduta principalmente das crianças, mas parece haver uma relação entre o consumo de açúcar isto deve-se a que muitos alimentos com estes aditivos são alimentos açucarados.
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agora é ponderar e ver o que mais se adequa a nós e q poderá ser útil.

Por experiência própria:
Açúcar fez-me aumentar a sede
Mel - Faz parte da mézinha que levo qdo faço distâncias mais longas. tal como muitos foristas já o referiram num outro tópico sobre bebidas caseiras, salvo erro.
 
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#3
Boas Foquinha, Grato por tão boa e extensa explicação deste tema, mas já agora fiquei com 1 duvida que e a seguinte. Como se pode levar mel para 1 prova ou treino o tão valioso néctar dos deuses, desde já obrigado pelo post anterior.

Obrigado a todos

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#5
Também ando interessado em fazer uma bebida isótonica caseira, já que as bebidas estão cada x mais caras e a tal crise esta ai.
Sei que se deve usar água, sal, açúcar e sumo de laranja ou limão.ou mesmo de outra fruta qualquer.
A minha dúvida é nas quantidades, e ou açúcar ou mel, que pelos vistos muito melhor que o açúcar
Queria preparar cerca de 1,5L para poder levar algum comigo para o treino ou prova , e ter o resto em casa para beber depois.

Obrigado a todos e bons treino

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Last edited:
#7
Boas a todos, obrigado theshadow vou tentar comprar a revista para dar 1 vista de olhos mas e sempre 1 assunto muito interessante.

Obrigado a todos e bons treinos

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casf

New Member
#9
Boas pedaladas,

Como diabético dou o meu outro lado da face...

O açucar, mel, marmelada ajudam sim quando o corpo já não tem glicogénio onde ir buscar energia, ajudam bastante pois são de absorção rápida pelo organismo.

Uma alimentação equilibrada é o fundamental para ter a "maquina" sempre em forma, variedade quere-se, claro, se a etapa vai demorar os ditos HC de absoção lenta, vulgo; massas... para dentro.

No meu caso ando sempre com o sos (HC de absorção rápido) no bolso, recentemente a www.onebody.eu como representante de www.vitargo.com vão encarregar-se de me apoiar, quando a hipo chegar...!

Pedaladas boas,
casf


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#10
http://www.vidasaudavel.pt/html/produtosnaturais.html

Boas vejam o link acima, eu ja experimentei e bastante bom, e util, bastante barato, eu entrei em contacto com a empresa, para nos fornecer para a nossa equipa, ja temos uns potes de reserva, e hoje o dono da empresa ligou me a comunicar que em breve iram ter uma nova variedade exclusivamente para o desporto, com uma embalagem um pouco maior, e com guarana, espero ter ajudado.
 
#11
Boas a todos e desde já obrigado JFENIX muito obrigado pelo post já que aquelas embalagens são as indicadas
para os treinos, maratonas e travessias que noz fazemos.
Hoje no treino que fiz antes comi 1 boa dose de mel e durante 3h que durou o treino senti me lindamente, nao sei se foi de mel mas
que me senti com for la isso senti.

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#18
Olá
Eu como recorro sempre a produtos naturais acho que o mel e de eleição pois faz-me recuperar mais rápido depois de uma maratona além disso um frasco de 1kg sempre sai mais em preço
 
#19
Boas hoje tivemos a nossa 1º prova de cicloturismo organizada por a nossa equipa, foram 130 pessoas, nos oferecemos 4 pacotinhos de mel nos sacos, e nos abastecimentos também havia, só posso dizer que o pessoal adorou, dizem que e bastante útil, pela forma em que foi concebido e pela utilidade do mesmo. Gastamos 3 embalagem de 300 cada uma. Um abraço
 
#20
Boa a todos e obrigado pelos comentários anteriores.
A nossa equipa também já esta a utilizar mel em treinos e maratonas de esta a ser 1 fantástico a todos os níveis muito bom antes durante e depois a recuperar, abraço e vamos continuando a divulgar ideias e formas de utilizar cada vez melhor este néctar.

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