Meias de compressão

poliveira.eng

New Member
Eu também tinhas algumas duvidas...
Como não queria gastar muito dinheiro comprei inicialmente umas de marca branca (SZ)...
Utilizei-as umas vezes durante treinos e a conclusão a que cheguei é que eram boas para não apanhar frio às pernas e para reduzir o numero de arranhadelas nas mesmas...
Estava então em total descrédito nas meias de compressão...
Falaram-me de outra marca branca que resolvi experimentar tb (Decathlon)!
Voltei a testa-las em condições semelhantes ao primeiro par e... pasmem-se!... completamente diferentes.
Pondo isto em palavras simples é como se do joelho pra baixo não tivesse pernas... Não foram as melhores palavras penso... o que quero dizer é que senti cansaço na parte superior das pernas, mas na parte comprimida pela meia senti-a "fresca" como no arranque, durante toda a volta (~48km)...
Dadas as diferenças sentidas fui analizar ambos os pares... o problema residia no nivel de compressão de cada um deles. No par da SZ para um determinado numero de pé só há um diametro de perna (concluo agora que esta relação não funciona para mim). Já no par da Decathlon para cada numero de pé existem 2 diâmetros de perna (e eu comprei o mais pequeno)... Donde se conclui, em meias de compressão o mais importante é o diametro da nossa perna!
Quanto ao calor não notei nada... mas presumo que usar as meias da SZ que são pretas num dia de sol e calor não deva ser agradavel...
Agora quando houver mais uns cobres vou adquirir umas booster, ou orca, ou similar (2 pares - um para corrida e outro para recuperação) para ver se noto alguma diferença para as meias de marca branca (sendo certo que se não notar nada, passo a comprar as mesmas na Decathlon)
Não sei se ajudei nalguma coisa, mas pelo menos tentei...

Um abraço e boas pedaladas (com qualquer tipo de meia)
 
Last edited:

xisco

New Member
Amigo helio69 estas meias de compressão não foram inventadas por "cientistas desportistas", estas meias de compressão já são usadas há muitos anos na área da saúde para pessoas que sofrem de úlceras nas pernas, problemas de circulação (pernas inchadas) e muitos outros problemas que poderás pesquisar na internet se quiseres saber um pouco mais sobre isso. O que aconteceu é que alguém na área desportiva viu nestas meias um potencial para melhorar a performance visto que o seu principal objectivo é permitir um melhor retorno venoso e aqui não há mentira nenhuma!! Agora as marcas aproveitam o marketing e vendem cada uma a sua "sardinha" umas com tipos de fibra xpto, outras com essências, outras com perfume...etc!
 

grade

New Member
Boas,

Poliveira: em que secção da Decatlhon é que posso arranjar essas meias de compressão?
Preciso de comprar pelo menos um par com alguma urgência!
Como tenho varizes e já me foram recomendadas meias de compressão, preciso de umas dessas para o BTT e outras utilizações mais desportivas..!!
Obrigado
 

RaCCeR

New Member
Amigo Helio69

Eu usei e continuo a usar Bosster mesmo com grandes temperaturas, e pessoal me tem perguntado .. "Não tens calor com isso..?? "

Simplesmente digo que não.

Compressão nas pernas/gemeos fás com que as veias sanguínas estajam mais direitas, logo a entrada de oxigénio nas mesmas será mais directa logo mais frescas estão! ;)

Uma breve explicação.. Entre outras como por ex.. As cambrias a probabilidade é muito menor tb.

Eu acredito que para a próxima época vai se ver muitas meinhas destas.. :)

Espero ter ajudado!

Abraço

Ricardo
 

poliveira.eng

New Member
Poliveira: em que secção da Decatlhon é que posso arranjar essas meias de compressão?

Eu encontrei as minhas na secção de atletismo (meias para atletismo) Procura lá!

Eu usei e continuo a usar Bosster ...
Ricardo

Ricardo: Já que usas Booster faço-te uma pergunta. Nas booster existe meia completa? ou só a perneira? ou existem as duas versões? E já agora qual é que usas?
É que tou a pensar em comprar mas pareceu-me que só havia perneira e não sei se vou gostar! Gostava de saber a tua opinião!
 

RaCCeR

New Member
Viva oliveira

Na BOOSTER existe a:

De PERFORMANCE - Só perneira (várias cores) - Durante a prova ou esforço físico.

De RECUPERÇÃO - meia completa (branquinha) - Após a prova ou esforço físico.

Eu uso só a performance. E estou bastante satisfeito com elas. Mas estou a pensar comprar a de recuperação tb! ;)

Aqui a uns tempos ainda se vendia a meia chamada "para os ciclistas." :p Mais propriamente para quem faz mais horas em cima de bike havia uma meias que vinha até a meio da canela que tinham um conforto muito bom para aquelas horas todas. :yeah: Mas nunca mais vi nenhuma.. :s

Um par destes é que eu queria arranjar.. :roll:

"Não te faz andar mais mas, não te cansas tão depressa!" :)

Espero ter ajudado!

Cumprimentos e Boas Pedaladas!

Ricardo
 

rm6

Member
Boas,

Não sendo nenhum entendido na matéria, e estando também a pensar em comprar umas meias, mas para recuperação, fico com algumas duvidas em relação ás meias de compressão, e porquê?
Supostamente quando iniciamos o nosso passeio, tanto os musculos como o sistema sanguineo, estão em "repouso", mas assim que começamos a nossa pedalada, a circulação sanguinea é aumenta, os musculos tornam-se mais "largos" ou "maiores", logo as meias de compressão irão, ao comprimir os musculos, dificultar circulação sanguinea, e penso que vai assim provocar ainda mais situações de má circulação a médio prazo.
Sendo isto a minha opinião, sem experimentar é claro.
 

rucaf3

New Member
Mudei de ideias... Pelo k vi na feira, 30 e muitos euros por um bocado de licra para os gémeos e 60 euros para as de coxas é simplesmente ridiculo... Pelo k vi mais cale comprar meia elastica na farmacia k mesmo assim é mais barato... Andam loucos... Eu pensei k tivesse um desenho diferente ou aperto em sitios especificos... Não ... Simplesmente um bocado de licra...
 

RaCCeR

New Member
Boas

Amigo Rm6

Eu não tambem não sou um entendido na matéria mas o que me ensinarem e pela minha expriençia só digo bem.

Primeira para ir dar um passeiosinho usar meias de compressão ?? Só me foi aconselhado usar em Competição :roll: porque secalhar é quando os musculos sofrem mais..

No entanto quando dizes que é te suposto apertar e provocar a má circulação. Sim aperta mas não nada de mais o que fás com que as tuas veias sanguinas estejam mais directas á circulação de oxigénio logo mais força teras para a subida que vem asseguir, e para alem disso existe os tamanhos indicados para cada perna! ;)

Eu aconselho a exprimentarem numa provasinha para ver como se sente! ;)

Amigo Rucaf3

Cada um tira as suas conclusões e vê o que acha melhor para o seu bem estar no desporto! ;)

Abraço

Ricardo
 

rm6

Member
Boas,
Quando disse que au usar esse tipo de meias num passeio, foi porque tenho visto pessoal com esse tipo de meias, nesses passeios (possivelmente aí já pode ser uma moda, digo eu!!)

No meu caso e para já, não justifica (digo eu) pois quando entro em provas, são de Downhill e ai não se justifica. Mas como faço muitos quilómetros na minha sequiosa
e tenho andado a pensar em fazer uma ou outra prova de xc ou maratona, aí possivelmente irei experimentar esse tipo de meias, a ver :):):)

abraço
 

Patitos

Active Member
Boas Pessoal, como profissional de saúde deixo aqui o meu bitaite:
Antes de se falar de qualquer produto, devemos saber qual o seu mecanismo de acção, para que serve, e se resulta.
As meias de compressão, ou meias de descanso entre outras já são usadas á anos por milhares de pessoas, nomeadamente pessoas com insuficiência venosa periférica ou profunda Varicoses primarias, varizes na gravidez, como apoio á escleroseterapia, pós operatórios cirúrgicos, tromboflebites, profilaxia da trombose em pacientes pouca mobilidade, angiodisplasia, linfoedema, síndrome de congestão artrogénica entre outras.
As meias de compressão apoiam a perna reduzindo o diâmetro das veias de forma a poderem fechar as válvulas venosas e evitando que o sangue se acumule.
Depois desta “ténue” explicação, tirem vocês as vossas conclusões .
Na minha opinião podem ser benéficas após esforços, e se porventura as aplicarem, pensem quais são os músculos mais solicitados. Será que são os gémeos no btt?? Ou os Quadricipes?
Abraço
 

rm6

Member
Boas,

Ora aqui está, uma das razões que me leva a frequentar este forúm. São respostas como esta, em que realmente consigo aprender.
Obrigado Patitos.
abraço
 

reivax

New Member
Também há quem diga que estas meias sustem os gémeos de maneira a estes não "oscilarem" muito, como no caso das descidas técnicas e assim evitárem-se rupturas das fibras musculares ou a dor de os musculos já terem as fibras rasgadas e haver ainda mais emorragias internas causadas pela ruptura das fibras.
 

Patitos

Active Member
caro reivax, sem ferir susceptibilidades quem diz isso, não faz a menor ideia do que esta a falar, já para não dizer um palavrão.
è a velha máxima , quem não sabe INVENTA
Enfim......
1º Roturas por estiramento, é quando existe um alongamento exagerado do musculo, acompanhado da rotura da túnica envolvente, com compremisso das fibras musculares
MANIFESTAÇÔES;
-Dor repentina, tipo facada
- Surge uma depressão na zona afectada
-Pode aconteçer hemorragia intramuscular ou intermuscular se o perimisio for também lesado.
TRATAMENTO
-1ª fase repouso absoluto

Existém DUVIDAS???
 

RaCCeR

New Member
Obrigado pelas dicas Patitos!

Não sabia desse teu lado de "profissional de saúde" :)

Estamos sempre a aprender. ;)

Cumprimentos
 

rucaf3

New Member
Estou com o Patito...
Para os gémeos não haverá necessidade visto k é um musculo k como anda sempre em actividade não demonstra cansaço... Agora nas coxas aí sim acredito k faria a diferença, pena não haver boxer elástico para os gluteos k com os empenos k levo daria muito jeito :D
 

reivax

New Member
Obrigado pelo esclarecimento Patitos, é sempre bom aprender e ter presente que o forumbtt serve para isto mesmo, mas ainda tenho dúvidas:
1- Quando treino, não existe microrupturas das miofibrilhas musculares?
2- quando estas se "rompem" não existe libertação/contacto de elementos (Ca, Cl, etc)nos musculos que em conjunto com o acido láctico provocam as dores musculares?

Se estas permissas não forem verdade, então existem N estudos que estão errados e aí o Patitos terá de dar uma aula de fisiologia de treino a muita gente ! :D
Desculpem o Off-topic e agradecia que estas perguntas me fossem respondidas por PM
 

esquilas

Member
Boas

Eu para btt tambem tenho as minhas duvidas da sua utilidade, apesar de neste verao ter feito a transportugal e ter utilizado umas skins, nao notei muito cansaço, mas isso tambem pode psicologico, tipo efeito powerbalance :lol:

Agora por exemplo para corrida jah existe muita gente a utiliza-las e eu tambem e ai realmente noto a diferença

Patitos achas que para a corrida os seus efeitos sao reais ou nao passa de marketing das marcas?
 

Patitos

Active Member
Boas
No caso do atletismo...depende do tipo de provas, nas anaeróbicas Alacticas onde a fonte energética é a fosfocreatina e de esforços com um tempo de intervalo 0``a 15``(100m ou mesmo 200m não se aplica, antes pelo contrario estão proibidas .
Nas provas longas , aeróbias onde existe grande solicitação dos gémeos, e onde a oxigenação é extremamente importante tem a sua utilidade na recuperação, e eliminação de algum Acido L. acumulado.
Se porventura as usarem no btt ou estrada, devem ser usadas SEMPRE no grupo muscular mais solicitado, se isotónicamente são os quadricipes a trabalhar, mas isometricamente são os gémeos a ajudar no trabalho, então serão os quadricipes a usufruírem da compressão.
Espero ter ajudado
 
Top