McGyver em estado puro

camponubla

Well-Known Member
Este domingo fiz a Transcavado race e num dos abastecimentos, a 30 km da meta, encontramos um rapaz sentado a dizer que tinha partido os 4 parafusos da aranha, que seguram o prato.

Perguntamos no abastecimento se tinham fibelas de electricista, e este foi o resultado...........e o gajo conseguiu chegar à meta!!! :)

 

Mr.sa

Active Member
Também lá estive, e com um problema técnico, mas teoricamente mais ligeiro...

Ia no top10 no abastecimento do km80, ou seja, onde tinha aquela cruz enorme que dava para andar lá dentro(esqueci-me agora do nome do monumento), e aí enganei-me e ao ver no gps que era para descer, e o caminho que começava logo a descer era o da esquerda, meti-me nesse, mas afinal o correcto era o da direita.... logo aí perdi uns 5-6lugares, mas por nabice...

Depois o problema, já depois do abastecimento da ponte de amares, numa zona em que nada fazia prever, tracei o pneu... e de uma forma que fiquei parvo... no piso do pneu, dava quase para enfiar uma moeda de 5cents. lá dentro... meti um taco, enchi o pneu com co2... 0, continuava a verter, foi quando percebi que era um rasgo grande, porque com a sujidade não dava para perceber bem... lá tirei o taco, felizmente levava 3 tacos, agrupei-os e aos poucos tapei o buraco com os 3, já a pensar que se calhar não ia conseguir terminar... peguei na botija de espuma com co2, enchi, aguentou mas meio vazio, abri a outra botija de co2 e lá consegui chegar ao fim... mas sem antes perder cerca de 30minutos nessa brincadeira e quando acabei... já estava um dos tacos a sair... sorte no meio do azar.

Coisas que acontecem... agora vou ver se consigo vulcanizar o pneu, pois o piso ainda está em bom estado.

Mas essa dos 4parafusos... bem... partiu ou soltaram-se? Realmente é algo bastante anormal.
 
  • Like
Reactions: PXL

klaser

Well-Known Member
Se forem parafusos de alumínio, é normal...primeiro desaperta um,o gajo nem nota, depois os outros já frouxos,podem partir como faca em manteiga quente,todos de uma vez...Já faz tempo que desisti de usar estes parafusos bonitinhos em alu,além de fracos, muitas vezes até na manutenção (trocar pratos,limpar,etc,etc) eles partem ou moem em casa mesmo,só como o ato de desapertar...
 
  • Like
Reactions: PXL

camponubla

Well-Known Member
Eu a uns 30 km da meta, entre Braga e Barcelos...já junto ao rio, como era uma zona que dava para rolar (não muito pq as perninhas já se queixavam)....nem sei como mas, ou o pedal ou a roda datrás bateram numa raiz escondida, saí a voar e eu e a bicla fomos para contra uma árvore........guiador partido e suportes do espigão também!!, lá arranjamos um pau para enfiar no guiador por dentro e outro por fora e com fita isoladora desenrascamos. O selim foi mais complicado, mais ainda consegui sentar-me nos seguintes 20 km, mas os últimos 10 tive de fazer-los todos em pé.......

Eu por sorte, não me magoei muito....



 
Last edited:

camponubla

Well-Known Member
A sorte foi não ter-me magoado e no final, poder continuar até a meta.
Fiquei apreensivo com o assunto do guiador, em carbono, mas na 2ª dediquei-me a trocar o guiador e espigão pelos de origem, para poder andar na bicla esta semana, e reparei que o mando twinlock que estava do lado que recebeu a pancada estava todo empenado. Para endireitar-lo tive que usar duas chaves e fazer alavanca.......e bastante força para conseguir que "mexesse".....Por isso, acredito que o golpe que recebeu foi grande.

Em relação ao espigão, não sofreu danos visíveis (nem o selim), o que partiu foi a peça que segura nos carris.
 

davidream

Active Member
bOAS!
Realmente ao ler os vossos relatos!!até arrepia :( eu saí desse Domingo com um grande empeno!!:p mas felizmente sem stresses mecânicos,apenas físicos :) 160Km's realmente são prova de resistência a todos os niveis. No fim é lamber as "feridas" e siga para a próxima (5 cumes alguém? :D)
camponubla como te compreendo... quando caí devido a paralelo molhado e parti um guiador tune :(:( andei uns dias fulo da vida! mas faz parte do nosso metier! siga que melhores dias virão!
Cumps
 

camponubla

Well-Known Member
bOAS!
Realmente ao ler os vossos relatos!!até arrepia :( eu saí desse Domingo com um grande empeno!!:p mas felizmente sem stresses mecânicos,apenas físicos :) 160Km's realmente são prova de resistência a todos os niveis. No fim é lamber as "feridas" e siga para a próxima (5 cumes alguém? :D)
camponubla como te compreendo... quando caí devido a paralelo molhado e parti um guiador tune :(:( andei uns dias fulo da vida! mas faz parte do nosso metier! siga que melhores dias virão!
Cumps

É mesmo isso, "faz parte" :)

Era para fazer os cumes sim (até já tenho a camisola e dorsal em casa), mas vou para outra aventura; Porto-Lisboa de fininha num dia :-D com a malta da Ribeiro's
 

Mr.sa

Active Member
Eu vou ver se estou lá para o controlo 0. É que aquilo, basta meia hora depois do controlo 0, e já partes do meio para o fim
 

camponubla

Well-Known Member
Eu sempre que vou procuro ir mesmo ates da abertura do controlo 0, e já há fila para aceder!...depois deixo ficar a bike e saio da box...
 
Top