Mavic Crossmax SL 29

lmferreira

New Member
Depois de uns bons testes e de alguma rodagem, nada apontar de negativo a estas rodas. Rolam bem, boa rigidez lateral. Recomendo.
 

bel-to

New Member
Pois tambem sou um que anda com mavic sl e so tenho a dizer bem delas,sao fantasticas e com um cantar que è um espetaculo!qualidade Mavic
 

JoaoBXC

New Member
Boas!

Comprei uma Canyon com umas de origem também... Já levam uns 800km e muita por tadinha! Até tenho de confirmar melhor mas acho que já tem uma pequena folga. Da outra vez andei a investigar e encontrei um parafuso do eixo do triângulo traseiro e do lado de dentro da roda estava despertado...tirou alguma folga mas tenho de ver melhor.

Bonitas são!:) o peso é que não ainda vi bem mas agora que tenho uma balança nova tenho de as pesar.

Venho de umas crossride 29 e a descer e curvar a diferença é brutal! Mais controlo e menos pacada no lombo. Deve haver mais vantagens mas é isso é pra especialistas...: p

Cumps!
 

RicardoCupra

New Member
Tenho umas montadas na raven e nada a dizer ou acrescentar a umas rodas desta gama, apos 1200kms ja com muita agua, lama e pancada as rodas estão impecaveis.

Ainda não levaram nenhum trabalho extra de manutencao ( mas deverá ser feito em breve) "cantam" como se fosse o primeiro dia delas, e o rolar está perfeito.

O que mais destaco nas rodas, alem do aspeto que acho brutal (embora susceptivel de gosto pessoal) é a rigidez lateral.

Se fosse hoje, compraria de novo.
 

edununo

Well-Known Member
As minhas estão com 1521 kms segundo o strava e tirando um raio algo marcado de uma pancada, estão excelentes.
 

JoaoBXC

New Member
Boas!

Levei a bike para uma primeira manutenção pós-compra, e já me mudaram rolamentos na roda traseira... as pancadas das predas e afins tb já fizeram algumas moças. Estranhei o facto de serem em carbono mas por debaixo da tinta se notar uma cor do tipo aluminio...ja me disseram que cor não seria mesmo igual ao carbono. Pena a facilidade com que se esmurram. Gosto de descer por isso é virei para FS outra vez mas não há milagres...

A bike já leva uns bons kms:
https://drive.google.com/file/d/0B8J-CDO56JWXUWF4eG5reEcwRHc/view?usp=sharing

Para já estou satisfeito! Só falta a ferramenta para fazer as ditas manutenções em casa.

Cumps!
 
Last edited:

edununo

Well-Known Member
Estas rodas não têm aros de carbono. São de alumínio.
A única coisa em carbono é a parte exterior do cubo da frente.
 

JoaoBXC

New Member
Não sei onde li mas achava que eram de carbono. Estava a tentar ver no site da mavic outra vez mas não está a funcionar...

Na bikeradar diz realmente que são MAXTAL, um aluminio mais leve que o 6106. Está explicado. O cubo da frente tem o aspecto de carbono sim e o de tras é um preto mate.

Só espero é que não lhes aconteça nada, que ter de mandar as rodas para a Mavic e esperar 2 ou 3 semanas é horrivel...
 

RicardoCupra

New Member
Como ja referiram e bem os aros das SL não são em carbono...

Em 1200kms trocarem os rolamentos não sei se será normal. Eu ainda não efetuei nenhum tipo de intervencao nas minhas no entanto ja me falaram em alguns cuidados a ter com as mesmas, não sei se a malta aqui tem conhecimento e pode ajudar:

Falaram em na facilidade das cabeças dos raios, por serem roscadas, ficarem demasiado agarradas ao aro, partindo depois em caso de tentar afinar a roda, falaram me inclusive numa lubrificacao de quando em vez das mesmas de forma a que nao aconteca isto, lubrificacao essa que não vou arriscar de todo fazer, até porque nao costumo mexer neste tipo de componentes.

A nivel de intervencoes sei que as SLR gastavam uma especie de anilha interna no cepo traseiro que quando ganhava folga se podia mandar fazer em teflon ao torneiro com umas decimas a mais para que o cepo ficasse mais justo, prolongando a vida do mesmo, talvez o mesmo aconteca com as Crossmax... ainda deve ser cedo para isto comecar aparecer no youtube mas nas SLR se pesquisarem ha muita informacao sobre isto.

De resto as rodas são como ja disse um abuso, valem bem trocas esporadicas, e diria até menos intervaladas dos rolamentos, pois sao os elementos mais baratos e que muito peso tem na saude seja de que rodas forem.
 

JoaoBXC

New Member
Boas!

Esqueci-me de editar o post em que disse ter sido trocado rolamentos na roda de trás....pois não foi verdade. No passado sábado encontrei o dono e o mecânico da Pedalar no Castêlo da Maia e afinal,só apertaram o cubo e lubrificaram. Estava com alguma folga, possivelmente da oficina que tinha ido antes. O que é certo que o "cantar" da roda ficou diferente, talvez pela massa nova não sei e como o homem na hora disse me por alto o que tinha feito mas não disse qual dos rolamentos pois o mecânico já não estava.

Adoro as rodas mesmo! Ficam fantasticas com a bike e a rigidez é muito boa. Este sábado fiz a média Cipolina da Rota das Cebolas e aquilo foi um ENORME teste a bike e aos componetes. Rebentou-me o cabo das mudanças atrás a 10km do fim, não sei se por ter apertado o cabo no desviador de maneira incorreta ou por uma pedra, que nessa descida estava recheada delas...:p No mesmo dia ficou resolvido( depois de muita luta e pesquisa para saber como se passa um cabo interno numa canyon :confused:) O pessoal da decathlon tambem não fazia ideia mas lá fui eu para casa desenrascar-me e não há coisa mais fácil!:fpalm:
 

J.M.F.F.

Member
Andei á procura de feedback destas rodas e encontrei aqui no forum.
Sendo assim vou partilhar o seguinte. Comprei umas SL a uma colega do BTT 3 meses depois dele as ter comprado (fizeram uma maratona segundo ele) pois decidiu comprar as amarelinhas de edição limitada. Aconteceu o seguinte, quase desde o inicio que notei um estalar constante dos raios e alertei-o para esse facto, entretanto os raios começar a desapertar com frequência, e neste fim de semana numa descida partiu um raio e empenou um pouco mas chegaram ao fim. Para que percebam o tipo e tempo de uso, elas já fizeram 10 maratonas, 6 provas de XCO e uns quantos treinos. Conclusão estou um pouco desiludido em comparação com as SLR que quanto mim eram mais robustas. Atenção que sempre tive mavic começando pelas crossride passando pelas st, slr. Agora e dado que têm 1 e 3 meses entou a pensar em ir á loja onde foram compradas para se tentar accionar a garantia. Qual a vossa opinião? acham que devo accionara a garantia? Obrigado.
 

RTC

Super Moderador
Eu acho é que nos "tempos da Mavic" não havia as opções que há agora. E por isso sentimos mais os defeitos.
No entanto a Mavic está a ter falhas que não fazem sentido numa marca que fabrica rodas "há seculos".
Tenho umas Mavic SL 650b. No geral estou satisfeito mas aquele ajuste dos cones da rodas de trás enerva-me. Para não ter folga aperta-se demais o cubo. Para o cubo ficar bem soltinho fica com uma ligeira folga. Bahhh.

Em estrada tenho umas Cosmic 40C. 1 ano e tal e tenho os raios todos ferrugentos! Entretanto...garantia com ela.
 
Começo a ficar um pouco apreensivo com estas rodas, ainda antes de me decidir se compro ou não.
Vou trocar de bicicleta, a mesma trás as novas ZTR Crest(pelos vistos melhores que as anteriores) e por já ter umas na atual bike achei que devia mandar um salto e ir para estas novas SL, que ficariam a matar pelo menos esteticamente na nova montada, mas apesar de achar as SLR feias começo a achar que estas já não sofrem da fama positiva que tem as SLR.
Sem ser estas SL não sei para onde me virar, queria algo do mesmo "calibre" em all black.
 

edununo

Well-Known Member
Tenho as minhas há cerca de ano e meio e tirando o tal ajuste que o RTC fala, os problemas são zero. Para a roda andar soltinha há uma ligeira folga. Já nas anteriores SLR me acontecia isso. Já aceitei como feitio.
De resto não tenho queixas. Nada de raios partidos, embora tenha um de trás bem maltratado devido a um pau que se lá meteu.
 
Top