Mas afinal Tubeless ou não...

bruno69

New Member
Boas,
Existem no forum vários tópicos sobre pneus tubeless; preços, pesos, técnicas de montagem, marcas, líquidos, fitas, enfim...tudo.
Mas o que eu queria mesmo era ouvir a opinião de quem tem conhecimento de causa sobre se vale a pena ou não avançar para penus tubeless.

É o seguinte, a minha GHOST vinha com 2 Rocket Ron 2,25 de origem com camara de ar. São grandes pneus mas derretem como manteiga (pricipalmente no alcatrão) e furam muito. Aconselho apenas a quem quer um pneu de competição leve de excelente tracção (a frente e atras), não aconcelho a quem quer durabilidade e fiabilidade.

Decidi avançar para um Maxis; High Roller atras e Ignitor à frente (ambos 2,1).

O tipo que mos vendeu perguntou se não queria por os mesms pneus mas tubeless. Não sabia responder, fui ler:confused:.

O que li:

Vantagens do tubeless:
- Fura muito menos
- permite menores pressões (?)

Desvantagens do tubeless:
- É mais caro (compro os normais por 30€, tenho camaras de ar e líquido. A montagem tubeless o tipo fazia tudo por 50€)
- O peso é igual (Pneu tubeless+liquido+fita do kit contra Pneu+ camara de ar+liquido)

Como podem ver, não estou muito esclarecido...
Nem sequer percebo muito bem isso das pressões mais baixas...para mim é sempre até onde o pneu pode levar para reduzir superficie de contacto com o solo reduzir atrito e probabilidade de furo.

Agradeço as vossas opiniões esclarecidas.

Muito obrigado
 

andremariz

New Member
E que tal responder ao homem, não será mais fácil?

Os pneus tubeless dizem ser qualquer coisa mais leves e mais resistentes a furos. A vantagem de poderes andar com pressões mais baixas prende-se com a tração. Pressão mais baixa, mais tração. Mas claro, também não vais andar com eles quase vazios.

Eu tenho um maxis ignitor a frente e não consigo andar com ele na pressão recomendada. Não sinto segurança. Ando sempre com ele um pouco a baixo. Mas assim corro o risco de trilhar a camera de ar como já aconteceu. Se tivesse tubeless já não acontecia.

Ab
 

mrfo

Member
Desde que uso tubeless nunca mais fiquei apeado por causa de furos. O unico que tive, o liquido vedou. Para além disso, permite menores pressões e ligeiramente mais conforto. Não volto a usar câmaras.
 

abelha2

Active Member
Na minha opinião, a vantagem do tubless nesse tipo de pneus (rocket ron) é que como as paredes laterais são muito finas, e trilham as camaras de ar nas pedras, com tubless isso já não acontece.

No meu caso, como uso pneus mais robustos (swalbe black jack) não tenho problemas com furos (já vou no segundo pneu, com a mesma camara com gel anti-furo. E só vou muda a camara agora, porque a valvula está meia pirada).

Portanto o meu concelho é, se usas pneus ultra leves, com as paredes laterais muito finas, baixas pressoes (o pneu faz um bocado de barriga, e ao embater numa pedra esmaga a camara de ar contra a roda, e esta fura) provavelmente é melhor usares tubless. Se não costumas trilhar as camaras de ar, eu mantinha camara de ar, por ser mais em conta.
 

mlouro

New Member
A minha bike também vinha com RR e realmente, podem ser bons pneus de competição, mas para quem faz BTT por lazer tornam-se muito caros.. Um dos primeiros upgrades que fiz foram umas rodas tubless (Mavic Crosstrail) e pneus tubless (também Maxxis, mas ADVantage e Crossmark em 2.1). Posso-te dizer que não notei diferença a rolar, talvez até tenha perdido porque o RR atrás já era um pneu slick apesar de só ter 700km. As vantagens para mim foram, 0 furos, e já lá vão uns 2500km, o conforto aumentou devido às pressões baixas, pois com pressões baixas sente-se menos as irregularidades do terreno, e também uma segurança muito maior, não só pelo próprio pneu em si, mas também pela tal questão das pressões mais baixas (o pneu modal-se melhor à curva). Agora, acho que as vantagens do tubless variam muito de pessoa para pessoa e do que percebi, acho que só vais sentir vantagens se a) gostares de rolar e com tubless reduzires o peso das rodas b) gostares de zonas mais técnicas e de uma condução mais "desportiva", onde um pneu mais robusto e a utilização pressões mais baixas faz a diferença.
 

petiagos

New Member
A minha bike vinha também com os Swalbe 2.25 EVO Tubless Ready, um rocket ron frente e racing ralph atrás.
Bons pneus sem dúvida, leves com carateristicas de competição e um tudo nada exagerados para quem faz um xc pouco agressivo ou maratonas. O rocket ron à frente com camara normal é propenso a furos. Dai ter convertido estes pneus em tubless, e são fáceis de converter pois são Tubless Ready. Desde dai ... fiquei rendido o tubless, tanto a rolar em estrada, estradões e trilhos... e com pressões mais baixas que o normal ... é como dizem ... o pneu molda-se o terreno, não havendo tanta correcção da direção devido ás irregularidades do terreno. Mais tração e conforto.
Ando com a pressão mais baixa, mas não muito ...nunca prejudicando a segurança do pneu !!!


Quando estes forem à vida terei 2 opções:

- SwalbeEVO Tubless Ready,rocket ron frente e racing ralph atrás ... mas na medida 2.1
- Experimentar os Rubena ... muita malta fala bem deles ...e fiquei curioso ( claro em tubless, sejam eles de origem ou convertidos)
 
V

vader

Guest
Tubeless ready só em terrenos amigáveis .São muuuiiito frágeis das paredes laterais, tudo bem que são leves , mas nunca se anda descansado, já fiz um rasgo num e lixo, a passar por cima de caliço de tijolos.
Para mim só tubeless ust.
Cumps
vader
 

bvilela

New Member
Boas, vou deixar aqui a minha experiência que talvez possa ajudar.
Tinha uma SPZ FSR XC com rodas de origem e pneus de origem.
Quando precisei de trocar o pneu de trás coloquei um Michelin Country AT (se não estou em erro).
Passados uns tempos comprei as rodas Mavic Crossmax SLR com a ideia de passar para Tubless (depois de muito ler sobre vantagens e desvantagens).
As rodas chegaram mas os pneus vinham de outra loja e ainda não os tinha.
Com a vontade de testar as rodas comprei outro pneu Michelin (igual ao que já tinha) e usei as rodas com câmara de ar.
Notei a bicicleta com um desempenho diferente, mais rápida e mais leve.
Quando chegaram os pneus (Schwalbe Racing Ralph para trás e Rocket Ron para a frente, ambos UST e medida 2.1) coloquei-os e aqui sim notei uma grande diferença na bicla, para melhor claro.

É claro que que os pneus devem ser mais rolantes que os da Michelin, mas penso que o peso tirado às rodas terá sido a grande diferença.
Poderia ter tirado ainda mais peso, indo para uns Tubless Ready (que também são mais baratos), mas como sou um bocado desconfiado com as questões de segurança e como tinha lido de situações em que os pneus saíram da roda escolhi os UST (esta situação também pode acontecer com pneus + câmara).

Penso que a maior desvantagem será o preço dos pneus.
Eu estou convertido e não quero outra coisa.
Já agora de decidires colocar tubless não te esqueças de levar uma câmara de ar na mochila (eu já precisei dela duas vezes).

Cumprimentos, BV
 

2008

New Member
Eu uso umas Crossmax ST + Rocket Ron Tubless Ready , mas com câmara de ar. Como tenho 100kg tenho algum receio dos pneus saltarem dos aros.
Será que posso utilizar tubless em segurança?????

Obrigado
2008
 

edununo

Well-Known Member
Os pneus Schwalbe Tubeless Ready têm talões como os das versões UST. Não é por aí que perdes segurança, ainda para mais com umas Crossmax ST que são UST Tubeless.

What does Tubeless Ready mean?

Tubeless Ready tires are not Tubeless tires. However, they can be converted to a Tubeless tire by adding a sealing fluid. Schwalbe Tubeless Ready tires have a specially formed and coated tire bead. This seals the rim very efficiently and provides safe seating.

in:
http://www.schwalbe.de/gbl/en/techn...D_Sprache=2&ID_Seite=415&tn_mainPoint=Technik
 

petiagos

New Member
Os pneus Schwalbe Tubeless Ready têm talões como os das versões UST. Não é por aí que perdes segurança, ainda para mais com umas Crossmax ST que são UST Tubeless.

What does Tubeless Ready mean?

Tubeless Ready tires are not Tubeless tires. However, they can be converted to a Tubeless tire by adding a sealing fluid. Schwalbe Tubeless Ready tires have a specially formed and coated tire bead. This seals the rim very efficiently and provides safe seating.

in:
http://www.schwalbe.de/gbl/en/techni...nPoint=Technik


Exacto ... plenamente de acordo .... estes pneus não são Tubless mas as paredes são reforçadas, ou seja, não é a mesma coisa que converter uns kevlar, em que as paredes são mais frágeis.
Agora azares acontecem sejam nestes, sejam dos UST, sejam nos kevlar convertidos.
Pelo menos é a minha opinião ...
Se houver outras opiniões diferentes ... avançem ...​
 

mlouro

New Member
petiagos, não me parece que tenhas traduzido bem.. os tubless ready têm é o sistema de encaixe no aro como UST, logo, o risco de saltarem fora do aro é inferior.. quanto às paredes laterais, também existem Schwable UST, esses sim com as paredes laterais reforçadas.. O pessoal pode procurar muito, mas não há milagres do peso.. o que se pode e deve fazer é escolher o pneu adequado para aquilo que se faz. Para alguém que só ande em estradões e com pressões altas, uns pneus convertidos ou tubless ready provavelmente nunca vão dar problemas.. é uma questão de compromisso.
 

wawando

Member
Bom dia,
E para a Serra de Sintra, o que recomendam?
Tenho uns rocket ron e no outro dia cheguei ao fim de uma descida em que dei bom andamento (literalmente a voar por cima das pedras) tinha as 2 rodas furadas ambas com a câmara de ar trilhada e furada dos 2 lados.
Tinha os pneus com bastante pressão (não sei precisar, mas não faziam barriga nenhuma mas tb não estavam pedra).
Se usasse tubeless teria sido melhor ou pior?
Devo mudar de pneus para uns com "paredes mais fortes"?
Tenho que aumentar a pressão?
Ou foi um azar? Como vinha a descer a fundo no meio das pedras ía a saltar por todo o lado e não me lembro de sentir nada de especial.

Obrigado
 

bruno69

New Member
Obrigado pelas opiniões e experiencias partilhadas. Têm sido esclarecedoras.

Apenas uma pergunta:
Muitos referiram que pressões mais baixas correspodem a melhor tracção, mais conforto e segurança, mas não corresponderão também a um muito maior atrito a rolar em piso duro (estradão ou alcatrão)?
 

edununo

Well-Known Member
O talão do pneu (zona que encaixa no aro) dos Tubeless Ready da Schwalbe são identicos aos UST. A diferença é não terem a camada estanque que os outros possuem.
 

jfvo

New Member
Boas,

eu sempre tive câmara de ar, à cerca de meio ano mudei para tubless, as rodas são umas Mavic Cossmax Enduro, que apesar dos anos tinham poucos Kms, estão novas, devido ao pouco uso que tiveram.
Problema é que com câmara usava pressões na ordem dos 2.5 bars, como sou relativamente leve tudo sempre funcionou bem (74kg).
Agora com as rodas mencionadas com o Pneu RUBENA CHARYBDIS TUBELESS SUPRA 26x2.0 (montado na roda da frente), a pressão nunca pode baixar dos 3 bares, pq se baixar o pneu despeja, logo perdi conforto.
Conclusão, como me explicão a situação, pois queria voltar às pressões mais baixas...
 

bvilela

New Member
@bruno69
A resposta poderá ser, sim e não. Existem outros factores.
http://www.mtbonline.co.za/downloads/Rolling_Resistance_Eng_illustrated.pdf
Repara como o Racing Ralph passa de menos resistente em estrada para uma posição intermédia em outros tipos de terreno.
No gráfico do tópico 3 podemos ver como o aumento de pressão torna o pneu mais ou menos resistente consoante o tipo de terreno.
A pressão tem influencia mas não é o único factor.

Cumps.
 
Top