Marzocchi MX Danificada - Risco numa das pernas

#1
Marzocchi MX Danificada - Risco numa das baínhas

Boas,

Tenho uma Marzocchi MX COMP ETA (2006).

Numa queda fiquei com um risco numa das baínhas (a do ar, e não a do bloqueio) e reparei que a suspensão perde ar se abuso um pouco mais dela.
O risco é suficiente para que quando passo com a unha, esta fica lá presa.

Pode a perda de ar estar relacionada com o risco na baínha? ou apenas devia perder óleo?


PS: Tenho andado pouco este ano, logo não queria mesmo investir numa nova. Caso encontre solução para o risco ou para a fuga de ar, quero fazer eu a revisão/manutenção da mesma, já que o valor da suspensão não justifica grandes investimentos.
 
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Jepas

Super Moderador
#2
Se perder ar pelo "risco", é porque tens um buraco além do risco. Duvido que tenhas feito um buraco, mas para verificares podes usar a mesma técnica que se usa para detectar furos nas câmaras: borrifa a perca com água e sabão e espera que faça bolhinhas, se não fizer é porque não está a sair ar por aí.
 
#3
Penso que é apenas risco exterior.
Exteriormente nao apresenta mossas, espero que no interior também não.

Quando falei em "perder ar pelo risco" pensei que quando a suspensao afunda mais e o risco passa pelos retentores, pudesse haver perda de ar por aí.
De qualquer das formas vou seguir o teu conselho mais logo quando estiver com a bicla.

Que há de mal com um risco na bainha além das impurezas que possam entrar na suspensao?

Por onde pode sair ar na marzocchi? Ainda não consegui descobrir se o ar fica directamente dentro das pernas ou se existe alguma cartdrige selada.

As revisões anteriores foram sempre feitas por um especialista.


edit: já tenho o manual de serviço das Marzocchi de 2006. resta-me saber se se há mossas ou buracos, e caso não como eliminar os riscos da perna.
 
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Jepas

Super Moderador
#4
O ar está dentro da perna (esquerda, normalmente). O risco, quando é muito grosseiro (com rebarbas) pode eventualmente danificar os retentores das baínhas. Os retentores são responsáveis por impedir que entrem impurezas para dentro das bainhas e pela lubrificação das pernas dentro da suspensão. Ou seja, os retentores apenas servem para impedir que a lubrificação das pernas saia e que as impurezas entrem para dentro das bainhas.

A suspensão perder ar pode dever-se a algum problema na cartridge do ar que está dentro da perna esquerda.
 
#5
aqui vão fotos:





para já, troquei a valvula schradder por uma nova. vou fazer um teste.

a operação foi igual à substituição da valvula numa camera de ar.
igual também quando se mete liquido anti furo na camera de ar.
 
#6
Se notas que os riscos influênciam o desempenho da suspensão, como ficar mais presa, ou prejudicar os retentores, a zona dos riscos deve ser lixada com uma lixa muito fininha.
 
#7
A única solução que tenho lido é passar uma lixa muito fininha (por norma lixa de água) na bainha de forma a alisar toda a zona, assim deixar de ter rebarbas e o retentor já passa normalmente, mas ao passar a lixa sempre o mínimo possível.
 
#8
obrigado pelas dicas,
a suspensao ficou mais suave (pelo menos quando passo com os dedos) na zona do risco.

continua a perder ar.
ponderei trocar a valvula por onde entra o ar e respectivo o-ring. acham que ajuda?
pelo esquema da suspensao, pareceu-me a unica possivel fonte de perda de ar.
 
#9
ola

a fuga de ar, deve se aos danos na bainha.
essa suspençao nao tem camara de ar selada, o ar está em contacto com o oleo, e os vedantes
primarios internos já foram!!e sao eles que neste caso fazem a vedaçao de ar.
o que se ve na suspençao sao tapa pós.
isso tem reparaçao, tem que se depositar resina epoxi nos riscos
e rectificar a bainha, e claro levar vedantes novos .
eu cá faço estas reparaçoes, se conseguires mao ha obra

cumpr

cv