Marzocchi Mx Comp - Dúvidas

Taiago

New Member
Comprei uma marzochi mx comp 105mm e tenho algumas dúvidas sobre a regulação da pressão e do rebound. Dado que faço maioritariamente xc queria saber como devo regular o rebound tendo em vista o maior conforto possível. Devo pôr mais rebound ou menos? Raramente faço drops e estou mais interessado sim no melhor controlo da bicicleta possível nomeadamente em piso muito acidentado por exemplo. E posso regular a pressão do ar com qualquer bomba de pé ou terá de ser uma bomba específica? A suspensão traz um adaptador logo devo poder usar qualquer bomba certo? Obrigado desde já.
 

Xure

New Member
Boas!

Quanto ao rebound, nada melhor do que ires testando até chegares ao ponto pretendido. Eu não mexi no rebound da minha mx comp eta 120, pois bastou-me regular a pressão para ficar no ponto em que queria.
Quanto à bomba a usar não te sei dizer ao certo, mas suponho que uma bomba normal não serve pois a forma como uma bomba de sups funciona não é a mesma de uma bomba de pneus. Há sim bombas que fazem as duas coisas. Isto é uma informação não confirmada.
Importante na bomba é a mesma ter um manometro para puderes medir a pressão que vais colocar, pois sem isso não tens referencia alguma a não ser a "olho".

Abraço
 

Jepas

Super Moderador
Re: Marzocchi Mx Comp - Dúvidas

Para suspensões são precisas bombas de alta pressão:

A specialized tem um modelo que tem as duas funções: grande volume (encher pneus) e alta pressão (suspensões a ar).

Specialized Windpipe Frame Mount Shock Pump, PVP 39 euros
Specialized_Windpipe_Frame_Mount_Shock_Pump.jpg


Existem bombas específicas só para suspensões:
D_245%20EKOPA8.jpg


(baixo volume mas alta pressão)

Quanto à regulação do rebound: http://www.forumbtt.net/index.php?topic=5865.0

Jepas
 

FDura

Utilizador Banido
Eu não mexi no rebound da minha mx comp eta 120, pois bastou-me regular a pressão para ficar no ponto em que queria.
Faço do XURE as minhas palavras, Quanto á bomba eu adquiri uma especifica de alta pressão "Specialized - Igual á que o JEPAS postou" para o amortecedor que já tinha, pois segundo pesquisas que fiz não se deve utilizar o compresor nem outro tipo de bomba pois poderá dâr cabo dos amortecedores e suspenções. Em qualquer loja de bikes têm essa bomba em serviço e carregam-te a suspenção ao teu gosto (eu utilizo 30 psi).
 

studer

New Member
A questão do rebound muito lento, n posso concordar muito... Se for muito lento e se estiveremos numa suceção de irregularidades, creio q ela irá afundar muito... Rebound lento creio ser mais para saltos em q n queremos q ela retome a sua posição original demasiado depressa...

Sou da mma optinião acerc ada sbombas. Usa uma especifica para tal. Na minha MX Comp ETA de 100m uso entre 38 e 42 psi.
 

haroMan

Member
Em relação ao rebound não te vai ser fácil de fazer muitos testes pois a regulação é interna e tens que desmontar a suspensão para o regular.

Pela minha experiencia bastou a regulação de pré-carga no momento da montagem e nunca mais mexi nela. e já la vão 3000km.
 

tlages

Member
Tambem tenho uma MX Comp igual à tua e dou-lhe o mesmo tipo de utilização, XC!
Não tive necessidade de mexer no rebound, mantive a regulação que trazia.
Quanto à regulação do ar, com a bomba adequado coloquei a pressão aconselhada para o meu peso de acordo com o manual.

Boas pedaldas
Tiago Lages
 

sqbltz

Member
Viva,
Tambem tenho uma dessas e até ao momento tem-me servido muito bem. :D
O rebound só foi mexido na ultima ( e única) revisão para por um tico mais rápido. :twisted:
Mas não é coisa que se faça com facilidade porque é neceessário abrir uma das pernas.
Normalmente verifico a pressao do ar antes das voltas, 40 PSI para um peso de 72Kg.
Embora o correcto devesse ser o peso suspenso em cima da suspensão, i.e., o ciclista + mochila + água + o que for.....
Desde a revisão perde um pouco de ar na perna direita mas quase nada. :shock:
Uso uma bomba Windpipe da Specialized que anda sempre comigo porque dá para tudo.
Não aconselho de todo bombas que não sejam especificas para suspensões por causa do volume de ar injectado duma vez.
As suspensões usam alta pressão mas muito pouco volume de ar.
Nunca usar as bombas das bombas :cadeirada:
Espero ter ajudado

Boas pedaladas
 

carocha25

New Member
boas malta do pedal

Aproveitando este "tospico"...como regulam a pressão da suspensão??? é que eu coloco a bomba, meto na pressão que quero....e depois ao retirar a bomba ela perde toda a pressão a mais que lhe meti...ja tentei ser rapido a desenroscar...mas acontece sempre....solução meti pressão a mais e agora esta boa...mas não tenho a ceretza que esteja na ideal para o meu peso....então não deveria ser uma coisa de precisão....ou é aqui o Nabo que esta a fazer algo mal?

Obrigado, abraçlo

Carlos
 

Xure

New Member
Boas Carocha.

A bomba deverá ter dois apertos, ou seja um que fixa a valvula e outro que permite apertar e desapertar sem perde de ar.
A minha por exemplo, tenho de apertar duas peças para não ter a perca de ar ao desenroscar. Ou seja aperto uma e de seguida aperto outra, dou ar e ao desapertar a primeira o contacto do pipo com a bomba já n se faz e por isso ao desapertar a segunda já não perder ar.

Basicamente uma fixa a valvula à susp e outra aproxima o pipo da bomba à sups.

Não sei se me expliquei bem, mas espero que entendas. :wink:

Abraço
 

carocha25

New Member
Pois....a minha (que não é minha...é emprestada) não....é do genero da dos pneus....um rosca e ta a andar....será da bomba então...

Abç

Carlos
 

Xure

New Member
Sim, vejo que essa bomba não funcionará convenientemente.
A solução é colocares mais pressão a contar com o que perdes ao desapertar. No entanto não vais ficar com valores mto correctos. :s

Abraço
 

Shadow

New Member
Se a imagem corresponde realmente à bomba, aconselho a comprares uma com a escala mais reduzida, pois as marzocchi trabalham com uma pressão relativamente baixa em comparação com as outras marcas de suspensões. Isto se quiseres ter uma boa precisão da pressão que metes na suspensão.

Abrs :wink:
 

ouriço

New Member
é normal que a bomba perca um nadinha de ar quando se desenrosca, que será o ar que estava na mangueira da bomba, mas é mesmo uma quantidade minima. do mesmo modo, quando voltas a a enroscar a bomba, a pressão vai descer um pouco, pois a mangueira vai voltar a encher-se de ar, mas deve ser uma diferença de uns miseros PSI's, acho.
 
Top