Marreiros Light-bike HT Carbon 29er -> KTM Myroon Elite (464)

Nozes

Active Member
Os meus PM25 até nem tinham folga,mas quando arranjei uns eixos usados em titânio,estes já vinham um pouco gastos,e ficaram com folga...mas é muito raro dar por isso em andamento,não me incomoda mesmo nada.
Claro que não tenho os watts para passar as crank's que certas pessoas têem ;)

Os pedais Shimano são o ícone de durabilidade e solidez nos componentes de btt,mas o preço paga-se em gramas...muitos,neste caso.
No Mtbr fala-se muito de uns Xpedo XMF08TT que usam 3 rolamentos em vez de 1 rolamento + 1 casquilho,a pesarem 213 gramas...já deitaste o olho?
 

stuka666

Member
Também já ando farto dos exustar e devo experimentar uns ritchey paradigm.

Caso sejam como os exustar em termos de barulhos parasitas e mau funcionamento, entram uns xtr, uns time atac ou uns look.
 

Marreiros

Active Member
Amigo RTC a febre já passou... ;)

Por acso ainda não reparei nesse modelo Nozes. Uma opção a considerar! Thanks.

E guito para isso amigo Raquel? Ando em conteção de custos... Sinceramente ando mais voltado para o alcatrão e sou mas é gajo para trocar a minha Drossiger de alu com 9,5kgs por uma qualquer máquina de carbono devoradora de km's eheh.

Abraço
 
David, o que chegaste a fazer aos 4ti? Será que conseguia fazer qualquer coisa do género nos meus Sl? Ou achas que não vale o investimento?

Barato, bom e "relativamente" leve só conheço os Look Quartz... 280gr por cerca de 50 notas...
 

David Raquel

Active Member
Bruno como sabes os eggbeater têm 2 problemas. O primeiro é a folga no casquilho de teflon com que ficam passado alguns meses mas esse é resolvível com o rebuild kit e ficam como novos. Mas o grande problema é a folga com que ficam nas asas devido à falta de força da mola. Ao trocares as molas por umas de titânio estás não só a tirar peso (23gr as de origem, 9gr as de titânio) mas também a melhorar os pedais uma vez que estas acabam com o problema da falta de força da mola, os pedais ficam literalmente outros! Não sou o único a dizê-lo... Já arranjei molas dessas a vários amigos e a opinião é unânime, transformam os eggbeater nos pedais perfeitos!
Além da troca das molas, usei uns eixos 3mm mais curtos que os de origem para melhorar o q-factor e usei veios de AL, ficaram com 145gr o par de 4ti.

Conseguir fazer nos SL consegues, o "problema" é que só as molas em titânio custam quase o mesmo que um par de SL novos (fora o resto) daí que a meu ver não compensa...

Abraço

David
 
Obrigado David pelo esclarecimento.
Acho que vou simplesmente trocar os eixos por uns de titânio... aconselhas alguns? Estou tentado pelos do Ian, mas tenho algum receio que crie folgas...

Peço desculpa, e ao mesmo tempo obrigado, ao Marreiros por estar a aproveitar o seu tópico.
 

David Raquel

Active Member
ehehehe

Bruno não te aconselho esses eixos, são baratos mas não prestam! Ganham muita folga e partem que nem palitos de la reine...

Vai antes para os ward, mais caros mas de qualidade soberba!

abraço

David
 
E já experimentaram os pedais BEBOP?
Se ainda não experimentaram recomendo pelo menos que pesquisem para saber do que se trata, eu fui atrás das curiosidade e estou muito satisfeito. se mudar será pelos TI, já que uso os Stainless que não sendo os topo pesam abaixo de 200g, os TI de origem pesam 150g
20º de movimento livre dos pés sobre os pedais sem forcefeedback de molas exercido nas articulações, dos pés ou joelhos, logo mais saude.
Baixo peso,
Manutenção reduzida uma vez que não há molas ou outras peças moveis no pedal,
Menor distancia da sola do sapato ao centro do eixo do pedal, logo necessidade de baixar o selim, logo centro de gravidade mais baixo.
Q factor reduzido.
Compativeis com Btt e estrada.

Sorry pelo off topic

O único "inconveniente" é ter que desbastar o sapato uns 5mm onde passa o eixo, dado a proximidade da sola ao centro do eixo. No inicio tive pena de ter cortado o sapato um pouco, mas não me arrependo nada.

Dificilmente mudo de marca de pedais.
 

Conguito

New Member
Rui já tive uns 4 ti também uns SL e também já me rendi ao pedais xtr, a tendência WW foi-se esmorecendo com o tempo e com as necessidades de não haver margem para falhas nas provas. Um abraço
 

pimentoski

New Member
os paradigm v5 com 250 gramas e cerca de 50 euros (na net) também são uma boa opção preço/qualidade quem os tem não os considera inferior aos 540 da shimano...

já agora os bebop que falaram anteriormente também tem um bom peso mas depois tem um encaixe na sapatilha que pesa muito...

CYP195.pedals.bebop5396-399-75.jpg


e para comparar o peso "real" dos pedais devia-se incluir o peso do cleat, de que é que vale ter pedais de 210 gramas o par se os cleats pesarem por exemplo umas 200 gramas o para também? Na foto ainda falta a peça central que aperta e mais dois parafusos.
 
Last edited:
Gosto quando se procuram argumentos para justificar uma afirmação.

A questão do peso dos cleats vem sempre à baila, mas só quando se fala em Bebop...
Quanto pesam os restantes cleats no mercado?
E o peso dos sapatos? Porque não se tem isso em conta?
Por outro lado devido a ter que se remover um pouco do piso do sapato também aì se ganham umas gramas.

Os cleats por sinal pesam 75gramas e não 200, por isso os TI pesam com os cleats 225g, os meus que são mais pesados pesam 275g com os cleats. Não sei quanto pesam os cleats de outras marcas, porque esses o peso nunca importa ;)

Por sinal os Bebop serão tão maus pedais que a Speedplay durante anos tentou os abafar a marca nos USA, mas não conseguiu, mas lá que o mercado fala SPD e CB fala...

Nada como experimentar para saber do que se fala.

Mais uma vez sorry pelo off topic.
 

Giantfreerider

New Member
Pois....mas também 25g...ai a contar com os cleats já vamos também contar com o peso da sapatilha! ;)
E quando se pesa uma bike, é com pedais e não se conta os cleats.
Mecânico do Paladar: São interessantes os pedais...pena o preço! :(
 
Nnão vou estar mais em off topic aqui no canto do marreiros.
Se quiserem continuamos o assunto bebop no topico da bike que os usa, ou mandem pm que respondo sempre.
 
Last edited:

Marreiros

Active Member
Amigos podem continuar que é uma discussão interessante. ;) Mas a minha veia WW (que estava adormecida) "falou" mais alto e vê aí um par de pedais bem leves. ;) Quando os tiver coloco fotos na balança. ;)

Abraço e obrigado pela excelente troca de ideias.
 
Last edited:
Top