Maratona X100 Castelo Branco

clube Coolmenda

New Member
Boas Pessoal

O Clube Coolmenda Abre então o resclado desta magnifica prova.

Este ano de 2011, X100 Castelo Branco em minha opinião claro, está considerada a melhor maratona.
A organização este ano não foi atraiçoada por engraçadinhos e as marcações estavam todas no local correcto, bem marcações de perigo.
O traçado, X50 foi expectacular DURO DURO, mas bonito e digno de ser visitado com mais calma e observar a beleza natural da zona.

Esta prova merece a nossa atenção e para o proximo ano lá estaremos se assim se realizar.
Os abastecimentos foram bons , existia o necessario e em quantidade.
Banhos: Agua morna como sabia bem com o calor que se fazia sentir 35 Graus meus amigos.
Almoço: Porquinho no espeto com migas e feijão, BOM BOM

Jersey: Sobrio, mas bem conseguido, as cores bem organizadas, para se usar em todos os eventos .

Parabéns a toda a organização e as melhoras dos acidentados, que nem sempre as coisas correm como nós desejamos , mas o BTT é mesmo isto.

Sempre Em Altas E Força Na Pedaleira

Clube Coolmenda
 
Last edited:

PBM

New Member
Boa tarde...
Ora então la vai a minha opinião....X100 Tour...quanto as marcações, nunca me perdi, é bom sinal, até porque sou um bocado vesgo ehehhe, almoço, o porco no espeto estava uma maravilha, banhos eu já apanhei água fria, o que para mim foi uma maravilha, com o calor que estava quem é que queria água quente...
Parabéns....e até para o ano
boas pedaladas
 
Exelente prova ! Para quem queria uma maratona a serio dura e longa não podia pedir melhor. Quem estava mal preparado fisicamante sabia que era complicado, no meu caso... Mas mesmo assim chegei a horas decentes.
Parabens a organiçasão que estava bem em todos os aspectos.
 

casf

New Member
Boas pedaladas,

Se a X50 de 64km na minha bike foram de rebentar o corpo, imagino a X100.

As marcações estavam dignas de notas.
As "paredes" todos "altas" a necessitar de treino para as ultrapassar.
Abastecimentos com fartura e bem situados.
Tive de socorrer um amigo de uma queda que só foi resolvida no Hospital de CB, com vários pontos e a quantidade certa de ligadura. Podendo acontecer a aqualquer UM.
Os banhos do melhor, já o almoço, farto, fez-me passar o resto da tarde de volta da água.
A repetir, com BEM MAIS PREPARAÇÂO.

Pedaladas boas,
casf


blue O powered by
www.canyon.com - www.cgd.pt - www.delta-cafes.pt - www.abbottdiabetescare.pt - www.cofides.com - EcoSec Castelo Branco - Pro-Tec www.rutilva.pt - www.agmotosport.com - www.snvlight.com - www.vitargo.com
 

Fireblade

New Member
A organização está de parabéns!

A maratona X100 Race foi das mais duras que já fiz, os quase 110km com 2607m de acumulado, juntando a isto as zonas técnicas, a pedra solta e os rios fizeram da maratona algo duro. O que é de louvar!

Tudo estar óptimo, desde os abastecimentos sempre com isotónico,comida,fruta e água, até ás marcações que estavam perfeitas. Almoço, banhos, a partida extremamente bem organizada etc.

Obrigado pelo empeno! :) :)

Onde páram as classificações e as fotos?
 

vdarc

New Member
Viva

Também tive o prazer de participar hoje na X100, versão Tour, que além dos 62 km anunciados passaram para 67. Foi um bónus :)
A prova esteve excelente e as marcações muito boas. Fitas exactamente no sitio certo o que relegou para 2º plano a utilização do gps.
Almoço esteve óptimo, bem assim como os banhos. Uma palavra para os trilhos escolhidos, de rara beleza mas durinhos que chegue também :) e para a organização bastante empenhada e à altura dos acontecimentos.

Até para o ano.
 

claudio

New Member
Caros Amigos, aqui vai a minha opinião deste evento:
Trilho - Durinho, muito bem marcado e e com locais muito bonitos e refrescantes para alguns que decidiram dar umas banhocas durante o percurso.
Abastecimento - dadas as distancias, estavam no local certo (23km e 45 km) mas achei um pouco pobre face ao valor da inscrição e comparando com outras provas semelhantes.
Banhos - Balneários mais que suficientes para todos os atletas e felizmente que estava calor pois o duche com água tépida veio mesmo a calhar.
Almoço - Bebida e comidas farta para todos mas à semelhança dos abastecimentos, achei um pouco pobre face ao valor da inscrição.

Resumo - uma boa prova para repetir para o ano, em que a organização tem espaço para melhorar especialmente ao nível da alimentação


Cumps
Claudio

PS: Muitas da opiniões que ouvi no trilho e que também partilho...o pessoal dá mais valor à lembrança quando esta é um objecto relativo à região ou uma t-shirt que sempre serve para fazer inveja aos amigos que se baldaram ao sofrimento.
 

mmestre

New Member
Boas pessoal, deixo o link para o meu rescaldo:

http://marcomestre.lucridecimal.com/news/2-lugar-no-x60-castelo-branco-22052011/294


Rescaldo à organização:
- Parque para estacionamento: bom
- Levantamento de dorsais: rápido e eficiente
- Briefing: Bom, foram explicados os abastecimentos e os locais mais complicados
- Partida: boa partida, sem complicações, mas fora de horas
- Marcações: Excelentes marcações, do melhor, nunca tive dúvidas
- Abastecimentos: Bons, apesar de só usufruir de água
- Banhos: Morno como se desejava
- Almoço: Gostei do porco assado no espeto. Bebida à descrição.
- Entrega de prémios: Com direito a pódio, com prémios e camisola de vencedor, apenas a apontar a hora da entrega dos mesmos, muito tarde para que é de longe e já tinha acabado a prova à muito tempo, o que nos obrigou a uma longa espera
- E por último, uma nota pela segurança, tentar ter pelo menos pessoal do staff na passagens de estrada, algumas delas perigosas e sem que alguém estivesse a mandar para o transito.

De resto parabéns à organização e para o ano lá estaremos ;)

Cumpts.
Marco Mestre
 

MX100

New Member
Caros amigos, os nossos agradecimentos.

Para começar, dizer que estou com uma ressaca (de trabalho) terrível. É muito complicado para as associações (não profissionais) por de pé estes eventos, e ao mesmo tempo cumprir com a nossa vida normal de trabalho. Só por isso todas as organizações amadoras de eventos deste género devem ser louvadas.

A prova foi de facto bastante mais dura do que o esperado, MEA CULPA, porque o traçado RACE não houve tempo de ser feito por completo de bicicleta, pelo que o acumulado anunciado apresentou-se bastante mais elevado, em relação ao obtido no software com a colagem dos vários troços. No entanto a diferença até a mim me surpreendeu, enfim, estamos sempre a aprender. Foi como disse o António Faísco, o acumulado apresentado não tinha IVA.

Em relação à segurança no cruzamento de estradas todos os locais estavam assinalados e as estradas principais tinham STAFF, bem como sinais de STOP em alguns locais. Todos sabem que nestas provas há que cumprir com o código da estrada e respeitar quem circula na via. É impossível fechar durante 10 horas um percurso que no seu total tem mais de 140 km, e também é mais fácil ao atleta para durante alguns segundos e esperar que os carros passem. Dou como exemplo a Transportugal, onde este ano os participantes eram obrigados a parar nos cruzamentos mais perigosos, mesmo que não viessem carros, ficando essa paragem registada no GPS. Muitos houve que apanharam penalizações de 30 min por não terem parado.

Em relação aos 10 ou 15 minutos de atraso na partida deveram-se, entre outras coisas, aos muitos participantes que se atrasaram a levantar o seu PACK, houve gente a pedir o dorsal até às 8:55 imaginem!
Por outro lado a montagem da meta também foi algo demorada porque não pudemos montar nada no dia anterior devido a uma prova de automóveis que houve no local.

As classificações finais vão ser postas online em breve. Provavelmente hoje ao fim da tarde, bem como as galerias de fotos.

AGRADEÇO PESSOALMENTE A TODO O STAFF QUE SE DISPONIBILIZOU PARA COLABORAR NA PROVA.

Abraço a todos

AQ
 
Last edited:

Maroco

New Member
Boas

Os meus parabéns a todo o STAFF desta organização por uma magnífica prova.
Excelente traçado a repetir para apreciar melhor, muito boas marcações e bons abastecimentos.
De realçar a boa organização da partida.
Contem comigo para as próximas. :)

Já à algum tempo que queria pedalar pelos trilhos da minha terra e foi finalmente este fim de semana.
Um percalço com o desviador traseiro tornou a volta um pouco mais difícil mas deu para terminar.
Como sugestão de melhoria e dado que a prova ocorre numa altura de muito calor, talvez fosse boa ideia ter uns mais uns abastecimentos de líquidos.

Boas pedaladas
Carlos Maroco
 
Last edited:

cli

New Member
Olá!!
Não sou muito de escrever comentários, mas desta vez faço uma excepção:

Quero dar os parabéns à organização por nos oferecer trilhos e paisagens tão bonitos que são muito difícil descrever com palavras (achei que já conhecia muitos recantos da região de CB, mas estou sempre a ser surpreendido pela boa). Não posso deixar de falar daquele "altiplano" após a divisão dos percursos (fui ao "fácil",ja,ja,ja....), com um verde espectacular, acompanhado de infinitas cores rodeado de montanhas que mais pareciam "os meu Pirineus" do que a Beira... "o paraíso pensei". Lamentavelmente foi apenas uma ilusão, pois poucos Kms mais tarde (cerca do KM 36-37) começou aquela horrível subida do pinhal que me obrigou a desmontar, magoou a minha vontade de continuar e acabou com as minhas até aquele momento restantes forças, obrigando-me a desistir no posto de controlo de Juncal do Campo após uma breve passagem pelo "Centro do Mundo"...

Na minha opinião, e já para finalizar, penso que é sempre interessante termos uma "prova-rainha" topo da gama na nossa região para todos aqueles "top riders" que queiram tomar parte e que com certeza não ficaram desiludidos, mas o percurso anunciado "tour", foi demasiado exigente para muitos dos que habitualmente completamos a cauda do pelotão e que gostamos de conhecer a paisagem, desfrutar com subidas, descidas, passagem pelas ribeiras... até certo nível. Se calhar a subida do pinhal estava de mais e sobravam 15 Kms. Penso que foi duro de mais e faz-me pensar numa futura participação nesta adorável "prova-passeio"

Uma abração e mais uma vez: parabéns de parte dum albicastrense de adopção.
 

primesis

New Member
Boas pessoal

Desde já os parabéns à organização que melhoraram os dois pontos fracos do ano transacto. Água fresca e marcações.
Quanto à água muito bom mesmo, não tenho razão de queixa nem da comida nos abastecimentos.

Quanto às marcações muito melhor que no ano anterior, de qualquer maneira a minha opinião pessoal poderia existir muito mais fitas, é preferivel quando se desloca-mos nos trilhos estar em quase constante contacto com uma fita ou outra marcação, pelo mesmo facto enquanto procurava as fitas acabei por entrar num trilho errado e fazer mais 2km. Mas factor que não é muito significativo porque foram quase satisfatórias.

De resto todos os pontos são positivos principalmente pela boa disposição do STAFF que nos deixava sempre com mais vontade de pedalar.

Parabéns e até uma próxima...
Primesis
 

MX100

New Member
Em nome da ACBI e da ACCB agradecemos a todos os participantes da Maratona X100 2011 o facto de terem estado presentes.

Foi um dia épico para muitos, mas concerteza que se sentiram bem em ter estado em Castelo Branco e conhecer os trilhos da região das Aldeias do Xisto.

As maiores dificuldades que enfrentamos são sempre aquelas que nos ficam na memória e neste sentido este evento irá continuar a ser uma prova em que os percursos apresentados serão de grande exigência e beleza paisagística.

As classificações completas e as galerias de fotografias estarão disponíveis ao final da tarde de hoje (dia 23 de Maio).
Cli, vamos equacionar um voltinha mais curta no ano que vem, mas olha que depois não passas em sítios tão bonitos.

Admito que tanto o X100 RACE como o X100 TOUR tinham dureza QB, mas acho que os desafios são sempre uma coisa atractiva, pelo menos para mim.


Abraço
AQ
 
Olá Companheiros do Pedal,

Foi com enorme satisfação e já certos de um empeno que estivemos pela 1.ª vez presentes neste evento, com 3 elementos no X50 (ou X67), tendo o nosso David Lebre Gonçalves arrecadado o 2.º posto na classe Masters.

Relativamente ao evento, de uma forma geral tudo esteve ao nível das nossas melhores expectativas, até a dureza... mas as zonas asfaltadas deveriam (talvez) ter sido em menor número e extensão, além de que também podiam ter apresentado uns trilhos diferentes já a escassos quilómetros de atingir a meta, pois repetimos (no sentido inverso) algumas passagens.

Marcações, abastecimentos, banhos e almoço (menos a sopa brrrrr... salgada) estiveram no melhor nível.

Notámos a falta da popular apresentação pelas ruas da cidade, que provavelmente teria lembrado (ou informado) a população de Castelo Branco de que estava a decorrer naquele dia um evento desportivo do género, que poderia (ou não) ter trazido mais público à zona de chegada para abrilhantar ainda mais o evento e dar mais vivacidade ao local.

A espera para a entrega dos prémios foi algo demorada e viria a haver alguns enganos, que prontamente foram corrigidos. Temos fotos do pódio e seus premiados.

Nos próximos dias publicaremos a nossa reportagem com fotos e um filme da prova (camera onboard) no nosso blogue. Estejam atentos.

Cumprimentos a todos
 

jo4o

Member
A organização do MX100 é perseguida pelo calor. Em 2010, a maratona decorreu num dos dias mais quentes do ano. Este ano, apesar da antecipação da data, decorreu num dos dias mais quentes da Primavera.

Mas outras coisas melhoraram relativamente a 2010, nomeadamente as marcações e os banhos.

O percurso de 107km, decorreu aproximadamente no sentido inverso a 2010. Algumas paisagens e locais interessantes, um ou outro carreiro, mas 90% do percurso decorreu em carreteiros ou estradões em zonas rurais ou florestais.
A organização divulgou antecipadamente o gráfico de altimetria, e no dia anterior ao evento, um bonito “guia do acompanhante”, mas as indicações fornecidas revelaram-se apenas aproximadas, sendo a distância final, a localização dos abastecimentos, e sobretudo, a altimetria total, bastante subestimadas, o que anulou o planeamento pessoal da prova.

Além do calor, que não contribuiu pouco para a dificuldade do percurso, este revelou-se fisicamente muito exigente, devido à elevada inclinação das longas subidas a vencer. Para os menos rápidos, à dureza das subidas juntou-se um sol impiedoso nas horas de maior calor, em estradões de escassas sombras. Definitivamente, uma maratona dura e selectiva que não é para toda a gente.

Porém, os abastecimentos corresponderam às exigências do dia, com isotónico, fruta e bolos em todos os pontos. No almoço nem tabuleiros houve, mas estava deveras saboroso.

Em geral, a organização esteve bem, os colaboradores sempre simpáticos, ficando apenas algumas arestas por limar no futuro, nomeadamente o fornecimento de dados mais fiáveis aos participantes antes do evento, a disponibilização de lavagem das bicicletas e o assinalar dos locais respectivos dentro da Escola Secundária.

Como a organização já afirmou, a filosofia da maratona (ou “corrida” como alguém referiu antes da partida) irá manter-se no próximo ano, o que sendo louvável em termos de convicções, dificilmente contribuirá para a popularidade da mesma. Pessoalmente, não sendo “corredor”, e após conhecer o percurso em duas participações, questiono-me, se face ao sofrimento suportado e aos belos mas limitados pontos de interesse do percurso, compensará regressar. (A mais irritante zona do percurso – após mais de 100km e com 30⁰C no dorso há várias horas – foi, tal como no ano anterior, o carreiro junto a barragem, perto da chegada.)
 
B

Bjsimoes

Guest
Boa Tarde,

Tenho a dizer que foi a minha primeira aparição, mas que gostei bastante do track.

Como já mencionado só tenho a referir como ponto que considerei menos positivo o facto de existirem mts kms sem abastecimento de água fresca.
De resto dou os meus parabens pois foi uma prova mt bem organizada.

Será que alguem tem o Track dos 60 kms que possa disponibilizar?

Obrigado e para o ano la estarei de novo.
 

MX100

New Member
"O percurso de 107km, decorreu aproximadamente no sentido inverso a 2010. Algumas paisagens e locais interessantes, um ou outro carreiro, mas 90% do percurso decorreu em carreteiros ou estradões em zonas rurais ou florestais."

Efectivamente não podia estar mais enganado, do percurso de 2010 o RACE deste ano tinha apenas 32%, os quais, na sua maioria, feitos em sentido inverso.
No TOUR apenas 21 % do percurso era comum, nomeadamente a chegada à cidade, que, a não ser feita em sentido inverso à partida, só mesmo por asfalto, uma vez que as alternativas são propriedades particulares fechadas, que não acederam ao nosso pedido de passagem.

Em relação aos dados errados transmitidos o mesmo já foi explicado e assumido erro. Compreendo perfeitamente que é muito desagradável ir para uma Maratona que se espera com 1900 de acumulado e depois levar com 2400.

Em relação às lavagens da Bikes estava uma mangueira em frente ao pavilhão, era só pedir ao funcionário da escola para abrir a água. Ele esteve lá o dia todo.

Apesar de achar exagerado o facto de ter que se assinalar os locais dentro da escola, já que é pequena e está tudo à vista, aceito a sugestão como válida para melhoria.

Aceito também que o conceito de "Corrida" como dizes poderá limitar o nº de participantes, equacionaremos essa questão, e decidiremos se 200 ou 300 nos chegam. Para mim chegam de certeza, não vejo que o sucesso e a popularidade / qualidade da prova dependam directamente do nº de participantes. Pessoalmente sou adepto das provas com menos gente, onde pode haver um contacto mais directo e mais "familiar" com as pessoas. Abomino o BTT massivo...

Abraço e obrigado pelos comentários / críticas...

AQ

PS: O single-track no final realmente vai ser retirado
 

Os_Chaparros

New Member
O Rescaldo visto pelos Alentejanos de Santiago do Cacém.

Vindo de longe, muito longe, tal como o pessoal de Odemira que veio de muito mais longe.
Nós, os dois Chaparros que estiveram presentes, podem dizer que foi uma aventura, onde correu tudo bem,
pois partimos e chegamos inteiros ao fim.
O Participante dos 67km iniciou e acabou com sentimento de DUREZA, e o participante dos 108km percorridos, não teve pernas para chegar tanto.
Enfim......
O percurso estava simplesmente fenomenal, bonito e duro, abastecimentos muito bons, controlo excelente, no geral o STAFF estava moralizador... so ja falta 60km, so já falta 35km,,ehehehe estavam bem.
Nota 5
Apesar disso foi um bom fim de semana por essas terras de Castelo Branco, que tem imenso para mostrar turisticamente. Não se conhecia, e ficámos a gostar da Zona.

Até mais.

Os Chaparros.
 
Top