Maratona X100 Castelo Branco-25 Julho 2010

salgado52

Active Member
Amigo Aquelhas,a concentração e a partida será então na Escola Superior de Saúde,os banhos e almoço seão na EBI joão Roiz,confirma se assim é,e que distância ficam estas duas Escolas,já agora para quem vem na A23 do Sul qual é a melhor saída e que direção tomar até ás ditas Escolas,são dicas importantes para mais pessoal,digo eu.

Abraço

JAndrade
 

salgado52

Active Member
Acerca da hora de início do almoço,se está previsto a chegada dos primeiros participantes para as 11,15h,não acham que 14h para início do almoço é demasiado exagerado,13h seria mais que justo,é só a minha opinião,ainda por cima nem existe a opção sem almoço,acho que quem vem de longe é desmotivador,além de poder causar grande aglomerado de participantes com o início para as 14h.

Cumps

JAndrade
 

marco@btt

New Member
Viva!

Peço desculpa na demora a responder as questões, mas estamos na recta final e o tempo começa a escassear.
A partida é na Avenida ao lado da Escola Superior de Saude e daqui até ao local dos banhos e almoço EBI João Roiz é +/- 1km, vai estar sinalizado.
Quem vem de Sul na A23 a saída a tomar é a saída n.º 22, está um mapa interactivo no site que dá o caminho que devem seguir de forma muito rápida.
Quanto ao almoço é um assunto que ainda pode ser alterado, vamos ver o que podemos fazer.

Bons treinos
Marco Macedo
 
A

aquelhas

Guest
Ultimas notÍcias

Vejam novidades no SITE. A informação já está completa, falta apenas o guia para os acompanhantes seguirem a prova. A partir de segunda feira vamos divulgar os tracks dos percursos em kml. Serão enviados aos participantes em KML e GPX.

AGRADECEMOS A QUEM AINDA NÃO FEZ O PAGAMENTO PARA O FAZER ATÉ 18 DE JULHO (DOMINGO) PARA NÃO COMPLICAR AS CONFIRMAÇÕES E ATRIBUIÇÃO DE DORSAIS.

A previsão meteorológica a 10 dias dá 27º centígrados de máxima para 24 e 25 de Julho, o que nos deixou surpreendidos, agradados e confiantes num excelente dia de BTT para todos os participantes. Ainda têm mais 8 dias para se inscreverem. NÃO DEIXEM PARA O ÚLTIMO DIA.

Hoje andámos a limpar alguns single tracks junto à ribeira da Líria e ao rio Ocreza. Vai ser uma aluncinação passar naqueles locais.

Venham de lá essas inscrições. Queremos chegar aos 250 participantes para ver se não sobra Porco no Espeto.:p

Abraço

AQ

Mais notícias em breve.
 
A

aquelhas

Guest
Reconhecimento final - mx100

Ligação Azenha de Cima (km 32) a Martim Branco (km 65).

Hoje lancei o desafio a alguns amigos, para me acompanharem a fazer a verificação final da zona mais dura da prova, a ligação entre Azenha de Cima e Martim Branco. É de facto uma zona de grande dureza, mas com beleza equivalente. Já dizem os americanos, "no pain, no gain", neste caso o ganho é em paisagens excelentes e trilhos magníficos.

phoca_thumb_l_azenha-m-branco-010.jpg


O primeiro aspecto que notámos foi que o percurso segue muito as linhas de água, dando muita frescura à pedalada. POr outro lado, esta ligação é feita na sua grande percentagem no meio de pinhais, o que os atletas da MX agradecerão, apesar de o Instituto de Meteorologia de Portugal prever apenas 31º de máxima para dia 25 de Julho. O facto é que hoje estavam 37º de máxima e o calor não nos incomodou muito. As sombras abiundam neste troço, e com excepção da grande subida a seguir à Barragem da Cardosa, com fortes inclinações e com cerca de 2,5 km, todas as outras subidas se levam "na desportiva". Mas vamos por partes.

phoca_thumb_l_azenha-m-branco-040.jpg


Depois de partir-mos da Azenha (onde haverá um ponto de água) pedalamos à beira da Ribeira que jorra da Barragem da Cardosa, sempre pelo meio de árvores. Passados 2 ou 3 kms chegamos a Pé da Serra, uma localidade "encravada" no vale e que faz juz ao nome. Continua-se a pedalar pelo vale, cruzando a ribeira por 2 vezes antes de enfrentar duas fortes rampas, com uns 300 ou 400 metros, e que nos levam a desembocar no paredão da Barragem da Cardosa. Este local é supreendente pelo isolamento que apresenta. Ninguém diria que aqui haveria uma barragem.

phoca_thumb_l_azenha-m-branco-044.jpg


Segue-se a maior subida da MX100. Quem chegar aqui na reserva terá dificuldades em a fazer toda em cima da bicicleta, por isso poupem a "gasolina", já que o vale da Líria e do Ocreza também não são "pêra doce". São cerca de 2,5 km que súbitamente viram à direita numa rampa e nos levam por uma descida abrupta até Cardosa. Esta localidade é mais um exemplo de isolamento. Tudo passa devagar por aqui. O xisto abunda nas construções (pergunto porque não entrou no programa das Aldeias do Xisto??). Cruza-se Cardosa por algumas ruas muito estreitas, apenas pedonais, passando inclusivamente por baixo de um túnel formado pelas construções. Gostei de Cardosa pela sua beleza, rudeza e isolamento face ao progresso.

phoca_thumb_l_azenha-m-branco-048.jpg


A seguir desce-se de novo à ribeira, subindo depois um pouco por estrada. Menos de 1 km depois entra-se na terra para rolar e rolar por pinhais até chegar a Paiágua. Aqui o ambiente já é mais "desafogado", os vales mais abertos (teremos um ponto de água à entrada no asfalto). Ao fundo vislumbra-se a serra da Pedragueira, que iremos transpor, mas num dos seus "cols", sem grande dificuldade, já que a abordamos de cima para baixo. Depois de virar para o lado de Rochas de Baixo temos aquela que será a descida mais abrupta, acidentada e perigosa do dia. Descemos de forma rápida dos 579m para os 350m, por uma estrada florestal muito degradada, cheia de pedras, regos e pedaços de madeira, que dificultam e tornam perigosa a progressão. A inclinação é forte e ganha-se velocidade com muita facilidade. Cá em baixo entramos no asfalto que nos levará em direcção a Almaceda.

phoca_thumb_l_azenha-m-branco-080.jpg


Pedalamos em asfalto por dois quilómetros até virar-mos à esquerda para mais uma subida, que nos levará em direcção a Almaceda (onde estará o 2º Abastecimento sólido do dia). Esta subida tem cerca de 1,2 km, apresentando alguma inclinação. No alto a descida para a localidade de Almaceda, famosa pelos seus Bombos. Cruzamos a estrada (cuidado aqui porque o caminho desemboca na estrada com algum perigo) e pedalamos por mais alguns single tracks até chegar-mos à zona da praia fluvial, onde hoje (domingo) os habitantes locais se deliciavam com a frescura da água do rio.

phoca_thumb_l_azenha-m-branco-096.jpg


Daqui até Martim Branco as coisas suavizam-se. Quem já vem cansado terá margem para relaxar e recuperar algum fôlego para os cerca de 36 km que ainda faltam. Até Martim Branco é roalr e rolar, atingindo com facilidade velocidades de 30, 35 e até 40 km/h. Alguns km antes da Aldeia do Xisto surgem os single tracks mais bonitos do dia, à beira da ribeira, coincidindo com uma PR (pequena rota). São cerca de 3 km de single-track, com algumas zonas mais exigentes, mas que valem a pena.

phoca_thumb_l_azenha-m-branco-094.jpg


Em Martim branco teremos mais um ponto de água, e a história continua em direcção à meta. Hoje ficamos por aqui.

Em resumo foram cerca de 33 km da zona mais dura do percurso MX100 e que apresentam mais de 800 metros de acumulado de subidas.

Todas as fotos aqui>>
 

P.Bispo

New Member
Boa apresentação/promoção, parece que vai ser um grande dia de BTT:D
Um bem haja para todos
P.Bispo
BTTSOR
 

marco@btt

New Member
Viva!!

Tenho recebido alguns telefonemas com duvidas a cerca do encerramento das inscrições, de acordo com o regulamento "AS INSCRIÇÕES ENCERRAM AS 23:59 DE QUINTA-FEIRA, ASSIM COMO OS PAGAMENTOS" por isso até quinta ainda se podem inscrever, claro se o puderem fazer antes facilitam o trabalho da organização.


Já agora as previsões apontam para uma temperatura a rondar os 31º.

Um abraço e bons treinos
Marco Macedo
 

fmike

New Member
Malta, o 25 de Julho está à porta! Os quilómetros, o calor e altimetria são garantidas mas as paisagens envolvidas, a sensação de aventura e a adrenalina nos pincaros estão tambem presentes em força! E merecem sem dúvida o sacrificio!

X100 Lá estaremos ao domingo!
 
A

aquelhas

Guest
Caro amigo,

O calor é garantido, apesar de não ser, segundo as previsões, o pior que nós temos, com aqueles dias de 37 e 38º, como foi no Domingo passado. A previsão para já é de 31º, vamos ver, se assim for é excelente. Quanto à altimetria é certo que o percurso X100 não é para todos, mas com um pouco de esforço é acessível a muitos, e neste é que estão os trilhos mais emblemáticos e menos conhecidos.;)

Penso que depois de domingo muito se dirá sobre esta prova e, possíveis pequenas falhas à parte, tudo faremos para que todos passem um grande dia em cima da bicicleta e não se esqueçam tão cedo dos caminhos de xisto da região de Castelo Branco.

A partir de amanhã vamos divulgar os percursos GPS.

Abraço

AQ
 

RTC

Super Moderador
Caro amigo,

O calor é garantido, apesar de não ser, segundo as previsões, o pior que nós temos, com aqueles dias de 37 e 38º, como foi no Domingo passado. A previsão para já é de 31º, vamos ver, se assim for é excelente. Quanto à altimetria é certo que o percurso X100 não é para todos, mas com um pouco de esforço é acessível a muitos, e neste é que estão os trilhos mais emblemáticos e menos conhecidos.;)
AQ
31º era a previsão de ontem. Os modelos já apontam para temperaturas a rondar os 36º. :s
Mais do que isto é que não convinha senão torna-se insuportável.
 
A

aquelhas

Guest
Pois realmente a coisa mudou da tarde prá noite, vamos acompanhar isso. Uma coisa é certa, bebida não vai faltar, assim como passagem em ribeiras, rios e muita sombra (principalmente no X100 que apanhará a hora de maior calor). No domingo passado andámos com 37º entre as 8:00 e as 12:30 e não senti muito o calor, vamos ver.

AQ
 

salgado52

Active Member
As previsões para domingo são só de 36º,meus amigos da organização não se descudem nos pontos de água para não acontecer o mesmo que aconteceu na maratona do vouga.

Cumps

JAndrade
 
A

aquelhas

Guest
Pois,

Para já ainda é uma previsão numérica, com base em estatísticas. Vamos ver a partir de sexta. Uma coisa é certa, água e bebida não vai faltar.

Abraço

AQ
 

marco@btt

New Member
VIVA!

CAROS PARTICIPANTES DA MARATONA X100 / X50 DE CASTELO BRANCO

INFORMAMOS QUE, SE AINDA NÃO O FEZ, DEVE EFECTUAR O PAGAMENTO DA SUA INSCRIÇÃO ATÉ ÀS 18:00 DE DIA 23.07.2010 (SEXTA-FEIRA) DE MODO A CONFIRMAR A SUA PRESENÇA NA PROVA.

APÓS ESSA DATA TODOS OS ATLETAS INSCRITOS MAS NÃO CONFIRMADOS (NÃO EFECTUARAM O PAGAMENTO) SERÃO ELIMINADOS DA LISTA DE INSCRITOS E NÃO PODERÃO PARTICIPAR NA PROVA.

ENTRETANTO, SE JÁ EFECTUOU O PAGAMENTO E AINDA NÃO FOI CONFIRMADO PELA ORGANIZAÇÃO DEVERÁ CONTACTAR A ORGANIZAÇÃO POR EMAIL ( maratona.x100@gmail.com) ou para os nº de telefone em baixo.

SE VAI TRAZER ACOMPANHANTES E NÃO OS INSCREVEU AQUANDO DA SUA INSCRIÇÃO DEVERÁ FAZÊ-LO O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL ENVIANDO UM EMAIL PARA maratona.x100@gmail.com. OS PREÇOS SÃO:

ADULTOS E CRIANÇAS +12 - 10€
CRIANÇAS 4-12 - 5€
CRIANÇAS 0-3 - GRÁTIS (SENTADOS AO COLO DOS PAIS)COM DIREITO A ALMOÇO NAS MESMAS CONDIÇÕES DOS ATLETAS.

NO FINAL DO DIA DE HOJE SERÁ ENVIADO O TRACK DEFINITIVO DOS DOIS PERCURSOS, EM FORMATO GPX E KML (GOOGLE EARTH).

BOAS PEDALADAS
 

danield

New Member
Boas para o pessoal da organização,

Já descarreguei os ficheiros, mas não consigo abri-los. Nem os gpx, nem os kml.
Já agora podiam confirmar se os ficheiros que enviaram aos participantes abrem no vosso PC?
Para despistar erros ainda tentei abrir outros ficheiros que tenho gravados (em ambos os formatos) na mesma pasta onde guardei os vossos e funcionam bem.

Um abraço!

danield
 
Top