Maratona para "cepos"

CheckerPig

New Member
Procurei e não encontrei e desde já peço desculpa aos moderadores se isto não está no local mais adequado, mas quem me poderia indicar uma maratona "jeitosa" para um gajo se iniciar ?
Dicas:

1º Não sou grande apreciador de descidas técnicas, feitas com a roda traseira no ar e a cara a roçar o chão :)
Já a distância não me assusta absolutamente nada (quem corre 50/60/70 ou 100 km não se vai intimidar com 80 Km em BTT).
Subir também não me intimida. Quando não se vai mais depressa, vai mais devagar. :D

2ª Convinha que não fosse muito distante de Lisboa, um raio de 200 +/-


Obs - Santarém seria de considerar ?
 

jmdcfigueiredo

New Member
Seria, porque não!?

Há monte de maratonas/provas/passeios para "cepos" na medida em que são tranquilas.

Da minha parca experiência nesse tipo de provas falo-te da maratona de Portalegre que é a unica que não te aconselho porque é um pincel do caraças, Santarém faz-se bem, Salvaterra de Magos é muito fácil e a única coisa chata é a areia...

Há uma imensidão delas, mas nenhuma com "descidas técnicas, feitas com a roda traseira no ar e a cara a roçar o chão" e quando há alguma descida mais manhosa normalmente estão identificadas. Desces da bike e toca de a levar à mão!

Um abraço

[EDIT] Se puderes perder um bocado de tempo passa pela secção rescaldo de eventos e vê os rescaldos de eventos em zonas até onde estejas disposto a ir.
Logo vês a opinião da malta em relação aos mesmos.
 
Last edited:

CheckerPig

New Member

jmdcfigueredo
:
Obrigado pela ajuda. Acho que vou meter-me mesmo em Santarém. Já estive a analisar o percurso da volta grande e a coisa parece-me que se "faz". 1581 metros de desnível positivo para 78km é razoável e aliado às boas criticas do evento, tudo leva a crer que será a estreia.
 

jmdcfigueiredo

New Member
Desculpa lá mas agora fiquei a apanhar do ar!

A que maratona de santarem te estás a referir!?

[EDIT]
Essa da Vidigueira é a 187 kms de distância... Não sei se os 200 do CheckerPig são só ida ou ida e volta!
 
Last edited:

XTR

New Member
Tenho o mesmo problema q tu... também sou muito cepo a descer e mau em zonas tecnicas. Ainda sou um pouco novo no mundo do btt mas da pouca experiencia q tenho não te aconselho Portalegre pois conta tanto se sobes bem como se desces bem (rapido).
Sei que sou suspeito pois sou de Alcácer mas a maratona Vale do Sado é bastante acessivel, Ferreira do Alentejo e Santo André ficam muito fora do teu raio? na minha opinião também são maratonas bem acessiveis.
Ps:Maratona Lagoa do Calvo no Poceirão 300m de acumulado muito estradão e alguma areia.
 

jmdcfigueiredo

New Member
CheckerPig, então como é que sabes que são 1581 metros de desnível positivo para 78km se a próxima prova é lá para Outubro e ainda não há dados do percurso!?
 

CheckerPig

New Member
jmdcfigueiredo:

Pois tens razão: para este ano eu não sei, mas quem andou por lá no ano passado e fez o favor de meter "traque" no Gpsies, foi o que registou.
Vamos a ver se será o mesmo este ano...

XTR :
Boas dicas ! Vou verificar isso.
 

rodinhas chamine

Active Member
boas
As que aconselho ficam fora do alcance que falas, mas valem bem a pena, Trilhos da Raia e Portalegre, se gosta de andar de bike deves pelo menos ir lá, ao contrario do que dizem e isto é a minha opinião, vale os 40€ de inscrição.
 

CheckerPig

New Member
Isto é falha minha e faço aqui o meu acto de contrição:
quero agradecer a todos que me deram as dicas para me ajudar a escolher uma maratona de BTT e também dar o resultado das minhas decisões.
Assim este ano vou meter-me em :

- Maratona Rota Sopa da Pedra - Fazendas de Almeirim (80Km)
- Maratona de Santarem Festival Bike (80 Km)
- Maratona de Salvaterra (só 40 km ???)
- Circuito Terras do Toiro (70 Km)

Apelativa, mas ainda distante no tempo, SRP 160.

Se virem por algumas destas uma Checker Pig 6000 - e vermelha !!! - com um gajo em cima, sou eu ! :D
 

Parafusos

New Member
CheckerPig, tu dizes que corres essas distâncias, deduzo que seja atletismo, mas se não estás habituado a fazer essa distâncias de btt, na minha opinião não é a mesma coisa, tens resistência mas trabalhas musculos diferentes. No entanto se estás habituado a fazer essas distências de btt, provavelmente seria mais benéfico para ti se na primeira maratona que fizesses a podesses fazer acompanhado por alguém que já entrou em provas pois assim vai-te dando dicas importantes como participar em provas de maneira a desfrutares da melhor forma e não interferires de forma negativa na prova dos outros.
A maratona Rota Sopa da Pedra, foi a minha 1ª prova e foi acompanhado de forma a integrar-me no ambiente, como não tem muita gente acaba por ser um ambiente mais familiar. Digo-te que é uma prova espectacular e o almoço é sempre divinal.
 

CheckerPig

New Member
Parafusos:
Obrigado pela dica !
Sim, estou habituado a correr longas distâncias no atletismo / trail e também sei que o trabalho muscular é diferente. Tal como nas minhas corridas, não procuro nestas maratonas de BTT atrapalhar a prova de ninguém. Sei bem qual é o meu lugar. E certas descidas que se fazem em BTT, sinceramente prefiro fazê-las a correr do que montado. Sou mais do género torcer que quebrar, mas sem atrapalhar quem pretende fazer a sua própria prova ou a luta por lugares mais cimeiros.
Estas maratonas de BTT para mim têm um aspecto plenamente lúdico e ao mesmo tempo servirão para "aliviar" um pouco a carga dos grupos musculares mais requisitados nas minhas demandas a pé. Tal como diz o Prof.António Sérgio : "Não há desportos completos. Há sim, atletas completos."
Vamos lá a ver se arranjo companhia para estas voltas, senão não há crise: passo já muitas horas sozinho em prova, estou habituado e ás vezes até prefiro do que ter uma "melga" ao meu lado "vais depressa", "vais devagar", "olha a curva", "atenção !" e etc :D . O problema é as possíveis avarias na montada...
 

Mach3

New Member
Boas,


Pois a questão das maratonas só se põe se forem mesmo muito técnicas, pois caso não o sejam depende mais da maneira como a encaras.

Eu por ex. de andamento fraco, na partida deixo o pessoal ir à fussanga..e fico para trás depois consoante me sentir vou passando pessoal (ou não) e aumentando o ritmo de forma a que me sinta confortável, e desse modo os que eu ultrapasso, de um modo geral, tb são fracos, pelo que não tenho tido experiências de pessoal a cortar os caminhos sem nos deixar passar, muito pelo contrário.

Esta minha táctica já me permitiu ficar nos 10 ultimos (a pior classificação que fiz), mas tb já me permitiu ficar com 200 pessoas mais ou menos atrás de mim....mas atenção isto em provas com muita gente, pelo que mesmo com essas pessoas nem cheguei a meio da tabela.
Melhor fosse a minha forma e os resultado também o seriam.

Abraço,

Mach3
 

curdius

New Member
Amigo CheckerPig,

Uma coisa fundamental pareces ter: Espírito de sacrifício. Há muito marmanjo com s-works e scott's rc por aí que não se aguenta 30min com dores nas pernas sem desmontar. Outra coisa que deves ter também é pulmão. O que falta agora vem com trabalho que é a técnica e a resistência muscular mais localizada. Digo-te isto porque corro muitas vezes quando não posso pedalar e ajuda-me muito. E não faço 1/10 do que tu dizes que fazes :) :)
Quanto às maratonas, o ideal era arranjares uma que não tenha muita muita gente (o que põe portalegre e santarem de fora) e que seja minimamente gira para ter alguma piada. Aconselho-te a de Óbidos que é já daqui a 2 meses. Fazes a 1/2 maratona na boa. Tem um pouco de gente é verdade, mas é muito gira. Tens também os trilhos de monbeja já em setembro.

Abraço,
Pedro Cordeiro
 
Boa tarde.
CheckerPig estive a ler todos os posts e vou deixar também a minha opinião...
Nesse raio de acção de 200km tens muito plano e acidentado por onde escolher. Eu só conheço de Santarém para baixo!!!
Segundo entendi das tuas intervenções queres provas de 70, 80, 100km...
Vou-te deixar algumas sempre a ter em conta, bem organizadas e onde o bom ambiente está sempre presente e se é bem recebido;)
60km- Salvaterra Magos
80km- Maratona Évora, Maratona Montemor, Maratona Vendas Novas, Maratona dos Foros Vale Figueira, Maratona Santarém
100km- Maratona Portalegre

Depois tens tambem as provas de 24horas ou então as provas de 2 ou 4 horas de resistência em circuitos fechados.

Mas como já foi referido vai passando na secção dos eventos e certamente ficarás informado!
Cumprimentos
 

CheckerPig

New Member
Curdius:
As provas em que me meto só têm um sentido: para a frente ! Não me interessa se levo mais ou menos tempo. Respeito os outros mais rápidos e eu cá faço a minha prova.
O meu vizinho tem uma BTT vulgar, treina / anda quando pode (e a familia deixa...), mete-se na volta grande do Alvalade - Porto Covo e para trás fica muito menino montado em belos "Ferraris/Porsches/BMWs" :D


enrolacorrente:
Boas dicas que me deste !As provas de resistência / 24horas também estão na minha lista. Ficou-me atravessada as 24h de Coruche, Estádio do Algarve e também as 24h do Monsanto e do Jamor. Mas parece que estes dois últimos eventos deixam algo a desejar. Será que é mesmo assim ?


À laia de exemplo por onde ando, façam uma pesquisa no Google por Maratona do Porto, Ultra Trail Serra da Freita, 101 Km Peregrinos e 101 km Ronda (estas duas ultimas são em Espanha e também bastante concorridas pelos betetistas)
 

Mach3

New Member
Fonix...ultra trail da serra da freita?????????


Então se aguentas 70 km de progresão em montanha (a maior parte a correr ou mesmo tudo), garanto-te que vais com andamento pa andar no meio do pelotão, e aí se a tua preocupação é a técnica começa por ir a uma ou duas maratonas mais acessíveis técnicamente, mas mesmo que vás a alguma com mais gente e mais técnica então tens de nessas zonas ter o bom senso de desmontar ou continuar montado de modo a não impedires passagem a ninguém e voltas a montar qdo achares qe deves.

Agora uma coisa é certam, se fazes isso a correr certamente vais andar no meio do molho em btt, pois de certeza que vais ter andamento para andar de meio do pelotão para a frente.

Abraço,

Mach3
 
Boa noite.
Já participei em duas edições das 24HRS de Coruche e vale a pena, perto de casa é verdade...Mas é uma grande aventura e companheirismo;)
Dia 24Julho vou conhecer a serra D'Aire e Candeeiros e os trilhos do Alviela, são 40km que segundo consta têm muito para ver...Com a presença do senhor Marco Chagas.
Pode ser que vejamos por ai...mas sempre nas provas de 70km para baixo de extensão, que as grandes ainda não são para mim!!! Fazem muita mossa:D
Cumprimentos
 
Top