Maratona idanha-a-nova® 2011

Rasteiro

Member
Amigo kapitão….

Estou decepcionado com a organização….. Quando cheguei a Idanha-a-Nova não havia animação, nem sequer arco de meta tinham, o terreno não tinha marcações, o almoço… nem vê-lo, os abastecimentos idem…. No acampamento não existiam lugares marcados para as tendas, é tudo ao molho…sem electricidade…. apenas uma casa de banho que nem sequer música ambiente tinha ….. tive que tomar banho no rio e ainda por cima a água não estava gelada..... as "mines" estavam muito geladas e mal acondicionadas, ahhhh, e durante a noite uma barulheira incrível daqueles bichos do mato…… tive que tomar um remédio durante o jantar para conseguir dormir, contudo logo percebi que aquele remédio era falso, tivemos que ir a Espanha procurar uma “farmácia” de serviço…….enfim….não sei se volto a estas terras….. ainda bem que o amigo não veio….

Abraço

PS: Peço à organização uma repetição do evento a ver se colmatamos estas falhas, senão quero o meu dinheiro de volta. – tenho dito :confused::confused:
 
Last edited:
K

kapitao

Guest
Se assim foi acho que faz todo o sentido, marcar-se uma nova ida.

Programar a nova data, urgente.
 

Borra

New Member
Bom dia.


Como fui passar o fim de semana á Idanha com a familia e tinha o percurso da maratona de 2009 gravado tentei a sorte sozinho.

- Cheguei á barragem com perto de 45 minutos, 500 cancelas abertas e fechadas e 322 bostas de vaca pisadas.
- Passado o parque de campismo vou para virar á direita e.... portão fechado a cadeado. Como não encontrei alternativa em frente voutei para trad e fiz a ligação ao percurso por estrada.
- Já no percurso de novo e todo animado.... novo portão. Desta vez com a placa "zona de caça - proibida a passagem".
- Virei á esquerda por caminhos com erva sei lá por onde, subi aquele cabeço umas 475 vezes e não sáí do mesmo local.
- Cerca de 6 horas, 58 km e 1.300 de denivel depois estava de novo no hotel.

Espero que vos tenha corrido melhor.

Cumprimentos
Borra
 

penatabua

Active Member
Olá malta,


Eu sou o suspeito do costume, mas para mim foi simplesmente... como diz " o artista do momento " FANTÁSTICO.

QUANDO O Rasteiro me passar as mais de 270 fotos do 2 dias, vamos deliciar-nos com as mesmas.

Borras foi pena não teres conseguido cumprir o track de 2009! Deu para veres as dificuldades que temos em possibilitar um percurso "LIMPO" de aramadas, portões e afins!
Mesmo para um passeio com amigos essa preparação tem de ser feita, pois os percursos passam por inúmeras propriedades privadas e algumas são defendidas "A Carabina".

Nos 2 dias selecionamos trilhos anteriores e alguns NOVOS mas dentro da mesma BITOLA e sempre a bombar, no 1º dia saímos de Idanha-a-Nova por volta das 13h30 e chegámos ao Açude de Salvaterra do Extremo - Vau de Idanha perto das 18h00, tivemos um imprevisto, uma queda que obrigou o amigo Zé Pegado a ficar-se por Toulões, atrasou-nos um pouco, mas a chegada ao Açude foi simplesmente FANTÁSTICA, paisagem e um bela piscina, com a água a uma temperatura tal, que nos sentiamos melhor dentro de água do que fora dela! Bem depois foi o normal do ambiente "À BORLIU", recordar as passagens, boas e más do dia e claro esvaziar a arca de "MINES" do Rasteiro....

Vá lá Rasteiro tem paciência e xuta daí umas fotos!!!!!!! Vá lááááááááá´..........


Bjs e abraço de penatabua
 

penatabua

Active Member
Olá malta,

Mais uma vez neste espaço a tentar relembrar alguns momentos que merecem destaque:

- A viagem, sem pressas e risada desde o 1º Km ao 700º Km, eu bem queria dormir...
-As paisagens, sempre lindas e brutais
-Os "Margulhos no Rio Erges", no 1º dia e no 2º dia (as pernas ganharam Asas..."
-O encontro com a "Familia Javali", composta por 6 Bacorinhos, mãe e pai, foi um susto e ao mesmo tempo uma frustação por não termos tido a oportunidade de registar o momento
-As fotossssssssssssssssssss (Rasteiro! Xuta só uma...)
-O espaço para acampamento (pena estar lua cheia, não deu para ver o cèu FANTÁSTICO Estrelado *****
-A companhia 5 Estrelas
-O convivio
-A amabilidade do José Rascão e Esposa e correspondente Jantar
-O desafio em lidar com o calor sem sermos vencidos pelo homem da Marreta
-TUDO ISTO SÓ PARA NÓS :sorry::cheers::xau: depois de 5 anos tb merecíamos uma jornada assim!:hehe::zezus:

Eu diverti-me imenso espero que todos os presentes também tenham sentido o mesmo.

Kapitão o General questionou a tua falta, vai sair processo disciplinar na certa!

Bjs e abraço de penatabua
 

BOY SCOUT

New Member
Por lapso ainda não coloquei o meu pequeno vídeo da meia maratona, nem as fotos acho que postei, mas aqui vai.
Não o consegui postar no tópico do rescaldo, parece estar fechado, assim as pessoas que lá responderam ficariam notificadas para o ver.
Paciência... fica neste e para as pessoas que estão a seguir este tópico.

Fica a abertura com as pantufas e a cara da Gaija para começar.

Fiquei com pena de saber só hoje que se realizou um evento "particular".

Carlos vais levar com o pau na roda quando te ver na Quinta em Belas.

Ainda há jersey´s dos Borliú para mim?



08 de Maio de 2010.

Sexta-feira, saída para a aventura e a meio da viagem durante a noite, chuva, muita chuva durante quase uma hora e eu a ver a coisa feia para o dia seguinte.

Chegado ao local, um passeio pela zona do evento a ver como a coisa estava montada e ver as listas, no dia seguinte teria que levantar o dorsal.

No dia de prova esta, começou logo mal aos primeiros metros.

A corrente estava a saltar a cada pedalada e ainda pensei que seria alguma mudança mal colocada e ao fim de duzentos metros ainda não tinha resolvido a questão, aliás, não ia dar mais, pois começamos logo a descer, só dava para voltar a ver isso dois quilómetros mais à frente. Até lá mais um problema ao descer para a calçada... travava muito mal atrás e à frente não ia experimentar ali naquela maralha toda e muito menos com o piso de pedra molhado.

Parti a cerca de 30 metros da frente e por causa dos travões fiquei na segunda partida, que foi feita antes da ponte, já no fim da calçada a cerca de 50 metros da frente. Iria agora experimentar novamente as mudanças e os travões após a 2ª partida, desta vez a sério.

As mudanças voltavam a saltar... ou seria a corrente? já não sabia ao certo o que era, só sabia que a cada pedalada que dava a corrente saltava, chegando até mesmo a saltar de carreto e ia perdendo velocidade com isto e o pessoal ia-me passando.

Fui assim dois quilometros e não conseguia acertar com uma mudança atrás ou à frente que evita-se aquilo e estava já completamente desmoralizado.
Ainda nem tinha começado algo que já estava à espera há dois meses e teria de telefonar para a minha maria me vir bucar.

Uns 300 metros antes de entrar no primeiro trilho, havia uma casa de campo, onde tinha uma porta aberta para o terreno, parei e entrei lá para dentro e encostei-a ao muro, pois na estrada não dava para parar por não haver berma. Ai dentro lembrei-me numa de ultima razão tentar tirar dois elos à corrente por pensar que estaria muito larga.

Com a pressa enfiei um elo onde não devia e aquela tanga teimou em não querer sair para emendar a coisa, mas depois de alguma insistência lá consegui e lá montei aquilo e ia a torcer para que resulta-se, para piorar estava todo encharcado, tinha começado a chover a potes. Tudo a correr pelo pior.

Saltei então para a estrada e qual não é o meu espanto que ao olhar para a esquerda e para a direita não vi ninguém... fechei os olhos e disse para comigo... bom, vais passear e tirar fotos.

Ao montar a coisa continuava, mas a minha raiva e frustração era maior que a teimosia da corrente e continuei com aquela porcaria toda aos estalos e dizia para comigo " se rebentar rebentou, mas hei-de ir até onde der, nem que a leve à mão."

Apanhei pouco depois de ter entrado no trilho os últimos, (cerca de cinco minutos depois de começar a andar) e começei a apanhar os primeiros empatas que param porque a terra tem pedras, tem um pau no caminho, uma silva a atravessar o chão... enfim, ora monta ora desmonta e leva à mão que o pessoal não anda.

Dali a pouco já tinha passado uns 20 e vejo o Fura-Bastos, que pelo que percebi ia ali porque este ano decidiu aliàr-se à organização, fui um bocado com ele e com aquele para arranca até à separação para os 100 Km,onde ele seguiu e eu fui para os meus 50 com aquilo tudo aos saltos.

A partir daqui consegui perceber que aquilo só funcionava na talega e a cassete na maior ou na mais pequena e que só saltava às vezes se a cassete estivesse com a corrente a meio.

Fui assim 80% do percurso. Subidas na talega e cassete pequena com a corrente toda torcida e a direito com a cassete na maior ou a meio a saltar por todo o lado. O pessoal por quem eu passava a rasgar até diziam asneiras de parvas que estavam ao ver aquele espectáculo. Deviam de pensar que o animal que estava a dar aquela saúde ao material não percebia nada daquilo ou estava maluco. Sim eu ia maluco, maluco para recuperar os lugares perdidos e para chegar ao fim, nem queria saber de mais nada.

Nas subidas partia-me um bocado com aquele peso todo, até que não sei se da lama ou da corrente ter finalmente cedido à minha luta resolveu dar o ar de sua graça e quase já não saltava na cassete a meio e acabei por constatar que a avózinha já funcionana, mas na cassete mais pequena, constatar que a avózinha entrava com a cassete maior, o que me salvou o dia, pois quando passei a ribeira de Idanha-a-Velha ela foi precisa muitas vezes e poupou-me o esforço nas pernas e joelhos.

A calçada ainda subi os primeiros 50 ou 100 metros, mas depois decidi levá-la à mão, até que mais ou menos a meio, junto a uma fonte do lado direito resolvi montar nela e subi aquilo até à meta. Foi puxadote, para o ano vamos ver se lá voltar, se a subo, mas depois de 100 km, só a sobem alguns e se voltar a fazer nessa altura metade, já não é mau.

No final fiquei em 250 com o tempo oficial de 03H28m e passei cerca de 140 bikes.
Tendo em conta o meu azar, até correu bem para quem se partiu todo a puxar aquela mula, ela não se ter partido ao meio com tanta pancada e no fim ter chegado à meta melhor do que tinha ido, foi uma sorte, até já travava e tudo, no fim ao chegar à meta, já me ria sózinho.

Já depois de passar a meta, comecei a pensar... e se ela não tivesse com problemas na trasmissão? e se na descida ela travasse bem? e se não tivesse perdido uns 10 ou 15 minutos a tirar os elos e se não tivesse parado para as fotos e filmado? e se não tivesse parado para ajudar um que não conseguia tirar os elos da corrente para colocar um elo rápido? (não,... este eu parava, temos de nos ajudar e quem não sabe fica a aprender...), se calhar talvez consegui-se melhor...


Abraços.





dsc879resize.jpg

A Corina (Maniacos de Pedal) - Gaija

dsc878resize.jpg

Crocks Specialized de encaixe duplo. Modelo de teste.

dsc877resize.jpg

Secretariado com elemento Inglês. Internacionalização do evento.

dsc876resize.jpg

A Ema toda contente, não só pelo evento, mas por estrear a sua Jersey.

dsc875resize.jpg


dsc874resize.jpg

O Filippus e o Fura Bastos.

dsc872resize.jpg

A partida e eu a cerca de 30 metros da frente. Nada mau... em 20 minutos do nada chegou ali.

dsc871resize.jpg

O Valério que papa tudo o que há e não há. È presidente do BikeZone55 em Torres Novas. Apesar de ser fofinho, anda que nem um animal.

dsc870resize.jpg

As animações de rua.

dsc869resize.jpg


dsc868resize.jpg


dsc867resize.jpg

Bom, tinha de ser... fotos durante a prova para me atrasar como sempre. È que não dá mesmo... tem que ser assim, não há hipótese é o meu doping.

dsc866resize.jpg


dsc865resize.jpg


dsc864resize.jpg


dsc863resize.jpg


dsc862resize.jpg

Monsanto lá ao fundo.

dsc861resize.jpg


dsc860resize.jpg

Entrada em Idanha a Velha.

dsc859resize.jpg


dsc858resize.jpg


dsc857resize.jpg

A ribeira da praxe em Idanha a Velha

dsc856resize.jpg

O carro vassoura ali à espera para amontoar os atrasados. Assim de certeza que eles dão ao pedal.

dsc855resize.jpg


dsc854resize.jpg


dsc853resize.jpg

O lago da barragem Marechal Carmona.

dsc852resize.jpg


dsc851resize.jpg


dsc850resize.jpg


dsc849resize.jpg


dsc848resize.jpg

A barragem.

dsc847resize.jpg


dsc846resize.jpg


dsc845resize.jpg

Chegada.

dsc844resize.jpg


dsc843resize.jpg

Lavagem das bikes nos bombeiros.

dsc842resize.jpg


dsc839resize.jpg

Zona do almoço.

dsc838resize.jpg
 
Last edited:

BOY SCOUT

New Member
dsc838resize.jpg


dsc837resize.jpg

Praça de touros.

dsc835resize.jpg


dsc834resize.jpg


dsc833resize.jpg


dsc832resize.jpg

Atendimento VIP.

dsc830resize.jpg


dsc828resize.jpg


dsc827resize.jpg


dsc824resize.jpg

Universidade.

dsc823resize.jpg


dsc822resize.jpg





À tarde hora de ir á feira medieval em Monsanto.

dsc815resize.jpg

Entrada feita pelo portão que é servido por uma estrada bastante estreita, em que só cabe um carro de cada vez e que está ladeada de muros em pedra, onde também vi que fazia ligação a uma calçada lateral romana e onde se erguiam umas cruzes por essa calçada. Certamente a estrada medieval que servia uma das entradas do castelo e que ainda resiste ao tempo.

dsc814resize.jpg

Escadaria para horta bem adornada com flores.

dsc813resize.jpg


dsc812resize.jpg


dsc811resize.jpg

Muito bonito.

dsc806resize.jpg

Fonte.

dsc805resize.jpg

Tibemoze uma cumbercha muito interechante e animada...
De facto a imagem deles muito bem caracterizada e a sua pronuncia aliada ao tema da conversa deu algumas rizadas.

dsc804resize.jpg


dsc803resize.jpg


dsc800resize.jpg


dsc799resize.jpg

Apesar da chuva, vento, frio e poucas pessoas, havia personagens que faziam o seu papel sem arredar pé dali.

dsc798resize.jpg


dsc797resize.jpg

Já no interior do castelo.
O nevoeiro cerrado e o vento que era tão forte e gelado ao ponto de empurrar as pessoas com a sua força deixou um ar de abandono àquele sítio.
Vemos aqui uma cena de combate a cavalo com lança.

dsc796resize.jpg


dsc795resize.jpg


dsc794resize.jpg


dsc793resize.jpg


dsc790resize.jpg

O meu companheiro de copos que arranjei mesmo ali ao lado na taverna.
Tipo fixe, mas muito reservado. Fiquei convencido que não falava-mos a mesma lingua.

dsc789resize.jpg

Mais abaixo na parte mais central ainda havia uns combatentes à intempérie.

dsc788resize.jpg


dsc787resize.jpg


dsc786resize.jpg


dsc785resize.jpg


dsc784resize.jpg


dsc783resize.jpg


dsc782resize.jpg


dsc781resize.jpg


dsc780resize.jpg


E pronto.

Recomendo vivamente estes dois eventos. Foi uma pena o tempo, pois seria uma coisa brutal aliar a prova sem chuva a esta feira. O tempo fez com que o pessoal voa-se dali para fora para as suas terras e deixassem tanto Idanha como Monsanto despidas de gente. Pois afinal para que levou com duas chuvadas até às 3 horas e depois das 4 começou a levar com ela sem parar até às 20H00, queria era voar dali para fora.

Este foi sem dúvida o melhor evento a que fui, juntamente com o de Minde.

Tudo de bom a apontar, sobretudo as paisagens verdes e floridas.
As classificações, sei que houve pessoal conhecido que não se vê na lista e a lista devia também de ter os tempos, pois eles foram também contabilizados à chegada.
Para o ano vou aos 100 Km. Quero parlar espanholito.

Este ano foi o primeiro e quis ficar pelos 50, pois queria estar algum tempo ao pé da família que me acolheu neste dia, eles também merecem tempo.



O FILME:



http://vimeo.com/19013507

Pass: 77554


Abraços ao pessoal que não reconheci e não falei (sou mesmo despassarado, acreditem!)

Desculpas a quem apareceu na filmagem e se calhar não gostou de aparecer (acho que houve uma pessoa que posteriormente reparei que se calhar não gostou), mas não adivinho essas coisas.
 
Last edited:

Rasteiro

Member
Ahhh poissss é.... este foi um passeio muito peligrosooooo....

img8810k.jpg


Após muita luta a tentar colocar fotos.....parece que é desta , lol
 
Last edited:

salgado52

Active Member
Antes de mais agradecer ao "Movimento à Borliu!"pois o enorme prazer que tive em percorrer esses maravilhosos trilhos e essas magníficas paisagens na presença de mais "4 amig(os)(a)".
Ainda bem que as imposições feitas pela "Troika"à organização sobre o acréscimo do valor das inscrições,levou a que muitos participantes acabassem por não comparecer.
Saídos de Idanha,lá nos dirigimos para o terreno sob a orientação do nosso grande chefe,depois de circundar-mos um dos ex-líbris da região,que é a bonita barragem Marchal Carmona com as suas ilhotas,lá fomos atravessando propriedades atrás de propriedades com um abre portão fecha portão constante,sobre o olhar sempre desconfiado do gado (bois e vacas) ás tantas até uma pequena maravilha nos esperava(uma vara de javalis com os progenitores e as suas crias em pleno trilho)pena que não tivessem ficado para uma foto.Após as passagens pelas povoações de Alcafozes e Toulões lá chegámos ao Vau de Idanha,que é nem mais nem menos do que o local fronteiriço(rio ergues)após uma inspeção ao local onde nessa noite iríamos pernoitar,lá nos dirigimos para um mergulho nas tépidas águas do rio.
Como entretanto a hora da janta se aproximava lá fomos ter com um casal(Zé Rascão e Esposa)que tinham preparada uma óptima grelhada,quero desde já agradecer a estas simples e humildes criaturas pela maneira como nos receberam.Após umas horitas de amena cavaqueira e mais uns drinkes à mistura lá fomos dar uma visitinha aos "nuestros hermanos"até Zarza la Mayor,bom,como os ponteiros teimavam em não parar lá voltámos ao nosso "Tuga"para uma noite em pleno,só se ouvia a água a correr,e que maravilha de céu estrelado.
Após a alvorada à que arrumar tudo,pois o dia de hoje iria ser mais durinho e sem a presença de dois elementos(um por um pequeno contato com o terreno,desejo desde já as rápidas melhoras e outro(a)por compromissos profissionais)ou seja "3 bravos" a pedalar,logo após os primeiros km´s surgiram as primeiras descobertas do terreno pois o nosso comandante fez questão de descobrirmos alguns trilhos,ás tantas dada a densidade da vegetação(esta já era mais alta do que eu)o que nos valia era a referência do rio sempre ali ao nosso lado,após passarmos ao lado da povoação de Segura lá nos dirigimos à Zebreira para mais um aconchego num café local,e vamos à ultima parte que nos levaria até à Idanha onde os restantes elementos já nos esperavam.Foram realmente horas inesquecíveis passadas com pessoal do melhor,um grande abraço para todos vocês e um abraço especial para o Nelo,o habitante local que nos acompanhou com a viatura de apoio.
 
Last edited:

Rasteiro

Member
Epá, já há muito que não presenciava as famosas saídas à borliú, com a cunha da desorgarnização organizada.... dos à borliú, :fpalm::fpalm::fpalm:

img8787x.jpg
[/IMG]
 

Rasteiro

Member
aqui o nosso amigo zé "figeira da foz" e sua esposa, a desesperar por pedalar pelos belos trilhos da região....sorry pela demora, mas um borliú que se preze, tem que atrasar pelo menos meia hora, :cool::cool::cool: e em grande destaque o nosso grande amigo Nelo, o grande "enginheiro" dos trilhos..... o Homem da logística ;)

img8801z.jpg
[/IMG]
 

penatabua

Active Member
Olá malta,

Das 270 fotos, destaco algumas que dão imagem a este trajecto "OS MARGULHOS"





"Ó Rasteiro deixa de brincar ás escondidas..."


Ok Zé AQUI estamos Nós!


Claro que estes "Margulhos" sabem bem é na Catedral do BTT...;);)

E muitos mais podiamos ter dado se tivessemos iniciado á hora programada! :p:D

Bjs e abraço de penatabua
 
Last edited:

penatabua

Active Member
Olá malta,


AUTOR DA MAIORIA DAS FOTOS - RASTEIRO

O prometido é devido e lá vão mais umas fotos, vamos começar pelo inicio:

As máquinas que NOS transportam tb precisam de atenção!


Luva especial para lavagem dos vidros....


Tudo pronto para o arranque


"Let´s go to CATEDRAL DO BTT"



Idanha-a-Nova a preparar a logistica.

Em destak a geleira das "MINES"

As "Ladies" á nossa espera!


Fora da Vila,







1 km a descerrrrrrrrrrrrrr sobre a Barragem Marechal Carmona, com as suas magnificas paisagens e ao fundo Monsanto.







A descer um SINGLETRACK, em que a ordem é "RABO PRA TRÁS" e o pensamento é "R... B... dá-nos asas...", dá acesso á parte superior do paredão da Barragem. (depois do reconhecimento exigido... "BORA LÁ!" Rasteiro...)




A ilha ali "ao virar da esquina"


Apetecia dar uns "MARGULHOS" né?



"Onde é que pára o trilho?..."




Os desviadores traseiros sofreram um pouco! Mas valeu bem a pena.












Borra aqui está uma das inúmeras passagens terriveis, tb as apanhámos.





Bjs e abraço de penatabua
 
Last edited:

penatabua

Active Member
Herdade da Granja, 2500 Hectares de propriedade privada



O Zé Pegado a defender a passagem da sua dama, o Pónei adorou a companhia!







Bjs e abraço de penatabua
 

penatabua

Active Member
Olá Rasteiro,


Aqui o forum só deixa meter 40 de cada vez! Com esta regra perdi metade das fotos, tenho de voltar á estaca ZERO.

Abraço de penatabua
 

penatabua

Active Member
Olá Boy Scout,

Obrigado por partilhares os teus registos! Como não fui á Feira Mediaval, dá para ver que viveram por momentos num ambiente mediaval.

Recordar cria uma nostalgia tremenda, mas o PÓ DOS TRILHOS traz-nos logo o prazer de pedalar...

Abraço de penatabua
 

Paranhos

New Member
Desculpem esta mas....estão a ser demasiado incenssatos....

Isso é muito giro para quem foi...mas por favor quem já foi e agora não foi quer é saber se em 2012 vai haver....sei que a Troika e sub. de Natal estão a dificultar, mas digam já que é para ir poupando os trocos...

Até já....
 

penatabua

Active Member
Olá Paranhos,


Honra-nos o teu interesse e entristece-nos não te podermos dar uma resposta concreta! Esperamos na próxima semana ter algumas respostas, especialmente das entidades OFICIAIS para podermos programar a nossa AGENDA.

Abraço de penatabua
 
Top