Maratona de Alte - 30 de Abril

rossio

Member
Obrigado pela informação e parabéns pela tua prestação Pedro XPTO, fiz 2h40....vou aguardar pelo meu lugar :);)
 

bttguia

New Member
Pois pois ,pela primeira vez este ano nâo fui a Alte ,pelos vistos foi a opçâo certa !!!!!!:cool:




Cumprimentos Betetistas !!!!!
 

calita

New Member
Pois eu gostei muito espero repetir para o próximo ano J Mas também compreendo o desagrado de alguns participantes, tomar banho de água fria e sem pressão ninguém gosta eu também tive que me sujeitar mas gostei muito.

Boas pedaladas
 

Caruma biker

New Member
boas.

realmente a criticas que não fazem sentido nenhum...
esta lama, culpa-se a organização, esta frio, culpa da organização, chuve, idem idem aspas aspas, faz calor adivinhem de que é a culpa.
Furei um pneu, e não tenho oleo na corrente, vou culpar a organização... e minha bicicleta esta suja de lama, a culpa é de que organizou...
Se não querem andar de bike com esta coisas que acontecem tenho um conselho para voçês. Fazer Rolos em casa.

Adorei a lama. não gostei de lavar o equipamento e a carteira não vai achar piada ao proxima revisão, mas bolas senti-me com tivesse outra vez 6 anos tal foi o gozo de passar fundo nas poças de lama e ficar todo cagado de lama dos pés a cabeça e em sitios onde não pensei ser possivel... eheheheeh.

Chuvei e tive frio, mas valeu o esforço, pelos sitios que passei, aquela single da ribeira do Algibre tem mais piada a escorregar.

Não cheguei ao fim, infelizmente, mas conheci pessoa intressantes pelo caminho até ao alto do Manhão, sitio onde dei por terminado a minha prova... tive mais olhos que barriga e insufissiencia de treino, para os 100km... bolas eu sou federado, devia ter feito mais.

A unica coisa que aponto foi a opção pelo material dos frontais... devido a condições climatericas, foi criada poluição desnecessaria... tal como muitas embalagens de geis, barras, camaras de ar, deixadas pelos trilhos por atletas... os trilhos não merecem isto.

Realmente a chegada a Alte é sempre complicada, todos os anos é a mesma coisa, ja era altura de pensar numa alternativa.
Banhos... Ja sei de antemão que vão ser frios... então os deste anos foram uma risada, mas no bom sentido... Houve duas senhoras que enquanto cortavam feijão verde, assistiram a um lindo espetaculo de stripe-tease integral masculino, ja que foram centenas deles a passar por ali...:D:D:D mas tambem não se queixaram.

Ahhh houve um cheiro familiar no meio do mato, que me intrigou, depois descobri que eram cominhos, alguem reparou... penso que não, estvam mais preocupados com outras coisas que não o BTT.

Uma coisa que me irritou solenemente e me deixou bastante desgradado... a falta de desportivismos e camaradagem...
Ao Km4 um colega caiu e ficou bastante maltratado... e por e simplesmente ninguem parou, o homem aos gritos com dores e ainda teve que ouvir que tinha a bicicletas no meio da estrada e que era um impecilho a quem passava. parei e fui em seu auxilio, e o que vi foi uma aula de anatomia ao cotovelo humano, pois este nosso colega tinha cerca de 7cm de pele arracada do cotovelo onde se via musculos e tendões... nem quero imaginar o que ele sentia, pois mal conseguia falar tamanha era agonia, em que este estava. Mais tarde falei com o medico da prova, e ele disse-me que o tiveram de manda para o bloco operatorio para o tratarem...
Valeu tambem um colega com equipamento da Cervelo que tambem parou para ajudar e telefonar para a organização.

Rui as melhoras e que voltes depressa a andar de bike.

De resto... brutal, tive para não ir este ano, mas depois lembrei de como a maratona de alte é brutal, e este ano não foi excepção
 

tavira40

Member
alte

Ola boa Noite amigos bttistas , então e assim:

percurso 5*****

tempo 5*****

Organização , a comparar com o ano passado não tem nada a ver não sei o que se passou se mudaram de direcção ou se apanharam muita agua na mona, os dorsais do pior, zona de lavagem de bikes insuficientes, ainda estou a espera do bidon da marca conhecida não me digam com o que eu paguei não deu para isso.
Mas não interessa foi um dia de puro btt diverti-me e é isso que interessa, quero desejar aos amigos que tiveram acidentes as melhoras
Mas não e por isso que não voltarei novamente a Alte, para o ano irei se Deus quiser
não levem isto como uma revolta, simplesmente como uma precaução para o ano ser melhor. um Abraço Tavira40.
 

bttguia

New Member
Boas pessoal ,no seguimento do meu comentàrio á bocado nâo fui a Alte este ano por motivos profissionais ,em vez disso eu e 2 amigos fizemos o percurso 2 dias antes ,quanto ao percurso achei brutal muito bem escolhido !!!!!ainda estava seco .....num belo dia de sol...

Cumprimentos Betetistas:::.:)
 

O quedas

Member
Boas malta.
Não é meu hábito criticar quem quer que seja quando não tenho a certeza que consigo fazer melhor e talvez por ser pouco exigente o único reparo que posso fazer é relativamente aos dorsais que poderiam ser em tela do tipo lona (conforma já encobtrei em Almádena) o restante para mim esteve bem.
A partida foi como no ano anterior por isso sabia como é.
O percurso foi excepcional
Ao contrário do que alguns por aí dizem tive assistência técnica na 1ªZA, agora há malta que vai para os trilhos só com a bicicleta e a roupinha do corpo e depois queixam-se que não tinham óleo, camaras de ar, elos de engate para a corrente, etc. o melhor é contratar um mecânico por atleta.
Os abastecimentos tinham variedade e quantidade.
A chegada foi complicada mas como é evidente não se pode cortar uma estrada nacional por 4 ou 5 horas e está escrito no regulamento que teriamos que "compartilhar" algumas vias com outros veiculos.
O banho na Casa do Povo (além dos contentores havia mais 3 locais de banho) foi normal com água fria mas suportável e com pressão que chegue (parece que há malta que precisa de tomar banho com aquelas máquinas de lavar carros), em relação á lavagem da bicicleta foi na ribeira da fonte pequena, assim como assim a bike tinha que ir para a revisão depois daquele tratamento de lamas e o bom Português tem que se saber desenrascar.
O almocinho tava bem bom, até deu para repetir.
Aos meus colegas bttistas gostaria que fossem menos criticos e mais sugestivos, se têm boas ideis deixem as sugestões, pode ser que alguém as aproveite para próximos eventos.
Vamos fazer do BTT uma festa e não um drama, drama é quando a malta se aleija e depois não pode trabalhar para pôr o pão na mesa.
O rescaldo já vai longo por isso SAUDAÇÕES BTTISTAS
Osvaldo Teodósio (eu tenho nome e não me escondo atrás de um nickname.)
 
Participei pela primeira vez neste passeio (dorsal nº 3781), e adorei.
Estive uns dias de férias em Lagos e aproveitei para fazer este passeio, optando pela meia maratona, o que se revelou acertado pois a minha esposa foi comigo e assim não teve de ficar cerca de 6horas á minha espera.
Pelos vistos tenho uma visão diferente da maior parte dos que aqui fazem comentários, pois faço Btt pelo prazer da paisagem e de pedalar, logo há muitas situações que não me parecem negativas, e aqui fica a minha opinião:
A partida foi feita de forma irrepreensível, fui dos últimos a partir (nem sabia quantos éramos, e pensava que o insuflável vermelho era a partida, estava totalmente enganado, eh!eh!), também ainda não sei em que lugar cheguei, só que demorei 3h02m.
O percurso foi excelente, pouca altimetria logo rolante, trilhos e caminhos magníficos. A lama é um dos meios onde me sinto bem, assim como a minha epic, por isso adorei.
As marcações estavam óptimas, mesmo com lama nos olhos era difícil enganarmo-nos, e s colaboradores estavam em todos os pontos de viragem atentos, e vi alguns optarem por um percurso diferente nos locais de separação, sem que ninguém os impedisse.
As zonas de abastecimento tinham o essencial (sempre gostei destas zonas, e paro sempre em todas), talvez a primeira não estivesse no melhor local, pelo menos para quem não pára como os da Taça.
Os dorsais foram realmente o ponto mais negativo, que seria de emendar (independentemente das condições climatéricas.
A chegada realmente foi extremamente confusa, muito transito, tinha policia mas numa localidade com estas características, em que aquela é a estrada nac. 124, não estou ver que se faça muito melhor, só se for pela parte de cima.
Sobre os banhos, parece um exagero o que dizem. Água quente para todos? Só em sonhos, se tomarmos banho logo que cheguemos, a água não parece tão fria. A disposição dos contentores pereceu boa, não tive nem vi quem tivesse que esperar para tomar banho, como já me aconteceu em passeio com cerca de 500 atletas, e a pressão era suficiente.
Outra rectificação seria colocar outro ponto de lavagens a cerca de 50m, com outras tantas mangueiras. Mas se muitos se despachassem, seria uma ajuda, e disto a organização não tem culpa.
A refeição estava boa, suficiente e em local agradável.
Acho que é um evento a recomendar, e vou tentar repetir, agora na maratona (como moro em Mafra, as despesas são avultadas e se tiver companhia, será uma realidade próxima)
A todos da organização, os meus parabéns
 

Rui Agassi

New Member
Simplesmente uma maratona fantastica.
Alte é sem duvida uma festa do BTT, não perco uma edição.

Quero Agradecer o apoio mecanico prestado pela G-RIDE PORTIMÃO/FARO.

Ao contrario de muitos não levei oleo mas tive a sorte e a felicidade de alguem me lubrificar a corrente em todos os abastecimentos :) só não o fez quem não prestou atenção.
Tambem perdi o dorsal, e achei engraçado e fartei de brincar com a situação pois sempre eram umas gramas a menos as costas :)

Tambem acho que quem se preocupa tanto com a classificação se devia federar e fazer as maratonas da taça.
Se bem se lembram, no ano passado a critica foi!! Aprendam com os miudos da escola, pois disponibilizaram as classificações do lazer muito primeiro que os senhores da federação!

Como diria o Sr. Fernando Pessa
E esta eim :)

Boas pedaladas
 

Acácio Café

New Member
Olá

Agradeço todos os comentários e criticas, são todas feitas, com certeza, com espirito construtivo.

Quem faz estas criticas fá-las de certeza com muito amor e paixão por este desporto e pela aventura e liberdade que o BTT proporciona. No fundo o que querem é que as coisas no futuro corram melhor.

Com este espirito construtivo, permitam que vos dê algumas informações:

- de facto é um erro de palmatória aceitar placas de bicicleta com aquela plastificação. Elas estavam plastificadas, estavam era mal rematadas (se é que podemos dizer que estavam rematadas). Deixem que vos diga que nem me apercebi do problema e estava perfeitamente convencido de que as placas eram impermeáveis à chuva, estava redondamente enganado. Em 12 anos nunca tivemos problemas, verdade seja dita que nunca tivemos a prova a decorrer à chuva.

-o atraso nas classificações é consequencia do problema anterior. Sem placas de bicicletas atribuir classificações está a ser um caos. Os atletas federados tiveram logo classificações, porque apesar de serem manifestamente menos, tinham o dorsal (do dorso) que foi feito de outro material que resistiu à intempérie.

- banhos, permitam que vos confesse que já tinha prometido que não mais me voluntariava para coordenar e organizar o BTT ALTE sem que esse problema estivesse resolvido. A verdade é que não esteve. Há pressa depois de termos assumido os compromissos de realizar o evento, ainda tentamos melhorar as condições dos contentores, criando uma cobertura, colocando cabides, encontrando mais um sitio para os banhos para compensar as instalações do campo de futebol de Alte, que entretanto foram saqueadas. Queixas à parte, a verdade é que temos de assumir as nossas responsabilidades e se queremos evoluir e manter a vossa preferência temos de resolver este problema.

- confusão na chegada. Há muito tempo que sabemos que a chegada pela EN 124 é um problema. Mas face à enorme quantidade de granizo que se abateu sobre a serra na sexta à tarde, transformando a pacata ribeira de Alte num rio de lama e com uma corrente que tornava impraticável o BTT em segurança e com o percurso todo delineado e marcado, pessoas afectas, etc, a única decisão possivel foi transferir a chegada da Fonte Grande para a Av. da partida, com o acesso pela N124. É óbvio que áquela hora (21h) pouco se podia fazer. Mas tentámos, afectámos um GNR ao local, colocámos sinais de proibido estacionar na faixa da direita e colocámos uma fita sinalizadora para evitar o estacionamento nessa faixa, desde a bomba de gasolina até Alte. Conseguimos alguns resultados, mas insuficientes. Mas alguma culpa deste menor sucesso também se deveu à falta de civismo de alguns atletas que não respeitaram a sinalética e estacionaram os carros na faixa sinalizada.

- falta de assistencia mecanica nas ZA, parece-me uma critica injusta. É claro que não se consegue dar assistência a todos os que precisam naquelas condições extremas. Informo que em todas as ZA sem excepção existia uma equipe para fazer a assistencia mecanica possivel e lubrificar correntes.

Confesso que não gosto de criticas do género - estava tudo mal, apesar de as respeitar igualmente.

Reconhecendo os erros que cometemos, mais uma vez agradeço as criticas e os comentários.

Aos visados pelas nossas falhas apresento as minhas desculpas.

Alte Inspira. Vive o BTT.

Acácio Café
 

O quedas

Member
Ontem no meu rescaldo esqueci-me por completo de deixar uma palavra de apreço a todos aqueles elementos da organização que se mantiveram firmes á chuva ao longo de todo o percurso para que eu e outros nos podessemos divertir. O meu muito obrigado.
Aproveito para deixar a sugestão a alguns participantes para formarem um partido politico para a oposição uma vez que são peritos em criticar mas não conseguem apresentar uma única solução.
 

Nunomlcs

New Member
Acho que bem vistas as coisas, a maioria das criticas, se prendem com aspectos que directa ou indirectamente estiveram relacionados com a chuva que se fez sentir na 6ª feira e no Sábado na zona da prova, no entanto também não deixa de ser verdade que uma organização com a dimensão do Alte estivesse preparada para todas as contingências. É no entanto de louvar a organização dar a cara e assumir os erros com o intuito de melhorar, nem todas o fazem.

Eu estava inscrito e às 7.00 da manhã levantei-me com intenções de estar à partida, mas ao ver a chuva que caía, abortei a intenção e voltei para a cama, mesmo perdendo o dinheiro da inscrição, após ver os comentários e ver as fotos acho que foi o melhor que fiz, no entanto espero para o ano fazer a prova de Alte com o tradicional Sol algarvio.
 

GAJO77

New Member
como ja disse num post anterior na 2ª za perguntei ao staff se havia assistencia mecanica e um senhor que lá estava disse-me que não havia, que talvez uns kms mais á frente houvesse.
como tal não é verdade que houvesse assistencia mecanica em todas as za.
tive uma hora a espera para lavar a bike!!
sou algarvio e defendo que alte é a meca do btt no algarve
resta agora a organização dar-me razão e para o ano compensar os participantes com uma prova mais atractiva e mais competente e se possivel com um brinde para os participantes nem que seja uma caneta,ouvi muita gente a falar disso
ps:esta é uma critica com a melhor das intenções
 
Top