Maratona de Alte - 30 de Abril

treck2010

New Member
Prova excelente, trilhos espectaculares, mesmo com a lama dava para estar sempre a rolar, diverti-me comó caraças!! dizer mal do evento por não ter banhos quentes para todos??? que é que isso interessa no quadro geral? Espectacular!! Tou lá para o ano! Parabéns à organização!
 

rdias

New Member
Boas.
Desloquei-me de Évora a Alte com os meus colegas pela 1ª vez para participar numa das maiores maratonas do nosso país e ficámos um pouco desiludidos e com o pensamento se voltaremos outra vez.
Começo pelo melhor: excelente percurso, apesar da chuva de de todas as condicionantes que implica
entrega de dorsais, muito bom o envio para as lojas e no próprio dia já que um colega meu levantou no próprio dia sem demora
pontualidade na partida
almoço 5******
O pior:Dorsais, muito mau os dorsais sem serem em plastico e para mais numa prova da taça, nem em provas teoricamente muito mais fracas se vêem dorsais assim
Banhos, nos contentores de mal o menos, mas de água morna, se não conseguem ter condições para tanta gente diminuam as inscrições e não façam disto negócio
Placas sinalizadoras, com caracteres pequenos e com publicidade que não devia lá estar porque causa confusão
Colaboradores no percurso, não sabiam quais as direcções certas dos percursos, um colega enganou-se na separação, por culpa dele próprio, e quando perguntou a vários elementos do staff ninguém sabia dizer qual a direcção correcta para a meia maratona
A chegada, uma autêntica CONFUSÃO de carros, bicicletas e pessoas no percurso!!!!

E TUDO ISTO NUMA PROVA DA TAÇA!!!!!!!!!!!
 

MSoares

Member
Boas

Também eu estive ontem presente no meio daquele lamaçal todo.

Costumo ser sempre um pouco crítico com as organizações mas desta vez, e ao contrário dos demais, não tenho muito a dizer... Pelo secretariado não passei, pois o meu dorsal veio para a Sportzone mais próxima, não sei se havia pequeno almoço e o almoço estava bastante aceitável e sem qualquer demora. O percurso estava bem marcado mas não foi do meu agrado pessoal (isto é problema meu... hehe). Os abastecimentos estavam também bem servidos mas mal localizados como já foi aqui referido. Na 1ª ZA quase presenciei uma queda de uma participante devido à confusão instalada... Há aqui gente a reclamar da falta de assistência mecânica, mas creio que sem razão. Eu nas 2 ZA's tive oportunidade de lubrificar a corrente e nem precisei de perguntar se havia alguém com essa função. Poderiam ter colocado mais 2 ou 3 mangueiras para a lavagem de bicicletas. Quanto as banhos compreendo as reclamações do pessoal mas não é fácil fazer melhor.

Só houve uma coisa que me custou bastante aceitar: paguei 22€ por uma inscrição e não tenho nem uma caneta como brinde nem o dorsal que fica sempre de recordação. Para já tenho apenas uma foto onde apareço ao lado de mais 2 ou 3 companheiros e nada mais :(. É uma situação que tem que ser obrigatoriamente corrigida no próximo ano
 

maratonbiker

New Member
Ola a todos,
Tambem estive presente nesta maratona e infelizmente......."abortei" a missão e virei para a meia maratona.
Na minha opiniao, correu muito mal. A organização não esteve á altura de um evento com esta dimenção.
Para uma prova a contar para a taça , esperava mais.
Aponto desde já o que correu mal.
Banhos - num dia de calor talvez funciona-se, agua fria em dias de chuva é trabalhar pá gripe

Zona de meta - do pior que já vi, não havia controlo nenhum no transito, era so carros de um lado para o outro, nem sei como ninguem se espetou em nenhum carro, tive a assistir á chegada dos primeiros e para uma prova a contar para a taça........uma vergonha......

Organização - Alem das boucas que ouvi de alguns elementos (do genero: este já não interessa, já não vai ganhar nada ) em quanto assistia á chegada dos atletas, depois chegarem os mais rapidos, começaram logo a abandonar o local ainda com atletas em prova, arrumavam cadeiras e grades e sei la mais o quê.........fiquei furioso a ver aquilo, como se os mais lentos não contassem para nada........tambem pagaram inscriçao, merecem o mesmo tratamento que o primeiro a chegar.


Dorsais - Uma " barraca " , deve haver um plastico melhorzinho que aquele, eram as centenas caidos pelo caminho. Eu faço ideia a trapalhada que vai dar as classificaçoes,
já para não falar dos controles que não era possivel fazer sem os mesmos, deve ter havido algum que se aproveitou para fazer uma batotazita.....eh eh eh eh .


Agora as coisas que achei que estavam ok.

Partida - A separação do pessoal por classes e km .......sem duvida um modelo a seguir por todos até mesmo em Portalegre

Almoço - O local era bem engraçado, a comida foi boa e em abundancia, nada a apontar.

Secretariado - O envio dos dorsais para " casa " , com este pessoal todo decisão acertada.

Resumindo.......maratona de Alte , só se não chover.............

Abraços e boas pedaladas.
 
Last edited:

GAJO77

New Member
eu não vi assistencia tecnica, andei desde o inicio do single de algibre ate a 2ª za so em 1ª mudança(34) e em talega(42) chego a 2ª za pergunto se ha assistencia mecanica e disseram-me que talvez uns km mais a frente e cheguei ao fim sem ver a ssistencia mecanica.
 

GDCSA

New Member
O GDSA participou em Alte com quatro elementos, tendo um deles sofrido um pequeno acidente. A direcção agradece a pronta assistencia prestada ao nosso atleta.
A Direcção
 

ACO

New Member
Esta é a mística de ALTE ...
Todos os anos um roll de criticas (mesmo dos que nem à maratona vão)... e todos os anos inscrições esgotadas ...
Realmente tenho que dar os parabéns à organização por proporcionar um percurso diferente e divertido (peço desculpa .. afinal os parabéns são para o S. Pedro).

Boas pedaladas
 

luispe

New Member
Ola a todos bem mais um ano em Alte participo desde 2008 ou seja esta é a 4 participação.
Meia Maratona "já que não sou capaz de mais" ao contrario de alguns que se increvem para os 100 só pra mostrar o dorsal, posso dizer que me diverti bastante pois fui para lazer e não para competir, apesar de manter um bom ritmo. bem muito cedo retirei o dorsal e meti no bolso pois o material escolhido não foi o melhor, abastecimentos estavam bem fornecidos apesar de não parar dei uma espreitada.
Percurso bem marcado nuca tive qualquer duvida, apesar de a lama nos olhos nem sempre nos deixava ver da melhor forma,
Zona da Meta , bem muitos carros a circular e a entrar em Alte algo a rever pela organização sempre que a chegada fôr pela entrada principal.
Classificações , bem vou aguardar para ver como conseguirá a organização resolver o problema já que maior parte dos dorsais ficaram no percurso...
Banhos: Agua fria sim, mas ok se não estou em erro eram perto de 2000 participantes ,como muitos aqui dizem não havia condições ...
faz parte, quem participou em Santarem apanha a mesma coisa, eu não vou a uma prova de btt para depois da prova fazer um SPA nos balnearios, é tomar banho vestir e almoçar, quero lá saber se é na rua em contentores agua fria, morna, quente, depois em casa com mais calma e outro conforto é que trato melhor da limpeza do corpo.
Almoço soube-me bem e repeti:)
ou seja os unicos aspectos menos bem Dorsais, falta de assistencia mecanica, e transito entre os participantes.
 

Leugimoger

New Member
Caríssimos,
Foi a primeira vez que fui do Porto até Alte para uma prova de BTT. Fui-me preparando nos últimos 6 meses para os 100km e ...acabei a fazer os 50, e não, não foram as pernas que suplicaram que acabasse mais cedo!
O percurso estava excelente, muito rolante, boas marcações, e a orientação pelos elementos da organização sem falhas a apontar. Comecei devagar, a pensar nos 100km e segui sempre "nas calmas", e aqui fica a minha primeira observação: "os campeões de fim de semana, conduzem de forma agressiva..."
Com piso escorregadio e baixa visibilidade devido à chuva e lama a entrar pelos olhos dentro, era vê-los a abrir por ali fora, a fazer ultrapassagens agressivas, daquelas em que se mandam mais dois para a valeta, enfim ... se são assim tão competitivos inscrevam-se na federação e vão para a competição.
Não me admirei por isso de ver o primeiro acidente sério ao fim de 3 km. E sei que não foi o único, por isso faço um apelo à moderação, para não coleccionarem mais cicatrizes ou arranjarem algo mais sério e irreversível.
Adorei o percurso, muito bonito, o "singletrack" na ribeira estava difícil, devido à lama, mas soberbo.
Os abastecimentos cumpriram com o mínimo, vou prevenido, por isso comi uns figos só por vontade de recordar os sabores algarvios.
Numa aldeia tão bonita como Alte acredito que seja difícil encontrar um local que possa albergar uma estrutura com as dimensões actuais. Concordo com as críticas à passagem simultânea de carros, atletas a chegar, outros em sentido contrário para ir lavar a bike, mas aceito que seja difícil coordenar tudo isto.
Agora, o festival de dorsais perdidos no monte, essa foi nova para mim! O meu lá deve ter ficado prós lados de Paderne, por isso fui desclassificado, LOL.
A minha bike começou a queixar-se lá para o km 30 e assim prosseguiu a matraquear queixumes até à divisória, as pastilhas de travão já tinham praticamente desaparecido e foi então que me decidi a ficar apenas com um gostinho da maratona de Alte.
Resumindo, gostei muito, aprendi que é melhor levar óculos, uns guarda-lamas a condizer e vestir um equipamento daqueles mais escuros, o meu vai ter que ser lavado 50 vezes até recuperar a sua cor original!
Não tomei banho, nem almocei, como bom burguês fui para o hotel lavar-me e comer. Um grande bem haja para o Alte Hotel!
Fiquei com vontade de repetir pro ano, mas com sol. É sempre bom regressar a Loulé e à companhia dos amigos de pedaladas do Sul.
 

heliommm

Member
Eu também andei a preparar-me para os 100Km, mas acabei por optar pela meia-maratona: quando olhei para o acumulado e vi que ainda faltavam 1100m, e com a corrente a encravar nas subidas, não hesitei em virar para a esquerda -- com um gosto amrago na boca de objectivo não cumprido.

Alguém tem o track GPS da Maratona, para eu me vingar um dia destes?
 

leoeagle

New Member
Participei pela 4ª vez na maratona de Alte pelo que não me surpreende a maioria dos aspectos positivos e negativos aqui descritos...

Trilhos muito bem escolhidos com um percurso de dificuldade média-alta devido especialmente ao mau tempo da noite anterior... Acredito que os últimos tenham sofrido um pouco ao passar por trilhos onde já tinham passado mais de 1000 participantes... Mas com as condições climatéricas não acredito que fosse possível escolher uns trilhos melhores.

Cheguei cedo mas pelo que li não houve problemas no secretariado.

As marcações estavam excelentes, nunca tive dúvidas.

Apenas parei num abastecimento e lá havia o essencial.


Agora os pontos negativos...

O principal vai para a qualidade dos dorsais que se não chovesse cumpriam a sua obrigação... Com a chuva verificou-se que não eram apropriados e é obrigação de uma organização precaver-se deste tipo de situações, para mais hoje em dia é relativamente fácil prever as condições climatéricas com alguma antecedência... Se não forem adeptos das novas tecnologias ouçam os provérbios dos antigos e "Abril águas mil":):)

Os banhos é outro aspecto negativo mas não é fácil uma localidade com aproximadamente 2000 habitantes conseguir arranjar condições para 2000 atletas tomarem um (merecido) banho quente... nas minhas 1ªs participações o local dos banhos mais parecia um palheiro pelo que houve uma (pequena)evolução...

É verdade que na chegada poderia ser evitada a estrada de alcatrão( recordo-me que na minha 1ª participação-2008 a chegada era feita por um local onde quase que não existia trânsito) mas também é verdade que há um ponto nos regulamentos que o pessoal teima em esquecer:

"O percurso está aberto ao movimento de outros veículos pelo que todos os participantes deverão obrigatoriamente respeitar as regras de trânsito"

Resumindo, Alte não é uma maratona "perfeita" mas é uma maratona onde vale a pena fazer um esforço para participar e acredito que a organização para o próximo ano estará um pouco melhor do que este ano... Se tiver disponibilidade estarei novamente presente em 2012...
 

bdiniz

New Member
Alte Inspira!!!
Muito rapidamente cá vai a minha opinião:

Positivo: Gostei do percurso, sem lama deve ser realmente inspirador. Bons trilhos, Marcações QB, abastecimentos suficientes.

Negativo:
Dorsais: de papel com estas condições!!! eram as centenas espalhados pelos trilhos. Lamentavel
ZA´s: Enorme a confusão nas ZA´s pelo facto de estar tudo junto (Taça e lazer).
Lavagem bikes. Fraco, só 3 mangueiras para tanto pessoal....
Banhos: do pior que já apanhei. água fria.
Segurança: Aquele último KM é um atentado à segurança dos participantes. A rever.

Já agora achei muito original a lembrança oferecida aos participantes, tal como constava no regulamento. Um saco de plastico com duas asas. muito bom, é a cereja em cima do bolo :)

Cumps a todos,
bd
 
Last edited:

Cigas

New Member
Realmente já foi tudo dito....
Acho que este ano a Organização terá muito que se enterter a ler os comentarios dos participantes pois em muitos aspectos nada favoraveis.
Em relação aos aspectos positivos destaco as excelentes marcações e avisos (placas de informação), a simpatia das pessoas nos pontos abastecimento e o local do almoço (muito engraçado).
Já os pontos negativos os dorsais sem serem plastificados foi um erro sabendo do estado do terreno e condições climatericas dadas para o dia pelo instituto metereologia.
Foi raro o participante que não tive que guardar o seu dorsal no bolso...ou pior...centenas e centenas de dorsais caidos ao longo do percurso...lcom este facto os pontos de controle cairam por terra....
Os banhos....se podemos dizer que aquilo são banhos...agua com pouca pressão e fria...por um lado agua fria é boa pois evita lesões...mas depois da chuva e lama até pontinha dos cabelos...agura quente era o minimo que se exigia.
Já não falando da zona de lavagem das bikes que foi muito fraca mesmo....

Em suma estava espera de muito mais para uma prova que ouvia falar em ser uma prova de renome em Portugal...espera que muita coisa seja melhorada...e principalmente que Organização leve em conta todas estas criticas construtivas e pense em futuros anos.
 

rottweiler72

New Member
Boas pessoal, chegou a minha hora de desabafar em relação á maratona de alte 2011, pois foi a minha primeira vez em Alte, pois com o estado da meteorologia até pensei em nao participar mas depois lá fui eu para o controlo zero e em cima da hora optei por ir fazer os 26km,mas entretanto mudei de ideias e fui fazer os 53km e fui o ultimo a partir, hehehehehehehe,rs, mas sinceramente desiludiu-me completamente, foi uma vergonha a começar por os sacos com os dorsais, t-shirts,jerseys, nem sequer uma pequena lembrança ali foi tudo a pagar TUDO, grande maquina de fazer dinheiro e a terminar com tudo o resto que já foi descrito atrás, já fiz varias maratonas e nunca uma como esta.
Fiz eu 400km para esta vergonha, acho que nunca mais lá voltarei, a nao ser que as coisas sejam diferentes,para terminar só quero no entanto deixar um reparo e um enorme pedido a alguns companheiros de pedaladas que continuam a teimar em deixar os trilhos por onde passam com a sua marca de desrespeito pelo ambiente...que não atirem as embalagens do gel, barras e afins que acabam de consumir para o chão pois hoje ao longo do percurso dos 53Kms que fiz ,vi quantidades enormes desses envolcrus...inclusive houve varios companheiros que tiveram o azar de furar e as cameras de ar ficaram nos trilhos, assim como os dorsais, espero que a organização se lembre de ir limpar os trilhos.
O que se aproveitou foi o almoço os banhos em Benafim( água bem quentinha ) e a simpatia das pessoas, pq tudo o resto é mesmo para esquecer.
Já agora será que as classificações irao ser divulgadas este ano, ou será só para o ano de 2012, a organização diz que:

Notícias


Classificações e tempos
brevemente disponíveis, a muita lama e chuva que se fez sentir impede que as
classificações se processem automáticamente.

Será que a contagem dos tempos foi feita de maneira diferente entre federados e nao federados ?
Porque é que os federados já têm tempos e classificações e os nao federados ainda não ?
Abraços..
Saudações BTTistas.....
 
Last edited:

nuno faia

New Member
foi a minha segunda participaçao em alte,e para o ano tenho ideias de voltar!
foi um dia dificil para toda a gente,participantes e organizaçao!como aspectos negativos só tenho apontar a chegada.no ano passado foi muito melhor....quase parecia a chegada de uma volta a portugal!por isso este ano fiquei algo desiludido.de resto tudo 5*!só foi pena a chuva que nunca parou e que torturou ciclistas e bikes.
muita gente se queixa dos banhos,já no ano passado assim foi,mas sinceramente nao percebo porquê.depois de lavar a bike,peguei no carro e fui até benafim(como já tinha feito no outro ano)e tomei um banho de agua a ferver.havia lá espaço para muita gente,mas só eu e o meu irmao é que estavamos lá.voltei para o carro e fui almoçar nas calmas.

para o ano estou lá outra vez!
 

Sardoal

New Member
Bem,pelo menos no site ja se reconhece que a culpa da "barracada" na tabela classificativa se deve ao mau material dos dorsais.
Reconhecer um erro fica sempre bem,principalmente para quem tem fama de ser bom naquilo que faz.Todos os dias se aprende.
 

clms

New Member
boas

bem ou mal já está passada.... agradeço ao pessoal do hospital de campanha pela excelente atendimento e também deixo os meus cumprimentos para a organização pois acredito que tentaram fazer o melhor possivel... mas para mim Alte não inspira ... pode ser que daqui a alguns anos volte...

cumprimentos e força para o futuro....

é pena mais uma vez uns serem filhos da mãe e outros da senhora .......onde andam as classificações dos que promovem o btt
 

webibinho

New Member
Há pessoal que nem pagando eu organizava um evento para eles.

Em vez de se preocuparem em pedalar preocupam-se me ciritcar, tudo e todos

É por isso que temos o País que temos.

Concordo com a critica dos dorsais, realmente foi uma falha.

A chegada caótica deveu-se a alteração do percurso que teve de ser feita na noite, segundo informações da organização, que teria sido a chegada igual ao ano anterior. Percebe-se, se bem que alguns mesmo assim criticavam, fosse de que maneira fosse.
Assim a critica foi por ser caótico o transito, se fosse ao contrário era porque a ribeira levava bastante àgua e alguém se podia ter afogado...

Quanto ao trânsito, chegam em cima da hora, e teimam em levar os carros para o arco da meta, e depois vêm reclamar...

A da falta de óleo e de bomba para encher as rodas, essas nem merecem comentários, enfim... Levei comigo óleo e bomba e camara de ar, e descravador de correntes e elo rápido e, mais algumas coisas que me fazem falta.

Assistência mecância vi 2, uma da pedro´s, e outra da g-ride se não me falha a memória.

Já agora só falta vir aquim alguém pedir à organização para lhe pagar uma corrente nova por causa da lama, é que a minha também foi a vida, e assim podia ser que também eu tivesse direito a essa poupança...
 

AMGM34

New Member
Olá a todos os amantes desta modalidade!
Começo por dizer que pensei que iria participar pela 1.ª vez numa prova diferente para melhor, afinal foi diferente para pior, tendo sido a pior de todas em que já participei
A espectativa era grande mas a desilusão não foi menor.
Partida afunilada passados que eram 50mts, provocando paragem logo após a partida.
Dorsais, a única lembrança que muitos poderiam levar para casa, uma vez que por 16euros, apenas tinhas direito ao dorsal e que não levaram devido à sua muito fraca qualidade, o que não seria de esperar nesta prova.
Pequeno almoço não havia, esperava-se uns abastecimentos à medida da prova o que não aconteceu. Deviam mandar uns olheiros a Monchique, Odemira, Guia, Miba - S. B. Messines e assim aprender a arte de bem receber.
Organização muito áquem do esperado, numa prova que deveria ser um dos espelhos desta modalidade o que originou confusão desastrosa nas classificações, daí o atraso, bem como na chegada à meta ou nos pontos de control.
Eu que cheguei a um desses pontos de control já sem o dorsal, depois de mendigar atrás de um e outro que lá estavam, lá houve um que me perguntou o nome, pensei que iria tomar nota, mas não aconteceu, disse que não se esquecia. A minha memória já não consegue feitos desses.
A organização deverá ter em contaque é graças ao elevado n.º de amadores inscritos que a prova é tão conhecida, que a festa não seria possível apenas com os 370 federados.
A organização deverá, em meu entender, esquecer um pouco a vertente comercial, que desta vez esteve bem patente, e tente tratar todos de forma a que fiquem com vontade de voltar.
Se for bem recebido, sou daqueles que não me importo de pagar, dia 29 de Maio irei à Cabeça Gorda - Beja ( 22euros ) e sei que irei sair de lá com vontade de voltar.
Ouvi falar em canja mas a galinha não deve ter chegado para todos, ficaram de fora os amadores, tá claro.
Abraço a todos.
 

rossio

Member
Viva,

Alguém sabe os tempos dos 1ºs classificados da Maratona e da Meia-maratona visto que as classificações tardam em chegar....

Cumps
 
Top