Maratona BTT-Trail Running, Montargil - BTT SOR (23-09)

Boas,

Cheguei mais cedo do que estava á espera a casa... não, não fiz uma grande prestação nos 70km da maratona, mas a lama ou melhor... cola estragou a prova e desisti ao km 30. O que uma madrugada de chuva faz...

Tenho pena porque montargil parece-me uma excelente local para a prática da modalidade, mas talvez seja melhor realizar esta prova umas 2 ou 3 semanas antes, no inicio de Setembro! Foi triste ver o pessoal da organização desanimado por andarem a preparar uma prova à 3, 4 meses em tempo seco e logo no dia 23 o São Pedro lembrou-se de aparecer e em força e estragar um pouco a festa!

De qualquer das formas não desanimem pessoal... à excepção do tempo tudo estava excelente, sobretudo o percurso da maratona que estava a adorar! Espero estar novamente em Montargil para o ano que vem ;)
 

kaska

New Member
pois... não és só tu... a mim aconteceu-me exactamente o mesmo... acho que desistimos todos na mesma subida que estava impraticável com a lama
nem a pé dava para andar com a bike, tanta era a lama agarrada às escoras e à suspensão :(

também estava a adorar o percurso da maratona :(

fizemos 110 kms, acampamos na orbitur para poder estar aí cedo... e a chuva estragou tudo

é lamentável para nós, e lamentável para a organização :(
 

peixehp

New Member
Boas tarde,

Realmente a chuva veio dificultar um pouco a coisa, mas faz parte, fui para os 40km, mas o pior para mim foi ter-me perdido uma vez, mas houve que se tenha perdido mais, deixo uma recomendação: melhor sinalização e um ou outro sinal de perigo também não se perdia nada...
De resto aquele areal da barragem perto do parque de campismo arrebentou uma beca comigo.
Banhos excelentes, abastecimentos também e comida tudo ok.

Onde se pode ver as classificações...??

Abraço a todos
 
Mas pelo que ouvi dizer a meia-maratona não tinha aquela argila que a maratona tinha... eu já fiz algumas maratonas com lama e nunca me tinha acontecido isto, eu queria pedalar mas não conseguia porque a lama me prendia completamente as rodas. Tentava-se tirar com pequenos paus o maior (sim só o maior, pq aquilo pegava-se ao material, só mesmo lavado é que aquilo saia!) e 5 metros mais á frente ficavamos apiados outra vez... aqueles 3 kms foram feitos em meia hora ou mais, aliás aqueles 500 metros finais porque foi ai que toda a lama se acumulou! Ainda tentei continuar depois daquilo tudo mas mais á frente havia mais do mesmo e optei por ficar logo ali em Montargil. De qualquer das formas vi 2 ou 3 seguirem sem apiarem mas duvido muito q n tenham parado mais á frente pq deviam q ter muitos kilos de lama em cima...
 

baldeante

Member
Aquele pé de agua nocturno lixou tudo, e ao km 20 e qualquer coisa a lama passava por cima da suspensão, a roda de trás era tão larga que deixava a lama na corrente :barafustar: fiquei por ali se soubesse o que sei agora tinha ido para os 40 km que segundo parece era possível chegar ao fim sem grandes problemas ...

Deixo aqui um conselho para o acaso de chover na noite/dia anterior num próximo evento enviem uma mota a frente para verificar o terreno para evitar coisas destas com um ou outro desvio :zezus:

Não culpo a organização pela chuva mas acho que era possível ter evitado aquele tipo de terreno nem que fosse com um desvio por alcatrão sei que não e o que nos gostamos mas e preferível aquela lama ...
 

jober91

New Member
Boas, eu infelizmente também optei pelo plano B que foi mesmo não acabar, pois a súbida que alguns referiram, estava impraticável, nem a pé se conseguía.
Não se pode responsabilizar a organização de nada, pois pelo que me pude perceber, tinham tudo controlado, cruzamentos com bastante pessoal, organização simpática, só parei na 1ª Za, e estava tudo bom. Só mesmo o S. Pedro é que não ajudou. Mas infelizmente temos por cá a Troika, que não nos deixa muita margem de manobra para podermos gastar rápidamente o material.
Os km's que fiz estava a adorar, contúdo e só única e exclusivamente como opinião para a Organização, numa futura iniciativa a zona de separação dos percursos ser um pouco mais á frente.
Tirando isso, 5*****, para o ano sem o S. Pedro contem comigo.
 

golias

Member
...

Na minha opinião, acabou por ser um evento mediano!,
não quero deitar todas as culpas à organização, mas nem tudo foi da chuva!!
já fiz o meu rescaldo e postei, as poucas fotos, no blog...

...
 

SWorks

New Member
Boa tarde Amigos,

Evento agradavel, numa zona bonita, que nao conhecia e que tem potencialidades para fazer excelentes eventos.
Que pena o S. Pedro nao ter ajudado, mas na minha opiniao existiram pontos que poderiam ter sido melhorados...
Secretariado: Nada a dizer, mais ou menos funcional.
Local partida: Pena nao existir som, quem tivesse mais atras nao ouviu o brefing e se possivel para a partida um local inicial em reta ou com mais espaço para evitar acidentes.
Percurso: Bonita zona, bons trilhos, boas subidas, mas na meia maratona, onde participei, podiam ter evitado a passagem pela areia e pedra da barragem, ja na parte final podiam evitar aquela passagem pelo leito do ribeiro para depois subir o monte a pe e a chegada a meta poderia ser pela estrada principal, por exemplo, evitando aquele mar de lama.
Pessoal pelo percurso: Bom, sempre presente em varios locais.
Marcaçoes: Fraquinhas, para nao dizer mais, falta de marcaçao de perigo (e importantissimo porque a malta excede-se sempre um pouco), falta de setas (enganei-me 2 vezes e ando nas calmas), fitas pequenas, pouco visiveis e em alguns locais longe umas das outras. O positivo foi aquelas fitas no chao a fechar.
Chegada: Faltou alguma animaçao com a falta de som.
Lavagem de bikes: Apenas uma mangueira, muito pouco para estas condiçoes.
Banhos: Bom local, excelentes condiçoes, agua quentinha, 5 estrelas.
Almoço: Bom, suficiente.
Conto voltar para o ano...
 

Nechrophobic

New Member
Grande percurso, de todas as maratonas em que participei, esta foi, sem sombra de dúvidas, a mais espectacular quer em termos de diversidade no percurso quer em exigência física e mental!!! E com paisagens do mais belo que tenho visto.
Correu razoavelmente, tendo em conta a condição física (mais uma semana sem qualquer treino), o único problema foi o facto de ter caído um autêntico dilúvio antes da prova, o que tornou o percurso extremamente lamacento, fazendo com que mais de metade dos participantes tivessem desistido, uma vez que, e eu incluído, ninguém levava pneus a contar que o percurso estivesse naquele estado. Confesso que também cheguei a pensar na possibilidade desistência, primeiro quando descer se tornou um verdadeiro número de malabarismo, uma vez que na roda da frente era impossível confiar, escorregando em todo o lado, levando a grandes/perigosos erros de trajectória, segundo porque subir era quase impossível devido à enorme falta de tracção na roda traseira, e depois, a cereja em cima do bolo, foi quando a espécie de cimento cola, misturado com tudo o que era ervas e restos de folha de pinheiro se acumulou de tal forma que o roda da frente bloqueou completamente, juntamente com a suspensão, transmissão (desviadores? nem se viam os desviadores!!)... e estávamos no 25º Km!!!... Já só faltavam 50... e comecei a pensar na conta da oficina no dia seguinte.
Mas felizmente, tenho um companheiro de aventuras que nunca se rende, e foi pendurado nesse espírito (eu e outro companheiro que também já estava a pensar em poupar o material) que lá seguimos viagem, sem no entanto termos vários erros de percurso, (segundo o que consegui apurar aconteceu a muito mais gente) aqui talvez a única falha digna de registo da organização, uma vez que as fitas eram pouco visíveis, bastando uma ligeira distracção, (o que dado a exigência do percurso não era difícil) e lá ía o pessoal 2, 3 Km's para depois voltar atrás, o que aconteceu umas 4/5 vezes!!!
Uns Km's á frente apanhámos outro companheiro que estava em dificuldades, estando também ele tentado a desistir. Quando chegámos ao último abastecimento e fomos informados de que éramos os últimos resistentes, aí ficou logo claro de que nenhum de nós iría desistir.
Depois de 10/15 Km's em que seguimos os três num ritmo suave para não deixarmos o companheiro para trás, este acabou por não resistir às cãimbras e ficou pelo caminho, ficando nós dois até final.
Terminámos em último, mas isso é o que menos importa porque estas maratonas ficam na memória, pela dificuldade e pela superação à adversidade que exigem... Espectacular!
 

kaska

New Member
depois daquela malfadada, enlameada, pegajosa e ranhosa e outras coisas acabadas em "osa" e em "ada", subida

levei mais tempo a descer (sempre a tirar a lama com as mãos), ou com ela às costas, e a lavar a bike dentro da vala

do que propriamente a fazer os 27kms até ali...
 

BTTSOR

New Member
Boas tardes, o BTTSor queria primeiro que tudo agradecer a todos os participaram neste dia para uma volta que se tornou pesada, a intemperie que se abateu nessa madrugada, tornou o piso terrivel para a pratica do btt, bem como acabou por apagar alguns traços a delimitarem o traçado (alvo aliás de algumas criticas) poder-se-ia (e talvez dever-se-ia) colocar também placas nesses locais, erro nosso, como até então o clima tinha sido quente e seco a verdade é que como estávamos descansados com as marcações direccionámos o stress para todo o resto da logistica e não mais se pensou nisso, apesar de durante a prova termos uma moto quatro a tentar regularizar os vários sitios que se ia ouvindo que estava mal...
Espero que tudo o resto tenha decorrido de acordo com o aceitavel e que tenham tido um bom dia de btt, como calculam quem organiza deste tipo de eventos (no nosso caso já com alguns anos de organizações) queremos que tudo corra sempre do melhor, afinal sois nossos convidados e gostávamos que saissem de cá "satisfeitos".
As classificações já estão no nosso site (www.bttsor.com), mais tarde serão colocadas algumas fotos dos nossos colaboradores, e evntualmente mais algumas clarificações.
Um grande abraço a todos os que participaram no nosso evento e um grande obrigado também.
P.Bispo
BTTSor
 

kaska

New Member
Quando estavamos a lavar as bikes na vala da água, um dos elementos da organização que estava no local junto ao alcatrão
antes da malfadada subida de lama, tirou algumas fotos com o telemóvel...

Se pudessem colocá-las aqui, ou noutro local, ficava agradecido... era porreiro :)
 

kaska

New Member
Será que me podiam responder à questão das fotos? ou é pedir muito?

Já escrevi aqui, já mandei PM, já pedi no Facebook e mandei mail... uma resposta não ia nada mal, digo eu...

Nem que seja a dizer: não arranjamos essas fotos! :(
 

P.Bispo

New Member
Calma amigo Kaska, já tinham sido pedidas à rapaziada que as tirou estou a aguardar que mas dêem para colocar aqui, não tinha sido esquecido, só que está realmente a demorar um bocadito de mais... vou voltar a pedir à rapaziada....
Cumps.
P.Bispo
BTTSor
 
Top