Maratona BTT 5 cumes - barcelos - 25 setembro 2011

manusepol

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Boas a todos!
Eu vou e já tenho dorsal, 1489.
Vai ser duro, 257Km a conduzir e mais a maratona, mas não ade ser nada.
Até lá....
 

AmigosMontanha

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Valida a tua inscrição...

inscvalid.jpg
 

Gun_Hugo_Dale

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Boas

Sei (de fonte segura) que vamos ter uns kms de subidas intermináveis, ou seja, ao inicio são logo uns 6kms a subir, espero que depois seja a descer lol
 

baldeante

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Só espero que essas descidas não sejam como as da fexpomalveira que fiz no domingo passado ainda tou todo torto ... mas pro ano volto lá :D
 

Gun_Hugo_Dale

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é que pelos vistos, no ano passado, ouve um colega nosso, que levou uma bike de 60€ e fez os 5 Cumes BTT, no primeiro Cume, ficou sem travões e fez tudo até ao fim, por isso acho que fazemos todos, com bikes razoáveis, até mesmo mais fraquinhas...não acham ??
 

AmigosMontanha

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Crónica 5Cumes 2010 de calv1n

GRANDE RESCALDO DA MARATONA BTT 5 CUMES 2010, PELO UTILIZADOR DO FORUM BTT calv1n (Luís), um grande abraço para ele.

Esperamos por ti novamente este ano amigo Luis.


Viva,
este é o meu primeiro post no fórum. Não tenho experiência de btt e esta maratona seria a minha primeira aventura neste desporto.

Comecei por comprar em Junho 2009 uma bike em 2ª mão (50€) a um amigo, uma Jumpertrack (não sei se está bem escrito) com quadro em ferro (ou será aço?) típico de downhill... Nesse verão dei umas voltas pelas ruas da Maia e fui umas 4 vezes andar no Parque de Avioso, nunca me aventurei a andar no monte.. mas depois ficou encostada um ano na garagem até à semana passada.
Tomei a decisão de me inscrever na Maratona dos 5 Cumes e por isso levei-a à loja/oficina para uma afinação geral. Tanto na oficina como na opinião de amigos meus que praticam btt, eram unânimes: é uma prova dura e já é bom se fizeres os 3 cumes mas com essa bike é missão impossível (17kg). Ora eu não estava disposto a investir mais €€ (50€ na compra + 20€ de afinação), para uma primeira experiência da qual eu poderia não gostar.

Fui levantar o dorsal no Sábado, tudo na boa e rápido. Já sabia da previsão de mau tempo para o dia da prova mas analisando bem... era só água e algum vento por isso levar um impermeável era boa ideia.
Domingo chego ao estádio pelas 8h30, muita gente, muita bike bonita, bom ambiente.
Como já ia equipado de casa foi só esperar pelas 9h00 para sacar a bike da mala do carro e montar a roda da frente. Continuava a chover bastante mas que eu saiba a bike não se dissolve em água e eu sei nadar
Estava pronto para a aventura. Aí vou eu para a Partida (na noite anterior tinha lido no site que era numa avenida do centro de Barcelos, consultei o Google Maps e memorizei como lá chegar), sem espinhas!
Chego à Partida às 9h25, muita gente já a postos, entro na cauda do pelotão e é esperar pelo tiro.
A partida foi pacífica e após uns kms rápidos no alcatrão entrámos na terra.
Os caminhos e trilhos tinham muita água/lama mas se os outros passavam eu também tinha de passar.
Penso que me adaptei bem, sempre a ver bem onde ia meter a roda e tentando não atrapalhar os outros companheiros de luta.

Onde senti mais dificuldade foi nas subidas. Por vezes ia com embalo mas isso acaba num instante e depois era muito complicado meter uma mudança mais baixa. Parece-me que o truque é antecipar e meter a mudança antes do início da subida, tenho muito mas mesmo muito que aprender. Ainda consegui fazer isso algumas vezes mas mesmo assim não conseguia manter-me a pedalar (é a falta de pernas) por muito tempo. Toca a desmontar e a subir com ela pela mão... Admiro aquele pessoal que é sempre a pedalar até lá acima, cum catano que máquinas!

Entretanto começo a notar que um dos punhos está solto e sem mais nada descola-se fico com ele na mão, não acredito! Passado um bocado é o outro que sai fora, tou fod***! Agora tinha de agarrar nos punhos e fazer pressão para dentro senão ia parar com o queixo ao tapete

Pouco depois começo a sentir falta de travões à frente e atrás. São travões V-brake e já estavam com os calços gastos, era ferro contra ferro, que chiqueiro aquilo fazia...
Em vez de travar já só conseguia desacelerar

Cheguei ao controlo dos 33km com 3h00 de prova e era aqui que se fazia a separação dos 3 e 5 cumes. Perguntei se havia assistência para trocar os calços mas nada feito... Nem supercola3 para colar os punhos no sítio...
E agora? Vou para os 3 cumes e acabo já isto ou viro para os 5 cumes?
1. Chegou o momento de decidir o que fazer:
o ficar pelos 3 Cumes e dar-me grato pela experiência, conseguir chegar inteiro ao fim, e a tempo de ainda ter almoço, ou
o optar pelo mais difícil, pelo desconhecido, pelo que ainda falta fazer, pela aventura, por descobrir quais os meus limites, por um almoço(lanche??) frio... enfim por um pouco mais de lama e chuva (mais molhado não podia ficar)?

Devo ter demorado uns 5 segundos a decidir... vamos tornar isto um pouco mais hardcore:
SIGA PARA OS 5 CUMES (que inconsciente...)
1. Nem tinha pedalado 5km após a separação quando o desacelerador de trás deixou de funcionar por completo, o da frente ainda dava qq coisa (ia no ferro mas dava) mas tinha de apertar o manípulo a fundo... sem travões isto torna-se perigoso... mas metade dos 75km já estavam feitos, não ia voltar para trás, sempre para a frente!
Cuidados redobrados principalmente antes das descidas para não embalar por ali abaixo, se a coisa se complicasse muito podia desistir no abastecimento seguinte.

Mas... foi bom enquanto durou, mas depressa acabou: agora não tinha nada, nem desacelerador atrás nem à frente, zero, nicles, rien... Podia apertar os manípulos até ao fim que mesmo assim ganhava velocidade nas descidas mais suaves... "Bonito serviço, agora é que me vou fod*r todo, sem dó nem piedade... Mas porque é que não virei para os 3 Cumes? Não era vergonha nenhuma, pelo contrário! Agora aqui sem travões e ainda com 30km pela frente vai ser o cara**o para terminar."

Minha nossa que banhada! Sem nada de travões a brincadeira podia ter saído cara e virar um caso sério...
Mas face à adversidade nada de baixar os braços e neste caso se havia algo para baixar eram... os pés! De repente lembrei-me de quando tinha uns 5 anos e aprendi a andar de bicicleta... os primeiros travões que usei foram as solas dos sapatos! Se nessa altura funcionava também havia de funcionar agora! Assim quando queria reduzir toca a meter os pés no chão e rezar para que funcionasse! Ainda deixei uns regos novos naqueles trilhos, eh eh!

Mas quando apanhava descidas mais pronunciadas não tinha outra solução senão desmontar e descer com a bike pela mão (uma grande seca, com descidas tão boas...). Isto quando conseguia aperceber-me da descida a tempo porque por vezes ela aparecia de repente e aí era uma autêntica descida kamikaze, ui!! Por 3 ou 4 vezes tive de me chegar perto da berma do caminho para roçar no mato e aproveitar o atrito, que cena marada!


Altura para fazer uma breve avaliação do estado do material:
o travões kaput, deram tudo o que tinham, agora só estavam ali a fazer peso
o mudanças continuavam a funcionar, um pouco mais a custo por causa da lama mas funcionavam
o os pneus/jantes não tinham dado problemas, talvez por ter cuidado onde passava com as rodas mas também por alguma sorte tenho a certeza
o os amortecedores deviam estar bem, pelo menos não notei nada de especial

Vistas bem as coisas até nem estava nada mal para uma bike que me custou menos de 100€. Só precisava de uns travões e uns punhos que não descolassem do guiador.

Quanto ao estado anímico não podia ser melhor, estava a curtir à brava!
1. Neste andamento mais comedido (segurança acima de tudo, dentro do possível claro), quiçá um pouco ridículo de "susto-sim susto-não" e várias ameaças do clássico "já foste!", fui sendo ultrapassado por vários bttistas que, se nas subidas mostravam que estavam ali para dar ao pedal, nas descidas então parecia que iam atrasados para algum almoço num qq estádio! Cheguei a parar e encostar para não atrapalhar, até dava gosto vê-los passar, cum carago!
Um pequeno aparte sobre isto das ultrapassagens, tive algumas situações ao longo da prova que me suscitam dúvidas, explicando-me melhor:
o nas subidas fiquei a saber que quem desmonta segue pelas laterais deixando o meio para os ainda pedalantes. E se quem segue desmontado estiver a progredir mais rápido do que os que pedalam? A prioridade nas subidas é para quem vai montado ou quem vai mais rápido?
o quem vem de trás para ultrapassar por vezes avisa o lado pelo qual vai passar mas alguns passam a chispar sem dar cavaco. E se o piso me obrigar a desviar a trajectória e levar com desses silenciosos em cima?
Existem regras definidas para isto?
Continuando...
Se antes achava que a coisa ia ficar mais hardcore agora tinha a certeza que isto ia ser memorável: a bike fod*da e eu a ter um prazer brutal, eh eh

As técnicas do sola-brake e mato-roço serviam na maior parte das situações mas por vezes não eram suficientes, eu tinha de tomar medidas drásticas, e rápido! Tinha de haver outra solução de recurso...
Pois não é que o pinheiro é um excelente recurso para travar? Basta apontar direito a ele e no último instante desviar o suficiente para não lhe acertar com a roda mas ainda assim conseguir abraçá-lo com o braço! Tive de aplicar esta técnica 3 vezes, tendo funcionado em 2 o que dá uma eficácia de 66,7%. Quando funcionava era um alívio e a bike parava apenas uns metros mais à frente, mas quando não funcionava táva tudo fod**o porque o que vinha a seguir não era bonito não senhor (é nesses momentos que aproveito para recitar rapidamente alguns palavrões do meu dicionário antes do impacto final)...

Apesar de estar a gostar, já estava a achar pouca piada a esta modalidade do "sem-travões" e de alguns encontros imediatos com pinheiros e outras espécies arbóreas... A continuar assim já era abusar muito da sorte e eu tive muita no meio disto tudo, mas ela podia esgotar-se a qq momento.

Resolvi fazer uma vistoria aos travões a ver o que se podia fazer. O de trás além de estar gasto, ainda tinha o cabo estragado fruto de uma "festa" feita a um pinheiro. O da frente estava tão gasto que já não tocava no aro da jante, se conseguisse ajustar os calços mais junto do aro já teria algum travão. Mas não tinha a chave apropriada por isso nada feito.

De repente reparo em algo que até me gelou os tomates... a roda da frente está completamente desapertada, o pequeno manípulo de aperto rápido até baloiçava para trás e para a frente com a folga que tinha! Cum filh* da pu*a!! Como é que é possível? Isto explica o barulho de algo a roçar que me acompanhou desde antes dos 20km e que eu ainda não tinha descoberto a origem... Andei estes kms todos apenas com a forqueta pousada em cima do eixo da roda, só a ideia do que poderia ter acontecido deixa-me gelado! Que grande nabo! Aperto a roda com força e confirmo que está firme.

Está decidido, no próximo abastecimento dos 51km vou desistir... caso não arranje uma chave para ajustar os calços da frente.
Com mais algumas peripécias lá cheguei ao abastecimento dos 51km, finalmente!

Então primeiro tratar do bem-estar aqui do "atleta" pois claro, venham de lá umas bolas de berlim e "zás"! Estava cá com uma galga, xii menino! Durante os últimos kms já sonhava com bolas de berlim e croissants! Depois de umas boas pedaladas abocanhar uma bola de berlim daquelas sabe mesmo muito bem, como dizia o outro "ui ca bom" ! Para ser mesmo top só faltava uma cervejola a acompanhar, mas não, não havia... é pena (se tiver de apontar um ponto negativo à organização escolho este ).

Depois de repor algumas calorias agora era altura para tentar solucionar o problema do travão da frente e caso conseguisse podia "seguir viagem". Senão também não havia problema, já tinha sido muito bom chegar até ali e ainda podia ficar a desfazer mais umas bolas de berlim à dentada! Há que tentar ver sempre o lado positivo das situações!

Entretanto chegam os vassouras que vinham a fechar o percurso. Expliquei-lhes o problema que tinha e que necessitava de uma chave sextavada. Por sorte um companheiro de prova que também estava a abastecer trazia com ele a chave milagrosa! Bem aquilo não era só chave, era um pequeno zingarelho tipo canivete suíço mas em versão btt com vários tipos de chaves e mais algumas, um espectáculo!
Com a ajuda e indicações do vassoura lá consegui ajustar os calços, já tinha desacelerador na frente outra vez, ferro no ferro mas melhor que nada, Yeahh!

Foi uma sorte do catano, alguém "lá em cima" devia estar a olhar por mim! O que é certo é que já tinha de novo algum travão e isso era o meu passaporte para o final, e eu queria mesmo "ir a jogo"!

Pés (rodas) ao caminho e aí vou eu, eh eh! 24km para Barcelos!
Com 4 cumes conquistados faltava atacar o 5º e último cume. É bom ter uma perspectiva do que já foi feito para ganhar alento para o que ainda falta, e já não faltava muito!
Sabia que atrás vinham os vassouras e um bombeiro em moto4 por isso estava tranquilo.
Assim fui saboreando cada subida e descida como se fosse a última pois em breve este desgraçado iria chegar ao fim. Cada subida ultrapassada era uma pequena vitória mesmo tendo de desmontar várias vezes porque as pernas já não tinham vitamina.

Chegado ao último abastecimento e controlo no 5º cume, oferecem-me uma água e uma barra que aceito. Ainda deu para conversar um pouco e mandar umas bocas para animar a malta, haja boa disposição! Agora era (quase) sempre a descer até Barcelos!

Por vezes nas descidas a bike estremecia por todos os lados, parecia que se ia desintegrar, mas dava uma pica dos diabos!! Bem, se de repente desse para o torto não tenho dúvidas que ia direitinho p'o car*lho... e não estava aqui a escrever esta saga (ou chaga)...

Barcelos à vista! Agora percorrendo os mesmos trilhos do dia anterior pelos campos de milho junto ao rio já "cheirava a vitória"! Acabou a lama, só mesmo subir a rampa para a ponte e umas ruas da cidade em direcção à meta. Faço festas na bike, coitadinha, deu tudo o que tinha eh eh! Agora é mesmo a última subida, a rampa do palanque da meta!

Tá feito! 5 Cumes 2010 grande prova! Tempo final 7h58, espectáculo!!
Foi um bom evento, adorei cada momento deste filme trágico-cómico
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Quero enaltecer a organização do evento que foi impecável, principalmente aos bravos que estavam nos abastecimentos ou cruzamentos e que estoicamente aguentaram o dia todo com mau tempo.

Adorei a experiência mas ainda não estou convencido se este é desporto para mim. O melhor é experimentar mais vezes...

Um agradecimento especial à bike que já merece ter nome próprio, vou baptiza-la de Mula.
Pois a Mula, com uns calços novos e os punhos colados (ou rebitados) no sítio, estará pronta para outra! Chiça que é teimosa como uma... mula!

Abraço,
Luis
 

ricbarata

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Foi o post que deu mais gozo de ler aqui no forum ....

duarante a leitura fiquei-me mesmo a imaginar como foi na realidade aquelas quase 8 horas de peripérçias ....

Muuito bom mesmo .....
 

laaf

New Member
este ano vou participar pela primera vez nos 5 (talvez 3) cumes e dps de ler a epopeia do Luis vejo que de facto nao conheço as "regras de cedencia de passagem" que ele refere, numa prova destas, que até conta para o campeonato nacional e tem atletas a lutar por tempos, existem de facto essas regras ou o bom senso de cada um chega??
 

Flygye

New Member
Bem espero que este ano o S. Pedro nos contemple com melhor tempo. Pois na prova do ano passado 2010, possa.... que chuvada, até eu a tomar duche em casa fico mais seco.
No ano passado parecia mesmo um patinho e ainda por cima feio (todo sujo) quando cheguei ao fim. eheheh

Até dia 25 Setembro!
 

baldeante

Member
Será que este ano vamos ver o Sr. Calvin de novo .....

Cá para mim com todas as peripécias do ano passado merecia que a organização lhe oferecesse a inscrição este ano .... é sou uma ideia ... mas parece-me bem não acham :D
 

Pessegueiro

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Boas,

Até pode chover como no ano passado,

Eu gosto andar em tempo de chuva,

Os trilhos no ano passado estavam muito BEM escolhidos,

Mesmo com tanta chuva, eram sempre a rolar,

As descidas estavam espectaculares, e com tanta água pareciam cascatas de ribeiros,

Davam para descer em cima bike, pois o solo era de rocha, e foram bem escolhidas,

Só tive pena, só ter feito os 3 cumes,

Pois gastei as pastilhas novas, antes da divisão dos percursos,

Digo uma coisa,

Espero que este ano, tenham o mesmo cuidado e atenção, para todos os pontos e questões, como no ano passado,

Até hoje, para mim claro, foi a maratona(3 cumes),

Que mais adorei,


Pessegueiro
 

baldeante

Member
estou contigo ...

O ano passado era para fazer os 5 cumes fiz 3 pois quando cheguei a separação já era quase hora de almoço e eu ainda tinha de fazer 300km para casa ...

Este ano faço os 5 cumes a menos que a bike me troque as voltas ...
 
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