Mapas Topo Portugal

shelltox

Super Moderador
Mapas "topo" penso que será abreviatura de mapas topográficos. De Portugal e para Garmin, conheço:

-Garmin Recreational Europe v3
-TopoLusitânia - Mapa Topográfico de Portugal para Garmin
-Topo Portugal v3 - Ciclonatur
(estes 2 últimos referidos na resposta anterior)

Uso o Topolusitania e estou satisfeito, o da ciclonatur embirro com o .typ(o verde dos caminhos off-road), o Recreational v3 é fraco a nível de cobertura.
 

cister monge tony s

Active Member
sim, sei que existe o topolusitânia...falei "Topo Portugal" porque foi precisamente na ciclonatur que me falaram nele...eu estou a usar o city navigator 2010 mas, queria evoluir para outro melhor e mais completo...posso usa-lo em simultâneo com o Topo Lusitânia?
 

Pedro MM

Member
Boas.
Estou a usar o Topolusitania V0.92 compilado com o City Navigator 2012, e apenas tenho a dizer que é 5 estrelas!
Através do Gmaptool, compilei os dois mapas, ficando apenas com um!
Quanto ao mapa da ciclonatur, já não gosto tanto!
 

Iamano

New Member
Boas!


Também tenho andado a testar os vários mapas para o meu Garmin, para escolher aquele que mais gosto, e baseado na minha experiência pessoal, deixo aqui um breve resumo, a umas imagens para comparação.

Garmin Recreational v3

eurorecre.png



Esteticamente aprazível, mas muito pobre em termos de off-road. Mais parece um City Navigator sem routing, com DEM, Curvas de Nível e alguns (poucos) caminhos não asfaltados.
Fica excluido por isso (fraca cobertura), o que acaba por lhe dar pouca utilidade. Aliado a isso não gosto do DEM no GPS, os sombreados penalizam a leitura no ecrã do gps :evil:


Topo Portugal v3b

topoptv3b.png



É um bom mapa, parece-me que resulta de levantamentos pessoais e das cartas militares da série M888, há muito caminho que não corresponde à realidade no terreno (tal como nas cartas militares).
À semelhança do Shelltox, desatino com o typ :hmmm: As cores usadas para a representação dos mapas parece que os torna mais visíveis, mas acaba por criar muita confusão.
Este problema é confortável, basta aplicar um typ diferente ao mapa, mas depois a forma como a informação foi inserida e desenhada torna-o ainda mais confuso que com o typ próprio.
Em termos de criação e da informação incluída, detectei vários erros (nesta imagm podem ver isso com as labels "New track 002" "new track 004" ...).
Confesso que a opinião também tem mais pontos contra porque acaba por ser alvo de comparação com o TopoLusitânia, porque até é um bom mapa.


TopoLusitânia v0.94 :#1:


topolusitania.png



Decididamente, o mapa de eleição.
Utilizo a versão com DEM no Basecamp/Mapsource, porque me permite desenhar tracks e ficar logo com o registo de altitude de cada um dos pontos.
No gps prefiro a versão sem DEM, pelo mesmo motivo que não gosto do DEM no Recreational v3.
Dos três, parece-me ser o que tem a melhor cobertura, e a informação mais actual e fidedigna m relação ao que efectivamente está no terreno.
O sistema de contribuições em que se baseia é muito bom (já enviei algumas para lá) e julgo que é a razão do grande sucesso do Topo Lusitânia. Se formos 100 indivíduos das mais diversas zonas do país a enviar os nossos registos para lá, conseguimos cartografar muito mais facilmente todo o território, do que qualquer entidade privada que vai ter custos nesses levantamentos.
Contam ainda dois factores determinantes: Actualizações e evoluções constantes, e o preço zero, que deita por terra os esforços dos concorrentes. :cheers:
 

Pedro MM

Member
Concordo plenamente contigo IAMANO!
Também sou colaborador, e não custa nada fazê-lo, aliás, quem fica a ganhar somos todos nós!
 

Iamano

New Member
Já agora, por curiosidade, qual é a vantagem de compilar os mapas num só ficheiro img?
Eu uso City Navigator 2012.30 e TopoLusitânia v0.94 em ficheiros individuais. Com as últimas actualizações de firmware até já podemos dar nomes ao nosso gosto aos ficheiros img, e para mim, é mais tranquilo substituir um dos img quando há actualização (do topolusitânia p.ex.) do que estar a compilar um novo img sempre que sai uma versão nova.

Está-me a escapar alguma vantagem?
 

Pedro MM

Member
Por exemplo, o meu edge 705 só lê ficheiros que sejam "gmapssup.img".
Como é do teu conhecimento, se colocares dois ficheiros idênticos numa pasta o sistema não permite "exemplo: dois documentos em word com o mesmo nome numa pasta, o pc informa que já existe ou se pretendes substituir".
Assim sendo, não consigo colocar o garmin nem o topoulistania. Para isso, serve o gamptool, junta os dois e funde-os num só ficheiro.
Fiz isso, mas verifiquei que havia sobreposições e a confusão é grande.
Como tal, através do mapsource, tenho os dois instalados no mesmo (o topo e o garmin), seleccionei os dois e transferi-os para o gps num só ficheiro.
O que me dá uma vantagem, é ter apenas um ficheiro e no gps aparecem-me dois mapas separados, o que me permite utilizar apenas um de cada vez, sem confusões.
Por exemplo, estou num local que o mapa não reconhece a estrada, desactivo essa mapa e activo o outro no intuito de ver se essa estrada existe nesse mapa.
Ou melhor, posso usar os dois em separado num só ficheiro e activo e desactivo quando quero e visualizo o que pretendo no momento.
 

Pedro MM

Member
LUX INTERIOR:

No teu caso não é necessário usar o gamptool para fundores mapas, o teu edge 800 é muito inteligente e podes colocar mais que um ficheiro que ele reconhece, por exemplo colocas o Topolusitania com o ficheiro "gmapsupp.img" e colocas o garmin com o ficheiro "gmapsup1.img" dentro do cartão de memória, que ele reconhece na boa!
 
Eu sei que reconhece e abre ambos os mapas em simultâneo.
O único problema, é quando faço zoom para ter uma imagem mais detalhada, os caminhos ou estradas dos mapas topolusitania e City Navigator não são coincidentes, fazendo com que muitas vezes apareçam duas estradas paralelas quando na realidade existe apenas uma.
Por esta razão ando sempre com um deles desativado, conforme as necessidades.
 

Iamano

New Member
Tou a ver que nos gps de ciclismo a coisa é mais complicada que nos outdoor.
É certo que não podes ter dois ficheiros img com nome igual, mas pensava que era possível carregar mais que um img nesses gps. No meu Dakota20 sempre foi possível, tive sempre pelo menos o gmapsupp.img e o gmapsup2.img (que aliás, é o nome por defeito do ficheiro img do topolusitânia), já experimentaste assim?

E ainda há a opção do cartão de memória, em que podes ter outro gmapsupp.img mas no cartão sd dentro da pasta Garmin.

Seja como for, o importante é dar resultado e funcionar :)
 

Pedro MM

Member
Já experimentei dessa forma e não dá!
Só dá gmapsupp.img e coloco no cartão e já está!
O melhor mesmo no meu caso que tenho o edge 705 é como diz o Lux Interior, tenho lá os dois e apenas um uso, tendo o outro desactivado.
 

TMiranda

Member
Boas,

será que alguém me consegue arranjar o Garmin City navigator 2012 para instalar no dakota 20. Enviem PM

Obrigado
 
Top