Mapas Topo Portugal

Flaviense

New Member
Viva

Será que alguém aqui do fórum terá o mapa topográfico "TopoEspSonoros V5.1" da Espaços Sonoros que me possa arranjar, é que pelo qu sei eles disponibilizam este mapa a quem comprar lá um GPS'r, mesmo que se queira comprar só o mapa eles não o vendem?

Desde já meu obrigado.
 

Jcca1973

Member
instalei os dois no etrex e reparei que as estradas não se sobrepõem fui até a rua e reparei que o topolusitânia consegue ser mais preciso pois com o topo Portugal estou sempre offroad se alguém poder experimentar e dizer se tem o mesmo problema agradeço.
 

m.r.f.

Active Member
Boas, tenho os dois mas só uso o topolusitãnia devido a estar mais completo nos caminhos offroad (tem + caminhos).
Isso nas localidades que uso (Valongo e Chaves).
Noutros locais não sei, mas pode variar de localização.
 

Tomochan

New Member
Já agora alguem desenrasca aqui uma miuda?
:)

Tenho o topo da ciclonatur antigo de 2011 creio, era porreiro se alguem tivesse um novo :)


Obrigado pessoal e boas subidas :p
 

m.r.f.

Active Member
Boas, o typ é tipo um complemento para usar com o mapa, para realçar certo tipo de estradas, caminhos e terrenos.
Penso ser isso, se estiver mal que me corrigem.
 

caf_btt

New Member
Em minha opinião podemos esquecer o da Ciclonatur ( que o tiver tudo bem, mas penso que não vale a pena comprar) pois o topolusitânia tem vindo a crescer e está muito bom.
A versão 0.97 é do melhor que já vi.

Uma coisa boa deste mapa e que todos os dias melhora com as contribuições de "todos" nós.
Ainda na sexta um colega meu acrescentou um single track em Monsanto.
 

Joseelias

Well-Known Member
Eu tenho o mapa da Ciclonatur pois veio com a compra do GPS, e comparando com o Topolusitânia na região onde ando e mesmo olhando para outras zonas do país não concordo com a afirmação que podemos esquecer o da Ciclonatur.

De facto o Topolusitânia é incrivelmente pobre no registo dos trilhos por onde ando. Tem apenas uma minúscula fracção de todos os trilhos que o da Ciclonatur marca, e mesmo esse não mostra tudo, mas anda próximo disso. Sei que isso pode ser diferente noutras partes do país mas olhando no programa Basecamp da Garmin aos dois mapas a diferença é muito grande em termos de quantidade de trilhos assinalados.

Do que vi, a vantagem do Topolusitânia é ter algumas estruturas novas assinaladas (estradas, urbanizações) que o da Ciclonatur ainda não marca, mas também não tenho o mapa mais actual, a menos que não tenham sido criadas actualizações.

Em termos gráficos também prefiro o da Ciclonatur, mas isso pode ser apenas uma questão pessoal.
 

caf_btt

New Member
Viva Joseelias

Eu tenho o da cilconatur (também veio com os GPSs que lá tenho comprado).
Na verdade tens razão. Estes são os MELHORES mas,... custam dinheiro. Na verdade não custam muito para a qualidade de têm.

A minha afirmação, e não fui feliz na forma como a escrevi, é que se não querem comprar então para mim o Topolusitânia é muito bom.

Se querem o melhor que por aí anda para BTT então, de facto, os da ciclonatur são mesmo os melhores.

Já agora : Alguém sabe qual a última versão do mapa da Ciclonatur ? Eu tenho a versão 5.
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
@ caf_btt

O meu eTrex 20 também foi comprado na Ciclonatur e já trazia o mapa de origem. Para além do bom preço a que estava na altura, o mapa foi uma das principais razões porque o comprei lá. Não sei qual o preço a que é vendido separadamente.

Em relação à questão de haver ou não uma actualização posterior à v5, e depois do que pesquisei, parece-me que essa é a mais actual. No entanto verifico que em termos rodoviários está um tanto ou quanto desactualizada, o que faz com que na minha zona marca trilhos que foram entretanto destruídos por uma auto-estrada, por exemplo.

@
MaHogeny

No caso do eTrex 20 penso que o único mapa que traz é o Global Map que regista apenas as auto-estradas e as estradas nacionais. Não tem qualquer detalhe de ruas secundárias e muito menos de trilhos,orografia ou qualquer registo topográfico.
 

Joseelias

Well-Known Member
Fazendo um comparativo rápido entre os três mapas de aventura.

Por exemplo, comparando algumas zonas do Seixal e de Portalegre o mapa da Ciclonatur (TopoPortugal v5) é de longe o mais completo. Arrisco-me a dizer que o TopoLusitania v0.97 tem no máximo apenas 10% dos trilhos registados e confirmados por mim na zona que conheço. O outro mapa gratuito referido, o Openfitsmap terá talvez 15% dos trilhos do TopoPortugal v5.

No caso do Cabo Espichel, no entanto, o nível de registo aproxima-se bastante mais entre os três. O TopoPortugal v5 continua a ser mais detalhado com muitos trilhos secundários registados entre os caminhos principais, mas tanto o Topolusitania v0.97 como o Openfitsmap aproximam-se bastante. Na Arrábida a situação é semelhante ao Cabo Espichel.

Resumindo, dependendo da zona que estejamos a falar é possível que tanto o Topolusitania v0.97 como o Openfitsmap possam satisfazer mas, e sem estar a fazer uma análise exaustiva, tenho poucas dúvidas que o TopoPortugal v5 é de longe o mais completo.

Duas últimas notas:

1º - O TopoPortugal v5 tem imensos pontos de interesse e informações registadas para além dos trilhos. As cidades estão cheias de informações e é possível fazer navegação automóvel com ele. O Topolusitania v0.97 também tem muita informação deste género. Mas o Openfitsmap é muitíssimo pobre. Estes dois últimos não sei se são passiveis de ser usados em navegação automóvel pois nunca os usei para esse fim.

2º - O Openfitsmap que instalei no programa Basecamp da Garmin é o mapa europeu e não me parece que se consiga descarregar apenas o mapa de Portugal, pelo menos com todos os detalhes que este tem. Na versão mundial dá para escolher o país mas pelo que me apercebi tem mais limitações embora não tenho conseguido saber bem quais já que deu sempre erro a tentar descarregar. Assim, o Openfitsmap exige mais de 10gb de espaço. Não sei como é na versão para carregar no GPS mas é uma brutalidade de informação que implica a compra de um grande cartão, sendo que vamos ter dados de países que não terão qualquer utilidade. A menos que haja forma de escolher quais os ficheiros e algo me tenha escapado.
 

m.r.f.

Active Member
Boas, tenho os dois.
O TopoPortugal v5 tem uma aparência melhor no desenho do mapa mas eu só uso o topolusitania porque nas zonas onde ando (Valongo e Chaves) é mais completo.
O topolusitania parou na versão 0.97 à cerca de 2 anos e meio e nunca mais evoluiu, alguém sabe porquê?
 
Top