manutençao do cepo?

N

NALSA

Guest
como é que desmonto o cepo e como é que lubrifico o seu interior,isto porque fiz-lhe uma boa lavagem e tenho medo de ter deixado o cepo pouco lubrificado
:D :?: :idea:
 

fwey

New Member
Se n estou em erro isso vai depender do cubo em questao.

Eu por exemplo uso um cubo todo XPTO e isso é do mais simples, pois so preciso desapertar um peça, que todo o interior sai num unico bloco. De seguida meto massa e volto a colocar o bloco.

Nao tenho a certeza pois nnc vi, mas cubos como os da shimano penso que o cepo esta apertado no cubo. Por isso deves ter q retirar o eixo e so depois desapertar do cubo, mas isso alguem que nos elucide.

Por isso...que cubo usas tu? :)
 

indy

Member
fwey said:
Por isso...que cubo usas tu? :)

Exacto, nos da Shimano é preciso retirar primeiro o eixo e depois desaperta-se do cubo utilizando uma chave sextavada de 10mm
Podes ver aqui, por exemplo:
http://cycle.shimano-eu.com/media/c...riveSystem/SI-6GRRF_v2_m56577569830565037.pdf

Abrir mesmo o cêpo... :roll: julgo que já vi alguém fazer mas a minha opinião é que quando começa a dar problemas vale mais trocar...

Eu agora tenho umas Mavic X-Max a coisa é muito mais simples. Não são necessárias ferramentas e aquilo tem muito poucos peças, não há esferas, é só limpar e voltar a pôr ao sitío. Parece um Lego! :lol:
 

lfaustino

New Member
Gostava que alguem aqui demonstrasse como fazer a manutenção a um cubo/cepo/cassete num sistema Mavic Crossmax Enduro.
Sei q é diferente das Crossmax XL, dai a mimnha confusao...

Ja pesquesei pela Net, mas nao encontro nada!

:(
 

José Carlos

New Member
lfaustino... não pesquisaste o suficiente... :lol:

Se perceberes Francês (se não perceberes usa o Babel), encontras toda a informação sobre os cêpos das crossmax aqui.

Está completissimo!!! Reparem bem na parte da lubrificação. Nada de massas. [-X

Aliás isso já tinha sido comentado no tópico:
http://www.forumbtt.net/viewtopic.php?t=860
(tópico encontrado depois de uma exaustiva pesquisa por...crossmax, na secção: Questões técnicas e Mecânica...) :wink: :lol:

O melhor é continuar a colocar as dúvidas sobre esse modelo específico nesse tópico. :wink:



Quanto à questão inicial, como já foi dito, depende do cubo / cêpo que etivermos a falar.
Quase todos dão para fazer manutenção, agora se vale a pena o esforço ou não já é outra coisa.

Os cêpos tipo Shimano são um grande "pincel" para abrir e lubrificar, mas é possivel.

Estou a falar disto:
freehu1.jpg


Começa logo por arranjar uma "chave" que ninguém (ou quase ninguém), tem. Eu fiz uma no trabalho.
Depois aquilo está apertado como tudo, e normalmende é de rosca "esquerda" (desaperta no sentido dos ponteiros do relógio).
Como um dos pedais e um dos cranks (nunca sei é o qual). :lol: :lol:

Mas melhor do que eu estar aqui a dar uma grande seca, é irem ver tudo aqui (in english).

No caso ele usou uma massa xpto, mas é porque estamos a falar de um tipo do Canadá (acho eu),
onde os invernos são muito rigorosos, por cá o belo óleo como está na descrição da manutenção das crossmax é suficiente.

Mais dúvidas, perguntem. :wink:
 

pratoni

Active Member
Venho ressuscitar este tópico para fazer uma pequena pergunta. :)

Que óleo é que se deve colocar no cepo? O mesmo das correntes? Se sim qual deles? O óleo para tempo seco serve ou o de tempo húmido é melhor?
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

mais uma vez depende do cepo. No caso da Mavic existe um óleo da marca, mas nunca o encontrei. Para o cepo mavic uso o óleo para tempo seco (fino), para não prender os linguetes. Acho que se deve usar um óleo fino para não atrair poeira/sujidade que depois possam restringir o engate do cepo.

No meu caso (Crossmax) basta retirar o cepo, deitar umas gotinhas de óleo nos 2 linguetes e voltar a montar.

Jepas
 

pratoni

Active Member
Esta dúvida é mesmo à novato... :twisted:

Nos manuais sobre manutenção de cepos, um dos passos é mergulhar ou embeber o cepo em solvente para limpá-lo.

O que é um solvente? :oops:

O WD40 pode ser considerado solvente? E o petróleo? (são os produtos que tenho em casa... :wink:)

Qual o melhor produto a usar?
 

Hugo_BTTejo

Utilizador Banido
o WD40 para usar no cepo não sei, mas como não percebo muito de cepos, apenas sei que tem de ser lubrificado com massa consistente :mrgreen: :mrgreen:
 

pratoni

Active Member
por acaso não, o cepo é lubrificado com óleo... :roll:

Eu queria era saber o que usar para o limpar...
 

podium xtr

New Member
poe massa dentro do cepo (shimano) e depois vai comprar um novo! so se usa oleo!!!!!!!! isto porque a massa transforma-se em "cola" e depois, imagina, pedalas, pedalas e nada de transmissao! :shock:
 

pratoni

Active Member
Isso da massa já sei que não se deve usar, queria era saber com que líquido o limpar...

o WD40 ou petróleo servem? Se não, o que usar?
 

podium xtr

New Member
Na minha opiniao deves lavar com petroleo, e depois de bem seco (ou até soprado com compressor), o wd40 serve perfeitamente!
 

elv1s

Member
o WD-40 é óptimo para limpar peças metálicas, mas é de evitar o contacto com borrachas. O cepo pode não ter nenhum vedante, mas por certo, o cubo deve ter, e ao recolocar o cepo, pode entrar em contacto com a mesma, logo é de evitar.

O wd-40 tb costuma evaporar rápido, por isso o melhor talvez fosse óleo da transmissão. Umas gotas e já está.
 

pratoni

Active Member
Eu sei que antes de voltar a colocar o cepo no cubo terei de secá-lo para depois de seguida colocar óleo... :)

Estava a referir-me apenas ao facto de limpar as porcarias/ferrugem. :wink:

Pelo que percebi, se houver borrachas não devo usar o wd40, então deverei usar o quê? :)
 

podium xtr

New Member
tb existe oleo para a corrente para tempo seco, que é um oleo mtooo fino, tipo água. alias aquilo nao é oleo, é tipo de uma cera, mas quando puseres o oleo, seja la ele qual for, nao abuses na dose...
 
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