Manutenção Transmissão e Pedaleira

Boas,

Queria fazer uma manutenção a minha bike e para isso estava a pensar desmontar a corrente e a cassete e como tenho facilidade nisso, limpá-las numa máquina própria para limpar peças numa oficina automóvel e penso que mais limpo não deve ficar não devendo ainda danificar as peças.

Queria ainda desmontar a pedaleira (falta comprar a chave), uma Shimano LX, mas entretanto não sei que tipo de lubrificante deverei utilizar no veio, poderei usar a mesma massa que se coloca nos rolamentos?

Deverei ainda colocar algum tipo de lubrificante no tubo da suspensão?

Cumprimentos
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

para a coluna de direcção e para o eixo da pedaleira uso uma massa lubrificante normal. É somente para minimizar o atrito na montagem e manter o metal "isolado" minimanente. Porque como são ambos veios a trabalhar sobre rolamentos não precisam de grande lubrificação para trabalhar.

Em qualquer um dos pontos não há necessidade absoluta de lubrificação, apenas para facilitar a montagem/desmontagem.

Jepas
 
Viva,

Caso a tua pedaleira seja de eixo integrado, não te aconselhava lubrificar o veio, pois a suavidade de rolamento vem dos rolamentos do movimento pedaleiro e não do veio em si propriamente. Limpa é o melhor possivél por forma a reduzir a possibilidade de ir alguma porcaria para os rolamentos.

Quanto á suspensão, depois de limpa, costumo colocar umas GOTAS de óleo próprio na bainhas e depois dar uma ou duas bombadas na suspensão, só para o óleo penetrar e tornar o amortecimento um pouco mais suave, mas é apenas a minha opinião. Muita atenção ao óleo ai colocado..

Espero ter ajudado,


Cumprimentos
 

i_mendes

New Member
Sei que já deve de existir um tópico com a resposta à minha pergunta, mas vou aproveitar este para a fazer:

Tenho uma Rock Shox Dart 3. Qual a manutenção que lhe devo dar? Sinto que está um pouco rígida. Qual o lubrificante que devo usar e onde o colocar?

Obrigado.
 

rucaf3

New Member
:D Boas, eu na minha suspenção não ponho oleo, simplesmente limpo as bainhas com papel de cozinha embebido em WD40 e dou umas bombadas e fica ok (a concelho do vendedor de onde comprei a bicicleta). Uma dúvida : qual o intervalo de manutenção do eixo do pedaleiro e do cepo da direcção? :wink:
 

i_mendes

New Member
Pois, mas eu já li algures aqui no fórum que o WD40 é bom a limpar mas péssimo a lubrificar. Não sou eu que digo, é o 'pobão' :)

É verdade?
 
Sim a minha pedaleira é uma LX Hollowtech II e queria desmontar tanto os cranks (em que o veio atravessa o eixo), como o próprio eixo, o que posso colocar neste?

Obrigado
 
Top