Manutenção SR-Suntour EPICON RLD-09

cris_bugio

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Li muitos posts em que o pessoal faz a manutenção das suspensões em casa. Estou a pensar em fazer a manutenção da minha suspensão, uma EPICON RLD-09, que já vai com uns 1.000km.

Vi alguns vídeos no site da Suntour, mas nenhum sobre a manutenção propriamente dita. a única coisa que tem no manual sobre manutenção é o intervalo recomendado de manutenção.

A suspensão funciona muito bem, mas parece-me que começa a acumular porcaria onde não consigo limpar... e queria ter a certeza que continuará a funcionar bem por bastante tempo, logo a manutenção agora.

Alguém já fez manutenção a esta suspensão? Que produtos tenho de ter à mão para voltar a montá-la (qual a massa, óleo, etc)? Foi complicado de fazer, ou houve algum pormenor mais crítico?

Obrigado!

PS: Pensei fazer a manutenção em casa porque: 1. poupo dinheiro; 2. ganho experiência e percebo melhor como funciona; 3. evito situações em que técnicos menos cuidadoso riscam quadros, suspensões e deixam suspensões sem bloquear, etc... sem ofensas! Sou uma daquelas pessoas que gosta de ter as mãos na massa!
 
1000 km revisão ? com pincel ou ar comprimido nao consegues limpar ?

eu quando precisar vou lá ao sr onde a comprei (regia), ele faz... e se tiver problemas sempre tenho onde me agarrar, ela ainda so tem 4 meses e deve ter uns 1000 e tal kms...
 

A.M.F

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Será que esse senhor tem formação em suspensões desse tipo,é que aqui não existe formação.Estive num país onde os alunos se não tiverem médias ficam-se pelo 9 ano e vão fazer uma aprendizagem no ramo à escolha deles.Essa é de 4 a 5 anos não é de horas.O que te podem fazer é atamancar até à garantia e depois é comprar uma nova.Muitas das vezes mais vale fazermos nós,assim não pagamos a sapateiros é um modo de exprimir.Já estou escaldado numa bike que comprei à 1 ano,uma Mondraker que me saiu um fiasco.
 

cris_bugio

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Já tinha estado a pesquisar no site deles... mas a única coisa que consigo fazer download é o "Owners Manual" e uma "Exploded view". O documento que acho que tem a informação pertinente será este. Infelizmente, é um ficheiro que não é de acesso público. O site pede user e password para aceder ao ficheiro...

Se alguém já o tiver, ou tiver acesso "VIP" ao site da Suntour, por favor ajude.
 

cris_bugio

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Bem... acho que o download era azelhice. O ficheiro está disponível, no entanto não tem nada de especial (tirando o tipo de óleo a usar)... apenas tem informação sobre os intervalos de manutenção recomendados.
Ainda pesquisei nos vídeos, mas não encontrei nenhum que indicasse o que fazer ou como fazer a manutenção.

Alguém sabe como limpar ou o que fazer aos retentores, para limpar? O acumular de porcaria nos retentores faz com que as pernas da suspensão fiquem riscadas... e um risco maior pode provocar o começo de perda de ar ou óleo(?)

Se calhar vou levá-la ao médico para não correr riscos de fazer asneira... mas vou ficar por lá para ver o que se faz. ;)
 

cris_bugio

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Esse documento está muito bom! Mesmo assim... não percebi se dá para fazer a limpeza dos "dust seals" do mesmo modo que as FOX. - (como está no vídeo que encontrei e postei abaixo) - Vou ver se dá para limpar igual.

Mesmo assim, o que eu queria mesmo encontrei foi noutro sítio. Queria limpar os selantes...http://www.youtube.com/watch?v=f3hwVYlvSQ8&feature=channel

É bem mais simples do que o que pensei... se for igual.
 
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cris_bugio

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Bem... após mudança de quadro decidi que vou alterar o curso da suspensão. Como a minha permite 80-100-120-140, vou mudá-la para 120mm de modo a deixar de bater com os pedais no chão nas curvas e aproveito para pedir a manutenção aos "técnicos especializados"...

Obrigado a todos pela ajuda!
 

F3RR3IRO

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Só agora vi que já existia este tópico que era o indicado para a minha questão já colocada noutra thread (http://www.forumbtt.net/showthread.php/21206#post489911).

Boas pessoal do pedal

Vou fazer a revisao esta semana à minha Epicon que faz agora 6meses e km não sei ao certo porque o Sigma "morreu" numa queda
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Notei apenas alguma rigidez e menos progressão nos ultimos tempos... Se calhar a pobrezinha tá seca...
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Quem já fez, que óleo usou? Os videos de "service" da marca indicam "6 ml gear oil 80w" vulgo óleo de transmissão / caixa diferencial. Alguém já lhe fez o teste ou terei de ser eu a cobaia? O óleo até é barato (2L na Norauto a €11,50 ou 1L no Continente a €8,99) a minha questão é se não estarei a fazer borrada porque outras marcas usam 10w, 15w... Não estarei eu a pôr banha de porco ou sebo na suspa??
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Bem, não há nada como experimentar mas um pouco de conhecimento na matéria e testemunho de quem já tivesse feito a revisão não era mau
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Bons trilhos
 

MRocha

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Esse óleo grosso é para a cartridge do ar, para ajudar os o-rings a conterem o ar a alta pressão.
Para a cartridge de óleo acho que o recomendado é o vulgar 7.5w... se meteres óleo 80w na cartridge de óleo a suspensão nem deve mexer:rolleyes:

Para a Suntour duro, uso na cartridge óleo de suspensões Putoline 5w 100% sintético. Ficou mais sensível na compressão que com o 7.5w de origem e o ajuste do rebound ainda permite obter uma recuperação bastante lenta(pelo menos para mim que o uso quase todo aberto).
http://www.forumbtt.net/showthread.php/7669-SR-SUNTOUR-DURO-E-(com-alterações)

Vê lá melhor o vídeo e saca o pdf do workshop book 2010. Está lá tudo especificado, volumes e viscosidade do óleo, pressões de ar... Tem é que ser lido com atenção e para mexer na suspa certifica-te que tens todas as ferramentas.
Se no fim de leres o pdf tiveres duvidas pergunta;)
 
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MRocha

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Faz 80-100-120-140 embora o site da Suntour não refira nao sei porquê

Deixaram de vender a suspensão com 140mm de origem porque havia quem pensasse que, só porque a suspensão tinha 140mm já dava para FR e DH, o que não é o caso, claramente. A suspensão é relativamente robusta para o peso que tem, mas 1750grs(ou perto disso) de suspensão para fazer DH não é boa ideia.
A alteração de curso continua a ser possível e recomenda-se a quem quiser mais conforto.
 

F3RR3IRO

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Esse óleo grosso é para a cartridge do ar, para ajudar os o-rings a conterem o ar a alta pressão.
Para a cartridge de óleo acho que o recomendado é o vulgar 7.5w... se meteres óleo 80w na cartridge de óleo a suspensão nem deve mexer:rolleyes:

Para a Suntour duro, uso na cartridge óleo de suspensões Putoline 5w 100% sintético. Ficou mais sensível na compressão que com o 7.5w de origem e o ajuste do rebound ainda permite obter uma recuperação bastante lenta(pelo menos para mim que o uso quase todo aberto).
http://www.forumbtt.net/showthread.php/7669-SR-SUNTOUR-DURO-E-(com-alterações)

Vê lá melhor o vídeo e saca o pdf do workshop book 2010. Está lá tudo especificado, volumes e viscosidade do óleo, pressões de ar... Tem é que ser lido com atenção e para mexer na suspa certifica-te que tens todas as ferramentas.
Se no fim de leres o pdf tiveres duvidas pergunta;)

Boas MRocha


Grato desde já pelos esclarecimentos. O óleo grosso (80W) só o iria por na cartridge do ar mas se não me chamasses atençao para a cartridge do lock out nem me lembraria de lhe mexer :)

As ferramentas tenho todas as que são precisas. Podes fornecer o link para o workshop book 2010?

A minha epicon é 2010 que em tudo identica à 2009 mas nem uma nem outra aparecem nas tabelas do Workshop 2009 em Alemão que tenho... E no site da Suntour só aparece o que eu tenho (Workshop 2009 em Alemão). Só aparecem valores de quantidade de óleo para a Epicon de 2007 (85ml de 10W). Daí para a frente não aparece nada.... Nem nos videos aparece manutençao ao Lock out cartridge. Apenas fazem a substituição. Um pouco estranho.... Será que o cartridge é "serviçável"???

Obrigado por partilhares a tua experiência desde já
 

MRocha

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:oops: Afinal não há workshopbok 2010... fiz confusão.
Há é o catálogo 2010, mas não tem qualquer referência ao volume e viscosidade de óleo a usar. Por acaso tenho-o guardado no pc, mas o link do catálogo que está na página da suntour já não funciona..

No entanto estive a ver os pdf com os esquemas e as referências das peças dos 3 modelos SF7, 8 e 9, correspondentes aos anos 2007, 2008 e 2009/2010 das EpiconRLD e as cartridges, apesar de terem referências diferentes, parecem-me muito idênticas.

A cartridge é completamente desmontável e "serviçável", não é como as das XCR-RL e LO que são seladas e carregadas com azoto pressurizado
Num tópico que agora não encontro (talvez por causa da remodelação do fórum há uns meses:confused: ) e que já tinha bem mais de dez páginas, lembro-me que houve alguem que desmontou a suspensão logo que a comprou e postou fotos de parte da cartridge e do bloqueio. Não sei se foi o mesmo tipo, mas houve alguem que usou esses 85ml de óleo 10w numa de 2009 e correu bem.

Abrir a suspensão deve invalidar a garantia... mas suponho que, tal como eu, não ligues muito a essas coisas, não é?:D
 
Boas pessoal.
A minha epicon está a dar sinais de que o óleo precisa de ser substituído e em princípio serei eu a fazer essa manutenção. Já vi o vídeo que ensina a remover a cartridge RLD mas gostava de saber se alguém por aqui sabe como abrir a própria cartridge de maneira a substituír o óleo e, se possível, me poderia explicar como o fazer. É que, apesar de até me safar bem com mecânicas, estou com medo de mexer na suspensão assim "às cegas".
Obrigado
 

Speedcore

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Deixaram de vender a suspensão com 140mm de origem porque havia quem pensasse que, só porque a suspensão tinha 140mm já dava para FR e DH, o que não é o caso, claramente. A suspensão é relativamente robusta para o peso que tem, mas 1750grs(ou perto disso) de suspensão para fazer DH não é boa ideia.
A alteração de curso continua a ser possível e recomenda-se a quem quiser mais conforto.

O pessoal antigamente quando não tinha dinheiro para comprar as famosas Marzocchi Bomber Z1, nem Rock Shox, nem White Brothers investia em SR Suntour de Dupla Coroa com bainhas em magnésio para FR e DH. Com uma alteração manhosa dos elastómeros se não me engano conseguiam os famosos 140mm de curso.

Pessoalmente não recomendo SR Suntour nem para FR nem para DH.
 
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