Manutenção e regulaçao da Rock Shox Tora

Olá,

TOUTETERRAINE, folgo em saber que dou bacalhaus a colegas co-listeiros/Forumbttistas! :)

Desculpa lá a porta fechada, temos de contar os monos todos que por lá andam! :wink:

Boas voltas e obrigado pela visita!,

VT
 

MichelBrazil

New Member
Será possível adquirir essa bendita peça da Tora 2009 em alumínio? Seria interessante a RS disponibilizar já que foi constatado a fragilidade da antiga...
 
Sim, é possível adquirir, sempre houve essa peça disponível.
Têm de ter em conta que as suspensões dessa categoria são concebidas para "encaixar" num determinado preço, e não o contrário, logo algumas partes têm de ser sacrificadas.

VT
 
B

boemia

Guest
Sabem me dizer q pressão têm na pré carga? na solo air diz na suspenção para usar entre 140 / 160 psi para o meu peso! Isso não é muito ? :mrsock:
 
Boas.

Tenho uma 8.1 com uma suspensão Tora 302. Se não tivesse experimentado outra se calhar (ainda) não estava aqui mas felizmente experimentei, o que me leva a questionar outras pessoas.
Ora bem, a minha Tora sempre me pareceu "dura" e é bastante difícil faze-la chegar perto do fim do curso. Ao passar por empedrados ou ir em andamento e começar a "saltar" com a roda da frente, pouco mais passa do meio do curso.
Tentei ajustar o preload para o lado do "-" mas mesmo assim a sensibilidade de mola pouco se alterou em relação ao modo "+". Nota-se realmente (muito) pouca diferença.
O rebound também pouca diferença faz mas aqui já noto mais diferença do modo "tartaruga" para o modo "lebre".

Bem sei que é uma Tora (e vocês devem estar a pensar o mesmo) mas se tem estas regulações, deviam ter algum efeito.

O principal problema é que recentemente andei numa bike (Berg Vertex Pro 1, igual a esta :arrow: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,35382.0.html) que tinha uma Tora 302 U-Turn. À primeira vista é igual à minha mas com a possibilidade de ajustar o curso.
Mas não tinha nada a ver com o funcionamento da minha Tora! Era uma diferença da noite para o dia.
E digo isto sem exagerar na descrição da diferença entre elas.
Em andamento sentia (eu não, mas via a suspensão a "sentir") as mais pequenas irregularidades do terreno e parado com 2/3 dedos conseguia fazer ir abaixo com relativa facilidade. A minha só com as duas mãos no guiador.
Aquela parecia ser a "ar", mas pelo que vi no site da sram, é de mola.

Para não me alongar muito mais por agora, digo que fiquei muito admirado (negativamente) com a diferença de funcionamento entre duas suspensões, aparentemente iguais.

Pergunto aos utilizadores desta suspensão como "sentem" o seu funcionamento? Já puderam comparar com outras?

Também já me disseram que possivelmente aquela tinha uma mola mais sensível e que a diferença poderia vir daí. Confirmam isto?

Obrigado.
 
Olá,

Para despistar um possível problema conhecido, vais fazer o seguinte:

Retiras o ajuste do lado esquerdo com uma chave 24mm, preferencialmente estrela ou soquete (redonda)
Retiras a mola para fora (é só empurrar a suspensão para baixo que ela sai... devagar!

Depois verifica se a suspensão faz de facto o curso todo sem dificuldades...

1- se fizer: tens uma mola muito forte para o teu peso
2- se não fizer, tens uma cabeça de rebound partida e precisas arranjar isso para voltares a ter suspensão.

VT
 
Bem, eu nunca mexi em suspensões mas vou ver se consigo efectuar a indicação.

O "ajuste do lado esquerdo" é na perna do preload, certo?
Se não, tenho de recorrer a uma loja.

Obrigado.
 

JMNS

New Member
A minha Tora 302 u-turn também foi para garantia.Tem um ano e o rebound não funciona. Acho mesmo que nunca funcionou, eu achei que era por ser "gama baixa" mas o mecânico aconselhou-me a reclamar pois há que exigir um mínimo.
Para piorar agora estava com um barulho estranho.Parece que batia algo no fundo, sentia trepidar muito.
Já é a segunda assistência. A primeira foi o u-turn que deixou de funcionar, ficou em baixo. Resolveram mas levei uma seca. Acho que a culpa da demora não foi do representante mas da loja. Férias pelo meio e alguma falta de pressão da minha parte....
Desta vez espero não esperar tanto.
 

Odin-Trek

New Member
Quando li este tópico reparei que o que sente o colega "Excentrico" assenta-me que nem uma luva, tambem tenho uma tora, mas acho que às vezes parece que não tenho suspensão nenhuma montada :lol:, pensei que era por ser de má qualidade mas ao ler os vossos comentários, acho que não custa nada verificar.
Como não percebo nada de mecânica vou com ela à loja a ver o que me dizem
 

Lunatic_Lover

New Member
Epá sinceramente começo a ficar apreensivo...

espero que o meu rebound também não esteja a dar o berro... é que a minha 302SL, com 230km, está muito mais dura que a minha 302 com 1200km... ambas com o preload no mínimo...

e notei isso, agora no ultimo fds, depois de ter estado 5 semanas parada.... enquanto a 302 está parada desde Dezembro... :s
 

Odin-Trek

New Member
Fui à loja e fiquei desiludido :cry:
Disseram-me que é o normal funcionamento dela :roll:, e que devido à sua qualidade (ou falta dela), não podia esperar grande coisa, assim sendo nada a fazer, é ir aguentando as porradas até poder comprar outra, quando é que não sei com esta crise............ :nsei:
 
Dimanche: Se viveres no grande Porto terei todo o gosto em te colocar essa Tora a funcionar melhor do que algumas Reba que por aí andam!

Bem como em tirar o pó às balas lá da caçadeira e matar o tipo da tua loja!

A Tora é uma suspensão muito fiável e se não tiver problemas ou falta de manutenção até é uma suspensão bem porreira!

VT
 
Boas.

Realmente isto anda a dar-me a volta à cabeça. O funcionamento da outra Tora não me sai do pensamento (o que poderá ser mau!).
Não mexi na minha suspensão, 1º porque não me sinto à vontade para ir desmontar uma peça destas, ainda por cima em garantia, e depois porque ainda não "descobri" a chave lá em casa para desapertar!

De qualquer maneira levo-a a uma loja/oficina para verificação.
Houve quem tenha trocado a mola por uma, julgo, menos "forte" e consequentemente mais sensivel, e tenha ficado com um funcionamento mais linear, mais agradável e que justificou a troca de mola. Vou averiguar (mas tenho quase a certeza) se foi no representante/distribuidor da marca, a Ciclo Coimbroes, se não estou em erro.
Já andei a pesquisar, até inclusivamente no site deles (um pouco "mal arrumado", diga-se!) mas o mail que lá indicam não funciona, visto ter recebido uma mensagem de retorno a indicar que a minha mensagem não foi entregue. O mail que usei foi etiel@netcabo.pt, a partir deste site http://www.bicicletas-etiel.com/. Haverá/alguém sabe de um mail mais actualizado?

Já agora para quem tem a 302, tente compará-la com este video, sff e diga se existe diferenças (isto apenas observando o curso usado de uma e outra). Vou tentar gravar nas mesmas condições para verificar.
http://www.youtube.com/watch?v=Gz4dHdIEKjo

Fiquem bem.
 
Rock Shox Portugal said:
Dimanche: Se viveres no grande Porto terei todo o gosto em te colocar essa Tora a funcionar melhor do que algumas Reba que por aí andam!

Bem como em tirar o pó às balas lá da caçadeira e matar o tipo da tua loja!

A Tora é uma suspensão muito fiável e se não tiver problemas ou falta de manutenção até é uma suspensão bem porreira!

VT

Boas.

Posso me juntar à "oferta" para ter a Tora a funcionar melhor? :D
Eu acredito que ela possa funcionar melhor (tal como a outra com que a comparei) e se ficar como a outra já ficaria bastante satisfeito. Daria outra confiança no andamento.

Já agora para ficar a funcionar melhor, que "tratamento" terá (partindo do princípio que não tem nada estragado)? Uma substituição de mola, como referi em cima? Outra opção?

Obrigado.

EDIT: ando com as mensagens desencontradas! Ok, obrigado pelo "update" no contacto da loja.
 
Top