Manutenção e regulaçao da Rock Shox Tora

#81
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

Vou utilizar o mesmo topico para não estar a criar outro relacionado com as suspensões tora, quem tiver as tora(compradas a pouco tempo) a perder oleo por baixo levem-nas onde as compraram pois foi uma serie delas que vieram com defeito num oring, a maquina ao colocar o mesmo colocou encham brado e consequentemente perdem oleo.......a Rock Shox estão a recolher as suspensões por umas novas ja corrigidas.


A minha ja foi trocada por uma nova :mrgreen:


Abraço.
 
#82
Re: RockShox TORA

Tem uma confusão nessa história.
A tora 318 é uma suspensão com mola, por isso tem controle de rebound curso.
A 302 solo air é uma suspensão a ar, sendo regulada pela pressão nas câmaras.
Tratam-se de 2 produtos completamente diferentes.
 
#83
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

MFaria said:
Revisão feita problemas resolvidos! :mrgreen: parece outra... :mrgreen:
Também tenho uma tora 302 com poucos kms e tenho o mesmo problema que tu, que coisa desagradável :|
Funciona muito bem, mas aquele "clank, clank" já me irrita.
Posso andar assim sem problemas?

Quanto te custou a intervenção ???
 
#84
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

Já desmontei, e subi a tal proteção da mola que estava muito em baixo quase no fundo da mola.
No entanto coloquei-a no topo da mola...o barulho mantem-se.
Terei colocado o tal resguardo fora do local, será que ficou subido demais ??
 
#85
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

Boas pessoal,

Eu tenho uma rock shox tora 302 solo air 80mm que ultimamente tem andado a perder oleo pelo sitio onde se regula o rebound, alguem sabe qual poderá ser o problema?

Obrigado.
 
#86
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

@pintox:

Não coloques a manga no topo da mola. Essa manga é para estar sensivelmente a meio, pois a mola quando comprime tem a dendencia a "vergar" um pouco, e essa manga de borracha serve apenas para evitar o contacto directo da mola com o metal da perna da suspenção. Se estiver em cima, o centro da mola ao vergar bate no interior e continuas a ouvir o tal ruido.
 
#87
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

cconst said:
@pintox:

Não coloques a manga no topo da mola. Essa manga é para estar sensivelmente a meio, pois a mola quando comprime tem a dendencia a "vergar" um pouco, e essa manga de borracha serve apenas para evitar o contacto directo da mola com o metal da perna da suspensão. Se estiver em cima, o centro da mola ao vergar bate no interior e continuas a ouvir o tal ruido.
Obrigado.
E se tentar fixar a manga á mola de modo a que não deslize? è que estando a mola repleta de massa lubrificante mais tarde ou mais cedo acaba por se deslocar novamente.
 
#88
Re: Duvidas e Problemas com a Rock Shox Tora

Eu tambem tenho uma rock shox, ja coloquei post noutro lado... mas reencaminharam m para aqui...

a minha nao é a tora, mas sim a Dart 3 ... o semelhante com todos nos que aqui estamos neste topic, é que a minha tambem faz o tal clack clack ...
a solução é puxar a manga para o meio da mola? é isso? .... é que nunca desmontei suspensões minhas com medo a fazer algo que nao devo .... :mrgreen: :roll: ... mas queria solucionar o problema...! ... é que apesar de estar na garantia ainda, sempre aprendia mais umas coisinhas ... :D

p.s. a mola estará no braço esquerdo da suspensão certo? ou seja.. no braço que é ajustada a pre carga ...?

boas pedaladas
 
#89
Re: Rock Shox Tora 302

100do said:
Epá, agora ainda fiquei mais confuso :roll:
Vocês começaram a falar das 318 e das 289 e ainda fiquei pior.
A minha dúvida é entre a 302 que equipa a Trek 6500 e a 302 que equipa a Scale 50.
Em cima indiquei o que cada marca diz acerca da suspensão. A mim parecem-me diferentes, mas são as duas 302. Era isso que eu queria perceber. E qual delas a melhor.
Bom isto já é um bocado antigo, mas uma vez que também ando a ver umas tora penso que posso ajudar.

a tora tem 3 modelos, 289, 302 e 318.

cada um deste modelo tem entre 3 a 6 versões, que varia nos cursos, no u-turn e no solo air.

No caso da Scott vem com uma 302 a mola.

A Trek vem com uma 302 solo air.

como sabem as suspensões a ar tem a vantagem de poder ajustar ao peso e gosto do utilizador, para alem de serem mais leves.

quanto ao resto do material das duas não sei, mas comparando apenas pela suspensão da frente, a trek vale mais a pena.

Cumprimentos,
 
#90
Re: Rock Shox Tora 302

Sou um pouco principiante neste mundo, :roll: mas tou a pensar comprar uma tora 302, já vi varios modelos até um neste site ( http://www.fizzbikes.com/?topic=listing&cat=29&product=1301 ) que diz que é a ar ou a oleo. :shock: Agora se me permitem a questão o que é melhor , uma suspenção só a ar, uma com molas e ar ou essa que diz ser a ar e oleo (se é que existe) . Ajudem-me pois já não sei que comprar. :shock:
 
#91
Re: Rock Shox Tora 302

Olá

Realmente está a um grande preço, a semana passada não estava assim!

Bem, quanto a essa da fizzbikes, ou eles se enganaram a dizer que era a ar ou então o peso é que está errado. Convinha saber qual é a versão da 302, para teres mesmo a certeza, pois se for a solo air é mesmo uma grande compra!

Quanto a tua duvida, o melhor é as suspensões só a ar, com câmara positiva (para a rigidez) e negativa (sensibilidade do 1º movimento) e o óleo no controlo da recuperação, pois assim tens menos peso e mais formas de ajustar a suspensão ao teu gosto e utilização. A Tora 302 solo air, funciona com a câmara positiva a ar e com uma mola para o efeito negativo mais o óleo para a recuperação (Rebound).
As outras só a mola é com o efeito positivo em mola também.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos
 
#92
Re: Rock Shox Tora 302

Aos utilizadores deste supensão:
Costumam manter o Rebound / Pré-carga para todo o tipo de terreno, ou variam conforme a utilização? Que afinações costumam adoptar?
 
#93
Re: Rock Shox Tora 302

Bem, eu não tenho uma rock shox tora, tenho uma rock shox dart2 com rebound também (até para a semana que vem! :mrgreen:).

Para não andar sempre de volta do rebound tento mante-lo numa afinação que me dê para praticamente tudo, agora claro, se fizer um passeio em que o terreno é quase sempre do mesmo género, aí tento afina-la para esse tipo, aumentando a velocidade de recuperação se for muito acidentado, senão levas muitas pancadas e nem dás tempo para ela recuperar, ou então, para um um terreno mais a "direito", uma afinação um pouco mais lenta.

A pré-carga tenho-a sempre no mínimo, essa é que nunca altero. Quando for a suspensão a ar vai ser a mesma coisa, afinar a pressão pelo SAG e depois variar o rebound conforme o meu gosto.

Cumps
 
#94
Re: Rock Shox Tora 302

Lipe said:
A Tora 302 solo air, funciona com a câmara positiva a ar e com uma mola para o efeito negativo mais o óleo para a recuperação (Rebound).

Cumprimentos

Boas, eu desmontei apenas a perna esquerda da minha tora 302 solo air para lhe alterar o curso: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,41903.msg394020.html#msg394020 mas não encontrei nenhuma mola, estou a pensar um dia destes desmontar completamente a suspensão achas que no lado direito ou seja do rebound é que está a tal mola de efeito negativo ? É que ainda não encontrei nada que explica-se bem os vários modelos ainda tou curioso pra ver como é feita a parte do rebound..
 
#95
Re: Rock Shox Tora 302

Foliveira said:
Lipe said:
A Tora 302 solo air, funciona com a câmara positiva a ar e com uma mola para o efeito negativo mais o óleo para a recuperação (Rebound).

Cumprimentos

Boas, eu desmontei apenas a perna esquerda da minha tora 302 solo air para lhe alterar o curso: http://www.forumbtt.net/index.php/topic,41903.msg394020.html#msg394020 mas não encontrei nenhuma mola, estou a pensar um dia destes desmontar completamente a suspensão achas que no lado direito ou seja do rebound é que está a tal mola de efeito negativo ? É que ainda não encontrei nada que explica-se bem os vários modelos ainda tou curioso pra ver como é feita a parte do rebound..
Sinceramente não sei de que lado é que isso está.

Do que li sobre a 302 Solo Air é que teria essa mola e por aquilo que vi da SR Suntour Epicon (na sua exploded view) e das suspensões com controlo de pressão negativo (exemp. a reba do meu pai) é que seria sempre no lado da camara positiva.

já tentei várias vezes encontrar uma exploded view da tora, mas nunca consegui. só mesmo as da sr suntour...
 
#96
Lipe said:
Bem, eu não tenho uma rock shox tora, tenho uma rock shox dart2 com rebound também (até para a semana que vem! :mrgreen:).

Para não andar sempre de volta do rebound tento mante-lo numa afinação que me dê para praticamente tudo, agora claro, se fizer um passeio em que o terreno é quase sempre do mesmo género, aí tento afina-la para esse tipo, aumentando a velocidade de recuperação se for muito acidentado, senão levas muitas pancadas e nem dás tempo para ela recuperar, ou então, para um um terreno mais a "direito", uma afinação um pouco mais lenta.

A pré-carga tenho-a sempre no mínimo, essa é que nunca altero. Quando for a suspensão a ar vai ser a mesma coisa, afinar a pressão pelo SAG e depois variar o rebound conforme o meu gosto.

Cumps
tens a pre carga sempre no minimo como assim? eu tenho sempre tudo po lado do menos, de modo a que a suspensão fique mole, ao maximo. quanto mais dura, mais ao material sofre. é assim que tens tambem? ou precisamente ao contrario?

abraço ... cumps agradeço resposta
 
#97
eat_my_dust said:
Lipe said:
Bem, eu não tenho uma rock shox tora, tenho uma rock shox dart2 com rebound também (até para a semana que vem! :mrgreen:).

Para não andar sempre de volta do rebound tento mante-lo numa afinação que me dê para praticamente tudo, agora claro, se fizer um passeio em que o terreno é quase sempre do mesmo género, aí tento afina-la para esse tipo, aumentando a velocidade de recuperação se for muito acidentado, senão levas muitas pancadas e nem dás tempo para ela recuperar, ou então, para um um terreno mais a "direito", uma afinação um pouco mais lenta.

A pré-carga tenho-a sempre no mínimo, essa é que nunca altero. Quando for a suspensão a ar vai ser a mesma coisa, afinar a pressão pelo SAG e depois variar o rebound conforme o meu gosto.

Cumps
tens a pre carga sempre no minimo como assim? eu tenho sempre tudo po lado do menos, de modo a que a suspensão fique mole, ao maximo. quanto mais dura, mais ao material sofre. é assim que tens tambem? ou precisamente ao contrario?

abraço ... cumps agradeço resposta

é exactamente isso.

tenho-a toda no menos para eu proprio não sofrer!!! lol.

gosto delas suaves de modo a absorver as irregularidades dos pisos, depois s
o mexo no rebound para o ajuste final, de modo a não sair disparado da bike... lol

cumps
 
#98
SOLUCIONAR O PROBLEMA DE BARULHO NA TORA (DART) É SIMPLES:

Basta retirar a mola da canela e melhorar a proteção de borracha, tendo em vista que a original é muito pequena e se desloca com facilidade. Eu fiz a melhora de uma forma muito simples: basta cortar pequenos pedaços de borracha de camara de ar e prendê-los usando fita isolante.
Eu fiz 4 proteções, ao invés de apenas 1 como no original e garanto que os tais barulhos acabaram totalmente :) E o desempenho na suspensão não se alterou em nada. Aí vai uma foto pra explicar:



Espero ter ajudado :) www.michelschanuel.blogspot.com
 
#99
viva!

Este fim de semana aconteceu uma coisa má à minha tora 318 a molas: parti o botão de "preload". Onde posso encontrar?!

ou onde posso encontrar kits para a RS Tora (por exemplo, conversão para AR - se possível)???

Abraços
cconst