manutenção de suspensões

NCoutinho

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O custo real de material deve andar á volta de 2€, isto óleo motorex para suspensão e óleo para lubrificação das bainhas, mas óleo do melhor que há mesmo.
Claro que a primeira vez temos sempre receio e não conhecemos muito bem os cantos á casa, dá algum trabalho a fazer, limpar o material como deve de ser etc, eu nisso gosto de limpar tudo ao promenor e perco mais tempo com isso.
Mas a verdade é que se poupa bastante e digo que quando montamos a suspensão e experimentamos ficamos encantados com o funcionamento. Eu meti óleo um pouco caro que tinha cá por casa, mas lá está é tão pouca quantidade... mas o funcionamento superou tudo o que imaginava.

Se acham capazes de fazer e têm material para isso, aproveitem que assim facilmente podem andar com a suspensão sempre a 100%.
 

RUI VENTURA

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Eu acabei de abrir a minha MX Comp ETA, esta também não tem nada de especial no seu interior por se tratar de um banho aberto. Desmantelei a suspenção por completo para ser pintada de novo. Agora só tenho uma dúvida, nesta suspensão também é colocada a tal massa sintética(Prep ou similar) nos retentores?
Faço esta pergunta, por ter lido o manual desta suspenção e não se referem á colocação de massa nos retentores.
 

ruisas

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Eu uso massa de silicone 3-in-one (3-en-uno em espanhol), vem em bisnaga e costumo comprar no Continente ou no Leroy-Merlin.
Não só na suspensão, mas em toda a bicicleta.

Ver link, e já agora podem ler a história da companhia que é interessante.
 

roskoff

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Boas preciso de uma pequena ajuda. Preciso de saber como fazer revisão a uma marzocchi mx comp air de 2003.
Quantidades, tipos e viscosidades de óleos.
 

RUI VENTURA

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Boas preciso de uma pequena ajuda. Preciso de saber como fazer revisão a uma marzocchi mx comp air de 2003.
Quantidades, tipos e viscosidades de óleos.


O óleo que traz de origem é SAE 7,5 e com 135cc em cada perna.
Vê este link e clica no que corresponde à tua suspensão para veres o manual.
 

RUI VENTURA

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Aproveito este tópico para colocar aqui uma questão.
Este fim de semana reparei que o meu amortecedor traseiro tem perdido algum ar e só em andamento pelo monte.
Trata-se de um Fox Float RL, utilizo uma pressão de 100 psi e quando chego a meio da volta já está a trabalhar a meio do curso total.
Isto só acontece quando está em funcionamento, em descanso não perde ar nenhum.
Alguém que tenha tido o mesmo problema que me possa explicar o porquê?
Obrigado e desculpem o off topic
 

agirão

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Olá, Rui!

Começa por retirar o amortecedor e coloca-o em água (não, não é atirá-lo da ponte de Santa-Clara!) e verifica por onde verte. Presta especial atenção à válvula de ar.
 

RUI VENTURA

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Boas Girão,
em água não não experimentei e no rio também não, ehehe, mas cheguei a retirar o interior da válvula.
Este amortecedor foi para reparação já fez um ano, só à 2 meses é que começou a bombar outravez por ter tido a bike desmantelada.
Já vou um pouco tarde para poder reclamar alguma coisa, :(
Acabei de o colocar em água e nada, não sai ar nenhum.
Poderá ser da própria válvula que só perde ar com a pressão exercida em andamento?
 
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RUI VENTURA

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Bem, como o problema do meu amortecedor permaneceu, resolvi dar uma saltada à Bicimax (já com marcação prévia).
Sabendo que era tarde demais para reclamar alguma coisa, mesmo assim expliquei que o amortecedor tinha estado na Bicimax para revisão à 1 ano atrás, mas só começou a ser usado cerca de 2 meses atrás por ter tido a bike desmantelada. Não serviu de nada, lerpei com uma conta de quase 60€ pela mudança de todos os O'rings, carga de azoto, óleo e mão de obra. 2 meses nem 30 horas de uso e pimba, toma lá morangos
 

ruisas

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Foi um bocado caro ...

O kit de o-rings e raspadores custa mais ou menos €10, não era necessário mudar o óleo e o azoto. Para a próxima tenta o Nuno "Moca" Duarte, que faz um excelente trabalho e bem mais barato.
 

RUI VENTURA

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Bem se era necessário mudar ou não não sei, pois nunca abri um amortecedor ao contrário das minhas suspensões.
Pelo que já me disseram, um amortecedor que estaja muito tempo parado os o'rings acabam por se danificar ficando ressequidos, não sei se é verdade.
Verdade, é que neste momento o amortecedor fez sensivelmente 200km e o veio do mesmo apresenta sinais de óleo, é normal?
 

RUI VENTURA

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Sim não tem problema, é sinal que por dentro está bem lubrificado.
Das várias vezes que o amortecedor já foi para revisão , esta é a primeira vez que se nota esta fina pelicula de óleo no corpo do amortecedor.
Até mesmo no primeiro dia de utilização depois desta revisão não me lembro que isto tenha acontecido.
Em relação ao "Moca" já tenho ouvido muito bem do trabalho dele. Acho que para a proxima vou até à Fig. Foz e até fica mais perto :)
 

ruisas

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Pode depender do tipo de lubrificação utilizado no interior de amortecedor. Eu costumo usar massa de silicone, mas o "Moca", por exemplo, utiliza um lubrificante entre a massa e o óleo, isto é uma massa bastante liquida, ou um óleo muito espesso, se preferires, que assegura uma melhor lubrificação, pois com a vibração e oscilações chega a todos os pontos do amortecedor.
Portanto, no caso do lubrificante ser mais liquido, este pode ter mais tendência a sair cá para fora.

Em relação ao "Moca", mandei para lá o meu AFR, sem gás (mania de desmontar aliada a azelhiçe minha) e veio revisto e a funcionar 5*, a brincadeira custou com portes incluídos por volta de €30.
 

mikka_1

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Olá boa tarde,

Tenho uma suspensão Sr Suntour Epicon na minha bike, comprada em Junho de 2009 e a necessitar de uma revisão.
Nota-se uma pequena folga no interior das "pernas" ao fazer o movimento frentre/trás, travando com o travão da frente.
Apesar de ter lido aqui por mais que uma vez que esse poderá ser um "mal comum" neste tipo de equipamento, quero fazer uma revisão a suspensão, pois ainda não o fiz desde a sua compra.

E por isso venho cá saber se alguém já recorreu aos serviços da "Aguesport" no que diz respeito a revisão da dita suspensão (Sr Suntour Epicon)?!

A ter acontecido, ficaram satisfeitos com os preços praticados, tempos de espera... etc?

Fico a aguardar os vossos testemunhos... :)

Um abraço,

mikka
 

noircloud

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Pode depender do tipo de lubrificação utilizado no interior de amortecedor. Eu costumo usar massa de silicone, mas o "Moca", por exemplo, utiliza um lubrificante entre a massa e o óleo, isto é uma massa bastante liquida, ou um óleo muito espesso, se preferires, que assegura uma melhor lubrificação, pois com a vibração e oscilações chega a todos os pontos do amortecedor.
Portanto, no caso do lubrificante ser mais liquido, este pode ter mais tendência a sair cá para fora.

Em relação ao "Moca", mandei para lá o meu AFR, sem gás (mania de desmontar aliada a azelhiçe minha) e veio revisto e a funcionar 5*, a brincadeira custou com portes incluídos por volta de €30.


como fizeste para enviar a suspensão para lá?
 
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