manutenção de suspensões

PDRO

New Member
Re:manutenção de suspensões

Boas!

Axo que nao me fiz explicar bem. Eu tenho uma marzocchi mx pro sl. O que queria fazer era isto
115.jpg


117.jpg
 

MRocha

New Member
Possível é de certeza :twisted:
Os guarda pós da maioria das suspensões duvido que resistam ao tratamento sem danos e, mesmo que resistam, voltar a calcá-los para o sítio não é fácil. É pouco prático e arriscado, pois as bainhas da mx pro sl são de alumínio :arrow: se a chave de fendas as atingir(como é provável :twisted: ) faz um risco, o que vai dar problemas-óleo a sair e lixo a entrar...

Se o objectivo é lubrificar e limpar os guarda-pós é preferível fazê-lo da maneira normal e desmontar a suspensão.
Instruções aqui:
http://manualer.happymtb.org/marzocchi/2006-mx-pro-sl.pdf


Qualquer dúvida pergunta

Bom trabalho!
 

PDRO

New Member
Boas!!

Obrigado pelas respostas.

Mais uma duvida, no manual ta la o oleo da suspensao de 7.5W mas ando a pensar em mudar. Ja alguem mudou para outro viscosidade?
Que diferenças notou?



obrigado e boas pedaladas!
 

dfilp

Active Member
Boas!

Estive a ver o video que o Andrextr postou há 2 anos atrás, sobre a manutenção de uma suspensão manitou e vejo que arevisão é muito simples!
Para quem quiser ver, o link é este:
http://www.bikezona.tv/index.php?idpelicula=315
(primeiro é necessário deixar passar a publicidade, não dá para passar é frente, e o video tem 2 intervalos)

Entendo minimamente o espanhol, mas não percebi algumas coisas.

Será que alguém me pode dizer onde comprar, e com que nomes encontro o óleo para a suspensão, aquela massa (côr de rosa) que eles colocam para lubrifocação, pelo que percebi tem de ser uma massa sintetica.. e aquele liquido que colocam no fim?

Básicamente penso que só preciso de comprar estas três coisas, e os retentores, caso seja necessário..
Já agora, como ver se é preciso retentores novos?

Muito obrigado pela atenção.
Cumps.
Dário Santos
 

dfilp

Active Member
duarte, de facto é verdade, mas no meu caso a minha suspensão já tem quase 4 anos e já não funciona muito bem, estou prestes a trocar por uma Fox, já tenho experiencia a abrir suspensões a mola, pois quando tinha de mola era eu que fazia a manutenção, esta é diferente, mas basta seguir o video.
Claro que se fosse uma fox não facilitava.. Mas de facto acho que os mecanicos levam demasiado dinheiro por um trabalho que não é assim tão complexo. Mas é só a minha opinião ;) Que só levo a bike ao mecanico em casos extremos, pois prefiro ser eu a afinar e reparar tudo..

Agora o que precisave de saber era onde posso comprar os oleos e lubrificantes para fazer a manutenção?
No filme descrevem-nos como:
-Aceite motor sintético
-Grassa Sintética
-Aceite SAE 5

Se alguém puder ajudar, obrigado.
Cumps.
 
Last edited:

PDRO

New Member
Boas!

Tenho um pdf da manutencao a uma r7 platinum(nao sei anexar).
E do que vi la eles utilizao oleo de motor 5w\30 para fazer o banho aberto, O oleo de suspensoes SAE 5 que é para o sistema de amortecedor (por exeplo a marzocchi utiliza 7.5) e mais 2 tipos de massa
-”Red Devil Grease” para a mola, que é aquela massa com aspecto vermelho e -“Super-Slick Grease” or “PrepM” para os retentores.

Isto foi tirado do pdf da 'enduro fork seals .com'
 

dfilp

Active Member
PDRO, a mimnha á uma Manitou Minute com curso regulavel entre 100 e 130mm, no entanto não deve ser muito diferente.

Alguem me sabe dizer onde encontro á venda o oleo SAE 5?
Tanto quanto percebi, no filme eles utilizavam o Red Devil Grease para os retentores e para lubrificar o resto da suspensão. Onde compro este?

Relativamente ao oleo de motor, que eles metem para dentro da suspensão antes de apertar os parafusos, é o que chamas banho aberto? nesse caso onde poderei também encontrar esse oleo?
 

PDRO

New Member
O Oleo SAE 5 ha a venda nas lojas de bikes ou motas, o Red Devil grease so vi a venda na chain reaction.
Sim é o que chamo de banho aberto, ha a venda nas grandes superficies comercias( modelo, jumbo...) ate ha em embalagens pequenas
 

dfilp

Active Member
Já agora, nãoi sabes se não há nenhum outro produto que faça o mesmo que o Red Devil?
Massa consistente não serve, pois é capaz de danificar as borrachas, não?

Obrigado pela ajuda.
 

PDRO

New Member
Eu acho que eles poem essa massa consistente por durar mais em conjunto com o oleo. Acho que nao tem muito a haver com as borrachas!

"Red Devil Grease
The all purpose grease that is not only the worlds best all purpose grease but this grease Rocks!" isto é o que ta na descriçao no site da marca
 

dfilp

Active Member
Pois, hoje corri as lojas todas aqui da zona ( de bikes, de motos, carros e de ferramentas/hidraulicas) e nada.. SAE 5, ninguém sabe o que é.. PErguntam para o que é digo que é pa suspensão, nas lojas de bikes dizem para procurar nas de motas/oficinas, nestas dizem para procurar nas de bikes..

Só encontrei oleo de motor, mas em embalagem de 5litros, o que de facto é um exagero, mas também não sei se vendem em embalagens mais pequenas..

De qualquer das formas arrisquei abrir a suspensão, não troquei o óleo mas limpei e tirei muita sugidade dos retentores e lubrifiquei com um pouco de massa consistente.. Ficou a funcionar 5*! Vamos ver é por quanto tempo se aguenta, mas de qualquer forma tenho de continuar a procurar par fazer a revisão como deve de ser.
 

PDRO

New Member
Boas!

Esta semana foi a vez de a minha suspensao ir ao medico.
Felismente tava tudo ok e so trocou o oleo, mas em vez do 7.5W pus o 5W, a primeira impressao esta mais sensivel mas dpois de fazer uma volta a serio faço mais comentarios.
A revisao ficou a volta de 24€
 
Top