manutenção de suspensões

Bull

New Member
Apesar de estar em "Brasileiro" achei interessante o artigo na BikeMagazine, dai o partilhar com todos vós. Espero que possa ser útil.

"REVISÃO COMPLETA


Acompanhamos o serviço

em uma Scott FX-2


Assim

como um automóvel precisa de manutenção de tempos em tempos,

a sua bike, após alguns quilômetros também necessita de

uma paradinha para uma revisão mecânica. As mountain bikes, em

especial, exigem uma manutenção mais atenciosa e periódica,

pois elas enfrentam lama, poeira e travessias de rios.

O Bikemagazine esteve na Bike Shop Mega Bikers,

em Campinas, e conta para você, passo a passo, como é feito uma

revisão completa. Acompanhamos a revisão em uma Scott FX-2 ano

2002.

1 - Assim que o cliente chega à

loja uma Ordem de Serviço é aberta e as impressões/reclamações

do proprietário são anotadas cuidadosamente. O mecânico,

antes de iniciar a desmontagem, anda com a bike para perceber possíveis

defeitos e barulhos estranhos.

Os

eixos, o cassete e


o núcleo são retirados

2 - A bike é colocada em um cavalete especial

e o primeiro passo é retirar ambas as rodas e o ciclocomputador.

3 - Os eixos, o cassete e o núcleo são

retirados. Em seguida são retirados os pedivelas e o movimento central.

4 - O próximo passo é retirar

os freios e os cabos; a mesa (junto como guidão) e a suspensão

dianteira. Tudo é colocado em uma caixa, tomando-se o cuidado para não

perder as peças pequenas.

O

quadro e todas a peças


são lavadas minuciosamente

5 - O quadro é então colocado

no lavador. O mecânico limpa a relação com querosene e lava

minuciosamente cada cantinho do quadro. Uma solução de água

+ sabão em pó é aplicada para eliminar a gordura do querosene.

Todas as demais peças (guidão, mesa, suspensão, rodas,

miudezas) são também lavadas da mesma forma. O quadro, a relação

e as peças são enxutas com ar comprimido e um pano seco. Nesse

momento, o mecânico aproveita e faz uma checagem no estado dos raios e

procura por trincas no quadro.

6 - Após tudo lavado e seco, é

hora de avaliar o estado das peças. Com atenção são

examinados a relação - a corrente é medida com um verificador

de desgaste - e todos os componentes em que pode haver desgaste: cubos de roda,

caixa de direção, movimento central, rolamentos, sapatas de freios,

http://www.bikemagazine.com.br - Bikemagazine Powered by Mambo Generated: 15 September, 2005, 17:39


conduítes e cabos de aço. Normalmente, as esferas de aço

são substituídas por novas.

O

desgaste da corrente é avaliado


com uma ferramenta especial

Na Mega Bikers, o cliente é informado

e consultado para aprovar a substituição de qualquer peça

necessária. Transparência é a chave para ganhar a confiança

do cliente! No caso da nossa FX-2 o, o rolamento do movimento central foi lavado

e lubrificado novamente, pois estava "cantando" por falta de lubrificação.

Apenas dois cabos precisariam ser trocados, Todo o resto estava OK.

Após

a lavagem todas a peças são


inspecionadas e trocadas se necessário

7 - Hora da montagem. Os eixos das rodas são

montados, lubrificados com graxa Molykote à base de grafite, própria

para rolamentos. O cassete foi montado e as rodas foram levadas até um

dispositivo especial para a verificação de seu alinhamento.

8 - O próximo passo foi instalar

o movimento central, tomando-se o cuidado de lubrificar com Graxazul a ponta

do eixo e a rosca da tampa. "Isso evita barulhos depois", ensina o

mecânico Rodrigo. Os pedivelas são fixados.

Os

cubos das rodas, o cassete, a caixa de


direção e os rolamentos do movimento


central são lubrificados com graxa especial

9 - A caixa de direção é

montada com uma boa dose de graxa Molykote e a suspensão é colocada

após uma aplicação de uma fina camada de graxa no cano.

Os freios V-brakes são instalados. Os cabos de freios e de câmbio

são lubrificados e instalados nos seus respectivos lugares.

10 - As rodas são colocadas na bike e

é realizada uma lubrificação geral na bike. Além

da relação, são lubrificados também os pivôs

do câmbio e as alavancas de freio e de mudança de marchas.

Nenhum

detalhe é


esquecido na lubrificação

11 - O câmbio é então regulado

e o ciclocomputador é instalado.

12 - Por último a bike recebe polimento

na pintura e o mecânico faz um test ride na rua para verificar os últimos

detalhes de regulagens. Tudo ok? A bike é deixada para ser entregue ao

cliente.

http://www.bikemagazine.com.br - Bikemagazine Powered by Mambo Generated: 15 September, 2005, 17:39
Para

finalizar o polimento


da pintura, além de proteger,


deixa a bike como nova

Os procedimentos acima são também

válidos para bikes de ciclismo, triathlon e downhill.

E quando fazer a revisão? Logicamente

esta resposta vai depender do uso que se faz da bike. Bikes de ciclismo podem

ser revisadas a cada 1500-2000 km. No casa das mountain bikes, o gerente Ulisses

Dupas recomenda uma revisão completa pelo menos a cada 600km, ou até

antes no caso de trilhas com muita lama ou travessia de rios.

Em geral, as boas Bike Shops oferecem diferentes

tipos de revisão - com diferentes preços também - de acordo

com a necessidade do cliente.

Revisão básica - lavagem,

limpeza e lubrificação da relação, regulagem de

freios e do câmbio, ajuste de folgas.

Revisão completa - Tudo o que está

incluída na Revisão básica mais: Desmonte de rodas, revisão

nos cubos de roda, caixa de direção, movimento central, são

retirados todos os cabos (limpeza e lubrificação), alinhamento

de roda, reaperto de raios, polimento na pintura R$ 49 na Mega Bikers.

Revisão full - Para mountain bikes

com suspensão dianteira e traseira. O amortecedor traseiro é retirado.

As buchas das articulações da balança traseira são

revisadas, trocadas se necessário, além de engraxadas os pontos

de contato entre a balança e o quadro da bike.

São cobrados à parte revisão

de freio a disco, suspensão dianteira ou traseira, bem como as peças

substituídas durante a manutenção. O preço vai variar

de oficina para oficina.

Sempre é bom observar a qualidade do ferramental

da oficina e dos produtos utilizados. Boas oficinas utilizam bons produtos (graxas,

lubrificantes, peças de reposição) e e principalmente,

são limpas e responsáveis. Peça sempre a nota fiscal do

serviço realizado. A garantia do serviço - em geral 30 dias -

deve estar registrada na nota fiscal, para eventuais reclamações

futuras. "

AbraçUs... ;)
 

engenhocas-btt

New Member
Gostava que me ajudassem uma véz que sou novato no btt.

Como quando e como fazer manutenção a suspenção, quais os principais cuidados.

já agora a minha não é das melhores mas gosto de estimar as coisas ( rst omega sl)

obrigado :lol:
 

Mokadas

New Member
O melhor é pores isso nas mãos
de quem percebe,se conseguires assistir
á manutençao podes sempre aprender
qualquer coisa.pelo que já vi não é das coisas
mais faceis de mexer numa bike.
 

andrextr

Active Member
Aproveitando o tópico...

Quais são os sintomas que indicam que a suspensão precise de revisão?

Tenho uma Recon 351 de molas, aparentemente está tudo bem, mas parece que está menos sensível e o dial do u-turn parece ter mais atrito...
Tem quase 2 anos, e 2600 kms... pouco uso em lama, mas algum pó.

Quanto custa +- uma manutenção? Quem a faz? ...
 

Jorgex

New Member
andrextr, tens a Recon à 2 anos e nunca fizeste uma revisão? :shock:

Isso é preguiça de ler o manuel de instruções. O da Manitou é bem específico nas horas de utilização e para cada modalidade. :sabichao:

Por exemplo, o RS SID (não é esta que saiu agora) é de 24 em 24h de utilização a manutenção, quando usada em competição.
Um amortecedor Fox RP23 é, no máximo, de 200 em 200h independentemente da utilização. Para as suspensões Fox também anda à volta disso.
Uma Marzo deve levar uma revisão semestral...


Sintomas da doença:
- Um ano sem revisão é preocupante.
- Assim que alguma coisa, alguma função deixar de trabalhar é preocupante.
- O resto é casos graves como cartrige rebentado ou muita baba depois de 100km após a revisão.
 

Mox

New Member
Credo .. então a minha suspensão e o meu amortecedor ja devem estar mais pra lá do que pra cá .. credo



abraço
 

Jorgex

New Member
Mox, pensa desta forma. Compraste uma suspensão/amortecedor e esse produto dura bastante se fizeres o básico dos básicos que é a manutenção.

Dura mais em relação a uma susp. que nunca tivesse levado uma manutenção e tem melhor amortecimento ao longo da vida. :mrgreen:
 

Aksium

New Member
Boas,

Eu meti as mãos à obra porque já tava farto de ser roubado.

Cada revisão que fazia levavam-me 30€ e vinha uma merd...

A ultima vez que mandei fazer uma revisão fora foi antes da Maratona da Póvoa de Varzim, no dia 13 de Outubro de 2007.

Passados dois meses da "revisao" o funcionamento era lastimável. Olhei para a suspensão e disse cá para mim: "Que se lixe vamos lá abrir a coisa!" :mrgreen:

Foi a melhor coisa que fiz até hoje, pois a suspensão tava cheia de ferrugem na mola de rebound, o que quer dizer que não abriram a suspensão na totalidade e roubaram-me fortemente.

A suspensão não tem nada do outro mundo dentro dela! Só é preciso ter boa memoria para depois colocar tudo no respectivo lugar.

Comprei uma massa especifica da Manitou, mandei vir retentores e as Lower Legs da Sr Suntour Europe(Alemanha).

Abraço e boas manutenções
 

Jorgex

New Member
Eu não tenho reclamações a fazer à manutenção da Manitou. E tenho duas e são de banho fechado (o que facilita a manutenção).

O chato de meter mãos à obra é a falta de material com a massa da Motorex ou Pre-Pen da Manitou...

Mas Aksiun, 30€ é muita fixe para uma revisão. Eu tenho visto Fox's revisionadas que custaram 90€...

Um triste facto é que quanto mais cara a suspensão/amortecedor, mais cara a revisão.
 

Djatnet

Member
Boas:

Jorgex said:
andrextr, tens a Recon à 2 anos e nunca fizeste uma revisão? :shock:

Isso é preguiça de ler o manuel de instruções. O da Manitou é bem específico nas horas de utilização e para cada modalidade. :sabichao:

Por exemplo, o RS SID (não é esta que saiu agora) é de 24 em 24h de utilização a manutenção, quando usada em competição.
Um amortecedor Fox RP23 é, no máximo, de 200 em 200h independentemente da utilização. Para as suspensões Fox também anda à volta disso.
Uma Marzo deve levar uma revisão semestral...


Sintomas da doença:
- Um ano sem revisão é preocupante.
- Assim que alguma coisa, alguma função deixar de trabalhar é preocupante.
- O resto é casos graves como cartrige rebentado ou muita baba depois de 100km após a revisão.

Quando referes 200h estás enganado, até porque a FOX é uma das marcas com intervalos de manutenção mais reduzidos!!

Para suspensões FOX de 32mm, o intervalo é o seguinte:
15h - Limpar e inspeccionar os guarda pó (raspadores)
50h - (a verdadeira revisão) Verificar casquilhos, retentores, mudar o óleo e no caso das Float mudar o respectivo liquido.

Amortecedores traseiros não se ao certo, mas acho que é:
30h - Limpar e verificar os retentores, casquilhos e guarda pó
100h - Mudar fluido hidráulico

Para suspensões Marzocchi c/ uso intensivo:
25h - Verificar retentores e mudar óleo da Cartridge
50h - Mudar os óleos (perna esquerda e direita) e vedantes

Uso normal:
50h - Controlar retentores e mudar óleo da Cartridge
100h - Mudar os óleos (perna esquerda e direita) e retentores


Trocar só o óleo, pode-se fazer muito bem em casa, agora mexer nos casquilhos e retentores, já é necessário saber o que se está a fazer.
Abraço
 

PedroSilva

New Member
aksium quase que aposto em que loja fizeste a revisão!!! eles tem muito a mania de fazer isso... metem oleo por fora, lavam-la para ficar bonita... metem ar.. levam-te 30 a 50 euros.. e passado 2 meses la tens de ir outra vez..

end do off topico..

manutençao.. a minha marzocchi que ja foi vendida... simplesmente impecavel!! nunca se queixou de nada.. mas so para o bem mandei fazer antes de a vender.. e o mecanico ate ficou burro... praticamente nao precisava de nada mas mesmo assim trocou o oleo e os vedantes ja que ia para um novo dono a suspensao...

quando tinha a Sr suntour ai sim.. fazia eu a revisao porque aquilo é bastante simples!!! da marzocchi nunca experimentei..
 

andrextr

Active Member
Encontrei aqui um video que ensina a desmontar a suspensão e fazer a manutenção passo-a-passo (Manitou)

http://www.bikezona.tv/index.php?idpelicula=315
(o video so começa apos uma publicidade, e durante o video ha 2 intervalos)


e já agora, fica aqui outro video de manuntenção ao amortecedor, que tem uma manutenção mais simples:
http://www.bikezona.tv/index.php?idpelicula=323


Uma pergunta, deve-se meter lubrificante nas pernas da suspensão ou no embolo do amortecedor?
No manual da Rockshox acho que diz isso, mas eu pensava que não se devia...
 

Aksium

New Member
PedroSilva said:
aksium quase que aposto em que loja fizeste a revisão!!! eles tem muito a mania de fazer isso... metem oleo por fora, lavam-la para ficar bonita... metem ar.. levam-te 30 a 50 euros.. e passado 2 meses la tens de ir outra vez..

Boas,

Ora dá-me só a primeira e a ultima letra do nome da loja!!!!

Boas pedaladas
 

Agente Rocha

New Member
Caros,

Há muito tempo que não intervinha neste fórum, contudo depois de ontem ter ido pagar a minha revisão à suspensão e amortecedor, vejo-me forçado a fazer algumas questões para saber a opinião dos mais entendidos. De referir, que a suspensão foi revista na loja e já fui com ela para a Serra e está bastante mais fluída, como nova. O amortecedor demorou cerca de 1 mês a rever devido a ser assistido na Rock Shox que em Portugal é representada pela CicloCoimbrões.
Por parte da CicloCoimbrões foi me entregue um saco com as peças que foram substituídas e uma folha de obra a salientar que devo fazer a revisão ao amortecedor a cada 100h.

Assim sendo, seguem os preços das revisões:

Revisão:
Suspensão Rock Shox Recon 351 - 27,5€
Amortecedor Rock Shox Ario 2.2 - 55€

Estou reticente aos preços praticados visto não existir qualquer tabela de preços. Reparo que o preço da revisão do amortecedor é o dobro. Não consigo justificar este valor. Gostava de saber se já alguém fez este tipo de revisão? E se estes preços se enquadram nos valores praticados.

Penso que com estas informações também esclareço algumas questões que foram levantadas neste tópico. Espero conseguir chegar a alguma conclusão sobre este assunto.

Por último é referido o nome da CicloCoimbrões mas deixo a ressalva que o valor dos 55€ foi definido pela loja onde deixei a bicicleta.

Cumprimentos,

Rocha
 

jol8485

New Member
Acho natural o custo, da revisão de um amortecedor, ser maior (em relação a uma suspensão) porque deve exigir peças mais especializadas. Apesar de ter menos óleo, caso haja substituição deste elemento.
Neste caso o custo envolveu também os portes de ida e volta até à oficina especializada.

A minha Pace RC41 também tem um tempo recomendado de 25/50H entre revisões. Largamente ultrapassados :roll:
Um truque que me foi referido foi manter a bicicleta invertida, de tempos a tempos, de modo ao óleo lubrificar os retentores ;)
 

Aksium

New Member
Boas,

Eu como já sei abrir a minha suspensão de olhos fechados faço as manutenções com o tempo recomendado pela marca. E sempre com a massa PREP-M da Manitou(Motorex).

D_155%20ANSGG0.jpg


E este é o plano que o fabricante recomenda para o minha suspensão.

semttulofo8.jpg


Assim poupo tempo, € e tenho sempre a suspensão com performance máxima. :mrgreen:

Boas pedaladas
 

Jorgex

New Member
Djatnet said:
Quando referes 200h estás enganado, até porque a FOX é uma das marcas com intervalos de manutenção mais reduzidos!!

Para suspensões FOX de 32mm, o intervalo é o seguinte:
15h - Limpar e inspeccionar os guarda pó (raspadores)
50h - (a verdadeira revisão) Verificar casquilhos, retentores, mudar o óleo e no caso das Float mudar o respectivo liquido.

Amortecedores traseiros não se ao certo, mas acho que é:
30h - Limpar e verificar os retentores, casquilhos e guarda pó
100h - Mudar fluido hidráulico

Para suspensões Marzocchi c/ uso intensivo:
25h - Verificar retentores e mudar óleo da Cartridge
50h - Mudar os óleos (perna esquerda e direita) e vedantes

Uso normal:
50h - Controlar retentores e mudar óleo da Cartridge
100h - Mudar os óleos (perna esquerda e direita) e retentores

Ainda bem que falaste nisso, Djatnet! :wink:

É super importante a 1ª revisão. A suspensão/amortecedor são novos e devem fazer uma 1ª revisão após o "break-in" (rodagem). Depois do break-in é que passa a trabalhar quase sem atritos e etc. Na primeira revisão é limpo tudo para evitar restos metálicos no meio da lubrificação e etc.

Depois desta revisão é que nós podemos abusar um pouco na utilização da susp./amortecedor.

Não se esqueçam que:
-Depois de cada volta limpar a porcaria nas bainhas
-Verificar a pressão do ar antes de cada saída.

************************************************************************

Agente Rocha said:
Por parte da CicloCoimbrões foi me entregue um saco com as peças que foram substituídas e uma folha de obra a salientar que devo fazer a revisão ao amortecedor a cada 100h.

Penso que com estas informações também esclareço algumas questões que foram levantadas neste tópico. Espero conseguir chegar a alguma conclusão sobre este assunto.

Guarda essa folha de obra porque as peças substituídas têm 2 anos de garantia. Das duas vezes que mandei a as minhas Manitou para revisão geral (problemas no cartrige), nunca recebi folha de obra detalhada e nunca paguei mais do que 30 ou 35€. Curiosamente eu pagava o mesmo por uma manutenção simples (limpeza e lubrificação, retentores novos e afins) na Mega Aventura.

************************************************************************

jol8485 said:
Acho natural o custo, da revisão de um amortecedor, ser maior (em relação a uma suspensão) porque deve exigir peças mais especializadas. Apesar de ter menos óleo, caso haja substituição deste elemento.
Neste caso o custo envolveu também os portes de ida e volta até à oficina especializada.

A minha Pace RC41 também tem um tempo recomendado de 25/50H entre revisões. Largamente ultrapassados :roll:
Um truque que me foi referido foi manter a bicicleta invertida, de tempos a tempos, de modo ao óleo lubrificar os retentores ;)

Até hoje, nunca paguei portes de nada. :shock:

Pelos vistos a Pace dá para inverter a suspensão (tal como as minhas Manitou de banho fechado) mas tenho a vaga ideia que o manuel de instruções da RS dizia para não deitar ou inverter por mais que "Xis" horas senão temos derramamento de fluidos sintéticos... A Magura diz para não exceder as 2 ou 3 horas de pernas para o ar senão o ar entra por capilaridade.



Meus amigos, eu hoje vou ler os manuais para ter a certeza daquilo que tenho vindo a dizer neste tópico. Leitura de casa de banho... :assobio:
 

jol8485

New Member
Jorgex said:
Até hoje, nunca paguei portes de nada. :shock:
Se uma oficina envia o material para outra é natural que o cliente pague esse custo. As lojas estão habituadas ao envio e recepção de material pelo que talvez consigam custos inferiores. Mas eu apenas referi esta possibilidade, que me parece lógica. Não sei se foi o caso da revisão em causa.

Quando pedi para accionar a garantia de um aro Mavic, fui logo avisado que teria de suportar os custos do envio. Acabei por não pagar pela simpatia da loja ;)
 
Top