manutenção de suspensões

Agente Rocha

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Tecnico_ttbike said:
Revisões "Amortecedores Pedra" (preço tabela ):

Recon coil : 59.90 (revisão geral) - 83.90 (revisão geral com mudança de casquilhos)
Ario: 51.90 (revisão geral)

Estamos a falar de revisões assistidas na marca (CicloCoimbroes) ? Ou pela tua loja?

Cumprimentos,

Rocha
 

lml

New Member
Boas

Gostaria de saber se alguem já encontrou em algum lugar instruções de manutenção para as Marzo, comprei uma XC 700 :mrgreen:
e gostaria de saber mais sobre ela, para além das afinações usuais :shock:

cumps
 

RPires

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Pessoal,

Quanto a preços posso adiantar que uma revisão ao meu amortecedor Fox Triad ficou em cerca de +/- 70€ e esta foi feita no representante.

De momento tenho em mente efectuar uma manutenção geral à susp, uma Marzo Marathon e ainda não faço idéia do preço que vou pagar, no entanto sei que a mesma será efectuada tb no representante.
Quando se trata de mudar o óleo, eu mesmo o faço, só tenho de me informar sobre a quantidade certa, agora se o objectivo é intervir a nivel de retentores, oring's, casquilhos, etc..., quer-me parecer que embora não haja grande dificuldade técnica, poderá haver uma ou outra questão relacionada com ferramenta especifica ou mesmo algum material que só mesmo a representação da marca possa ter e aqui faz toda a diferença entre ficar pendurado por alguma razão ou danificar algo, ou ter a susp passado algum tempo (geralmente 1 semana), afinada e com garantia do trabalho...
Os preços são altos? se calhar são mas vejamos, 1 ou 2 horas de intervenção (sinceramente não sei) + material + portes por valores compreendidos entre 40 e 70€ não me parece de todo puxado.
O que me parece puxado sim é os preços originais tanto de suspensões como de amortecedores. Não percebo como este material estando em processo produtivo já com a maquinaria afinada, onde é só pegar preparar o material , montar e testar, chega ao consumidor final a preços exorbitantes tipo valores de 600, 700 e 800€ para uma boa susp, para mim este é o grande problema...
 

andrextr

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RPires, em relação à manutenção de suspensões Rockshox, conheço quem faça o mesmo serviço a 35€ e quem o faça a 70€...
Portanto mesmo na área da manutenção há alguma discrepância de preços...
As suspensões saiem de fabrica a 5€ cada uma, mas até chegar ao cliente final passa por muita gente que enche o bolso e no fim custa 500€...
(fabrica -> transportadores -> distribuidores -> lojas -> consumidor €€€€)
 

RPires

Member
andrextr said:
RPires, em relação à manutenção de suspensões Rockshox, conheço quem faça o mesmo serviço a 35€ e quem o faça a 70€...

É verdade e é como em tudo, vê o que se passa com as oficinas dos carros...uns querem ganhar muito, outros trabalham em estruturas de dimensões diferentes e portanto com custos diferentes, ele há de tudo... no entanto referi estes preços e achando que não são exagerados face a que vários factores estão envolvidos...

andrextr said:
As suspensões saiem de fabrica a 5€ cada uma, mas até chegar ao cliente final passa por muita gente que enche o bolso e no fim custa 500€...
(fabrica -> transportadores -> distribuidores -> lojas -> consumidor €€€€)

Pois é, a 5 € não digo mas que saiem muito mais baratas lá isso saiem e que os preços chegam a nós inflacionadissimos tb é um facto, agora como combatemos isso é que ainda não sei !!!
Eu trabalho numa multinacional que produz peças para automóveis e posso adiantar que se produz nessa mesma multinacional determinado equipamento tecnológicamente mais evoluido, com um processo de fabrico aparentemente bem mais complexo e no fim se eu for a determinado concessionário saber o preço final de consumidor, este é muito mais barato do que qq susp que temos estado a falar e atenção que não estou a comparar alhos com bugalhos, estou a comparar peças feitas de materias similares, de dimensões e pesos tb similares, com alguma maquinação e tb com vedantes diversos.
Agora será que esta multinacional pela maquinaria e pessoal empregue, consegue indices de produção que façam os preços descer o mais possivel a pontos destas diferenças abismais? Se for este o caso posso deduzir que na Fox, Marzo, Dt swiss e por aí fora, trabalha tudo ainda como no tempo da pedra, não me parece!!!!

Bom, deixemos lá o :eek:fftopic:
 

pratoni

Active Member
:eek:fftopic:

andrextr said:
As suspensões saiem de fabrica a 5€ cada uma, mas até chegar ao cliente final passa por muita gente que enche o bolso e no fim custa 500€...
(fabrica -> transportadores -> distribuidores -> lojas -> consumidor €€€€)

Já ouviram falar em custos de investigação e desenvolvimento? Custos em marketing? Custos de distribuição? e o mais que óbvio lucro necessário e imprescindível?

Há!... já me esquecia de uma coisa importantíssima:

1ª Regra do Marketing: "O preço de um produto não deve estar associado ao custo do mesmo mas sim ao preço que o mercado (leia-se, clientes) está disposto a pagar."

E como se gera este preço que os clientes estão dispostos a pagar?

Cria-se expectativas muito altas de que aquele novo produto x é o melhor de todos e que vem substituir o produto y, que ontem é que era o melhor, mas agora não vale nada e que não consegues viver, nem respirar, até teres o produto x na tua posse... :twisted: :twisted:

Tais estratégias, associadas ao facto do mercado das bicicletas, mais propriamente o btt, estar em expansão, leva a que as marcas usem e abusem de preços elevados nos seus produtos... :wink:

:back2topic:
 

RPires

Member
pratoni said:
Já ouviram falar em custos de investigação e desenvolvimento? Custos em marketing? Custos de distribuição? e o mais que óbvio lucro necessário e imprescindível?

Claro que sim, tb os há noutras empresas e diferentes sectores e certamente até bem mais elevados...



pratoni said:
1ª Regra do Marketing: "O preço de um produto não deve estar associado ao custo do mesmo mas sim ao preço que o mercado (leia-se, clientes) está disposto a pagar."

E como se gera este preço que os clientes estão dispostos a pagar?

Cria-se expectativas muito altas de que aquele novo produto x é o melhor de todos e que vem substituir o produto y, que ontem é que era o melhor, mas agora não vale nada e que não consegues viver, nem respirar, até teres o produto x na tua posse... :twisted: :twisted:

Tais estratégias, associadas ao facto do mercado das bicicletas, mais propriamente o btt, estar em expansão, leva a que as marcas usem e abusem de preços elevados nos seus produtos... :wink:

É isso mesmo, concordo em tudo...
 

BigFoot

New Member
Se me permitem, eu acho o preço das revisoes de suspensoes e amortecedores um roubo!
tudo bem que tem que se pagar os conhecimentos do mecanico e material. mas o material em si é bastante pouco, ou seja, o oleo em si fica relativamente barato, visto que um bidon de oleo para suspensao da para cerca de 6 revisoes dependendo da quantidade que é pedida. Casquilhos, guarda-pós e o rings, sao sao necessarios mudar se realmente for necessario, mas como é logico nas lojas e mecanicos, é SEMPRE necessario.. ou pelo menos é sempre mais dinheiro que entra.
Ja fiz muitas revisoes a suspensoes, (fox, marzo, RS e manitou) e até hoje não foi necessario mesmo mudar peças.. todas elas com muitos km feitos, tanto de inverno tanto de verao. Como tal custa me a crer que suspensao sim suspensao sim que caia numa loja seja necessario substituir tudo o que é peças "consumiveis".

se tiverem duvidas em algum promenor que eu saiba exclarecer.. digam.. :mrgreen:


Cumps.

Bruno Atalaia
 

RPires

Member
Pois, se eu fizer a minha própria manutenção e no passado já fiz, tb só mudarei o óleo, agora a minha dificuldade será a nível de casquilhos se for necessário ou de outra peça qq e muitas vezes poderá não ser fácil e rápido a aquisição, bem como a montagem. A mim não me custa nada substituir um retentor, mas retirar um casquilho e colocar outro correctamente já não é tão fácil sem ferramenta adequada. Eu tb percebo que muitas das vezes as marcas actuam por excesso, substituem materias quando este poderiam durar mais um pouco e assim ganham dos dois lados ou seja no material e tb na fiabilidade pois garantem que ao colocar material novo, em princípio não terão problemas de reclamações futuras. No entanto tb à o outro lado da questão, suponhamos qure a marca faz a manutenção e só troca o óleo pois os oring's e retentores ainda parecem estar bons, na volta passado uns tempos a susp começa a babar, concerteza quem pagou a revisão e até nem achou caro, vai reclamar e dizer ao amigo que os gajos foram uns tótós que fizeram a revisão e agora a susp está uma mer**, e é contra isto que muitas marcas se defendem e optam pela politica dos troca tudo. Isto acontece nos automóveis, aviões e por aí fora...quantas vezes a revisão do carro é feita e nós pensamos que os gajos se estão a esticar com os materiais, no entanto ninguém gosta de lá voltar um pouco mais tarde por isto ou por aquilo.
Penso ser grave é quando se paga bem convencidos que o trabalho foi profissional e na volta aquilo que foi dito que foi feito, na realidade não foi e aqui tem a haver com a honestidade dos profissionais, que a meu ver e em relação ás representações / manutenções ainda funciona bem.
Espero não me enganar no futuro...
 

BigFoot

New Member
Não concordo com essa politica, acho que é mais de se aproveitar do que se preocuparem com o cliente.
Em relaçao ao exemplo que deste a maioria das suspensoes não tem o problema de se babar a não ser as marzo, isto porque, o banho aberto poupa o desgaste das pernas e mantem um funcionamento melhor durante mais tempo sem se ter que fazer revisao (o velho lema, marzo montar e esquecer) porque as pernas estao sempre lubrificadas ate mesmo em contacto com as jarras, mas os retentores ao estarem mais expostos apanham pó, lama, agua, sol etc.. o que ajuda a um desgaste rapido e sua substituiçao. No caso das outras marcas em praticamente todos os modelos isto nao acontece porque os retentores estao muito bem protegidos no lado de dentro das pernas, na parte inferiror da suspensao. Como tal é raro substituir.. muita gente confunde os guarda pós com retentores, isso é que convem estar sempre em bom estado para proteger todo o sistema da suspensao de qualquer tipo lixo que possa danificar.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

jota

Member
Alguém conhece uma loja competente, em Viana do Castelo, para fazer uma revisão a valer de uma Marzocchi Marathon sl de 2004! Também pode ser arredores de Viana!
 

nirvugo

New Member
Boas Pessoal,

Em relação ao comentado aqui só queria deixar o meu caso:

Tenho uma Suspenção Manitou Minute com um ano e pouco e com a qual tenho o máximo de cuidado (nas lavagens, lubrificãção dos retentores externos, etc). Como ja a tinha há um ano resolvi leva-la a uma loja da cidade de viana para fazer a revisão anual de maneira a poupa-la. Até aqui tudo bem, o problema pos-se quando na loja me foi dito que ja não havia retentores para as manitou uma vez que não existia importador da marca em Portugal. Insatisfeito com isto, e não estando nos meus planos a troca da suspenção dado que esta trabalha mto bem, escrevi um mail à marca no qual me foi dado o contacto da Macario (empresa responsavel pela importação da marca na península ibérica). Contactei a Macario e a resposta foi que deixasse a suspenção numa loja com a indicação que a enviassem para eles que ela voltaria com a revisão feita. Assim fiz, esperei duas semanas e o resultado foi que quando a fui buscar, quase fica pior que no final de uma daquelas subidas duras, tal foi o valor cobrado: 65€!!! Acho que foi um exagero mas que posso fazer?!?! Pagar e reclamar...que de nada adiantou pois o dono da loja disse que nem me tinha levado nada do trabalho dele uma vez que ele próprio considerava o valor mto elevado mas que foi o que lhe cobraram os srs da Macario!!
Não acham isto um pequeno delito? Daqueles que são direito a "termo de identidade e residencia"? (Não estou a querer chamar ladrões a ninguem) :wink:
E o pior é que olhando para a suspenção dá-me a sensação que não lhe fizeram nada!!!
Acho sinceramente que andam a brincar com o pessoal que, para poder praticar aquilo que tanto gosta, tem de fazer esforços por vezes do "arco da velha" (como costumava dizer a minha avó) no fim do mês e tem que saber gerir cuidadosamente o orçamento (cada vez mais apertado). Já estava na hora desses "Srs." terem mais respeito pelos milhares de bbtistas que todos os dias enchem os trilhos do nosso país.

Cumprimentos

Hugo.
 

BHBIKER

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Boas a todos
Venho aqui só informar a malta da zona de Coimbra e arredores que queira fazer manutenção a suspenções e amortecedores, que um colega meu foi efectuar a revisão periódica ao amortecedor e susp.(RP23 e Talas) num mecânico perto de Maiorca, Fig. da Foz e ficou bastante contente com o preço e resultados.
Penso que se Chama Nuno Duarte.
Boas Pedaladas
 

Mox

New Member
BHBIKER said:
Boas a todos
Venho aqui só informar a malta da zona de Coimbra e arredores que queira fazer manutenção a suspensões e amortecedores, que um colega meu foi efectuar a revisão periódica ao amortecedor e susp.(RP23 e Talas) num mecânico perto de Maiorca, Fig. da Foz e ficou bastante contente com o preço e resultados.
Penso que se Chama Nuno Duarte.
Boas Pedaladas


Exactamente , É mesmo o NUno Duarte http://www.nunoduarte.com/
 

powpow

New Member
Depois de ler este topico decidi q vou fazer a revisão a minha fox rl ...alguem me sabe dizer onde posso comprar o oleo e as peças a substituir na zona do porto ?! cumprimentos !
 
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