manutenção de suspensões

Agente Rocha

New Member
A justificação desse valor foi por ter ido à marca e mudado retentores, óleo e afins. O facto da distância para uma loja destas não me parece que seja relevante.
Eles todas as semanas recebem material da CicloCoimbrões.

Já me apercebi que estas revisões são caras, ainda não percebi é se estes valores se enquadram no que se pratica no mercado.

Cumprimentos,

Rocha
 

andrextr

Active Member
55 € a manutenção do amortecedor !?

Se forem ao site da rockshox nos manuais tecnicos de manuntenção, hão de ver que o amortecedor dá menos trabalho a rever que a suspensão!
Isto porque no amortecedor não se abre o cartucho da compressão onde está o oleo... Só se abre o corpo do amortecedor (desenrroscar), troca-se uns o-rings vedantes, e lubrifica-se com massa!

A suspensão ja leva oleo, e pelo que vi, acho que dá mais trabalho de rever!

Comparem lá:
RECON: http://www.sram.com/_media/techdocs/95-4310-755-000 2006 Recon Service Guide.pdf
ARIO: http://www.sram.com/_media/techdocs/2005-2006 Ario - MC3 - MC3R Svc Guide - Rev_A.pdf

Até que nem deve ser muito complicado fazer isto, nos manuais está tudo explicado, só que é preciso comprar oleo e as peças substitutas e às tantas sai mais caro do que enviar para um agente especializado (ou não :D)

AGENTE ROCHA: Por acaso a sua bike não é uma Fuel 90 !? É que eu também tenho essa suspensão e esse amortecedor :mrgreen:
Outra questão, enviaste isso directamente para a ciclocoimbrões, ou a tua loja é que tratou disso? não percebi..
 

Agente Rocha

New Member
AndreXtr a minha bike é rigorosamente igual à tua. Comprei na mesma altura que tu.

Diriji-me à loja onde comprei a bike e pedi-lhes para efectuarem as revisões. A revisão da suspensão foi feita pela loja e o amortecedor eles disseram-me que enviavam para a marca. Assim sendo, foi para a CicloCoimbroes que por hábito demora algum tempo, no meu caso 1 mês.

andrextr said:
Até que nem deve ser muito complicado fazer isto, nos manuais está tudo explicado, só que é preciso comprar oleo e as peças substitutas e às tantas sai mais caro do que enviar para um agente especializado (ou não :D)

Achas então que sai mais em conta largar o dinheiro numa loja?

Cumprimentos,

Rocha
 

andrextr

Active Member
Para o amortecedor acho que sim!

Então repara, vê-la o manual de revisão... É só limpar, substituir dois o-rings vedantes, e meter massa... Não sei quanto custa os o-rings, mas acho que não devem chegar a 50€ !...

Mas pronto, eu nunca fiz revisão a uma suspensão, não tenho muitos conhecimentos para estar a falar.
Já viste como eu adivinhei o modelo da tua bike? Ehehe... A minha está neste momento na loja (Hilzy) se calhar também vou falar para fazerem revisão... Se bem que não confio muito no dono da loja para estas coisas... mas acho que vou arriscar...
 

Agente Rocha

New Member
O conselho que te dou é perguntares o preço da revisão de cada um dos componentes. Depois desses valores e em comparação ao que já te disse, decides. Se vires que onde fui é mais em conta, falas comigo e digo-te a loja.

Cumprimentos,

Rocha
 

andrextr

Active Member
Não propriamente, basta ter as peças substitutas e oleo para suspensões, que qualquer um pode fazer isso, desde que saiba minimamente o que está a fazer!

E pelo que vi nos manuais técnicos, não é nada do outro mundo e não requer grandes ferramentas XPTO...
 

jonypaul

New Member
Sim, mas para mim que sou um azelha :mrgreen: se a levar ao mecânico habitual, ele pode fazer ou dir-me-à que se a lixar depois o problema é meu?
 

andrextr

Active Member
Se ele aceitar o trabalho é porque à partida deve saber o que faz...

Se ele fizer porcaria (que é pouco provável, porque aquilo não tem muito que enganar), ele é que tem que se responsabilizar como qualquer outro profissional faria.

Teoricamente, qualquer casa de bikes especializada deveria de saber fazer revisão pelo menos as suspensões mais vulgares. O que me parece que não acontece.
Ou é por falta de peças de substituição ou porque não dá lucro ou então não sei!...

O principal receio é saber se de facto estamos a pagar por um serviço bem feito! Porque dar 50€ para limparem a suspensão com um pano é burla !...
 

Jorgex

New Member
Djatnet said:
Para suspensões FOX de 32mm, o intervalo é o seguinte:
15h - Limpar e inspeccionar os guarda pó (raspadores)
50h - (a verdadeira revisão) Verificar casquilhos, retentores, mudar o óleo e no caso das Float mudar o respectivo liquido.

Amortecedores traseiros não se ao certo, mas acho que é:
30h - Limpar e verificar os retentores, casquilhos e guarda pó
100h - Mudar fluido hidráulico

Mudar os fluidos dos amortecedores é a única coisa que a Fox exige ser feito num Fox Racing Shocks ou Authorized Service Center. O resto é em casa. :shock:
 

Agente Rocha

New Member
Com este tópico chego à conclusão que são poucos os que fazem revisões às suspensões e amortecedores. Desta forma, é fácil os "ilustres" das lojas da especialidade inflacionarem os preços.

Cumprimentos,

Rocha
 

Aksium

New Member
Agente Rocha said:
Com este tópico chego à conclusão que são poucos os que fazem revisões às suspensões e amortecedores. Desta forma, é fácil os "ilustres" das lojas da especialidade inflacionarem os preços.

Cumprimentos,

Rocha

Neste campo há que ser auto-didacta, poupando assim uns valentes cobres. Cobres esses que podem servir para outras coisas pra burra.

Boas pedaladas
 

Jorgex

New Member
Eu já vi que devo ser um chatinho nas lojas. 70% das revisões feitas na Mega Aventura, foram à minha frente e eram realizados pelo Mário ou pelo Testas.

As revisões de outras coisas tou 50% das vezes em cima do mecânico. O pessoal da BikeZone de Odivelas e o Renato da Almada Bike devem estar fartinhos de mim...
 

Tecnico_ttbike

New Member
Em relação a algumas questões levantadas aqui ficam os meus 0.02€.

O principal para evitar problemas com uma suspensão é mesmo o cuidado que se tem com ela desde o primeiro dia. Como tal uma limpeza cuidada depois de cada volta é essencial, assim como a verificação visual da mesma e a verificação de carga caso seja a ar.
Cada modelo de suspensão pode ser mais ou menos sensivel no que toca a manutenções. Ha exemplos de suspensões com muitos anos e sem grandes problemas. O grande problema é quando se abusa principalmente de pó lama e excesso de "porrada".

A partir de 2008 a RockShox para poder dar garantia das suspensões exige que as mesmas tenham as revisões feitas nos intervalos estabelecidos assim como outros detalhes como o numero de serie bem visivel (não adulterado ou sem o autocolante) e para isso tem uma tabela de preços para revisões que as lojas já devem ter recebido (eu pelo menos já).
Assim o cliente tem a certeza que tem sempre a suspensão em optimas condições e garantia da mesma.
 

andrextr

Active Member
Tecnico_ttbike

Por acaso sabes qual o preço por uma manuntenção de rotina a uma Rockshox? (mudança de oleo e dos vedantes e limpeza)
É que por exemplo, o Agente_Rocha pagou 30€ pela suspensão e 55€ pelo amortecedor... Não deveria de ser ao contrário?

Parece-me que há por ai muita oscilação de preços de sitio para sitio e ninguém se entende ... :mrgreen:
 

Tecnico_ttbike

New Member
andrextr:

Revisões "Amortecedores Pedra" (preço tabela ):

Recon coil : 59.90 (revisão geral) - 83.90 (revisão geral com mudança de casquilhos)
Ario: 51.90 (revisão geral)

Isto numa situação normal.... o amortecedor/suspensão vai inteiro com as peças todas :)

...o custo não é do parafuso... é saber qual apertar :)
 
Top