Manutenção cubos A2Z

#2
Muito bom ! Por acaso comecei a fazer isto ao olho, descobrindo como e que aquilo funciona.. Tenho desmontado os cubos a cada 150km +/- e ate agora impecaveis. Convido a por de preposito um pouco de massa na parte exterior do rolamento para evitar que a agua entre. Muito facil manutencao, so com as maos hehe.
 
#5
Pois...eu também sou cuidadoso, mas não tanto pelos vistos!xD
Isso para mim implicava lubrificar os cubos todas as semanas...
Mas também sei que é uma manutenção rápida.
O que interessa é que esteja tudo sempre a funcionar muito bem!;)
 
#6
Boas, pessoal.

Uma duvida.

Tenho umas rodas montadas com estes cubos, compradas em 2ª mão, e noto um barulho no cubo da frente, tipo pequena chiadeira.
Gostava que quem soubesse como, me indicasse com se retira o eixo da frente, de maneira a que fiquem expostos os rolamentos.
É da mesma maneira que o cubo de trás?.
 

tinric

Super Moderador
#10
Ora vamos lá a desenterrar um tópico :)

tenho uns cubos a2z... abri logo com 0km para ver como "eram por dentro"

a pergunta é: aquilo parece que nos linguetes leva massa... é massa consistente normal? ou outra qualquer especial ou o que metem nos vossos?

pergunto pois nas mavic sempre usei oleo especial recomendado por eles para os linguetes (e é um oleo muito fino) mas aquilo não tem nada a ver com este sistema da a2z.

uso uma massa com teflon para quase tudo o que leva massa e até agora 5 estrelas...

mas fica a dúvida agora em relação a este ponto especifico.. a zona dos linguetes.
 

tinric

Super Moderador
#11
Ninguém mete massa ou outra coisa qualquer nos linguetes das vossas rodas!? sejam elas a2z, novatec, ou outras com o mesmo sistema ou parecido?

Gostava de saber o que usam para lubrificar os linguetes.

Obrigado
 
#14
Eu sempre meti massa dos rolamentos nos cubos que tive e comecei exactamente por ter visto quando eram novos.
Acho que fica muito bem lubrificado mas o som do cubo vai-se quase completamente (o que eu encaro como bom sinal de estar lubrificado). Também há probabilidade de a massa prender os linguetes se for aplicada em excesso, é preciso testar bem se TODOS estão a funcionar livres antes de fechar a roda.

Quando o cubo começa a cantar muito é hora de abrir, limpar e meter.. massa!

O óleo fino é mais recomendado porque assim temos a certeza que os linguetes trabalham como devem ( recuperam todos e com a máxima rapidez para prender o cepo) mas nunca experimentei porque não me dá grande certeza de durabilidade da lub e não estou para abrir os cubos de 1000 em 1000. Ás tantas ando convencido que estou a defender a roda e vai a ver-se ando a estragar.