MANUTENÇÃO - Pedaleiro Truvativ

JPontes

New Member
Boa tarde,

tenho um pedaleiro da marca truvativ, quero fazer-lhe uma revisão só que não consigo "sacar" o crank (penso que é assim que se escreve, mas não tenho a certeza).
já tirei este parafuso:

DSC05569.JPG


ficou assim:
DSC05567.JPG


Será que devo dar-lhe umas "porradas", ou haverá alguma chave própria (que é o mais provável)?

Eu sei que há chaves próprias para tirá-los, mas como nunca lidei com pedaleiros desta marca não sei como ei de fazer.

Agradeço as vossas opiniões

Cumprimentos JP
 

duchene

New Member
À porrada nada sai!

Essa tampa que tiraste são na verdade duas peças, sendo que funciona também como extractor do crenque.
Voltas então a enroscar a tampa que tiraste usando a chave maior. Depois de bem apertado, e usando a chave mais pequena, desapertas o miolo. Continua a desapertar ate o crenque sair por ele. Sem marretadas, sem estragar.

No site da truvativ tens o manual que explica exactamente isso.
 

JPontes

New Member
Muito obrigado :venia:, por acaso tenho aqui em casa o manual desta pedaleira mas como não estava em português não me apeteceu ter muito trabalho e coloquei aqui no fórum. :oops:
 

Jorge S

Member
Até poderias conseguir retira-lo à pancada, mas ficaria irremediavelmente danificado.
Precisas dum saca-cranks próprio (isis). Este enrosca na rosca mais exterior para se fixar ao corpo do crank esquerdo. Depois avança-se, enroscando, o parafuso do saca, que vai empurrar o tubo do crank direito que está no interior.
O meu saca não é especifico e utilizei um parafuso mais largo na frente como bucha para empurrar o tubo. Atenção que o bordo interior que se vê pertence ao corpo do crank esquerdo. O tubo a empurrar fica depois deste e é ligeiramente cónico.
Se tiveres dúvidas, leva isso a um mecânico que o fará num minuto.
 

JPontes

New Member
Já consegui tirar a pedaleira, realmente estas revisões devem de ser feitas periodicamente, estava tudo cheio de lama e água.

Obgd. Cumps. JP
 

JPontes

New Member
Já agora aproveito para tirar outra dúvida. Para lubrificar posso usar massa consistente, ou não é aconselhado, no manual falam de outro produto.
 

JPontes

New Member
Boas, vou aproveitar este tópico que criei háuns tempos.
Costumo desmontar o pedaleiro algumas vezes, limapá-lo e lubrificá-lo, agora da ultima vez ao monta-lo verifiquei que tinha folga, voltei a fazer tudo de novo e continua na mesma, será dos rolamentos?
 

Jorge S

Member
Boas,

Limpa bem as roscas, aplica massa consistente, de preferência a que tem teflon, nos pontos de contacto entre os cranks e no parafuso sextavado, e vai apertando até deixares de sentir folga.
 

JPontes

New Member
Boas, já pus mais massa e continua na mesma, o mais curioso é que eu quase que tenho a certeza que quando desmontei a pedaleira ela não tinha folga. :shock:
Não sei se os rolamentos têm alguma coisa a ver com esta folga, mas quais são os sintomas de um rolamento estragado?
 

golias

Member
Re:MANUTENÇÃO - Pedaleiro Truvativ

...

amigo JP,
o que aconteceu, penso eu que sou possuidor de semelhante artigo!!lol, é que deves ter apertado demasiado os copos!!
cuidado com isso! assim os espaçadores ficam demasiado comprimidos e lá está terás que apertar demasiado o parafuso que tens na manivela!!
tenta desapertar os copos, mete só aquele aperto para eles ficarem encostados, nada mais.

acho que assim te deves safar! :mrgreen: :wink:

...
 

vildor

New Member
Um deles é mesmo ter folga :p

Barulhos, notar-se uma certa "prisão" os fazelos rolar e folga(segurando o anel exterior, o anel interior move-se).
 

JPontes

New Member
Boas gollias,
acho que foi mesmo isso que aconteceu por acaso dei-lhe um grande apertão da ultima vez e por acaso vejo que que há um espaço maior que o normal entre o crank e os copos, vou seguir a tua dica e depois digo aqui se correu bem ou mal.

Amigo Vildor,
para além da folga, a pedaleira está impecável e rola muito bem, dá aí umas 7/8 voltas a rolar sem a empurrar.

Obgd. pelas dicas.
Abraço JP
 

JPontes

New Member
A pedaleira ficou com folga na mesma, deve de ser dos rolamentos.
Será normal uns rolamentos com 3400 kms terem problemas?
 

Jorge S

Member
Rolamentos com problemas há-os com qualquer quilometragem. Desde os que gripam cedo por virem com defeito até aos que sofrem de desgaste prematuro por falta de lubrificante provocado por detritos, lavagens, travessias a vau etc, ou apenas por falta de qualidade do material. Mas se não tinha folga antes de a teres desmontado, não será dos rolamentos.
Será que não dá para apertar mais, dentro dos limites de torque recomendado? È necessário fazer um certo esforço na chave para avançar pela parte virgem da rosca. Não te terás esquecido de colocar alguma anilha?
 

luizsalles

New Member
eu tinha uns bontrager race lite (truvativ stylo carbom) e hoje estou usando uns truvativ noir.... esse sistema da truvativ é ótimo, muito fácil para manusear o problema é que.....

- se alguma vez você apertar (toque a mais) demais você pode não conseguir depois o aperto correto, pois você "espana" o sistema, por isso o torquimetro.... é comum a pedaleira depois de um torque excessivo ficar soltando, agora com folga nunca vi.....

abraços
 

JPontes

New Member
Foi isso mesmo que me aconteceu, mas como a pedaleira ficou um pouco solta eu disse que tinha folga, e penso que ée assim que se chama. Então e não há maneira nenhuma de resolver o problema?

Agora há poucos dias, numa prova lixei um rolamento. tive há procura de uns na net e vi uns rolamentosda marca shimano XT. Será que os rolamentos da shimano são compatíveis com esta pedaleira ( truvativ Firex) ?
 
Last edited:
Top