Manitou Skareb SPV

RockShox

New Member
Malta, alguém tem uma suspensão destas? Estou com um problema na suspensão, que efectivamente, não sei se será má afinação.. Passo a explicar.

quanto a suspensão recupera, no últimos 10mm, a suspensão dá um ''coice'' recupera bastante rápido, sentido e ouvindo um barulho metálico (como se tivesse algo solto). Isto percebe-se perfeitamente a andar em paralelo em que a suspensão trabalha apenas no curso inicial. Com a bike parada e afundando a suspensão nota-se o recuperar muito mais rápido nestes últimos 10mm. Alguém teve problema semelhante? Aproveito para perguntar, que pressões utilizam nas câmaras? Peso 66kg.

Um abraço
 

jmdcfigueiredo

New Member
Não faço ideia o que possa causar essa recuperar tão rápido no ultimo centímetro, mas relativamente à pressão (e depois de ler o MANUAL) não existe nenhuma tabela com a relação entre o peso do utilizador e a pressão a usar na suspensão.

O ideal será afinares a pressão pelo sag que consiste no curso que a suspensão usa só por te sentares em cima da bike.
Não estou bem certo dos valores mas para XC creio que anda entre os 15 e os 20%.
 
Last edited:

NewbieBTT

New Member
Basicamente a fórmula é (0,35 a 0,5) x teu peso x 2,2 = Pressao a colocar com um mínimo de 40 PSI até 175 PSI. E podendo ou nao variar entre 10 a 20 psi a mais no lado do spv.

Começa nos 40 PSI e vai "tonando até achares que está bom", quanto menos estiver mais mole fica e mais frequentemente o spv vai aberto e le as irregularidades, quanto mais cheia, mais dura e menos o spv vai aberto.

Presumo que utilizes essa suspensao a pouco tempo, esse "coice" é o spv a fechar/bloquear a suspensao, o spv é um sistema de bloqueio automático tipo o terralogic da fox se nao estou em erro, a batidas mais forte a suspensao funciona quando é terreno mais duro ela vai tipo rigida e quando fecha dá aquele "coice". Agora o nível de leitura do terreno tens que ser tu a afinar ao teu gosto.
 
Last edited:

RockShox

New Member
Pois, acredito que seja eu que ainda não atinei com a afinação... Mas é curioso que o ''coice'' só o noto exactamente no fim do curso da recuperação... Vou ver se perco um bocado de tempo com aquilo! lol
 

RockShox

New Member
Fiz agora um pequeno teste... Fiz o que a descrição postada pelo NewbieBTT. E experimentei regular o rebound para os extremos. Se meter a recuperação lenta, acontece isso mesmo, a recuperação é lenta.. Mas ao chegar aos últimos 10mm da recuperação ela da um valente coice. Se a recuperação foi mais rápida, o coice não é tão perceptível. Bem, cheira-me que revisão com ela...
 

RockShox

New Member
2007. Mas só começou a rolar mais tarde. Sim, já fez revisão feita. Possivelmente está na altura de outra. Creio que a ultima foi à 9 meses. Digo isto, porque a suspensão não é nova, foi em segunda mão. De um companheiro aqui do Forum.
 

jmdcfigueiredo

New Member
Se a ultima foi à 9 meses não creio que já esteja na altura de lá voltar, a não ser que faças um uso muito exaustivo da mesma.

Tenta falar com alguém que perceba da coisa e que possa ver a suspensão pessoalmente. Talvez assim tenhas uma opinião mais fundamentada...
 

NewbieBTT

New Member
Esse coice é normal com os sistemas spv, se não gostavas desse tipo de bloqueio não a devias ter comprado, mesmo numa revisão ninguém te vai tirar isso.
 

RockShox

New Member
Nem é o não gostar! Era o achar estranho e não estar habituado! :p Mas se não é defeito e é feitio, menos mal :p Já agora aproveito para perguntar.. Teoricamente, se a câmara SPV tiver 0 PSI, o sistema está ''desligado'', certo? No entanto, creio que o SPV tem de ter uma pressão mínima.
 

ignite

Member
Olá,

a minha sofreu uma revisão ha 5 meses e não tem tido muito uso.

ontem fui dar uma volta e a susp, qualquer q seja a pressão em qq das cameras, sinto-a muito rija.

Alguém sabe o q s possa estar a passar?


Obrigado
 

essence_s

New Member
Talvez esteja muito seca, experimenta deixar a bicicleta virada ao contrario durante 1 ou 2 dias, depois ajusta a pressão e experimenta.Caso n resolva, era melhor ires com ela ao sitio onde te fizeram a revisão, podem ter metido água.
 
Top