Manitou Skareb comp 2004

100do

New Member
Depois dos problemas que tive com a suspensão, comprei uma usada: a Skareb comp de 2004 (penso eu).

Apesar de estar satisfeito, tenho uma dúvida. Se encontrasse alguém que tenha ou tenha tido uma igual era óptimo, pois acho que me poderia ajudar.

A minha dúvida é no rebound:
Apesar de achar que não é necessário mexer-lhe, tentei mexer por curiosidade mas não consegui. Tentei rodar o botão mas ou é preciso forçar, ou tem algum "truque", ou está avariado :s

Agora pergunto, alguém sabe?

Se forçar para contra a suspensão, ele entra, mas mesmo assim não roda :s

Para já, a foto que tenho da suspensão é de uma que está nos classificados:

DSC03537_1.jpg
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

apesar de a regulação ser pouco notória, o botão do rebound roda livremente, não é preciso nenhum "jeito" para o mexer.

Jepas
 

100do

New Member
Então mas se roda livremente... deve haver algum problema :s É que eu quase não o consigo mexer. Ele roda um pouco mas volta à posição inicial.
 

100do

New Member
Pelo que sei, julgo que nunca lhe foi feita nenhuma revisão. E revisões às Manitou, só em espanha :s
 

edias

New Member
depende da revisão. Se não precisar de peças tu mesmo a podes fazer se tiveres jeito para isso. Eu faço à minha black e fiz no fim de semana passado à R7 do meu irmão.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

claro que em casa se pode rever e trocar algumas peças, mas o objectivo era mesmo verificar o que se passa com a regulação do Rebound.

Jepas
 

alxm

Member
Quando tive uma Manitou fiz uma revisão simples na Lider-bike em Coimbra ficou em 20 ou 25,00€ . Na minha opinião qualquer loja de bicicletas que tenha mecanico deve poder efectuar revisão simples. Caso necessite de peças pede-lhes para te avisarem do custo antes de as solicitarem a Espanha...
 

*Richard*

New Member
Boas pessoal

Eu tive uma Manitou Splice comp de 2005,e a patilha do rebound rodava lindamente!!! 8)

No teu caso,como compraste uma usada,e se tu dizes que nunca teve revisão,experimenta o seguinte:pegas num lubrificante em spray e aplicas por baixo do botão do rebound,porque existe uma ligeira folga nesse sítio,onde se costumam entrenherar areias,lama,etc,o que faz com a patilha não rode livremente!! :wink:

Caso não resulte tens mesmo que recorrer a uma revisão!!! :s

Abraço,Ricardo
 

100do

New Member
Acho que vou seguir a sugestão do Ricardo.
Até porque, como disse, não sinto necessidade do mexer no rebound. Posso deixar andar assim. Desmontá-la em casa, não me parece boa ideia. Apesar de até ter jeito para bricolas, manutenção dos carros, etc, acho que na suspensão não vou mexer muito. Já me bastou a Slate, para fazer asneiras :oops:

Tinha um "esquema" da suspensão em pdf e confiei. Pelo esquema, parecia que devia retirar os parafusos que estão no fundo das pernas, mas errei. Um deles era om chave sextavada e quando tentei desapertá-lo partiu :oops:

Consigo soldá-lo, mas para isso parece-me que tenho que desmontar a mola da outra perna, e ainda não consegui. Tem que sair pelo topo da perna mas não a consigo desapertar.
Por isso, aventuras com suspensões, para já, BASTA 8)

Vou meter um oleo e depois tento rodar. Se não der, paciência.
Obrigado a todos pelos conselhos.

Ah, em relação à antiga, vai mesmo servir de cobaia. Já que comecei, ainda a vou acabar de a desmontar :lol:
 

edias

New Member
100do said:
Tinha um "esquema" da suspensão em pdf e confiei. Pelo esquema, parecia que devia retirar os parafusos que estão no fundo das pernas, mas errei. Um deles era om chave sextavada e quando tentei desapertá-lo partiu :oops:

Cometeste um erro básico e vem explicado no manual de manutenção. O parafuso da perna direita (a do rebound) é invertido, logo desaperta no sentido dos ponteiros do relógio. É chato. por isso é que antes de me meter a abrir as suspensões li, reli e voltei a reler, e segui as instruções para não me esquecer de nada.
 

100do

New Member
edias, eu não tinha um manual, apenas tinha um esquema, com o nome da suspensão, mas que nem sequer correspondia à minha suspensão :oops:

Em relação ao parafuso, nem sequer é um parafuso. É mesmo o veio da perna :s Devia ter apertado e o veio ficaria dentro da perna. Pelo que percebi, para montar teria que montar primeiro essa perna (a óleo) e só depois é que se monta a mola.

Neste momento a suspensão está "pendurada no torno" com vários problemas:
- A perna da mola tinha folga (foi por isso que me meti a desmontá-la)
- Ainda não consegui desapertar o topo da perna esquerda (mola), que é em plástico e custa a desapertar
- A perna direita, a óleo, está partida (basta soldar)
- Por fim, o bloqueio deixou de funcionar quando a desmontei e nem entendo porquê...

Por tudo isto, e a juntar ao peso dela (2.3 kg), é que eu digo que será uma boa cobaia :lol:
 

edias

New Member
Vendo assim já te percebo.

E com todos esses problemas não sei se vale a pena arranjar. A folga deve ser os casquilhos que já morreram, Aproveita essa para treinar a manutenção que as Manitou são todas muito semelhantes. A maneira de as abrir é igual em todas.

Cumprimentos,
edias
 

100do

New Member
Pelo menos já ganhei em duas coisas:
Aprendi que não devo mexer na suspensão quando não sei o que estou a fazer e fiquei com praticamente menos 1 kg na bike 8)
 
Top