Maniplos XT rapid fire dual pull 2007

BigFoot

New Member
Ja tao montados.. :twisted:
mas infelizmente nem tudo e boas noticias, como era de esperar é muito bom e suave o fucnionamento, a tecnilogia dual pull, e muito eficaz.. foi um golpe prefeito pela shimano juntar os rapid fire + trigger num só.., assim em grosso modo.
Mas sendo mais especifico nos "defeitos" a ergonomia é um pouco a puxar para o pessimo, tem um grande defeito, e o facto de o maniplo que faz de dual pull e de "rapid fire", quando se usa do tipo rapid fire rossa no punho, o que obriga a ter um punho muito fino, no meu caso ainda e pior porque apanha uma ligeira curvatura do guiador entao é pior. a soluçao vai ser comprar uma mais largo, demodo a que o maniplo não alcance o punho. Outro problema é o facto de tar muito afastado o maniplo que falei, ou seja não e muito pratico usar o dual pull.

Resumindo... a SHIMANO pensou bem, mas agiu mal, de prefeito tem pouco, parece me que no que toca a eficiencia e vantegem por parte destes novos maniplos, vai ter esta contrariadade por cause de meio centimetro..

vou dar mais uns geititos ali e aqui mudar de guiador (coisa que ja pensava fazer antes) ver se os problemas se resolvem, e ver como decorre a adptaçao.


Cumps.

Bruno Atalaia
 

BruMau

New Member
Eu não sei se o que queres dizer é Dual Release, Dual Pull confesso que não estou a ver :s Eu na minha bike tenho os Xt Dual Release 2007 e sinceramente em comparação com os Deore que tinha não vejo grande diferença no funcionamento. Estão cada vez mais parecidos com os SRam pois permitem meter e reduzir as mudanças na mesma direcção ou se quiser continuo a usar como os meus antigos Deore, apenas isso. Quanto à ergonomia, o roçar, não tenho nada a apontar... extremamente suaves e para meu gosto, bem bonitos.

Por curiosidade, como montei a bike (Trek 8900) por peças tive a oportunidade de pesar os componentes e entre os Deore (2004) e os Xt (2007) estava à espera de conseguir ganhar algum peso, pois... 1 grama de diferença, foi o que ganhei :mrgreen: Nos 2 Shifters, 2 gramas, eheheheee.

Abraço
 

BigFoot

New Member
BruMau.. dual release ou dual pull, o significado é o mesmo.. não sei se ja leste o "manual"..
E quanto ao roçar se leste o meu topico, é devido ao guiador, a elevação e muito suave, e não "brusca como a maior parte dos guiadores sobrelevados, e como tal a fixação do maniplo fica mesmo na corvatura do guiador, ou seja o maniplo fica ligeiramente na obliqua o que interfere no funcionamento rapid fire (o botao roça e prende no punho) com um guiador com corvatura diferente ou mais defenida desde o centro o problema resolve se..
quanto a comparaçao entre os deore e os XT.. é a noite do dia do que toca a qualidade, suavidade e precisão. É claro que tudo depende do uso que se dá ao material, mas para uso mais extremo em que o material tem que ser "esticado" a dar o melhor rendimento sentes bem a diferenças de uns deore, que sao menus precisos e com um pouco de pó ou lama perdem o resto da sensibilidade e começam a mostrar a diferença de preço para os XT.. no entanto se fores a comparar uns XT com uns XTR a já é diferente a diferença é mais peso do que sensibilidade etc.. quanto a resistencia XTR e inferiror..
 

pimenta

New Member
Olá:

Eu tb comprei uns para a minha bicla, mas não tenho esse problema do guiador, será que estão bem montados? :-K

Abraço
 
Bom, eu quando comprei a minha bike, pedi para trocar os XT2007 para XTR2007, as vantagens dos XTR são estética brutal, o manipulo permite colocação antes ou depois da manete do travão, por isso nao existe o problema relatado pelos XT com os guiadores sobre-elevados, depois permite subir/descer varias mundaças em simultaneo, ao contrario do XT que so permite fazer o mesmo num sentido. Quanto á possiblidade de subir/descer mundanças com o mesmo dedo acho bastante interessante.

Mesmo assim continuo a preferir os meus antigos punhos rotativos SRAM X0, simplesmente não existem desvantagens....só vantagens em relação aos triger
 

ggx2

New Member
Boas,

na minha anterior bicla Orbea tinha uns LX c/ deviador XT e agora tenho uns XT/XT. Em termos de funcionamento não noto grande diferença, estou acostumado a utilizar os dois dedos e não quero outra coisa :oops: (aliás foi por isso que mandei a transmissão Sram dar uma curva que burro velho não aprende linguas, a não ser quando lhe convèm :twisted:) . Talvez um pouco mais de suavidade. Na 1ª volta que dei fiquei rápidamente com dores nas mão e nos polegares e lixado da vida. Depois pensei para comigo, se me dava bem com os anteriores o que raio se passaria agora?. Foi uma questão de observar e procurar a melhor regulação. Por um lado dei mais espaço para as mão e por outro alterei um pouco a inclinição e acabou-se o problema (para além de também ter reposicionado o selim um pouco mais para trás, o que neste aspecto até poderia ser contraproducente). No more payn :D
 
Top