Manete Travões tocam no punho sem travar quase nada

Discussion in 'Questões técnicas e mecânica' started by nmhf, 3 December 2017.

  1. nmhf

    nmhf New Member

    Caros,

    tenho uma bicla com travões Magura MT2 e não andava na bicicleta há muitos meses. Para minha surpresa, os travões parece que não têm pressão nenhuma e acabam por tocar no punho. Isto para ambos os travões. Importa dizer que não travam praticamente nada.

    Ao andar cerca de 30km com muito cuidado, aparentemente um dos travões ficou a travar melhor mas nada que inspire confiança.

    Podem pf dizer-me qual o possível problema?
    - Terão as pastilhas de acamar de novo? sinceramente parece que não seja isso ou então é preciso muito tempo?
    - tenho de sangrar os travões? falta de óleo ou óleo já sem qualidade?
    - as pastilhas de travão troquei há 2 anos mas tive 1 ano sem andar. penso que não será do desgaste das mesmas.
    - outros

    Obrigado
     
    Last edited: 3 December 2017
  2. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Isso é ar no sistema e/ou degradação do oleo. Têm de ser purgados e reposto o oleo mineral.
     
  3. JARBAS83

    JARBAS83 Member

    a mim isso acontece-me sempre que deito a bike....quando a meto na mala do carro, por exemplo. Mas dps faço uns kms e fica boa...
     
  4. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Eu tenho os MT4... e apesar de não conseguir que travem tão berm como os SLX que tenho noutra bike... nunca travaram menos por deitar ou inverter a bike. Mas não menos verdade que alterar a posição da bike, pode fazer com que algumas bolhas de ar se alojem no circuito de forma menos boa... ;)
     
  5. nmhf

    nmhf New Member

    obrigado a todos pelo comentários. depreendo assim que tenho de ir com a bicla ao mecânico. há alguma oficina que aconselham em Lisboa na zona do estádio da Luz?
     
  6. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    convem uma oficina habituada a MAGURA... ou seja que venda Cannondale's por exemplo.
     
  7. joseruivo

    joseruivo Member

    Esse fenómeno verifica-se também com travões de óleo sintético/DOT? Com a mesma frequência que nos travões de óleo "mineral" como os shimano/magura/tektro?

    Tenho problema idêntico (com uns Shimano). Recentemente tentei retirar algum ar do sistema, atestei de óleo, ficou quase bom - a travão de trás começou mole (continuava a ter de puxar um bocado a manete), e o da frente o contrário. No final do passeio estavam com comportamente exatamente oposto, embora ambos a travar ainda bem. Reparei ainda que a manete do travão da frente verteu óleo - e garanto que apertei bem...

    Alguém usa travão de disco com cabo? Modernos como os TRP Spyke, de pistão "duplo"? Ou menos modernos como os Avid BB7?

    PS - o óleo nos travões estava amarelo pálido, em vez de vermelho com o óleo shimano novo
     
  8. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    nÃO SEI... SEMPRE TIVE TRAVÕES DE OLEO MINERAL. Mas ambos podem padecer do mesmo mal.

    a cor não sei se indica deterioração... O oleo shimano é vermelho, o Magura é azul.. O motorex é transparente... O oleo deve ser mudado a cada 2 anos...
    se verteu oleo, é porque isso está com problemas... se verte oleo, também irtá entrar ar...
     
  9. joseruivo

    joseruivo Member

    Não imaginava...

    Isso suspeitava! Pelo comportamento em travagem e porque quando abri para tirar ar saiu muito ar!

    É normal esta deterioração dos vedantes ou mangueiras do sistema ao fim algum tempo? Terá sido provocada ou acelerada por não mudar o óleo?

    Obrigado,
    joseruivo
     
  10. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Quanto tempo têm?, qual o modelo?
    PS: mas quase ninguem cumpre a mudança dos 2 anos... claro com o tempo irá haver problemas e consequentemente menor poder de travagem
     
  11. joseruivo

    joseruivo Member

    Shimano BR-M447. Comprei a bici usada, não sei quanto tempo nem que manutenção tiveram. Quantro estão funcionar normalmente travam o suficiente.

    Aborrece-me mais perto do final de uma descida a manete ter de vir quase até ao guiador, do que se tivesse de fazer mais força durante a descida toda.

    Cumps,
    joseruivo
     
  12. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Muda isso, mete uns DEORE. ;)
     
  13. joseruivo

    joseruivo Member

    Porque não gostas destes travões? Porque não os achas fiáveis ou por achares que não travam bem?

    Qual versão/referência dos Deore? Os M447 são Deore...modelo antigoi

    Confesso que estava inclinado experimentar uns travões com óleo sintético/dot, pelo facto de, segundo o que tenho lido, serem menos atreitos a este fenómeno de puxar a alavanca até ao guiador sem travar. Mesmo que tenha de trocar de óleo com a mesma frequência.
     
  14. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Pelo menos os BR-M615... agora tem outras designações ( penso que sejam os BR-M6000). eu gosto dos SLX, tenho os BR-M675, agora designados BR-M7000. Acho desnecessario os XT.
     
  15. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member

    Não metas travões com DOT.. isso depois é um a chatice para as manutenções e é corrosivo....
     
  16. joseruivo

    joseruivo Member

    Os SLX acho que já vão para 50 Eur, eu queria ver de não gastava mais de 40 Eur.

    De que forma é que a manutenção de travões com DOT é mais chata? Todos os carros e motas usam DOT, alguma vantagem há-de ter
     
  17. Pedro Barradas

    Pedro Barradas Well-Known Member


    Os SLX(M7000), custam cerca de 130€ o par, os M6000, 100€
     

Share This Page