Manípulos dual control Shimano XT: é necessário ou aconselhável desviador invertido?

pedro.m.reis

New Member
Boas, o título diz tudo. è necessário ou aconselhável um desviador invertido com manípulos dual control da Shimano (travão+shifter)? Porquê?
Parece que, técnicamente é possível instalar com desviador normal mas é aconselhável usar um invertido por questões funcionais. Alguém me pode explicar ou indicar-me onde está explicado?
Obg
 

grox

New Member
Em primeiro lugar, desaconselho-te a comprares isso, penso que está mesmo prevista a descontinuação da produção.
Eu tenho uma bicicleta com isso, de 2006, e nunca mais pude mudar nada, para mexer vou ter que mudar tudo...

Voltando ao tópico, o desviador que tenho com dual é invertido.
 

abelha2

Active Member
Na minha modesta opinião, o invertido nao tem nenhuma vantagem, a nao ser a marca ter vendido mais uns desviadores, por serem diferentes.

Teoricamente (na minha cabeça pelo menos) a corrente "salta" com mais facilidade para um carreto mais pequeno que para um maior. Assim sendo, e como acontece nos deviadores normais, a corrente faz esta passagem com a força da mola do desviador. Enquanto que ao passar para um maior, faz por acção de puxares o cabo, com o manipulo, ou seja podes imprimir mais força, para a fazer mudar, se for necessário.

Isto é a minha opinião apenas, não tomes isto como uma verdade, pois nunca tive desviadores invertidos
 

100do

New Member
Eu usei um dual control mas só na esquerda.
É possível usar dual control com desviadores invertidos ou normais. A diferença está na forma como as mudanças passam. Se for invertido sobem num manípulo. Se for normal o mesmo manípulo serve para as descer. Segundo ouvi dizer, a vantagem do invertido está na maior facilidade em passar mudanças enquanto se trava.
 

Jepas

Super Moderador
A vantagem de se usar desviadores invertidos com dual lever é que não é preciso fazer força para colocar mudanças mais leves (movimento ascendente da manete). Ou seja, aliviando a mola a corrente passa para os carretos maiores da cassete.
 

pedro.m.reis

New Member
Umm, ok, acho que percebi a ideia.
Vou montar com o desviador normal (não tenho outro de qq maneira) e depois logo se vê :)

Obg
 
Top